C++: saiba tudo sobre essa linguagem de programação

Conheça o conceito de linguagem de programação C++ e os benefícios de sua aplicação

Quando falamos de tecnologia da informação, existem diversas linguagens de programação para uso e desenvolvimento de programas e outros trabalhos relacionados a softwares e internet. Uma das mais populares nessa temática é a C + + linguagem de programação.

Sua característica marcante é por ela pertencer ao grupo de linguagens que possuem uma vida útil maior, ter grandes performances e recursos eficientes. Assim, você pode atuar com servidores tanto front-end quanto back end.

Por isso, é comumente encontrada no desenvolvimento de sistemas de alta performance como jogos, interfaces gráficas e no ensino de orientação à objetos.

Neste artigo você vai entender mais detalhes sobre o que é ela, qual sua importância, seus benefícios e onde utilizá-la. Confira!

O que é linguagem C + + e para que ela serve?

Desenvolvida por Bjarne Stroustrup, em 1983, na empresa Nokia Bell Labs, a C++ é considerada uma extensão da linguagem C por utilizar comandos e estruturas dessa linguagem, mas com upgrades. Isso porque ela proporciona maior desempenho, possui um aprendizado mais fácil, é open source (um software de código aberto) e está em constante evolução para adquirir melhorias em suas novas versões.

Quase todas as estruturas que existem no C existem no C + +, e muitos códigos escritos em C conseguem rodar sem problemas no C + +. Porém o inverso não é possível, o C + + não roda no C.

Ela é uma linguagem de programação que seu processo de aprendizagem é mais simples do que a média, o que a torna muito atrativa no mercado. Seu conceito tem como base a estruturação e a inserção de diferentes tipos de dados, além de suas relações. Além disso, torna-se uma boa escolha para sistemas de robótica, aeronáutica e mercado financeiro.

Assim, possui outras vantagens, como:

  • Processamento mais rápido e eficiente que as demais;
  • Disponibilidade de muitas bibliotecas;
  • Comumente utilizada para sistemas de alto desempenho.

Mesmo depois de 40 anos da sua criação, a linguagem é aplicada em diferentes softwares da atualidade, com diversos materiais de estudo disponíveis para aprendizado das pessoas interessadas.

Por isso, é muito usada para comunicação em máquinas, softwares acadêmicos e corporativos, além de jogos e edições em geral, como fotos, vídeos e imagens.

Onde utilizar o C + +?

Por suas características de alto desempenho e performance, acaba por ser muito encontrada em desenvolvimento de sistemas embarcados, bibliotecas gráficas e outros sistemas operacionais.

Também é a ideal para quem pretende iniciar na área da Programação. Nesse sentido, tem grande aceitação no ensino acadêmico por sua abrangência em linguagens de alto e baixo nível open source.

Como já foi citado, C++ é uma linguagem incrivelmente versátil, mas ela se destaca como líder nos seguintes cenários:

  • Jogos;
  • Mercado financeiro;
  • Grandes aplicações
  • Navegadores;
  • Softwares multimídia;
  • Pacotes Office;
  • Sistemas operacionais;
  • Microcontroladores;
  • Etc.

Muitas empresas famosas fazem um grande investimento nessa linguagem, como:

  • Facebook;
  • Adobe;
  • Google;
  • Microsoft (Pacote Office – Word, Excel, Access, Powerpoint e Outlook.);
  • EA;
  • Mozilla;
  • Nullsoft;
  • Nasa.

Exemplos de aplicação C plus plus

Para programar em C plus plus você só precisa de duas coisas: um lugar para escrever um texto, e isso engloba qualquer coisa até um bloco de notas, e depois usar um compilador para converter o seu código C + + em código binário.

C + + é, por projeto, adequado a funcionar em conjunto com outras partes de um mesmo projeto de programação.

Um exemplo, mostrado pelo site Allura, você pode fazer uma simples página da web que recebe dados na URL e os exibe. Para isso, teremos um código complexo para uma tarefa tão corriqueira, conforme abaixo:

#include <iostream>

#include <vector>  

#include <string>  

#include <stdio.h>  

#include <stdlib.h> 

#include <cgicc/CgiDefs.h> 

#include <cgicc/Cgicc.h> 

#include <cgicc/HTTPHTMLHeader.h> 

#include <cgicc/HTMLClasses.h>  

using namespace std;

using namespace cgicc;

int main () {

   Cgicc formData;

   cout << “Content-type:text/html\r\n\r\n”;

   cout << “<html>\n”;

   cout << “<head>\n”;

   cout << “<title>Using GET and POST Methods</title>\n”;

   cout << “</head>\n”;

   cout << “<body>\n”;

   form_iterator fi = formData.getElement(“first_name”);  

   if( !fi->isEmpty() && fi != (*formData).end()) {  

      cout << “First name: ” << **fi << endl;  

   } else {

      cout << “No text entered for first name” << endl;  

   }

   cout << “<br/>\n”;

   fi = formData.getElement(“last_name”);  

   if( !fi->isEmpty() &&fi != (*formData).end()) {  

      cout << “Last name: ” << **fi << endl;  

   } else {

      cout << “No text entered for last name” << endl;  

   }

   cout << “<br/>\n”;

   cout << “</body>\n”;

   cout << “</html>\n”;

   return 0;

Qual a diferença entre C, C# e C + +?

A grafia é bem semelhante, podem se complementar, mas ambas possuem funções diferentes.

Enquanto a linguagem C é a mais antiga e serve de base para outras linguagens de programação, ela é compilada, estrutural, de nível médio, alto desempenho e curva de aprendizado muito alta. Por isso é utilizada em aplicações e dispositivos que possuem pouca capacidade de memória e processamento.

Já a C++, como visto anteriormente, é uma evolução do C, com uma programação orientada a objetos, facilitando a vida dos desenvolvedores e arquitetos de soluções, por não usar o garbage collector para gerenciar memória e ter uma curva baixa de aprendizado.

A linguagem C# possui muitas similaridades com o Javascript, sendo a mais diferenciada se comparada às anteriores. É uma tecnologia da Microsoft, sendo também uma linguagem orientada a objetos, de alto desempenho, com diferentes bibliotecas, desenvolvida também a partir da linguagem C e sua curva de aprendizado é baixa. É o concorrente direto do C + +.

Aprenda mais sobre linguagem C++ e outros conceitos de tecnologia da informação

Portanto, notamos que a linguagem de programação C + + é ideal para realizar tarefas que demandam performance e possuem alta complexidade. Sistemas mais simples e corriqueiros não são o foco, logo, vão demandar mais trabalho do que linguagens mais adequadas a esses cenários.

Gostou do conteúdo? Você pode acompanhar outros sobre linguagem de programação ou tecnologia em nosso blog.

Continue Aprendendo

spot_img