Blue chips ações: como avaliar e lista das brasileiras na Bovespa

Compor a carteira de investimentos é sempre um desafio e não existe fórmula correta. O que prevalece, nesse caso, é uma análise minuciosa e pautada pela estratégia de cada investidor. Independentemente de qual seja essa estratégia, provavelmente você já olhou para uma blue chip ações.

Talvez você não associe esse nome diretamente a uma ação, mas certamente já ouviu falar e até tenha uma delas em sua carteira. Ficou curioso?

No artigo abaixo nós explicamos não só o que são as blue chips ações, como também as vantagens e desvantagens de investir nelas e quem são na B3 e mundo afora.

O que são blue chips ações?

Sabe aquela empresa que todos conhecem e que na B3 é uma das mais negociadas e com grande liquidez? Essas são as blue chips ações.

Basicamente, as blue chips são empresas financeiramente estáveis e amplamente reconhecidas em suas áreas de atuação.

Por terem grande porte, serem consolidadas e, claro, terem boa saúde financeira, essas empresas são frequentemente procuradas pelos investidores como opções seguras e rentáveis.

A título de curiosidade, o termo vem do universo dos jogos de azar, no qual as fichas azuis são as mais valiosas. Atualmente, a expressão faz parte do dicionário de investimentos e é frequentemente usada nesse mercado.

Características

No mundo da renda variável, as blue chips ações são as queridinhas dos investidores e possuem alto volume de negociação. Por não existir uma lista oficial da B3 listando quais são esses papéis, é importante saber identificá-los.

Por isso, conhecer suas características é fundamental para fazer uma análise assertiva. Veja as principais delas:

  • Alta geração de caixa
  • Alto valor de mercado
  • Boa e recorrente distribuição de lucros, como os dividendos
  • Boa liquidez durante a venda de ações
  • Bom relacionamento com acionistas
  • Crescimento constante, com forte geração de caixa
  • Gestão transparente
  • Popular oferta de produtos e serviços
  • Pouca necessidade de aumento de capital

Como dissemos, por estarem vinculadas a empresas já consolidadas, as blue chips são ações bastante sólidas. Por esse motivo, elas tendem não só a passar pelas oscilações do mercado, como também gerar lucro em situações adversas.

Juntas, essas características tornam essas ações mais seguras e ideais para quem gosta de aumentar capital a longo prazo.

>>> Quer saber mais sobre como reconhecer boas opções do mercado de renda variável? No curso de análise fundamentalista da Xpeed School by XP Inc, você aprende a identificar os vencedores da Bolsa. O conteúdo tem um total de 3h e apresenta conceitos, ferramentas e dicas valiosas. Clique no banner e inscreva-se agora mesmo.

Campanha de um curso online sobre "Análise Fundamentalista: Identifique os Futuros Vencedores da Bolsa" da Xpeed School.

Qual é a importância dessas ações para o mercado?

Embora não exista uma relação oficial de quais empresas se configuram como blue chips, o Ibovespa é um indicador delas. Nós explicamos: o maior índice da Bolsa é calculado com base na média de desempenho das principais ações negociadas.

Essa é também uma das razões pelas quais essas ações são importantes para o mercado. O fato de suas performances refletirem no índice faz com que elas se comportem como termômetro da bolsa.

Se muitas delas caem, automaticamente esse índice também é reduzido. Por outro lado, se elas apresentam bom desempenho, ele tem mais chances de subir.

A grande liquidez dessas ações também é uma característica importante e que as coloca em posição de destaque no mercado. Com elas, a negociação de compra e venda é mais ágil, já que seus papeis são sempre procurados.

Além disso, elas também são reconhecidas como boas pagadoras de dividendos. Tudo isso gera mais confiança para o mercado e, consequentemente, atrai mais investidores.

Quais são as ações blue chips Bovespa?

Seja na B3 ou em outras bolsas ao redor do mundo, quando você passa a entender o conceito das blue chips ações, fica fácil identificar quais são elas.

Se você está dando os primeiros passos na negociação de ações ou se busca por papeis mais seguros para investir a longo prazo, acompanhar o histórico dessas empresas pode ser uma boa opção.

Entretanto, embora costumem ser sinônimo de segurança, é importante lembrar que elas fazem parte do universo de renda variável. Por isso, mesmo com boa reputação, elas estão sujeitas a variações e riscos.

Lista de ações blue chips estrangeiras

Mesmo se tratando de empresas internacionais, certamente você já ouviu falar delas. Afinal, elas expandem as fronteiras de seus países de origem e conquistam espaço ao redor de todo o mundo.

Em seus mercados financeiros, são grandes potências e, assim como no Brasil, influenciam seus índices. Veja quem são as blue chips ações internacionais:

  • Apple
  • Coca-Cola
  • Exxon Mobil
  • IBM
  • Johson & Johnson
  • Microsoft
  • PepsiCo
  • Procter &Gamble
  • Unilever
  • Walmart

>>> Você sabia que investir no exterior é uma ótima maneira de proteger o seu patrimônio? Essa matéria do Infomoney explica mais sobre esse tipo de investimento e como ele auxilia nas crises e volatilidades do nosso país.

Lista de ações blue chips brasileiras

As blue chips ações brasileiras são bastante tradicionais no país. Por terem grande importância em suas áreas de atuação, são destaque no mercado financeiro.

  • Ambev
  • Bradesco
  • Gerdau
  • Itaú Unibanco
  • JBS
  • Petrobras
  • Usiminas
  • Vale

Vale a pena investir em blue chips?

Assim como em qualquer tipo de investimento, a escolha sobre investir em blue chip é pessoal e demanda análises.  Muito se fala sobre a segurança que essas empresas transmitem ao mercado, mas é fundamental que somado a isso você coloque na balança outros pontos de sua estratégia.

Quanto mais conhecimento sobre esse mercado e sobre as particularidades das empresas e seus papéis você tiver, mais chances você terá de construir uma carteira alinhada com os seus objetivos.

Vantagens

Por serem empresas amplamente reconhecidas, uma das principais vantagens de investir em blue chips é a liquidez de deus papéis. Com o alto volume de negociações na Bolsa, a compra e venda é totalmente descomplicada.

Outra vantagem desse tipo de ação é a estabilidade. Quando uma empresa é sólida fora do mercado financeiro, automaticamente tem mais chances de sobreviver a eventos negativos e que impactam em sua cotação.

O pagamento de dividendos também é um ponto positivo da blue chips. E é a sua relevância e estabilidade que também contribuem com isso. Sem a necessidade de investimentos para escalar suas operações, elas agradam seus acionistas na hora da divisão dos lucros.

Desvantagens

Assim como em qualquer investimento, as blue chips também apresentam desvantagens. Para os investidores arrojados, por exemplo, esses papéis têm pontos negativos.

Enquanto sua maturidade é uma vantagem para uns, para outros essa característica inviabiliza o lucro rápido. E isso é verdade. O fato de serem gigantes e terem grande fatia de seus mercados faz com que tenham crescimento lento e chance quase nula de desenvolvimento inesperado.

Como avaliar ações blue chips?

Assim como não existe uma lista de blue chips, também não há um critério claro sobre como avaliá-las. Entretanto, isso é feito de maneira subjetiva entre os analistas financeiros.

Independentemente de se tratar de blue chip ou ação comum, existem alguns critérios que são considerados durante as análises financeiras. Entre eles estão a trajetória da empresa e sua imagem diante do mercado, assim como seu histórico na Bolsa.

Valor de mercado, histórico financeiro, relação com acionistas e envolvimento em notícias também são pontos bastante importantes e que auxiliam um investidor na composição de sua carteira.

>>> Se você quer mergulhar no universo da renda variável, saiba que é preciso considerar algumas coisas antes. Na série Investimento às Claras, a Clara Sodré fala tudo o que você precisa saber antes de dar o primeiro passo. Confira!

O segredo é diversificar a carteira

Embora não exista fórmula mágica para montar uma carteira de sucesso, certamente ele vem da diversificação. Mesmo se tratando de empresas consolidadas, investir exclusivamente em blue chips não irá garantir o retorno que você espera. Por isso, a dica é estudar o mercado, suas oportunidades e como você pode usá-las a favor do seu patrimônio.

No curso de diversificação de carteira da Xpeed School você aprende mais sobre o mundo de investimentos, bem como sobre as possibilidades que esse mercado oferece para você multiplicar o seu dinheiro. Clique no banner abaixo e se inscreva.

Campanha de um combo de cursos online sobre "Diversificar Carteira de Investimentos" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img