AWS Lambda: entenda sobre esse conceito de computação

Saiba mais detalhes sobre esse serviço de computação e como ter AWS Lambda e o Serveless Computing podem fazer a diferença nos seus processos de trabalho.

A cada dia que passa a tecnologia se torna mais essencial em nossa rotina. São tantas possibilidades que ela traz que fica difícil definir quais são os melhores softwares ou sistemas de computação para utilizar no seu trabalho, como é o caso AWS Lambda.

Ele é um desses serviços que vem sendo buscado por empresas de tecnologia pelas funcionalidades que ele traz a um processo de ativação de aplicativos. Você já o conhece? Sabe como esse serviço funciona? E suas vantagens?

Continue o artigo e conheça detalhes sobre esse conceito da ciência da computação, qual sua relação com o Serverless e as principais características para aplicá-lo no seu cotidiano profissional.

Serverless computing: o que é?

Antes de entender o conceito desse serviço de computação, é importante esclarecer o modelo de Serverless. Ele nada mais é que um serviço de nuvem online que você não precisa de uma infraestrutura para sua aplicação.

Como assim? Qualquer ação que você movimente na rede, não é necessário um local para hospedar esse servidor, ele ainda pode existir, mas passa a ser gerenciado por um provedor em nuvem, ou seja, um provedor online que pode ser acessado de qualquer lugar e ainda permite que você foque apenas na lógica que você chegar com o trabalho ou processo.

Isso significa que os desenvolvedores não precisam se preocupar com gerenciamento, provisionamento e manutenção de servidores ao implantar o código.

Portanto, ele pode ser identificado como uma evolução da nuvem, como uma espécie de arquitetura em que sua execução de códigos se diferencia do método tradicional de desenvolvimento de aplicativos e a instalação direta em servidores.

O interessante é que ele pode ser utilizado como um complemento ao cloud computing. Por exemplo, se você precisa extrair mais do cloud computing, mas sem se preocupar com a implementação de um servidor, adequação e até mesmo ajustes, o serverless computing se torna seu aliado nisso.

Sua função principal é conseguir tirar dos desenvolvedores o trabalho de ter que lidar com questões operacionais secundárias ao negócio, bem como otimização, maior desempenho e produtividade como um todo.

Além disso, podemos dizer que um dos seus grandes diferenciais é a possibilidade de você pagar somente o que sua aplicação utilizar, ao contrário de outros modelos tradicionais que você pode ser cobrado pelo tempo ocioso e sem atividade alguma.

Mas e qual sua relação com o AWS Lambda?

O que é AWS Lambda?

É um serviço de computação que realiza suas aplicações de códigos em um modelo serverless, ou seja, sem a necessidade de se preocupar com infraestrutura de servidores.

Ele tem sido um dos recursos mais importantes do momento, porque representa o futuro da tecnologia e da ciência da computação, fazendo uma interação diferenciada dos modelos tradicionais entre desenvolvedor e infraestrutura, já que os desenvolvedores passam a gerenciar todo o trabalho sem se preocupar em focar em mais nada.

Com o Lambda você consegue além do gerenciamento:

  • monitorar a integridade do servidor;
  • registrar a execução de um código;
  • responder uma requisição HTTP;
  • redimensionar uma imagem salva no S3;
  • fornecer as estatísticas detalhadas de cada ação.

Um diferencial é que com ele você consegue utilizar as principais linguagens de programação do mercado, como Javascription, Python, Node.JS.NET Core, C++ e Go, além de ter a possibilidade de expandir essa lista para outras linguagens utilizando um custom Lambda Runtime.

Como funciona a função do AWS Lambda?

Conforme a definição do conceito no item anterior, como ele executa as ações sem servidor, isso torna o trabalho mais prático e focado para os desenvolvedores. Assim, o AWS Lambda executa seu código apenas quando necessário e os escala automaticamente, sendo possível diversas requisições por dia a centenas por segundo.

O código executado no AWS Lambda é chamado de função lambda e pode ser considerado como se fosse uma fórmula em uma planilha do Excel, ou seja, na medida que você faz as fórmulas consegue calcular automaticamente quaisquer dados inseridos.

As funções Lambdas também são chamadas de funções anônimas, as quais o usuário não precisa definir, isto é, não vai precisar escrever a função e depois utilizá-la dentro do código, pois tudo é feito automaticamente e de forma natural pela inteligência do software.

Ressaltando que a função lambda pode ter nenhum ou vários comandos:

  • se a mesma tiver apenas um comando as chaves, não são obrigatórias e a função retorna o valor calculado na expressão;
  • se a função tiver vários comandos, é necessário colocar as chaves e também o comando return – se nada for retornado, a função tem um retorno void.

Quais os benefícios do AWS Lambda para o seu trabalho?

Utilizar AWS Lambda traz outros benefícios, além dos já mencionados, em relação ao cotidiano dos desenvolvedores e a otimização do tempo.

Outras 5 vantagens são:

1. Permite a extensão e outros serviços AWS

Você consegue adicionar uma lógica personalizada a outros produtos na Amazon, por exemplo. Após criar uma função basta indicar quais são esses recursos escolhidos.

2. Possibilita escalabilidade instantânea

Para os casos onde nossa função recebe um pico de acessos, é possível escalar automaticamente sua função para atender um número maior de clientes.

3. Automatiza a administração

Você não precisa se preocupar com a gestão de servidores e com o processamento, da mesma forma que não vai ter mais problemas de compatibilidade, segurança ou atualizações.

4. Tolera falhas

Conta com tolerância a falhas integradas, ou seja, todo o ambiente do AWS fornece uma infraestrutura previsível e confiável.

5. Preservar tudo com segurança

As suas funções poderão acessar com segurança outros serviços do AWS, por meio do AWS SDK, e com controle de acessos configurados. Além disso, permite listas de controle de acesso personalizado para que se tenha acesso apenas aos autorizados.

Vá além do AWS Lambda e aprenda mais sobre outros conceitos e funções de TI

Portanto, o AWS Lambda é um serviço de computação que as empresas e profissionais cada vez investem mais, pelas possibilidades e otimizações que ele oferece.

Agora que você já sabe sobre ele, pode implementar na sua rotina.

E acompanhe nosso blog para conferir outros conceitos e funções importantes na ciência da computação e que são complementos do AWS Lambda, como cloud computing.

Continue Aprendendo

spot_img