Como programar em Python? Passo a passo dessa linguagem

Python é uma das linguagens mais versáteis e é utilizada por 48,07% dos programadores. Apesar de parecer difícil no primeiro momento, ela é uma linguagem de fácil aprendizado.

Uma das linguagens de programação mais utilizadas por desenvolvedores é a Python. Entretanto, apesar da popularidade, aprender como programar em Python pode parecer bastante assustador no primeiro momento para aqueles programadores que estão iniciando na programação.

Se esse é o seu caso, é só ter calma!

Publicada pela primeira vez em 1991, Python é uma linguagem de programação de alto nível, mas de fácil compreensão e com a sintaxe próxima à linguagem humana. Porém, isso não significa que é uma linguagem difícil. 

Na realidade, Python é uma linguagem funcional, dinâmica e orientada a objetos. Neste artigo nós vamos te mostrar que essa linguagem é mais fácil do que parece e te dar um passo a passo de como programar em Python de uma forma fácil.

Boa leitura!       

O que é necessário para programar em Python?

Muitas vezes, para aprender uma coisa nova é preciso estudar e se dedicar ao tema, certo? Para aprender a programar, seja em Python ou qualquer outra linguagem, não é diferente.

Portanto, o mínimo que você precisa para aprender como programar em Python é entender a lógica de programação.   

Sabendo isso, você já tem o necessário para dar o primeiro passo na jornada de especialização em Python

Onde programar em Python?

Bem, Python é uma linguagem muito diversificada. Ela funciona bem tanto para desenvolvimento web, quanto para desktop e mobile

Por isso, Python pode ser usada em:

  • Big Data: por ser uma linguagem de fácil entendimento, o Python sendo cada vez mais utilizado para análise e interpretação de dados; 
  • Computação gráfica: muitos efeitos especiais que estamos acostumados a ver em filmes e séries são efeitos que utilizam o Python como a principal linguagem;
  • Desenvolvimento web: esse é, talvez, o uso mais comum do Python. Programadores utilizam a linguagem para criar aplicações web, que consiste num sistema por meio de navegadores que faz a ligação entre o dispositivo do usuário e o servidor na web.

Como programar em Python: passo a passo

Se você quer começar a programar em uma das principais linguagens back-end, mas não faz ideia por onde começar, abaixo preparamos um passo a passo com 5 dicas que te ajudarão a dar os primeiros passos na linguagem Python. 

Vamos lá?  

1. Baixe o Python

Antes de qualquer coisa você precisa fazer o download do programa no site oficial do Python.

Para fazer o download basta clicar em “Download Python 3.10.6” conforme mostrado na imagem abaixo:

O primeiro passo de como aprender a programar em Python é baixando o programa.
Página de download do programa Python | Fonte: Python

Ao clicar para fazer o download, vai aparecer a opção de programa para sistemas de 32 ou 64 bits. Você escolhe conforme a sua máquina. 

Página de escolha do programa Python conforme o sistema operacional
Página de escolha do programa de acordo com o seu sistema | Fonte: Python

Logo após escolher e fazer o download, clique duas vezes nele para iniciar o assistente de instalação do Python, como a imagem abaixo:

Instalação do programa Python
Tela de confirmação da instalação do programa Python | Fonte: Python

Ao final da instalação, se tudo for instalado corretamente, a página abaixo aparecerá e basta você clicar em “Close”:

Tela de conclusão da instalação do programa Python
Tela de conclusão da instalação do programa | Fonte: Python

Por fim, parece ter certeza que a instalação foi bem-sucedida, pesquise no menu iniciar por “cmd” e clique para abrir. 

Em seguida, digite o comando: Python — version. Ele retornará para a versão do Python instalado no seu computador. 

Em seguida, digite o comando: pip — version. Esse comando retornará a versão do pip instalado no seu computador.

O pip é um gerenciador de pacotes Python e com ele você pode adicionar novas funcionalidades ao seu programa.

2. Compreenda os conceitos mais básicos

Agora, com o programa Python instalado, você pode começar a explorar o programa para descobrir as suas funcionalidades e colocar em prática o que vem estudando. 

Aqui, uma dica é instalar no seu computador um editor de textos especializado em escrever códigos. Dessa forma você pode começar a criar e testar os seus primeiros códigos em Python. 

Um dos editores de textos mais indicados é o IDLE, um ambiente de desenvolvimento integrado para Python. Ele é simples, mas bem completo.

Nele você pode escrever scripts Python e linhas de código com facilidade.

Tela do editor de texto IDLE
Tela do IDLE onde você pode escrever códigos para programar em Python | Fonte: Python

3. Descubra os frameworks 

O Python é uma linguagem com diversos frameworks que facilitam a vida do programador na hora de criar um código. Por isso, é importante conhecê-los para conseguir desenvolver projetos com mais agilidade.

Alguns dos frameworks mais conhecidos são: 

Você não precisa ter domínio total dos frameworks, mas ter um pouco de noção sobre eles ajuda a aproveitar melhor o que eles podem oferecer.  

4. Crie os seus próprios projetos

Após se familiarizar com o programa Python, você pode começar a se arriscar e criar os seus próprios projetos.

Não precisa de grandes projetos, um mais simples, mas executável para você ir treinando e se habituando ainda mais a linguagem.

Por exemplo, crie um pequeno programa para mostrar o texto “Olá, Mundo!”.  

Para isso você precisará fazer os seguintes passos: 

  • Abra o seu editor de textos;
  • Crie um comando “print”. Para isso, você precisa digitar print() e incluir entre parênteses o que deseja escrever.
  • Adicione no comando print o que você deve aparecer na tela. Por exemplo: print(Olá Mundo!);
  • Clique no menu “Arquivo” no seu editor de texto e selecione “Salvar como”;
  • Por fim, execute o programa. Para isso, abra o prompt de comando, abra o local onde você salvou o arquivo, digite teste.py para executar e pressione Enter.

5. Treine todos os dias

Para dominar uma das linguagens de programação, você precisa treinar constantemente. Por isso, organize a sua agenda para treinar diariamente pelo menos por 1 ou 2 horas por dia. 

Quanto tempo leva para programar em Python?

No geral, o tempo necessário para aprender uma nova linguagem de programação depende da quantidade de horas que você tem disponível para estudar durante o dia.  

Mas, uma estimativa dos profissionais da área é que para aprender o básico de Python, uma pessoa leva cerca de dois a seis meses caso não tenha nenhum conhecimento sobre lógica de programação

Já se você tiver noção de lógica de programação, esse tempo pode ser reduzido de um a três meses

Como se tornar um programador Python?

Assim como tudo na área de TI, para se tornar um profissional de destaque é preciso investir em cursos e qualificação. Além disso, é preciso também estar constantemente se atualizando na área porque novidades aparecem com frequência.

Por isso, se você deseja se especializar e aprender mais afundo como programar em Python, a XP Educação tem as soluções certas para você.

Primeiramente, o bootcamp Desenvolvedor(a) Python. Se você quer algo mais rápido, o bootcamp te ensina em apenas 10 semanas tudo sobre Python. Você aprende do básico ao avançado, como desenvolver aplicações em Python de maneira prática e imersiva. 

Mas, se você procura uma preparação mais completa, que atende também outras linguagens, a Trilha de Formação Desenvolvimento Full Stack é a mais indicada! Na trilha o curso dura 7 meses e ensina além de Python outras linguagens de back-end e front-end, dados NoSQL, implementação em nuvem, entre outros. 

Por que aprender a programar em Python?

Segundo a Stack Overflow Developer Survey 2022, uma pesquisa anual feita com profissionais da área de programação para identificar as linguagens mais utilizadas por eles, o Python aparece como uma das linguagens mais procuradas tanto por quem já trabalha na área quanto por quem está iniciando.

Dos mais de 70 mil programadores entrevistados, Python é utilizada por 48,07% dos devs e com 67,34% ela ocupa o 6º lugar como a linguagem mais amada por eles.

Além das opiniões de outros desenvolvedores, trouxemos outros motivos para te fazer entender a importância de aprender como programar em Python: 

  • Grandes instituições utilizam Python, como NASA, Facebook e Uber;
  • Linguagem rápida e com boa estabilidade para aplicações web;
  • É uma linguagem coringa que lhe dá diversas possibilidades na bolha desenvolvimento web. 

Diante dessas informações, fica fácil entender porque você precisa aprender a programar em Python, não é mesmo? 

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img