Bootstrap: como usar e para o que serve esse framework?

Entenda sobre o conceito de Bootstrap e o por quê de sua popularidade no desenvolvimento de sites

Bootstrap é um framework front-end que tem como proposta oferecer estruturas de CSS para o desenvolvimento de sites e aplicações responsivas com agilidade e sem burocracia. Ele é útil tanto para sites de desktop quanto para páginas de dispositivos móveis. 

Criar um site hoje é muito mais fácil do que no passado devido às diversas possibilidades de programas e softwares de desenvolvimento. 

Quando uma marca decide criar a sua ‘vitrine’, é necessário tomar algumas decisões.

  • Escolha do banco de dados;
  • Linguagem de programação mais adequada;
  • Se precisará de um framework ou não para sua construção. 

Nesse sentido, destaca-se o bootstrap, um framework que vem sendo muito utilizado pelas empresas atuais.

A popularidade desse recurso foi conquistada devido a praticidade que oferece para desenvolvedor, bem como a capacidade de deixar as páginas de sites com um visual bacana, customizado com as cores e imagens necessárias, além de fontes e margens personalizadas.

E o melhor: otimizando tempo na estruturação como um todo.

Quer saber mais sobre isso? 

Neste artigo você vai entender o que é esse framework, como ele funciona, suas vantagens, a explicação de suas principais funcionalidades e como usá-lo. 

O que é framework bootstrap?

O bootstrap framework é um conjunto de componentes prontos que tem como objetivo agilizar o processo de desenvolvimento de um site responsivo

Ele permite que um site seja construído de maneira ágil e padronizada, de forma que todo o layout esteja adaptado para todos os tipos de tela. 

Criado pelo Twitter em 2010, o objetivo de padronização da ferramenta foi expandido para o setor de desenvolvimento pela capacidade de estilizar as páginas de HTML,  sem ter que criar qualquer projeção do zero.

Afinal, a ideia já está toda pronta e só depende do desenvolvedor customizar todos os elementos. 

Com um framework, você pode criar um botão com um link bem bonito e entregá-lo com mais agilidade para o seu cliente.

E, quando falamos que ela já tem todas as opções, é tudo pronto mesmo: desde o CSS, o HTML e o Javascript. 

Você só precisa instalar o programa e estruturar a página de acordo com as suas necessidades. 

Quer aprimorar o seu conhecimento em front-end? Dê o play no vídeo abaixo e descubra qual a melhor ferramenta da área: Webinar: Angular, React ou Vue

Para que serve o bootstrap?

Se fosse para resumir o framework em uma palavra seria: simplicidade

Para entender melhor, pense nos seguintes cenários. 

  1. Se você tem um time de front-end/designers que foca em aplicar melhorias nas páginas ou se você é um desenvolvedor que busca criar uma plataforma e, para isso, reserva várias horas do seu dia, provavelmente, o framework não é a alternativa mais indicada para o seu formato de trabalho; 
  1. Se a sua empresa tem um negócio que é necessário escalar em pouco tempo e a rotina conta com processos rápidos, o framework é uma ótima opção. 

Nunca é demais lembrar que a sua principal meta é economizar tempo e concentrar energia naquelas ações que precisam ser executadas imediatamente. 

Como funciona o bootstrap e quais são suas funcionalidades?

Por ser um front-end que fornece estruturas de CSS para a criação de sites e aplicações responsivas de forma rápida e simples, esse tipo de framework oferece mais utilidade que a simples estilização de elementos. 

Isso porque, ele conta com uma série de recursos adicionais para a construção de aplicações front-end funcionais e interativas.

Confira abaixo quais são as suas principais funcionalidades e como funciona o framework. 

Construção de layouts responsivos

Esse tipo de framework é mobile-first e o seu diferencial é usabilidade, ou seja: todos os estilos e componentes foram criados para funcionar primeiro em dispositivos móveis e ampliados para outros todos os tamanhos de tela.

Estilizar os elementos da página

O framework oferece diversos estilos aos elementos da página. Como? 

Basta recorrer ao bootstrap que ele aplicará uma estilização padrão aos elementos básicos e, assim, as fontes e seus tamanhos serão os mesmos em todas as páginas.

Atenção: você pode customizar padrões, embora não seja recomendado editar arquivos do framework.

Biblioteca de componentes

O framework oferece um conjunto de recursos que proporciona maior interatividade entre a página e o usuário. Veja abaixo os recursos disponíveis no framework.

  • Menu de navegação;
  • Galeria de imagens;
  • Janelas modais de alerta;
  • Formulários;
  • Dropdown, que é um menu ou lista suspensa;
  • Paginação;
  • Barra de progresso.

Alerts

O framework permite a configuração de forma simples e rápida de diferentes tipos de alertas, com cores específicas, de acordo com a situação. Não é necessário ter um conhecimento avançado em tecnologia para trabalhar com esses recursos. 

Carousel

É uma espécie de slideshow que garante a exibição de imagens de forma responsiva e automática, além de permitir a inclusão de efeitos especiais para a transição da imagem e controles de exibição.

Navbar

Essa função autoriza a construção de um sistema de navegação responsivo. Nele, você pode configurar diferentes formas para a apresentação do menu.

O sistema também permite escolher entre o posicionamento lateral ou superior, além de poder selecionar a forma de exibição: estendida ou contraída.

< Leia mais também: projetos de UX: como criar e apresentar os seus? />

Como usar o bootstrap?

O primeiro passo é baixar o programa. Você pode fazer um download da versão compilada dos código CSS e JavaScript por meio da página do framework ou baixar o código-fonte do framework, uma vez que ele é uma ferramenta de código aberto.

Se você não quiser baixar os arquivos, pode ter acesso ao framework sem a necessidade de instalá-los no servidor.

Agora, faça a configuração. 

Você pode executá-la em uma aplicação web, mas para que ela funcione da maneira adequada, adicione as bibliotecas JQuery e Popper.js, que são necessárias para a execução de alguns componentes do framework. 

Como usar o bootstrap no html?

Você deve adicionar a referência dos arquivos mais importantes do framework na página principal da aplicação. 

Veja, a seguir, o código de uma página HTML. Ela contém todas as referências necessárias para que funcione corretamente. 

<!doctype html>

<html lang=”en”>

 <head>

   <!– Required meta tags –>

   <meta charset=”utf-8″>

   <meta name=”viewport” content=”width=device-width, initial-scale=1, shrink-to-fit=no”>

   <!– bootstrap CSS –>

   <link rel=”stylesheet” href=”https://stackpath.bootstrapcdn.com/bootstrap/4.4.1/css/bootstrap.min.css” integrity=”sha384-Vkoo8x4CGsO3+Hhxv8T/Q5PaXtkKtu6ug5TOeNV6gBiFeWPGFN9MuhOf23Q9Ifjh” crossorigin=”anonymous”>

   <title>Hello, world!</title>

 </head>

 <body>

   <h1>Hello, world!</h1>

   <!– Optional JavaScript –>

   <!– jQuery first, then Popper.js, then bootstrap JS –>

   <script src=”https://code.jquery.com/jquery-3.4.1.slim.min.js” integrity=”sha384-J6qa4849blE2+poT4WnyKhv5vZF5SrPo0iEjwBvKU7imGFAV0wwj1yYfoRSJoZ+n” crossorigin=”anonymous”></script>

   <script src=”https://cdn.jsdelivr.net/npm/popper.js@1.16.0/dist/umd/popper.min.js” integrity=”sha384-Q6E9RHvbIyZFJoft+2mJbHaEWldlvI9IOYy5n3zV9zzTtmI3UksdQRVvoxMfooAo” crossorigin=”anonymous”></script>

   <script src=”https://stackpath.bootstrapcdn.com/bootstrap/4.4.1/js/bootstrap.min.js” integrity=”sha384-wfSDF2E50Y2D1uUdj0O3uMBJnjuUD4Ih7YwaYd1iqfktj0Uod8GCExl3Og8ifwB6″ crossorigin=”anonymous”></script>

 </body>

</html>

<Fonte: site Getbootstrap.com>

Siga à risca a ordem das referências conforme mencionamos acima. 

  • Primeira referência: relacionada ao arquivo bootstrap.css localizado na tag <head>;
  • Referências aos arquivos JavaScript: adicione no final da página, antes de terminar a  tag </body>

A ordem correta para os scripts é: JQuery, Popper.js e bootstrap.js.

É fundamental deixar claro que o formato de configuração do framework não é o mesmo em todos os ambientes. 

O WordPress, por exemplo, permite acrescentar o framework por meio da alteração do arquivo functions.php do template.

Por causa dessas particularidades, fazer um curso e colocar o conhecimento em prática é a forma mais rápida de utilizar as tecnologias disponíveis no mercado. 

Que tal conhecer a graduação de desenvolver front-end, da XP Educação? 

Alavanque a sua carreira nesse curso prático para aprender a desenvolver o front-end de aplicações, com as tecnologias mais modernas da atualidade. 

Estude de forma imersiva, prática e interativa. Faça agora mesmo a sua matrícula no processo seletivo na graduação para desenvolvedor front-end. Chegou a hora de dar um novo passo para a sua carreira no mercado de tecnologia. 

Continue Aprendendo

spot_img