O que faz um Desenvolvedor back-end e como iniciar na carreira?

Entenda como o setor de tecnologia tem grandes oportunidades com a área de Devs.

A tecnologia facilitou a vida da sociedade. Hoje é comum utilizarmos softwares para tudo, seja para pesquisar assuntos, comprar e vender. Tudo é feito por um aplicativo de celular. E para isso funcionar um desenvolvedor back-end se torna uma profissão essencial. 

Primeiramente, vamos diferenciar o termo back-end e front-end, que são muito comentados no setor de tecnologia da informação. 

Ambos são camadas de softwares mas com funções diferentes. O front-end é o responsável por tudo que acontece ao usuário, como a organização das interfaces de apps e outros conceitos para a melhor experiência do usuário. Já o back-end fica nos bastidores, ou seja, é o que cuida da inteligência do software, do aplicativo que o usuário usa. 

Neste artigo você vai entender sobre o que faz um desenvolvedor back-end, quais são suas principais responsabilidades, onde ele pode atuar, o salário médio do profissional e quais as principais habilidades para investir numa carreira na área. Continue a leitura e descubra!

O que faz um desenvolvedor back-end?

O Back-end não fica armazenado no celular nem no computador do usuário. Ele é armazenado e executado em um servidor, um computador central. É assim que ele consegue fornecer informações em tempo real.

O desenvolvedor back-end é fundamental para o desenvolvimento de um projeto

O desenvolvedor back-end é aquele que responde às necessidades do cliente. Ele é quem está por dentro das linguagens de programação, de desenvolvimento de software, e também domina conceitos de HTML, CSS e outras ferramentas importantes para desenvolvimento e manutenção dos softwares. 

Por essas funções, é essencial que ele saiba resolver problemas do site e tenha toda uma lógica para identificar parâmetros.

Por exemplo, imagina que você acessa um app para comprar um produto, mas ele está com erro, cliques indo para locais errados e os códigos e comandos estão com algo estranho, é o desenvolvedor back-end quem vai solucionar.

Em resumo, sua principal função é entender os objetivos dos projetos e criar soluções eficazes, armazenando os dados e os assegurando que estão funcionando de maneira correta.

Quais as as responsabilidades e as principais áreas de atuação do desenvolvedor back-end?

Complementando o que foi falado anteriormente, o desenvolvedor back-end gerencia todos os recursos de APIs de dispositivos variados, assim como em toda a arquitetura do sistema e análise de dados para a implementação de algoritmos e resolução de problemas.

Dentre algumas principais responsabilidades deste profissional estão:

  • Acessar os banco de dados para guardar e resgatar as informações do sistema;
  • Cuidar da inteligência do software;
  • Fazer a comunicação com outros sistemas para validade uma compra, por exemplo, junto com uma instituição financeira;
  • Fornecer dados para o Front-end exibir na tela do usuário;
  • Sempre se preocupando com os dados e não com a aparência, essa segunda é função do front-end.

Em relação às áreas de atuação, o mercado está em alta, pois qualquer projeto envolvendo a internet são onipresentes e o conhecimento de quem entende do assunto é valioso. Além de que o que mais surgem são aplicativos para dispositivos móveis para resolver nossos problemas.

Junto a isso há a questão da Internet das Coisas, onde há a conexão de objetos cotidianos na web.

Assim, qual a diversidade do Desenvolvimento Back-End? Fizemos um compilado com as possibilidades:

  • criação de aplicativos;
  • desenvolvimento de e-commerce;
  • desenvolvimento de sites;
  • administração e desenvolvimento de banco de dados;
  • consultoria em desenvolvimento.

Lembrando que também podemos separar os devs em juniores, plenos e seniores, dependendo das skills que eles possuem.

Skills necessárias para trabalhar com programação back-end

Sabendo das principais funções que um desenvolvedor back-end realiza, chegou o momento de entender como construir uma carreira na área. 

Aprender algumas soft e hard skills vão fazer a diferença no seu sucesso profissional. Assim, conheça algumas das mais recomendadas:

  • Ter domínio de sistemas operacionais específicos para servidores;
  • Saber analisar informações;
  • Conhecer as principais linguagens de programação;
  • Saber fazer relatórios de erros e de estatísticas;
  • Entender sobre frameworks;
  • Ter agilidade e flexibilidade;
  • Ter habilidades de comunicação;
  • Gostar de trabalhar em equipe;
  • Saber mais de um idioma.

Sendo importante destacar que não existem cursos específicos para quem quer se tornar um desenvolvedor, mas normalmente esses profissionais se formam em Engenharia da Computação, Sistema de Informação ou Ciência da Computação. 

O importante para você começar a investir é fazer muita pesquisa sobre a área, estudar as linguagens mais utilizadas e sempre se colocar no lugar do usuário, pois você vai trabalhar sempre focando nele e em suas necessidades. 

Qual o salário de um back-end?

Agora que você já sabe o que esperar da área, tem uma dúvida que sempre surge: será que investir nessa carreira vale a pena? Qual é a média salarial de um profissional?

Segundo pesquisa da empresa de recrutamento digital Intera e divulgada pelo Valor Globo, o salário de desenvolvedor back-end no Brasil varia de R$ 5.465,23 para cargos juniores e pode chegar até R$ 15.675,13 para especialistas.

Essa é uma área que se você é tecnólogo ou bacharel, o seu salário vai ser alto por ser do setor de tecnologia. 

Importante destacar que isso vai variar de acordo com a oferta e a demanda da região em que você atua, o porte da empresa que vai trabalhar ou se é autônomo, e a sua progressão de carreira. 

Vamos especializar na carreira de Dev?

Portanto, a profissão de desenvolvedor back-end é muito necessária para o momento atual e vem crescendo cada vez mais. 

Só que os profissionais precisam se dedicar para conquistar os melhores cargos. 

Você quer ser um deles? Confira mais detalhes das nossas especializações em desenvolvimento e veja qual mais tem a ver com seus objetivos.

Continue Aprendendo

spot_img