Arquiteto de Soluções: o que faz esse profissional?

Conheça as habilidades de um arquiteto de soluções, quais as funções desse profissional de TI e perspectivas de trabalho para os próximos anos.

Se tratando da área de Tecnologia da Informação, podemos dizer que o termo arquitetura também se refere a projeção, acompanhamento, acabamentos e entrega ao cliente. É por isso que existem vários tipos de profissionais atuando em áreas diferentes de TI, como é o caso do arquiteto de soluções

Neste artigo, vamos explicar mais a fundo sobre a profissão do arquiteto de soluções, a sua importância dentro de um projeto de TI, principais habilidades, como é o mercado de trabalho e como iniciar na carreira.

O que faz um arquiteto de soluções?

Essa é uma dúvida bastante comum, principalmente para quem está iniciando no universo do desenvolvimento web ou até mesmo para as próprias empresas.

Muitas vezes, acabamos por confundir as funções do arquiteto de soluções ou sobrecarregá-lo com responsabilidades que deveriam ser passadas para desenvolvedores ou outro profissional de TI.

Então, para esclarecer esses pontos, separamos as principais funções que explicam o que realmente faz um profissional de arquitetura de soluções. Vamos ao que interessa!

Desenvolve soluções para o ambiente corporativo

A função primordial dessa carreira é justamente desenvolver soluções de infraestrutura para o ambiente corporativo. Ao conhecer o negócio, as dores e as aplicações técnicas já utilizadas, cabe a ele desenvolver soluções estratégicas de TI com os recursos disponíveis.

O papel do arquiteto de soluções, como já mencionamos acima, é de alinhar e ajustar o negócio com a sua infraestrutura técnica, contribuindo para que a organização alcance os seus resultados.

Lidera processos de integração a sistemas em TI

Uma das principais funções do arquiteto de soluções é exatamente liderar processos, assim como o arquiteto da construção civil. 

Portanto, além de desenhar as soluções técnicas para um negócio, o profissional é responsável por realizar todo o acompanhamento do projeto, fazendo com que as soluções propostas sejam integradas corretamente aos sistemas de Tecnologia da Informação. 

Por projetar as soluções que serão implementadas, esse profissional tem a visão 360º de todo o projeto, conseguindo coordenar todas as atividades envolvidas e os dispositivos técnicos para a implementação das suas soluções ao negócio.

Tela com arquitetura de soluções
O Arquiteto de soluções projeta a solução para o desenvolvedor executar.

Só para deixar claro: o arquiteto tem o papel de projetar as soluções, mas cabe ao desenvolvedor executá-las.

Apesar de muitos arquitetos “nascerem” de um profissional de desenvolvimento, as integrações com sistemas em TI não são de responsabilidade dele. A função dele é a de liderança.

Essa confusão é comum e, muitas vezes, acaba sobrecarregando o profissional. Alguns clientes querem que, além da projeção, ele coloque a “mão na massa”.

Com isso, o arquiteto de soluções acaba por perder o foco no objetivo em si para direcionar a sua atenção no desenvolvimento. Portanto, não confunda as funções.

Realiza vastas análises de redução de riscos

Um dos papéis do arquiteto de soluções é alinhar a tecnologia já utilizada pelo negócio e propor novas soluções com aqueles recursos. Então, cabe a ele mapear e analisar possíveis riscos, assim como qualquer projeto de arquitetura. 

Através de uma boa análise, o profissional da área consegue avaliar tantos os pontos positivos e negativos da infraestrutura técnica do negócio, quais são as influências e interferências internas e externas.

Esse mapeamento vai permitir ao arquiteto propor soluções eficientes que vão minimizar os riscos de falha ou até mesmo solucioná-los.

Arquiteto de soluções atende aos requisitos de stakeholders

Como já mencionamos, o arquiteto de soluções é responsável por alinhar o negócio com a infraestrutura técnica de Tecnologia da Informação.

Portanto, cabe a ele atender aos requisitos dos stakeholders e criar um planejamento de soluções estratégico, que solucione possíveis dores e contribua com o desenvolvimento do negócio.

Dessa forma, o profissional terá que reportar aos interessados sobre o andamento e desenvolvimento do processo de soluções, problemas encontrados e como contorná-los, assim como aprovar possíveis orçamentos relativos ao projeto. 

As habilidades essenciais de um arquiteto de soluções

Agora que você já conhece as principais funções desempenhadas na carreira de arquitetura de soluções, pode imaginar as habilidades essenciais que o profissional precisa ter. Listamos abaixo algumas delas.

Conhecimento das tendências em TI

O arquiteto de soluções precisa ter conhecimento sobre os conceitos e funcionalidades das ferramentas de TI: cloud computing, modelagem, banco de dados, sistemas operacionais, machine learning, softwares, big data e inúmeras outras.

Afinal, como ele vai conseguir propor soluções técnicas sem esse conhecimento?

Capacidade analítica

A capacidade analítica é fundamental para o desenvolvimento do trabalho de arquitetura de soluções. Afinal, o arquiteto precisa entender as dores dos clientes, os recursos disponíveis, avaliar os pontos positivos e negativos da infraestrutura, as influências internas e externas, prever os riscos, entre outros.

É essa habilidade que vai permitir que ele proponha as soluções que deverão ser aplicadas para alcançar os objetivos do negócio.

Rápida e constante aprendizagem

Além dos conhecimentos das tendências em TI, é fundamental que o profissional mantenha uma aprendizagem constante, participando de eventos na área de desenvolvimento ou até mesmo participando de programas de bootcamps de arquitetura de soluções, linguagens de programação, software ou aplicação específica. 

Dessa forma, além de aprender ferramentas que serão aplicadas no seu trabalho de arquitetura de soluções, o profissional se mantém atualizado diante de toda essa digitalização em que novas tecnologias surgem o tempo inteiro.

O arquiteto de soluções precisa liderar

Para conseguir liderar a integração de processos em sistemas de TI, o profissional precisa ter a própria liderança como soft skill. E vale ressaltar que líder e chefe não significam a mesma coisa.

Isso significa que ele vai precisar tomar decisões, resolver problemas, interferir quando for necessário, apresentar relatórios sobre o andamento do projeto, guiar e motivar a equipe de desenvolvedores na implementação do processo de soluções. Enfim, tudo que envolve a competência de líder.

Mentalidade voltada para soluções

Como o próprio nome já diz, o arquiteto precisa ter essa habilidade para lidar com os problemas e ter criatividade para propor as soluções adequadas, utilizando os recursos já existentes. 

Digamos que, para esses profissionais, a frase “isso não é possível de se fazer” praticamente é inexistente. Tudo acaba sendo viável para quem desenvolve uma mentalidade voltada para soluções

Capacidade de comunicação

O que não falta no universo da Tecnologia da Informação é profissional que só sabe se comunicar por termos técnicos e que ninguém fora da área consegue decifrar.

Porém, o arquiteto de soluções precisa desenvolver a habilidade de uma boa comunicação técnica e não técnica, uma vez que ele precisa alinhar o negócio à infraestrutura.

Mercado de trabalho para arquiteto de soluções

Cada vez mais, a profissão ganha novas posições e projeções no mercado de trabalho. Só no LinkedIn, em abril de 2022, haviam cerca de 2 mil vagas abertas no Brasil para arquitetos de soluções. 

Isso sem contar que muitos profissionais de desenvolvimento acabam ocupando o cargo através de promoções e progressão de carreira. 

U.S. Bureau of Labor Statistics nomeia o arquiteto de soluções como “arquitetos de redes de computadores” e, segundo as suas estatísticas, o mercado de trabalho vai crescer em 5% até 2030, projetando cerca de 11 mil vagas. Já o salário médio anual apontado na pesquisa é de USD 116 mil.

Já a Seek Limited, uma multinacional australiana de RH atuante em 12 países, projeta um crescimento de 30% nos próximos 5 anos para a profissão de arquiteto de soluções e com salário entre USD 140 mil a USD 180 mil por ano.

Essa demanda crescente se dá por conta da transformação digital das empresas e o forte investimento em Tecnologia da Informação. 

O arquiteto de soluções, portanto, acabou se tornando uma peça de TI fundamental para que as empresas alcancem os seus objetivos de forma mais rápida e assertiva.

Arquiteto de soluções vs. arquiteto de software

Cuidado com a confusão por dentro da arquitetura em TI, pois existem vários tipos de arquitetos. 

Por um lado, o arquiteto de soluções está ali fazendo o meio de campo para promover soluções entre negócio e infraestrutura. Assim, precisa ter uma visão ampla.

Por outro, o arquiteto de software é um profissional focado em projetos específicos de desenvolvimento e vai liderar cada etapa deste trabalho de uma maneira muito mais detalhada.

Em outras palavras, o arquiteto de soluções vai desenhar processos inovadores a partir de ferramentas e aplicações já disponíveis no mercado, ou até mesmo que foram desenvolvidas para o negócio em si. Essas ferramentas e aplicações, por sua vez, foram desenhadas por um arquiteto de software.

Arquiteto de soluções vs. arquiteto corporativo

Outro tipo de arquitetura de TI que traz a mesma confusão com relação aos termos e as funções desempenhadas é o de arquitetura corporativa

Ambos os termos trabalham para atingir os objetivos do negócio, mas podemos dizer que arquitetura de soluções é parte da arquitetura corporativa. 

Isso significa que o arquiteto corporativo trabalha para desenhar uma visão ampla de toda a empresa: estrutura de negócio, estrutura técnica, estrutura de dados e estruturas de aplicações. Pensa só na complexidade de organograma e fluxograma de uma corporação. 

O arquiteto de soluções tem uma visão mais segmentada, oferecendo um suporte técnico para garantir que as soluções propostas estejam alinhadas com os padrões da arquitetura corporativa.

Qual deverá ser o primeiro passo para quem deseja seguir a carreira?

O primeiro passo para quem deseja iniciar na carreira de arquiteto de soluções é garantir as habilidades necessárias: boa comunicação, mentalidade orientada para soluções, liderança e, claro, vontade de aprendizado. Se você cumpre esses pré-requisitos, podemos dizer que já pode dar mais um passo à frente.

Já a skill de conhecimentos em ferramentas de TI só é possível adquirir através de muito estudo e dedicação. Portanto, leia bastante sobre o universo da Tecnologia da Informação, principalmente na área de desenvolvimento. 

Comece a se desenvolver na área!

Termos como TOGAF, DODAF, FEA, ITIL, Prince, AWS, COBIT, IaaS, PaaS, SaaS, cloud computing, machine learning, deep learning, Big Data, e tantos outros devem se tornar familiares para quem deseja seguir na carreira.

Por isso, como já comentamos ao longo do artigo, procurar cursos técnicos ou superiores e eventos na área são de extrema importância.

Iniciar um bootcamp pode fazer toda a diferença. Em poucas semanas é possível aprender os principais conceitos, ferramentas e tecnologias de infraestrutura. Conheça o nosso programa de assinatura Multi+ para ter acesso a diversos bootcamps e cursos livres na área de tecnologia, incluindo o de Arquitetura de Soluções.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img