Sua empresa está na nuvem? Saiba porque isso é necessário

Essa pode ser uma pergunta que você já ouviu ou já fez para alguém, mas, o que estar na nuvem quer dizer de fato?
Precisamos lembrar que historicamente as empresas possuíam dentro do seu setor de tecnologia um datacenter, e ali eram configurados os servidores, firewall, redes e sistemas em geral. Cada vez que algo precisava ser modernizado ou alterado várias pessoas eram necessárias para manter tudo
funcionando.

Com o passar dos anos e a modernização dos serviços de tecnologia, isso mudou. A adoção da nuvem e seus serviços nos permite uma série de vantagens. Uma empresa pode criar recursos, como sites, máquinas virtuais entre outros a qualquer momento e a nível global, algo inexistente até então.
Existem hoje diversas empresas que prestam serviços de nuvem, as maiores são:

  • AWS
  • Azure
  • Google GCP

Mas se engana quem pensa que a nuvem é acessível apenas para empresas, na verdade qualquer pessoa com um cartão de crédito válido pode criar uma conta e usar estas plataformas para testes e laboratórios, e existem empresas parceiras que auxiliam empresas em migrações para a nuvem ou na adoção de serviços. Todos os recursos de computação que haviam nos datacenters físicos hoje existem na nuvem, claro que mais modernos, altamente disponíveis e a nível global.

Não podemos deixar de citar as responsabilidades ao criarmos qualquer item na nuvem, pois dependendo o tipo de serviço as configurações, backup e atualizações serão de responsabilidade do cliente contratante e não do provedor de nuvem que deve ser capaz de manter a infraestrutura física que suporta as cargas de trabalho ativas assim como a comunicação destas. Precisamos pensar em boas práticas como a segurança dos dados, das aplicações que são abertas para a internet e claro, dos acessos. Isso é responsabilidade do cliente e não do provedor, independente de qual seja.

Ao decidir migrar para a nuvem é necessário entender qual a maior motivação da empresa, seu objetivo com essa mudança e qual o melhor parceiro nesta adoção. Lembrando que uma mesma empresa pode ter recursos em mais de uma plataforma de nuvem ao mesmo tempo, isso é chamado de multicloud.
Porém devemos relembrar que na nuvem basta um simples clique para adicionar um recurso, e a cobrança vem 30 dias depois ao contrário dos datacenters tradicionais onde uma série de cotações eram realizadas. Com base nisso o custo na nuvem se tornou uma preocupação constante e estratégias de melhores práticas precisam ser avaliadas a todo momento. Trabalhar na área de Cloud é entender estes conceitos, saber como implementá-los dentro das empresas e disseminar este conhecimento. Precisamos nos manter atualizados a novos recursos, serviços e estratégias a fim de entregar o valor a nossos clientes e poder ajudar as empresas em sua jornada para a nuvem.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img