Como instalar o MongoDB no sistema operacional Linux (Ubuntu 20.4)

Confira o guia facilitado para instalar e configurar perfeitamente seu banco de dados MongoDB em qualquer sistema com Ubuntu e Linux

Deseja instalar o MongoDB no Linux (Versão Ubuntu 20.4)? Está lutando para encontrar um guia detalhado para ajudá-lo a configurar seu banco de dados MongoDB em sua instalação do Ubuntu? Se sim, então você chegou ao lugar certo!

Siga nosso fácil passo a passo para instalar e configurar perfeitamente seu banco de dados MongoDB em qualquer sistema com Ubuntu e Linux!

Se você domina programação, basta seguir as instruções. Bora lá!

O que é MongoDB?

O MongoDB é um sistema de banco de dados NoSQL de código aberto, otimizado para armazenar abundantes dados em documentos em formato JSON. Ele foi projetado para escalar na nuvem, para permitir aos desenvolvedores a criação de aplicativos que possam gerenciar grandes quantidades de dados.

A ferramenta usa um mecanismo de armazenamento chamado coleções, que permite armazenar abundância de documentos. Cada documento é armazenado como uma lista de pares de valores-chave. Esses valores-chave podem ser índices para acelerar as consultas ou índices textuais para permitir a pesquisa de palavras-chave.

Outro benefício dele é que suporta consultas avançadas, como consultas por intervalo, consultas por projeção, consultas por array e consultas por data. A funcionalidade também suporta replicação e sharding, para permitir que os dados sejam divididos e replicados em vários servidores para aumentar a escalabilidade e a disponibilidade.

O MongoDB também inclui muitas ferramentas de gerenciamento, como backup, restauração e monitoramento. Só para constar que ele funciona em praticamente todas as principais plataformas de sistemas operacionais, como Windows, Linux, macOS e Solaris.

Por que utilizar o MongoDB no Linux?

Ele nada mais é do que um banco de dados particularmente eficaz para uso no Linux devido a sua simplicidade e desempenho. O MongoDB é ideal para aplicações baseadas em web e dispositivos móveis, pois oferece escalabilidade, alta disponibilidade e recursos de armazenamento de documentos.

Outra vantagem é que o MongoDB tem uma API simples e é muito fácil de usar. Também possui um conjunto completo de recursos, incluindo replicação, agrupamento de dados e consultas de dados. 🔍

Um dos principais benefícios de usá-lo no Linux é que ele funciona em qualquer distribuição Linux.

Para facilitar, o MongoDB tem uma documentação abundante e é fácil de instalar. Outro benefício é que ele tem suporte para vários idiomas, o que significa que você pode escrever suas consultas em qualquer idioma que você desejar. 🌎

Curiosidade: o sistema de banco de dados é muito rápido para processar consultas, o que o torna ideal para aplicações em tempo real.

O que é API simples e como funciona

É uma API que oferece uma interface de programação de aplicativos simples, que pode ser usada para ler e gravar dados, fazer chamadas de recursos, etc. Ela pode ser usada para facilitar a criação de aplicativos que interajam com serviços de terceiros, como o Facebook ou o Twitter.

Ela contempla as seguintes características:

  • Uma documentação clara e acessível que explica como usar a API para obter os resultados desejados;
  • Facilidade de uso, pois a API é projetada para ser fácil de usar;
  • Suporte à segurança, pois a API fornece mecanismos de segurança para proteger os dados;
  • Uma interface consistente, pois ela usa um conjunto de padrões para garantir que os dados sejam manipulados da mesma forma por todos os usuários.

<Para ler depois: saiba tudo sobre Big Data />

O que é o Linux?

O Linux é um sistema operacional de código aberto, gratuito e de uso livre. Foi criado em 1991 pelo finlandês Linus Torvalds. É baseado no núcleo do Unix e pretende oferecer um ambiente de computação seguro e com alta estabilidade.

Ele funciona basicamente da mesma forma que outros sistemas operacionais. Logo, responsável por gerenciar todas as operações do computador, desde o acesso aos recursos da máquina até a execução de programas.

Além disso, o sistema também controla o hardware e o software, além de fornecer acesso aos conteúdos armazenados na memória interna do computador. Outra questão é que o Linux também oferece suporte para diversos softwares, inclusive para o desenvolvimento de aplicações.

Ele tem diversas versões, cada uma com suas características próprias. Existem versões para usuários domésticos, como Ubuntu, Fedora e openSUSE. Ademais, existem também versões específicas para usuários avançados, como Debian e Arch Linux.

O Linux é um sistema muito seguro e estável que oferece muitas opções de personalização, que podem ser configuradas para atender às necessidades de cada usuário.

Outra vantagem dele é que é gratuito e de código aberto, o que permite que usuários e desenvolvedores contribuam para o seu desenvolvimento. Por fim, ele também oferece várias ferramentas e aplicativos para facilitar o dia a dia pessoal ou profissional. 👩‍💻

distribuições linux
(Fonte: Getty Images)

Passo a passo de como instalar o MongoDB no sistema operacional Linux (Ubuntu 20.4)

Verifique abaixo as exigências e o guia para fazer a instalação de forma correta.

Conheça os pré-requisitos

Você deve ter um servidor Ubuntu 20.04, além disso, cada servidor é obrigado a ter um usuário administrativo não root e um firewall configurado com o UFW.

Instalação na prática

Primeiramente, você deve conectar o seu servidor usando o SSH:

seu-usuário@seu-servidor

Se você estiver usando o Ubuntu 18.04, abra o terminal e insira a chave PGP do repositório do MongoDB para não interferir nos já pacotes baixados:

sudo apt-key adv --keyserver hkp://keyserver.ubuntu.com:80 --recv9DA31620334BD75D9DCB49F368818C72E52529D4

Posteriormente, você vai fazer a inserção do repositório do MongoDB. Para fazer o ato, execute o comando indicado abaixo:

echo "deb [ arch=amd64 ] https://repo.mongodb.org/apt/ubuntu bionic/mongodb-org/4.0 multiverse" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/mongodb-org-4.0.list

Pronto! Agora faça a atualização do comando APT para começar a sincronização de todos os repositórios.

sudo apt update

Terminou? Agora faça a instalação do MongoDB utilizando o APT:

sudo apt-get install -y mongodb

sudo apt install mongodb-org

Por fim, faça a habilitação e comece o serviço do MongoDB. Com isso, você poderá iniciar utilizando isso.

sudo systemctl enable mongodb

sudo systemctl start mongodb

Finalmente, agora você vai checar o status do serviço.

sudo systemctl status mongodb

Aprendeu a como instalar o MongoDB no Ubuntu? Já pode usá-lo!

Aprenda como desinstalar

Aviso: Todos os bancos de dados e suas respectivas configurações serão removidos após implementar desse processo. Certifique-se de fazer backup de todos os seus dados e informações de configuração antes de prosseguir com este processo, pois é irreversível.

Para desinstalar o MongoDB no Ubuntu, primeiro você precisa remover os pacotes do MongoDB. Para fazer isso, você pode parar o serviço MongoDB e executar o seguinte comando para remover os pacotes instalados:

> sudo apt-get purge mongodb-org*

Você pode remover seus bancos de dados criados, arquivos de log e diretórios usando o seguinte comando:

> sudo rm -r /var/log/mongodb

> sudo rm -r /var/lib/mongodb

É assim que você pode desinstalar o MongoDB no Ubuntu.

Na imagem, dois profissionais em frente a um servidor conversando
(Fonte: Getty Images)

Qual sistema de gerenciamento de banco de dados é melhor: MongoDB ou MySQL?

Depende! A escolha do melhor sistema de gerenciamento de banco de dados depende da aplicação e do contexto.

O MongoDB é uma solução NoSQL ideal para aplicações que exigem um armazenamento rápido e suporte de documentos de alta escalabilidade. É ideal para aplicações que precisam de facilidade de uso, escalabilidade e boa performance.

Já o MySQL é uma solução SQL que é mais adequada para aplicações que requerem muitas consultas e transações. Ele suporta vários tipos de dados e é escalonável e robusto. Ele é adequado para aplicações que exigem alta estabilidade e desempenho.

Portanto, dependendo da aplicação, um ou outro pode ser melhor. 🧐


Quer aprender mais? Participe do bootcamp Administrador Linux.

Aprenda a administrar ambientes baseados em Linux e domine o sistema operacional que mais cresce no mercado empresarial

São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Conheça a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato a TODOS os cursos e bootcamps oferecidos pela XP Educação!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img