Qual o papel de um Analista de Processos de Negócios?

Ao longo dos anos, o profissional de processos passou por diversas transformações e mudanças no escopo de trabalho. Conheça seu papel neste artigo!

No decorrer no tempo o profissional de processos passou por transformações, tendo algumas nomenclaturas na descrição da atribuição, como, por exemplo, Analista de Qualidade e Analista de Processos e Analista de Negócios.

Mesmo sendo conhecido por tantas nomenclaturas, você sabe exatamente o que faz um Analista de Processos de Negócios e quais seus desafios? 

Uma das necessidades mais emergentes nas empresas é a inovação. O desafio de fazer mais com menos está levando empresas a repensar seus processos, seja de suas atividades fim como de suas atividades meio. 

Repensar processos nunca foi tão comentado e hoje poucos profissionais conhecem sobre o assunto de forma estruturada, com base sólida de conhecimento e estudos aprofundados sobre o assunto.

A inovação nos processos busca não somente criar algo novo. Busca também melhorar o que já é feito, trabalhando a sinergia, uso ou reuso dos recursos disponíveis da melhor maneira possível, eliminando os desperdícios.

Basicamente, essa é a importância do Analista de Processos de Negócios para as empresas. Mas como essa área se transformou ao longo dos anos? Quais os desafios? Continue a leitura e confira!

Analista de Processos de Negócios: o que faz?

O Analista de Processos é o responsável pelo levantamento das informações e necessidades de melhorias dos processos de negócio, formulando o encadeamento de sua execução. Ele provê suporte ao desenho de processos em iniciativas de transformação tendo como principais atribuições:

  1. Diagnóstico de melhorias: em colaboração com líderes e gerentes, o especialista em análise de processos de negócios deve identificar problemas e propor soluções para otimizar o fluxo de trabalho. Além disso, precisa definir o melhor desenho futuro para o processo, adequando às necessidades do negócio, avaliando prioridades e os impactos das alterações;
  2. Desenvolvimento de processos: este profissional deve definir a modelagem de processos e prover o alinhamento de sua arquitetura e outros ativos organizacionais;
  3. Análise: é preciso avaliar o desempenho dos processos, seus impactos e mensurar os impactos decorrentes da necessidade de exclusão, alteração ou inclusão de processos na arquitetura.

< Leia também: O que são soft skills e como desenvolvê-las? / >

E o que faz um analista de processos de TI?

O Analista de Processos de TI faz a ponte entre a área de negócios e a tecnologia da informação traduzindo requisitos do negócio para a linguagem de tecnologia. 

O conhecimento aprofundado em gerenciamento de projetos faz-se necessário, pois cada iniciativa de processos se transforma em um projeto em potencial.

Como o Analista de Processos se transformou ao longo do tempo?

No decorrer do tempo, o profissional de processos passou por transformações tendo algumas nomenclaturas na descrição da atribuição, dentre elas: Analista de Qualidade, Analista de Processos, Analista de Negócios, etc.

A evolução do papel do profissional de processos passa também pelas ondas de gerenciamento de processos. Confira a seguir.

Primeira onda 

Processos implícitos nas práticas de trabalho e não automatizados. Após a Segunda Guerra Mundial surge o gerenciamento da qualidade.

< Veja também: Saiba como aplicar a Gestão de Qualidade no seu negócio / >

Segunda onda

Processos reescritos manualmente e automatizados em sistemas. Adição dos ERPs com regras rígidas e pouco flexíveis a mudanças. Foco na reengenharia de processos.

Terceira onda

Processos desacoplados dos ERPs e foco em resultados, agilidade e adaptabilidade. Monitoramento, melhoria contínua e otimização ponta a ponta dos processos de negócio.

Quarta onda

Transformação do negócio a partir da inovação gerencial.

A evolução do perfil do Analista de Processos

O perfil do Analista de Processos engloba a definição de métodos e processos e o uso de diferentes ferramentas e técnicas, sendo a sua evolução descrita como:

  1. Analista de Processos com foco em qualidade (TQM): utilização de auditorias e elaboração de procedimentos, fluxos de trabalho, indicadores de desempenho operacional, normatização (Procedimento Operacional Padrão – POP);
  2. Analista de Processos com foco do cliente: utilização de metodologias e ferramentas como BPM, BPI, BPMN, BPMS, enfoque na análise, melhoria e gestão de processos interfuncionais para entregar valor;
  3. Analista de Processos com foco em design da experiência do negócio: utilização de técnicas como experiência do usuário, gamificação, jornada do cliente integrada aos processos automatizados, Design Thinking.

Quais são os desafios na gestão de processos?

No geral, as empresas têm muitas dificuldades quanto à gestão de seus processos, não apenas na área de TI, mas em todos os departamentos. Afinal, além de seus processos individuais, qualquer área de uma organização tem relação com outros setores.

Baseado na Teoria Geral de Sistemas, do biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy, entende-se que o sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. 

As organizações são consideradas sistemas complexos, sendo compostas de várias partes integrantes (áreas/setores), que não podem viver de forma independente.

Isto faz com que a relação entre os diversos departamentos se tornem bem complexos:

  • processos internos não são documentados, sendo difíceis de serem reproduzidos, ensinados ou averiguados;
  • muito conhecimento na cabeça de profissionais específicos, gerando dependência dos mesmos;
  • diferentes áreas e departamentos vivem em conflito, estresse é a palavra que define o relacionamento entre elas;
  • a mesma atividade pode ser feita de várias formas, prazos e com custos diferentes, dependendo de quem a executa, ou seja, não há uma padronização.

Neste contexto, é possível ver várias consequências diretas destes problemas:

  • pessoas não podem tirar férias, pois tudo depende delas;
  • erros fazem parte da rotina, pois não há processo a ser seguido;
  • profissionais novos tendem a ter uma curva de aprendizado longa e dolorosa;
  • profissionais mais antigos são valorizados pelo conhecimento, que quase nunca é repassado ou documentado.

< Dica de leitura: O que é a Gestão de Processos e como ela funciona na prática / >

Quais são os desafios do Analista de Processos de Negócios?

O especialista em análise de processos de negócios necessita ter um conhecimento holístico da administração da organização como um todo. 

Para alcançar e passar por essas transições os profissionais de processos devem, cada vez mais, buscar qualificação diferenciada para atender ao que o mercado busca. 

Assim como aprendemos que os processos não são estáticos, o profissional de processos também não o é, devendo buscar o seu aprimoramento a cada dia.

Qual o salário médio de um Analista de Processos de Negócios?

Exatamente pela importância que representa para as empresas, o salário do Analista de Processos de Negócio vem ganhando destaque para os profissionais. Segundo o Vagas, a média salarial é de R$ 4.375, podendo chegar a ganhar até R$ 6.902.

Como se destacar em um mercado de trabalho tão competitivo?

O mercado de trabalho na área de TI nunca esteve tão desafiador. Considerando este contexto, profissionais que detêm conhecimentos diferenciados podem sair na frente de seus concorrentes diretos.

Hoje, as vagas são preenchidas em processos longos, com profissionais polivalentes sendo escolhidos em detrimento de especialistas, que não conseguem analisar ou participar de várias etapas dos projetos. 

Agregar valor, trazer novas visões e experiências são diferenciais que vão pesar na decisão dos gestores das diversas áreas das empresas e dos recrutadores.

Um dos pontos mais negligenciados pelas empresas é a Análise de Processos de Negócio, exercida pelo Analista de Processos de Negócio

Como falado, o grande diferencial deste conhecimento é que ele pode ser aproveitado por vários perfis convencionais como:

  • Analistas de Negócio;
  • Analistas de Requisitos;
  • Arquitetos de Software;
  • Desenvolvedores e Testers (QA);
  • Especialista em Processos. 

Este último profissional agrega uma visão geral de Processos que pode ser usado por todos estes profissionais já conhecidos do mercado de trabalho.

Qual a importância do Analista de Processos de Negócios para a empresa?

No mundo moderno, várias iniciativas foram feitas para buscar a solução destes problemas e suas consequências. 

Por exemplo, os processos relacionados às ISO (International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização) ou mesmo aos CMM (Capability Maturity Model ou Modelo de Maturidade em Capacitação).

Estas iniciativas são interessantes, mas é necessário compreender que, primeiramente, é imprescindível entender o processo e desenhá-lo para, depois, defini-lo

Todos os modelos de maturidade não dizem o que você precisa fazer. Eles consideram que você deve documentar seu processo para que você consiga reproduzi-lo de forma sistemática.

Assim como a Gestão de Projetos possui livros e certificações de boas práticas (PMBOK e PRINCE2), a Gestão de Processos também possui o seu livro de boas práticas, o BPM CBoK, distribuído pela ABPMP

Da mesma forma, a ABPMP promove certificação com reconhecimento internacional, fazendo com que profissionais da área sejam reconhecidos em todo o mundo, comprovando o conhecimento, experiência e educação. 

Essa certificação busca garantir a qualidade do certificado e é dividida em três tipos, sendo de uma sequência de processos que devem ser passados para chegar às certificações. Confira a seguir:

Modelo de competência BPM

Competências e habilidadesConhecimentos e experiênciaCertificações
Analista de processos>BPM CBOK>CBPA (Certified Business Process Associate)
Arquiteto de processos>Experiência em projetos BPM>CBPP (Certified Business Process Professional)
Arquiteto chefe de processos>Experiência de transformação com BPM>CBPL (Certified Business Process Leader)

E assim se tem o processo de treinamento e capacitação dos processos.

O profissional com conhecimento em BPM consegue mostrar diferenciais que outros profissionais focados apenas em análise de negócios ou requisitos não possui. 

Tratando especialmente da área de TI, profissionais de requisitos ou negócios estão preocupados apenas em que o sistema que está sendo levantado vai “fazer”, não avaliando o contexto que o sistema está inserido. 

Analistas de Sistemas, Gerentes de Projetos ou mesmo Testers (QA) que conseguem entender a gestão de processos de negócio ganham uma visão mais holística, desempenhando seus papéis de forma mais completa.

Qual o perfil do Analista de Processos de Negócios?

Para incorporar a Análise de Processos de Negócio em seu trabalho cotidiano, o profissional precisa desenvolver alguns conhecimentos e comportamentos importantes para que seu trabalho seja completo e agregue valor para a empresa.

Entre eles:

  • curiosidade: precisa estudar bem o processo que está levantando;
  • resiliência: é importante para garantir que não irá desistir ao enfrentar os primeiros problemas;
  • visão holística: entender que tudo se conecta. Ao avaliar um processo, não se limitar ao departamento ou mesmo às informações repassadas. É preciso ver de onde a informação vem, para onde vai, além do escopo estudado. Sempre usar a técnica dos “5 porquês“;
  • paciência: saber ouvir é essencial para levantar requisitos e processos. Muitas vezes são necessárias várias sessões para que o usuário repasse a informação. Lembre-se de que muitas pessoas não gostam de mudanças e têm problemas para se adaptar a eles;
  • otimismo: quando se levanta processos, ou mesmo requisitos, as pessoas podem ver o profissional como um psicólogo, “despejando” nele todas as suas frustrações, problemas e “soluções que ninguém nunca ouviu”. O Analista de Processos de Negócio não pode ser conivente aos problemas, deve ter uma postura mais otimista e buscar demonstrar às pessoas que as mudanças trarão bons resultados;
  • organizado: organização é tudo. Anote tudo, lugar, dia, horário, as pessoas, desenhe os processos em um papel se for necessário. Não confie em sua memória. Valide tudo o que você fez.

Quais as atividades de um profissional de Análise de Processos de Negócios? 

Dentro deste contexto complexo e com muitos desafios, o especialista em Análise de Processo de Negócio podem se destacar pois:

  • entende que os processos devem existir e devem ser documentados;
  • possui uma visão sobre o todo;
  • consegue ver as diversas relações entre as entradas e saídas de um processo;
  • tem conhecimento de técnicas e ferramentas que facilitam a gestão dos processos;
  • consegue navegar pelas diversas áreas das empresas, integrando as mesmas em prol de um objetivo em comum;
  • avalia as diversas possibilidades por entender que uma atividade pode ser feita de várias formas diferentes, com resultados diversos;
  • identifica os processos atuais (AS IS) e consegue propor melhorias (TO BE);
  • simula e analisa as opções para propor o melhor investimento quanto às mudanças necessárias;
  • gera valor aos projetos, pois consegue simular situações e trazer os resultados buscando o melhor engajamento dos recursos, pessoas e insumos usados nos processos da empresa. Fazendo, assim, com que o retorno sobre o investimento seja maximizado.

E os outros perfis?

Como mencionado, o Analista de Processo de Negócios pode ser um profissional de outra área. Pode ser um Analista de Negócios ou requisitos que deseja se destacar no mercado, ampliando seus conhecimentos. 

Da mesma maneira, existe o mercado próprio para profissionais especialistas em Processos, certificados em BPM.

Gerentes de departamento podem se especializar para garantir que sua área, dentro da empresa, esteja otimizada, usando ferramentas e técnicas de modelagem, garantindo o retorno para a empresa.

A grande vantagem da Análise de Processos é que ela pode ser feita por qualquer profissional, de qualquer área. 

Mesmo que ele não se especialize, o conhecimento adquirido no curso agrega valor ao profissional pois ele vai conseguir expandir seus conhecimentos em uma área que é essencial para a organização de qualquer empresa: Processos.

Como se tornar um especialista em Análise de Processos de Negócio? Concluindo

Melhorias de processos são essenciais. Todas as empresas precisam trabalhar o conceito de melhoria contínua. Afinal, as mudanças não serão feitas de forma automática. 

Elas precisam ser estudadas, planejadas, simuladas, analisadas e implementadas, com foco e qualidade. 

Mudanças estruturais em processos complexos, sem a devida análise, feitas de forma repentina, podem gerar problemas graves nas organizações.

O profissional que estiver preparado para encarar esta nova realidade e propor mudanças sérias, baseadas em conhecimento, técnicas e ferramentas, com certeza será diferenciado e poderá buscar melhorias em sua carreira, gerando valor a empresa e a seu trabalho.

Hoje, é possível entender que o Analista de Processos de Negócios é uma parte fundamental para acompanhar a evolução do mercado.

Mas como se tornar especialista nessa área? Alguns destes cursos podem interessar:

  • Análise de Processos de Negócio: potencialize os resultados do seu negócio e dê um boost na sua carreira conhecendo todo o ciclo de vida da Gestão de Processos de Negócios (BPM). Saiba organizar e gerenciar processos utilizando a notação BPMN e otimize sua produção;
  • Gestor(a) de Processos de Negócios: domine as competências para ser um Gestor de Processos de Negócios (BPM), desenvolvendo habilidades voltadas para a melhoria dos processos. Conheça as metodologias ágeis que levaram empresas para o topo, conduzindo projetos que aliam estratégias de organização e de gestão da informação.

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