Como funciona a bolsa de valores: o que é, tipos de ativos e como investir?

Neste artigo você vai entender como funcionam os mecanismos da bolsa de valores e como isso ocorre na prática do cenário brasileiro.

A bolsa de valores é um ambiente de negociação em que investidores compram e vendem ativos financeiros representados por títulos de empresas com capital público, misto ou privado. 

Muita gente conhece a bolsa como o local de compra e venda de ações, entretanto entre os ativos que podem ser negociados estão:

  • Ações, 
  • Derivativos de ações,
  • Títulos de renda fixa, 
  • Títulos públicos federais,
  • Derivativos financeiros,
  • Moedas à vista,
  • Commodities agropecuárias.

O que significa B3? 

Entender o que é B3 é bastante simples. B3 é a Bolsa de Valores oficial do Brasil, sediada na cidade de São Paulo. 

No País , desde março de 2000, existe apenas uma bolsa de valores, a BM&FBovespa (ou B3) sediada em São Paulo. Ela é a maior da América Latina. Entretanto, em outros países, como os Estados Unidos existem duas: NYSE e NASDAQ.

Independentemente do número de bolsas dentro de cada região, o objetivo delas é o mesmo: é reunir negociações financeiras e garantir um ambiente seguro e organizado para investidores.

Outro valor importante das bolsas de valores é a transparência. Exatamente por isso que qualquer pessoa pode acessar as informações das transações que foram realizadas. 

Como funciona a bolsa de valores?

Entendido o que é bolsa de vamos seguimos para a compreensão sobre como ela funciona. 

A bolsa de valores reúne quem deseja vender ativos e quem deseja comprar esses ativos como forma de investimento, em busca de rentabilidade. 

Se uma empresa decide abrir seu capital e disponibilizar ações para que possam ser compradas, deve se registrar como companhia aberta na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e pedir permissão para ser listada na bolsa de valores. 

Ou seja, deve solicitar autorização para ter suas ações disponibilizadas e negociadas. 

Isso quer dizer que empresas que desejam disponibilizar ações devem, obrigatoriamente, disponibilizar suas ações por meio da bolsa de valores. 

Na outra ponta, alguém que decide comprar uma ação também deve se direcionar até a bolsa e escolher seus ativos, a partir de uma corretora.

A bolsa de valores funciona como um mercado que reúne fornecedores (empresas com ações disponíveis) e consumidores (pessoas que desejam comprar as ações disponibilizadas).

Aqui surge um ponto importante: a primeira coisa que você deve entender ao planejar fazer aplicações na bolsa é que pessoas físicas não são autorizadas a negociar. Por isso, é fundamental se cadastrar  em um corretora como a Rico ou a XP Investimentos

É por meio delas que você poderá aplicar , negociar ativos, comprar e vender ações e mais. 

Outra informação relevante  é que grande parte dos pregões, atualmente, ocorre de forma eletrônica.. 

Isso quer dizer que aquela imagem clássica de homens engravatados, gritando ao telefone, não reflete mais a realidade do mercado. 

No pregão eletrônico as negociações de compra e venda são atualizadas automaticamente pela internet. 

Como funciona o mercado de ações? Mercado primário e mercado secundário

Afinal, o que é mercado primário e mercado secundário e o que isso têm  a ver com o funcionamento do mercado de ações? 

O mercado de ações engloba dois tipos de mercado:

  • primário, 
  • secundário. 

Mercado primário

Assim que uma empresa é listada no mercado de ações ela tem seus títulos negociados no mercado primário. Isso indica que é a primeira vez que esses ativos estão disponíveis. O investidor compra os títulos diretamente da empresa e se torna um tipo de sócio da empresa. 

Para colocar as ações da empresa disponíveis na B3, a empresa deve fazer um IPO (Initial Public Offering ou Oferta Pública Inicial). Na prática, é quando as companhias  colocam as ações disponíveis para ofertas públicas, ou para a compra. 

Esse movimento do mercado primário ajuda a delimitar uma relação de oferta e demanda pelos títulos.

Ao vender os títulos no mercado primário, as empresas recebem os aportes feitos pelos investidores. 

Ou seja, o valor pago por uma ação  é direcionado para a própria organização.

Esse é o principal motivo de uma empresa disponibilizar ações no mercado: receber capital de investimento para suas operações

Mercado secundário

Depois de ser negociada no mercado primário, as ações só serão negociadas novamente no mercado secundário. 

Ou seja, depois de comprar uma ação no mercado primário, o investidor que quiser vender suas ações só poderá realizar essa transação no mercado secundário. 

Imagine que comprou    ações no mercado primário e que esses ativos valorizaram.  Logo, você prevê que o preço delas irá cair nos próximos dias. Diante desse cenário,  você opta por vender suas ações. Essa negociação será feita no mercado secundário. 

Como investidor primário você lança uma ordem de venda com um valor que deseja obter pelas ações, usando a corretora de valores. Essa ordem é enviada à bolsa de valores.

Um segundo investidor interessado em comprar a ação, por acreditar em sua valorização futura, envia uma ordem de compra, com o valor que está disposto a pagar por ela. Isso também acontece com o intermédio da corretora. 

Quando a ordem de compra e venda chega à bolsa com o mesmo valor, a negociação é concluída e as ações passam a ser de propriedade do investidor que optou por comprá-las.

Já o capital investido na compra da ação é direcionado ao investidor que vendeu a ação, e não mais à companhia que inicialmente disponibilizou o título. 

Toda essa negociação entre investidores é feita no mercado secundário, assim como todas as futuras negociações de compra e venda.

Para o investidor todas essas movimentações são realizadas dentro do home broker, nome dado aos sistemas das corretoras que fazem o processamento de compra e venda das ações. 

E é importante deixar claro que esse processo que parece ser lento e demorado é, na verdade, bastante rápido e automático, conectando quem deseja comprar com quem deseja vender suas ações. 

[EXTRA] Mercado de balcão

O mercado de balcão é um ambiente descentralizado de negociação de títulos. É nele em que ocorrem a compra e venda de ativos que não são negociados na bolsa de valores. Ou seja, ele funciona como um mercado paralelo.

Essas operações também são registradas pela CVM, mas as condições de compra e venda não precisam ser divulgadas com tanta transparência.

Essas transações podem ocorrer por telefone, e-mail e por um canal eletrônico.

mercado da bolsa de valores funcionando na prática
No Brasil, a única bolsa de valores do país, B3, é considerada a maior da América Latina

Quais os ativos que são negociados na bolsa de valores?

Entendido como funciona a bolsa de valores, seguimos para a lista de ativos que podem ser negociados dentro dela. Muita gente acredita que apenas as ações podem ser compradas e vendidas dentro da B3, mas isso não é verdade. 

Entre os ativos que podem ser negociados na bolsa de valores estão:

  1. Ações
  2. Opções de ações
  3. Contratos futuros
  4. Fundos de investimento
  5. Fundos de índices (ETF)

1. Ações

Ao longo deste artigo falamos muito sobre ações. Elas representam uma parte significativa do funcionamento da bolsa de valores e são ativos que devem ser considerados pelos investidores que desejam iniciar aplicações de renda variável.

Os títulos de renda variável não possuem um retorno previsível e nem conhecido previamente. Por isso recebem este nome. 

Ao  aplicar nas ações de uma empresa, o investidor pode obter lucro a partir da compra e venda dos títulos, mas também a partir de dividendos que algumas empresas pagam aos seus sócios/acionistas. 

Esses dividendos de ações representam parte do lucro que a companhia teve no período e que é repartido com seus acionistas. 

É por isso que ter ações de algumas empresas consolidadas e muito lucrativas é uma boa forma de investimento para quem deseja viver de renda. 

2. Opções de ações

As opções são um tipo de contrato que dá ao seu titular o direito de comprar ou de vender um ativo por um valor determinado em uma data específica, no futuro.

São uma categoria  de derivativo em que o preço de uma opção “deriva” do preço do ativo ao qual está atrelada.

Quando negociadas pela B3, as opções possuem características padronizadas e têm data de vencimento estipuladas. Resumindo, no mercado de opções são negociados contratos futuros. 

Entretanto, além de negociadas na B3, as opções também podem ser negociadas no mercado de balcão, sobre o qual falamos acima. 

Estamos falando de um tipo de ativo mais complexo do que as ações e que exigem um pouco mais de conhecimento sobre o mercado. Contudo , é uma opção que pode trazer bastante lucro. 

Para que você acelere o seu conhecimento sobre o mercado de opções e como funciona a bolsa de valores para esse ativo, leia o artigo,Mercado de opções: o que é, vantagens e riscos”.  

3. Contratos futuros

Falamos brevemente sobre mercado futuro ao citarmos opções como ativo negociado na bolsa de valores. Porém, as opções não são os únicos títulos que podem ser negociados desta forma. 

Os contratos futuros também são derivativos, mas são criados com base em outros produtos do mercado financeiro. 

As commodities, como café, milho e soja são produtos muito negociados no mercado futuro. 

Outros produtos que também representam grande parte das aplicações neste tipo de ativo são: petróleo, boi e até o dólar.

A grande vantagem desse modelo de investimento é que ele visa proteger o investidor contra as oscilações de preços do mercado. 

O mercado futuro padroniza o valor de um produto na bolsa de valores, evitando que as oscilações de preço prejudiquem compradores e vendedores. 

Se você faz o investimento em café, por exemplo, o contrato futuro garante uma transição equilibrada em que o preço de compra e venda não será um inviabilizante para a transação. 

< Leia mais em: Saiba como investir no mercado futuro e adquirir renda no tempo certo />

4. Fundos de investimento

Os fundos de investimento são formados por vários investidores que se reúnem para realizar seus aportes financeiros. 

Eles são uma opção muito cômoda para quem investe, porque ao entrar em um fundo você conta com um gestor profissional para cuidar das aplicações que serão realizadas pelo fundo. 

Esses fundos reúnem diferentes investidores e diferentes tipos de aplicação, montando uma carteira diversificada. 

Existem fundos de investimento de renda fixa, multimercado, ações e mais. E é possível fazer um fundo com um pouco de cada tipo de aplicação. 

Entretanto, existem regras relacionadas ao montante de cada ativo, dentro de cada tipo de fundo. 

Por exemplo, fundos de renda fixa devem possuir pelo menos 80% dos ativos da carteira alocados em renda fixa. 

Para fazer esse tipo de aplicação dentro da B3 você também deve usar a sua corretora e buscar pelos fundos de investimento que ela oferece. 

5. Fundos de índices (ETF)

Fundos de índices (ETF), ou “Exchange Traded Funds”, também representam cotas de um fundo de investimento, entretanto, esse fundo é referenciado a algum índice, também conhecido como valor econômico. 

Como são ativos negociados na bolsa de valores mais complexos, vamos deixar que o vídeo abaixo aprofunde o conteúdo com você e explique o que são os ETFs e porque são opções de investimento interessantes. 

Quais são os riscos e as vantagens de investir na bolsa de valores? 

Dentro das explicações sobre como funciona a bolsa de valores, uma questão é sempre muito levantada: afinal, quais são os riscos e os benefícios de investir na B3?

Alguns dos riscos que o investidor precisa considerar ao investir na bolsa de valores, entre eles a possibilidade de uma ação desvalorizar e não voltar a valorizar dentro do período que você deseja. 

Além disso, o mercado de ações é fortemente influenciado pelo o que acontece no mercado, podendo variar negativamente em momentos de instabilidade.

Sem dúvida um dos maiores riscos, entretanto, é a pressa e a falta de conhecimento. Como estamos falando de um tipo de investimento de renda variável, é preciso ter cuidado ao escolher onde aplicar seu capital. 

Entre as práticas necessárias estão:

  • aprender como avaliar muito o mercado, 
  • entender como analisar os gráficos,
  • definir seus objetivos, 
  • saber identificar os melhores momentos de vender e comprar ações e mais. 

Ao dominar as metodologias de investimento e entender o mercado, suas chances de ganhar são muito altas.

Daí surgem os benefícios deste investimento que incluem alta liquidez (você pode vender uma ação e receber o dinheiro imediatamente) e alta rentabilidade.

Além disso, também estamos falando de um tipo de investimento que paga dividendos, permitindo que você aproveite a lucratividade oferecida pelo ativo sem precisar vender seus títulos.   

Continue Aprendendo

spot_img