Correspondente bancário: entenda quem é esse profissional

Saiba a importância de um correspondente bancário, atribuições e como se tornar um

Um correspondente bancário pode estar mais perto do que você imagina, atuando em lotéricas, bancos postais — parceria entre os Correios e uma instituição financeira — e comércios que tem como função principal receber o pagamento de contas, saque de cartão de crédito e até abertura de contas.

Em síntese, o correspondente bancário é uma pessoa jurídica, ou seja, tem que ter CNPJ, que oferta serviços de instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central. Há também algumas fintechs atuantes como correspondentes bancários que fornecem crédito.

Entenda de forma mais aprofundada no conteúdo o que é um correspondente bancário, para que serve, quais serviços presta, remunerações e como se tornar um. Boa leitura!

 O que é um correspondente bancário?

O correspondente bancário – também chamado de correspondente no país, é uma instituição financeira que atua em nome de outro banco, oferecendo aos seus clientes o acesso aos produtos e serviços do banco parceiro. Ainda, a empresa pode atuar com mais de um banco simultaneamente.

Atualmente, há três tipos de correspondentes bancários:

  • transacional,
  • negocial e
  • consignado.

O correspondente bancário transacional realiza atividades na prestação de serviço para recebimento de contas como água, luz e telefone, pagamento de benefícios sociais. Também pode fazer a facilitação da aplicação e resgate do fundo de garantia.

Já o correspondente bancário negocial atua como intermediador de crédito com garantia de imóvel, financiamento imobiliário, crédito consignado, financiamento e refinanciamento de automóveis, entre outros serviços.

O correspondente consignado faz serviços em relação à intermediação de crédito consignado.

O Banco Central do Brasil (Bacen) regula a operação dos correspondentes por meio da Resolução n.º 3954/2011 e complementares do Conselho Monetário Nacional (CMN).

O que é o Bacen?

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda. Ele é o principal órgão executivo do sistema financeiro. Faz cumprir todas as determinações do CMN. É por meio do BC que o Governo intervém diretamente no sistema financeiro.

<Veja depois: entenda o que é e como fazer um plano financeiro (na prática) />

Para que serve um correspondente bancário?

O correspondente bancário no Brasil é um profissional que atua como um intermediário entre os bancos e seus clientes. Ele é responsável por facilitar o acesso aos serviços bancários para aqueles que não possuem conta em alguma instituição financeira ou quando há poucas agências físicas na região.

Agências bancárias versus correspondentes bancários

Conforme o Relatório de Cidade Financeira divulgado em novembro de 2021 pelo Banco Central (BC), as agências bancárias tiveram queda quantitativa de 10,7%, passando de 21,2 mil unidades para 18,9 mil entre 2018 e 2020.

Em contraste, o número de profissionais na área aumentou de 11,9%, passando de 118,4 mil para 210,6 mil em três anos.

Nas cidades menores, com até 50 mil pessoas, são os correspondentes bancários que ganham força, já em municípios maiores, é o número de postos de atendimento que cresce mais.

<Confira: quais são os melhores investimentos a curto prazo />

Impactos da profissão

O desenvolvimento da prática profissional de correspondência bancária permitiu aos bancos multiplicar de forma inédita a extensão e a capilaridade de suas redes de atendimento.

Conforme estimativas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não havia virtualmente nenhum profissional da área no ano 2000. Com o impulso legal, todos os maiores bancos, seguidos de outros de médio porte, iniciaram o processo de implantar seus correspondentes e atingir o número de cerca de 40 milhões de brasileiros desbancarizados.

Para se ter uma ideia, anteriormente, entre 2000 e 2005, cerca de 90 mil correspondentes foram instalados no Brasil.

CURIOSIDADE
A figura do correspondente bancário foi instituído em 1999 segundo o Febraban.

Quais serviços um correspondente bancário presta?

A principal função de um correspondente bancário é facilitar o acesso aos serviços bancários para aqueles que não têm acesso a uma agência tradicional. Além disso, os correspondentes bancários também oferecem uma variedade de outros serviços.

Confira abaixo as principais atividades a desempenhar:

  • empréstimos pessoal, empresarial ou financiamento;
  • solicitação de cartão de crédito e débito para trabalhadores e aposentados;
  • envio e recebimento de pagamentos de qualquer natureza,
  • abertura de contas físicas corrente ou poupança,
  • coleta de dados cadastrais e de análise de crédito;
  • aplicação e resgate em fundo de investimento;
  • pagamento de contas;
  • transferências eletrônicas;
  • câmbio de moeda e demais ações previstas.

Todas elas estão indicadas na Resolução 3.954 do Banco Central. 

Saiba o que um correspondente não pode fazer

Aliás, fique atento(a), há três coisas que um profissional jamais deve realizar. São atos proibidos e não indicados pelo Bacen.

Veja:

  • cobrar pagamento adiantado ou direto do cliente;
  • quebra de sigilo das transações;
  • compartilhar informações do contratado;
  • conceder crédito sem ter parceria com alguma instituição financeira;
  • tarifas e cobranças por serviços extras prestados;
  • agir de má-fé na venda e liberação de empréstimo.

 Quem paga um correspondente bancário?

A instituição contratante deve pagar a remuneração ao profissional conforme a gestão de risco das operações envolvidas e o percentual de comissão. A norma consta na resolução 3.954 do Banco Central.

Para você entender melhor, é o banco que pagará o correspondente bancário e não os usuários atendidos. Logo, quanto mais clientes, melhor e maior será o valor a receber, com isso, a remuneração mensal de um correspondente bancário pode variar.

Normalmente, esse profissional ganha entre R$1.500,00 e R$2.000,00.

Entenda mais sobre as comissões

O pagamento da comissão por parte das instituições financeiras pode ser feito da seguinte forma: 

  • Uma parte à vista, liberada assim que o contrato do cliente é aprovado; 
  • Outra parte parcelada ao longo do contrato com possibilidade de antecipação.

<Descubra: como trabalhar na Bolsa de Valores />

(Criador: IltonRogerio | Crédito: Getty Images/iStockphoto)

Como ser um correspondente bancário?

Ficou interessado na carreira? Para se tornar um profissional habilitado, você deve ter uma certificação na área emitido por uma instituição credenciada conforme regramento do Bacen.

Você pode estudar por um curso preparatório e tirar a certificação nas seguintes instituições:

  • Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP);
  • Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI);
  • Federação Brasileira dos Correspondentes Bancários (FEBRACON);
  • Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN);
  • Robortella;
  • ANEPS.

Mas, somente a certificação não basta. Você precisa ficar atento a alguns detalhes da personalidade que serão importantes, como: descrição, responsabilidade, cordialidade, práticas de negociação e demais habilidades para o seu dia a dia.

O correspondente bancário deve ter um bom conhecimento do mercado financeiro e deve estar sempre atualizado sobre as novidades do setor.

Quais bancos dispõem de oportunidades? Caixa, Banco do Brasil, Santander e outros.

<Leia: saiba o índice que mede a inflação no Brasil e o que você tem a ver com isso />

Documentos necessários para atuação

Para atuar como correspondente bancário, é essencial entregar as documentações exigidas, conforme acordo contratual. Dentre esses documentos, podemos destacar:

  • Documentos pessoais, como CNPJ, comprovante de residência, dados bancários e afins;
  • Documentação exigida pelo banco (essa depende de qual instituição será estabelecido o vínculo);
  • Nos casos de profissionais que desejem a venda e as operações que envolvam crédito, é obrigatória a certificação profissional em um órgão aprovado pelo Bacen.

Vantagens da profissão

Uma das principais vantagens de ser um correspondente bancário autônomo é a flexibilidade de horários. Já para quem atua em espaços físicos aberto ao público, o ideal é a atuação durante horário comercial.

Além disso, os correspondentes bancários geralmente recebem uma comissão por cada transação realizada, o que pode representar uma boa renda extra.

Esse profissional também contribui para o aumento da oferta de serviços bancários em regiões carentes, facilitando o acesso a esses serviços.

Quer melhorar suas oportunidades, atuando como um correspondente bancário ou em outra profissão de destaque? A XP Educação pode te ajudar!

Aprofunde seus conhecimentos e multiplique seu dinheiro? Faça o curso O Poder do Autoconhecimento Financeiro. Um conteúdo completo para te proporcionar uma análise e reflexão sobre as suas finanças.

São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Conheça a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato a TODOS os cursos e bootcamps oferecidos pela XP educação!


Continue Aprendendo

spot_img