Consultor de TI: o que faz esse profissional e como se tornar um

O profissional consultor avalia as necessidades das empresas, propõe e acompanha as soluções. Veja mais

É fato que o mundo está cada vez mais digital. Por isso, ainda que uma empresa não ofereça produtos ou serviços a seus clientes diretamente pela internet, ter uma estrutura de tecnologia adequada nos bastidores é praticamente uma obrigação. Neste contexto, a posição de consultor de TI tem sido cada vez mais necessária.

O objetivo de quem contrata esse profissional – ou ainda uma consultoria – é garantir que o negócio esteja adequado às melhores práticas do mercado, mantendo-se atual, econômico e competitivo.

No artigo abaixo, falamos mais sobre quem é esse consultor, as habilidades necessárias para a função e ainda damos dicas para iniciantes que querem construir um portfólio. Confira!

Consultor de TI: quem é e o que faz esse profissional?

Consultor é o nome dado a quem faz o papel de aconselhamento. O objetivo desse profissional, independentemente do tipo de consultoria prestada, é dar condições a um terceiro para que este tome uma decisão ou execute alguma ação.

No contexto de tecnologia, o consultor de TI é responsável por apoiar seus clientes, em geral empresas, na construção ou melhora de suas infraestruturas. Isso pode significar um site, um software, um sistema de ERP ou a própria rede.

Normalmente, o consultor é especializado em uma área específica. Isso lhe dá condições para identificar falhas e oportunidades com maior assertividade e, a partir disso, propor metodologias ou ações adequadas para resolver problemas ou escalar pontos fortes.

< Leia também: Procura por profissionais de tecnologia cresce 671% durante a pandemia />

Principais soft skills de um consultor de TI

Hoje em dia, quando as empresas buscam por um bom e completo profissional, elas não olham apenas para suas habilidades técnicas. É claro que o nível de conhecimento o torna bom e apto para uma atividade. Porém, são as sutilezas, ou seja, as soft skills, que o tornam completo.

Falando sobre as soft skills de um consultor de TI, uma das mais necessárias é a comunicação. Afinal, é preciso de articulação para expressar as ideias e objetivos do projeto. Um consultor independente de TI, que não tem uma estrutura empresarial por trás, precisa ainda mais dessa característica, já que é ele mesmo quem também negocia contratos e condições.

Resiliência tem sido uma palavra comum entre os adjetivos corporativos. E pensando que o universo da tecnologia muda rapidamente, ela é bastante necessária. Isso porque, é preciso conseguir se adaptar a essas mudanças e ter maturidade para aprender com as experiências acumuladas.

Considerando que, muitas vezes, as demandas da consultoria envolvem a colaboração de outros times – como, por exemplo, na implementação de soluções que conectem o TI ao negócio – saber trabalhar em equipe e ter bom relacionamento interpessoal também é primordial.

Principais hard skills que um consultor de TI precisa ter?

Evidentemente, além das habilidades sutis, para ser um consultor estratégico em TI também é preciso ser bom tecnicamente. Isso significa ter um bom nível de conhecimento na área de tecnologia e um nível ainda mais aprofundado na área de atuação.

Caso o profissional escolha aconselhar o cliente sobre a implementação de uma rede, por exemplo, é preciso ter domínio sobre temas como arquiteturas de rede e componentes relacionados, como roteadores, firewalls e servidores.

Em um contexto geral, algumas das hard skills mais buscadas pelo mercado em um consultor de TI de acordo com os projetos são:

  • Linguagens de programação;
  • Computação em nuvem;
  • Arquitetura de rede;
  • Sistemas e equipamentos;
  • Segurança da informação.

Como conquistar as hard skills necessárias para se tornar um consultor de TI

Se você tem interesse em trabalhar em uma consultoria de TI ou ainda atuar como consultor independente de TI, é preciso aprender e desenvolver as habilidades técnicas associadas a esse mercado.

Diferentemente das soft skills, que estão relacionadas a comportamentos, as hard skills precisam ser aprendidas em cursos, faculdades e workshops. Neste contexto, a graduação de Sistemas de Informação é uma das mais buscadas pelos futuros consultores.

Nela, os alunos aprendem a criar, desenvolver e gerenciar sistemas. Para isso, os módulos incluem temas como lógica de programação, gerenciamento de sistemas, linguagens e metodologias.

>>> Na XP Educação, o curso de Sistemas de Informação é totalmente online e com custo zero. Quer entender mais e participar do processo seletivo? É só acessar a página oficial clicando aqui.

Como funciona uma consultoria de TI?

Basicamente, a consultoria de TI cumpre as mesmas funções de um consultor independente. A diferença é que ela possui uma estrutura corporativa mais robusta, com setores e profissionais dedicados a cada função.

Nós explicamos: na hora da negociação, o cliente encontrará uma área responsável por essa etapa, capaz de definir as melhores condições e elaborar contratos personalizados. Já o serviço pode ser executado por mais de um profissional, a depender da necessidade do negócio.

Se o objetivo for implementar um sistema de nuvem e um software, por exemplo, a consultoria será oferecida por profissionais diferentes, cada um dedicado à sua área de especialização.

Em resumo, ao contratar uma consultoria de TI, o cliente espera receber orientações sobre como implementar ou melhorar uma infraestrutura. O processo inclui análises, planejamento e acompanhamento das atividades.

Quem costuma precisar de um consultor de TI?

É um engano pensar que apenas empresas de grande porte ou que trabalham com produtos digitais possuem estrutura de tecnologia. Na prática, a maior parte dos negócios da atualidade, independentemente do tamanho, usa rede de computadores, softwares de gestão e/ou sistemas em nuvem. Isso significa que, em algum momento, elas precisarão criar ou atuar em seus sistemas de tecnologia e, consequentemente, recrutar um profissional.

Neste caso, não existe uma regra sobre qual é o cliente de um consultor de TI. Na verdade, o que define é a necessidade que cada um tem dentro do seu negócio e objetivos.

Considerando os benefícios obtidos a partir desse trabalho, é esperado que um número cada vez maior de empresas busque por esse profissional.

Consultor de TI só pode atuar em empresa de consultoria?

Se você busca por uma resposta direta, essa resposta é não. Na verdade, o mais comum é que esse profissional esteja realmente dentro das consultorias. Afinal, quando as empresas buscam pelo serviço, esse costuma ser o caminho padrão.

Entretanto, o consultor de TI pode estar diretamente dentro de uma empresa-cliente. Isso acontece quando a companhia possui um grande porte ou conta com demandas recorrentes, nas quais é esperado que um profissional atue com rapidez.

Além disso, o formato de consultor de TI freelancer tem sido cada vez mais oferecido. Nele, um profissional especializado em uma área da tecnologia oferece e presta seus serviços diretamente para as empresas, fazendo desde análise até o acompanhamento dos projetos.

Como um consultor de TI iniciante pode construir seu portfólio?

Um portfólio deve ser capaz de resumir as entregas de um profissional e até mesmo destacar os resultados obtidos a partir delas. No caso do portfólio de um consultor de TI iniciante, em que não existem muitos projetos executados, é preciso que o profissional destaque sua formação, especialização e principais conhecimentos técnicos. Assim, o cliente pode identificar se ele atende, ou não, às necessidades do negócio.

Caso o profissional já tenha prestado consultoria, é importante dar detalhes de como foi esse processo. Quais eram as dores da companhia, a qual conclusão o profissional chegou a partir da análise e qual ação foi tomada para resolvê-la.

>>> Se você quer ampliar seus conhecimentos técnicos na área de tecnologia, pode se tornar um assinante Multi +. Essa é a plataforma de conteúdos da XP Educação, que reúne dezenas de cursos e bootcamps para quem quer turbinar a carreira.

Com o valor de apenas uma mensalidade, o aluno tem acesso a diversos conteúdos, elaborados e oferecidos por profissionais reconhecidos do mercado. Quer saber mais como isso funciona? Clique aqui.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img