Desenvolvimento mobile: principais desafios e motivos para aprender

O desenvolvimento mobile é uma realidade e com a tecnologia 5G o crescimento é exponencial. Conheça tudo sobre esta área da tecnologia e como iniciar na carreira

O desenvolvimento mobile é uma realidade e, com a tecnologia 5G, o seu crescimento é exponencial. Conheça tudo sobre esta área da tecnologia e como iniciar na carreira.

Se existe uma área da tecnologia capaz de transformar radicalmente o mundo, esta área é o desenvolvimento de sistemas. Um hardware sem um bom software não é nada, tecnologias dependem de softwares bem projetados para se tornarem aplicáveis e funcionais. 

Atualmente grande parte da população tem um “hardware” em seu bolso, o smartphone. Existem pessoas que não têm computador em casa, mas possuem um dispositivo mobile com acesso a internet. 

Por isso, dominar o desenvolvimento para mobile é um diferencial muito importante para sua carreira, não só no mercado de trabalho, mas também para quem deseja empreender na área de tecnologia.

Utilizamos os dispositivos móveis o tempo todo, seja para acessar informações rápidas, jogar, ler notícias, estudar, interagir nas redes sociais, escutar música, ver vídeos, trabalhar e muito mais. 

Não é à toa que a área anda bem-aquecida. Para se ter uma ideia, em 2021, tivemos um aumento de 600% na quantidade de vagas disponíveis para desenvolvimento mobile.

Tem curiosidade sobre essa área de tecnologia? Então, confira o artigo e descubra a importância do desenvolvimento mobile no mercado atual, as perspectivas, desafios, principais plataformas de desenvolvimento mobile e os motivos para investir nesse tipo de carreira.

O que é o desenvolvimento mobile?

O desenvolvimento mobile consiste na criação de softwares direcionados para dispositivos móveis. Isso envolve todas as aplicações nas quais usuários podem realizar o download, desde aplicativos de monitoramento cardíaco a bancos.

Na prática, estamos falando desde o desenvolvimento de aplicativos para mobile, como apps próprios de lojas online, jogos e outros serviços digitais, até a exibição de páginas da web com usabilidade e design adaptados para a tela e as funcionalidades desses dispositivos.

Essa área trabalha com front-end e back-end, mas com a orientação para a tecnologia mobile, que é bem diferente da desktop (computador).

Sendo assim, o trabalho de mobile developer envolve a linguagem de codificação e programação para a construção de sistemas operacionais e interativos.

Como a transformação digital não para, as empresas precisam seguir as tendências do mercado e se adaptar às demandas dos usuários, garantindo que eles tenham uma boa experiência e, principalmente, que os seus dados fiquem protegidos.

Por isso, é essencial que o profissional de desenvolvimento para mobile tenha soft e hard skills que englobem o universo tecnológico.

O que faz um desenvolvedor mobile?

Um desenvolvedor mobile atua na idealização, planejamento e desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, utilizando uma combinação de criatividade, conhecimento técnico e capacidade de criar soluções do zero.

De modo geral, é essencial que o profissional entenda o projeto no qual está trabalhando ou o mercado em que atua, para saber como a tecnologia se encaixa nesse cenário, quais seus principais desafios e como um aplicativo mobile pode trazer soluções para um negócio. 

Por outro lado, também é crucial que ele conheça as diferentes tecnologias disponíveis no mercado e que esteja sempre antenado às novas tendências e atualizações, pois, ao conhecer os pontos fortes e fracos de plataformas e linguagens de desenvolvimento mobile, ele consegue identificar o modelo mais adequado para cada projeto. 

Principais desafios para o desenvolvimento de aplicativos para mobile

Pronto, teoricamente está tudo pronto para colocar as mãos na massa. Mas aí vem a parte mais difícil: lidar com pessoas e liderar equipes. 

Até que um software mobile esteja pronto para uso, ele precisa passar por diversas etapas de planejamento e programação. No planejamento, são listados os requisitos e objetivos do projeto. A partir daí, cada funcionalidade desenvolvida deve ser testada, antes da homologação e implantação.

A cada fase, muitas pessoas podem se envolver no processo, seja o desenvolvedor, o cliente ou mesmo o engenheiro de software que faz a gestão do desenvolvimento mobile. Saber lidar com as expectativas, necessidades e exigências de cada parte é essencial para a qualidade do produto final.

Depois de garantir que os requisitos definidos foram atendidos e que o software atende a todos seus propósitos, ele está pronto para ser lançado. No entanto, o trabalho do desenvolvedor mobile continua, pois é necessário monitorar o seu funcionamento, corrigir erros e implementar atualizações.

Em resumo, o desenvolvedor de mobile pode ter as seguintes tarefas:

  • dominar o desenvolvimento de softwares e aplicativos mobile em todas as suas etapas;
  • conhecer as linguagens e plataformas de desenvolvimento ideais para esse tipo de projeto;
  • fazer o planejamento de arquitetura de desenvolvimento e funcionalidades essenciais para aplicativos dedicados;
  • pesquisar sobre os problemas e necessidades dos clientes, que podem indicar a expectativa gerada para cada projeto;
  • gerenciar uma equipe de desenvolvedores mobile para assegurar máxima eficiência e aproveitamento do potencial;
  • realizar etapas diversas do ciclo de vida de um aplicativo mobile, como teste, configuração, lançamento, manutenção e atualização.

Que tal aprender os fundamentos do desenvolvimento mobile com a ajuda de uma plataforma de estudos imersiva, prática e totalmente online? 

Conheça o Bootcamp para Desenvolvedor Mobile Multiplataforma, da XP Educação, uma oportunidade incrível para conhecer os principais fundamentos e técnicas do ramo, com foco em linguagens Dart e Javascript, utilizando as ferramentas mais recentes do mercado de programação.

<Acesse e faça já sua assinatura: Bootcamp Desenvolvedor Mobile – Multiplataforma/>

Comparação com outros perfis profissionais

A atuação de um projetista de aplicativos móveis se assemelha muito a de um arquiteto de software, mas com o foco em mobilidade

A arquitetura de software é a área responsável por conhecer as principais características de linguagens de programação, sistemas operacionais e plataformas de desenvolvimento, criando processos otimizados para definir os critérios ideais para criação de um software.

De certo modo, um desenvolvedor mobile faz o mesmo, dentro dos limites da tecnologia para dispositivos móveis. 

Principalmente quem atua na gestão de equipes de designers e programadores, esse tipo de conhecimento melhora a produtividade e agilidade, além de ajudar a reduzir possíveis falhas e conflitos no decorrer dos projetos. 

O arquiteto de software pode, inclusive, utilizar este conhecimento para se tornar um especialista neste tipo de desenvolvimento, aproveitando o seu conhecimento prévio e ajustando seu skillset para projetar sistemas móveis.

Quais as linguagens utilizadas no Desenvolvimento Mobile?

A linguagem para desenvolvimento mobile se assemelha com a do desktop e ambas são utilizadas pelos mesmos profissionais.

Contudo, existem outras linguagens específicas utilizadas apenas na tecnologia mobile e que envolvem os principais sistemas operacionais que temos no mercado atual: o Android, do Google e o iOS, da Apple.

Veja as principais linguagens utilizadas para o mobile:

  • HTML (HyperText Markup Language);
  • CSS (Cascading Style Sheets);
  • JavaScript;
  • Java;
  • PHP (Hypertext Preprocessor);
  • C;
  • C++;
  • Objective-C;
  • LUA;
  • Kotlin;
  • Swift.

Existem várias outras linguagens para o desenvolvimento mobile, pois muitas delas são específicas para cada sistema operacional. Por exemplo, Kotlin é uma linguagem direcionada exclusivamente para dispositivos Android, enquanto a Objective-C é voltada apenas para os que usam o iOS, da Apple.

De modo geral, a linguagem Java é uma das mais flexíveis e usadas por programadores de apps, tanto no mobile quanto desktop. Uma das suas maiores vantagens é a capacidade de ser multiplataforma, utilizando um mesmo código-fonte para ambos os projetos.

Outros destaques também vão para o HTML5, ideal para dispositivos nativos sem a necessidade de plugins, o Objective-C, amplamente utilizada em dispositivos com o sistema iOS, como iPhones e iPads, o Python, que entrega simplicidade sem diminuir o leque de possibilidades do produto final, e, por fim, o Swift, que é uma linguagem desenvolvida pela Apple é é muito utilizada para dispositivos iOS.

Não esqueça que ainda existem sistemas operacionais como o Windows XP, Firefox OS, Ubuntu Touch (Linux) e vários outros.

Além do desenvolvimento mobile multiplataforma, por conta dos variados sistemas operacionais, os profissionais da área ainda precisam dominar sistemas de cloud computing, como o gigante AWS – Amazon Web Services. 

Afinal, em um dispositivo mobile, o processamento, o armazenamento e o acesso de dados em nuvem acontece o tempo inteiro.

< Leia também: Desenvolver aplicativo Android: passo a passo />

Quais as principais plataformas de desenvolvimento mobile?

Há diversas plataformas disponíveis para a criação de aplicativos mobiles. Algumas são focadas em apps nativos e, outras, nos híbridos.

Saiba quais são principais plataformas de desenvolvimento mobile:

  • App2Sales: simples e fácil de usar, ela inclui uma ferramenta de publicação em lojas virtuais de aplicativos como a do Google, Apple e Amazon. E ainda oferece diversos modelos prontos e possibilidade de alterar textos e cores e inserir logomarcas;
  • Appery.io: plataforma baseada na nuvem que cria aplicativos móveis para Android, iOS e Windows Phone. Oferece um editor visual com elementos para arrastar e soltar durante o desenvolvimento da interface do usuário. Permite compartilhamento do projeto com a equipe e clientes em tempo real;
  • Mobile Roadie: focada em criação de apps para Android ou iPhone, essa plataforma de desenvolvimento para mobile suporta todos os formatos de mídias e ainda sugere ações a serem executadas.

Quais são os tipos de desenvolvimento mobile?

De modo geral, podemos separar o desenvolvimento mobile em dois tipos principais, nativo e híbrido

Na prática, o nativo é dedicado a um sistema operacional apenas. Por exemplo, um aplicativo pode ser direcionado apenas para dispositivos Android ou apenas para iOS. Essa exclusividade, selecionada pelo desenvolvedor no celular, serve para definir a linguagem ideal, dar mais agilidade ao projeto e dar foco à usabilidade.

Já no modelo de desenvolvimento híbrido para mobile, o aplicativo deve rodar em múltiplos sistemas operacionais. Isso demanda mais cuidado com a otimização para cada plataforma e exige mais atenção às etapas do projeto, porém, tem maior alcance no mercado.

Qual a importância do desenvolvimento mobile para o mercado?

O desenvolvimento mobile é de extrema importância para o mercado, visto que cada vez mais, usuários têm optado por dispositivos móveis para acessar qualquer tipo de informação e com a propagação da tecnologia 5G, a previsão é que o número aumente. 

Essa tendência vem sendo comprovada ao se verificar uma análise do tráfego na web oriundos de mobile. Segundo o relatório anual da empresa de telefonia sueca Telefonaktiebolaget LM Ericsson, publicado em novembro de 2021, a previsão é que o tráfego de dados móveis por smartphone tenha um aumento em 24% em nível mundial. 

Os dados de tráfego gerados por mobile são valiosos para definir estratégias de negócio, identificar falhas em processos internos, bem como identificar oportunidades de mercado. Com esse crescimento exponencial, fica claro que as empresas que não se adaptarem a essa realidade serão engolidas. 

Além disso, existe uma palavrinha chamada omnichannel, que nada mais é do que uma estratégia para melhorar o ponto de vendas e relacionamento do com o cliente utilizando diferentes canais. O desenvolvimento mobile tem entrado muito nesse tipo de estratégia.

Um bom exemplo dessa integração Omnichannel – Mobile é o chat no aplicativo do Nubank que se tornou um canal de comunicação extremamente fácil para os clientes do banco digital. 

Outro exemplo da importância do desenvolvimento mobile é o caso da Polishop, como relatado pela Revista Case Studies. Com a reformulação do seu aplicativo disponível no Google e na Apple Store, a empresa conseguiu resultados bem interessantes, gerando um aumento significativo nas suas vendas. 

Quais são os desafios do desenvolvimento para mobile?

Desenvolver sistemas para dispositivos móveis tem suas particularidades. Nem sempre temos condições ideais para a execução de um software. Hardwares limitados, com pouca memória, pouco poder de processamento e acesso a internet instável. 

Para isso, saber projetar uma solução completa é diferencial, pois um bom negócio com uma solução tecnológica mal projetada pode significar o seu fracasso. Não basta focar no desenvolvimento nativo ou design do aplicativo, é preciso conhecer todas as possibilidades e aplicações do projeto.

Saber montar este quebra-cabeça com as melhores peças e técnicas pode ser o diferencial necessário para resultar em sucesso. Do dia para noite podemos passar de centenas de acessos para milhões e saber responder a isso com tecnologia pode ser o fator crucial para o sucesso.

É preciso saber cada bit que é armazenado e trafegado pelo seu sistema móvel. O ponto positivo é que as tecnologias disponíveis para este tipo de desenvolvimento evoluem muito a cada dia, então precisamos acompanhar este processo para saber aplicar com eficácia estas técnicas de desenvolvimento aos nossos negócios digitais. 

Os dispositivos móveis têm a capacidade de processamento de computadores de poucos anos atrás. Praticamente todos os recursos de desenvolvimento para Web e desktop hoje também já se encontram disponíveis para desenvolvimento mobile.

O principal desafio da área de desenvolvimento de aplicativos para mobile é o aparecimento constante de novas tecnologias e a atualização constante dos sistemas operacionais dos dispositivos móveis, o que exige do profissional uma atenção e dedicação constante para atualizar os seus conhecimentos. 

Além disso, existem outras barreiras que precisam ser enfrentadas. Entenda abaixo.

Operacional

Os custos operacionais podem ser altos e necessitam de profissionais especializados para lidar com o mobile em si. Veja alguns pontos que interferem no custo operacional:

  • Tamanho e qualidade da equipe;
  • Interface interna;
  • Categoria do aplicativo: básico, e-commerce, relacionamentos sociais, analytics, etc;
  • Qualidade do aplicativo (nativo ou híbrido);
  • Custos com hospedagem em multiplataformas;
  • Serviços que serão disponibilizados na aplicação.

Suporte e manutenção

Além do custo inicial de lançar um aplicativo, tem o custo com suporte e manutenção para manter o funcionamento correto. Afinal, qual usuário nunca reclamou de bugs em aplicativos?

Eles sempre acontecem e o desenvolvedor precisa estar atento a qualquer atualização do sistema operacional e fazer ajustes pontuais.

Quais as tendências do desenvolvimento mobile? 

São tantas as mudanças e atualizações que pode ser difícil projetar algumas tendências, mas os profissionais da área apontam algumas delas.

  • IoT: a Internet das Coisas é uma realidade e o desenvolvimento de app mobile é essencial para ela funcionar;
  • Medicina: a área médica vem utilizando de pulseiras inteligentes para monitorar a saúde dos pacientes e enviar informações em tempo real por meio de uma aplicação de celular;
  • Inteligência Artificial e Machine Learning: câmeras inteligentes, reconhecimento facial e digital, e tradução simultânea são algumas possibilidades já criadas e a tendência para esse mercado só cresce;
  • Tecnologia 5G: a alta velocidade da 5G permite inúmeras possibilidades, mas as principais apostas estão nos jogos 3D e realidade aumentada ao alcance das mãos, bem como o desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes.

Quais as perspectivas do segmento mobile? 

Diante de tudo o que foi falado ao longo deste artigo, fica claro que as perspectivas do segmento mobile são as melhores possíveis, mas vamos aos números para ilustrar.

Segundo o último relatório anual da internet Cisco Systems, até 2023, terão 13,1 bilhões de dispositivos móveis em utilização, sendo 1,4 bilhão compatíveis com a tecnologia 5G. Isso significa que mais de 70% da população mundial estará conectada a tecnologia mobile até o próximo ano.

Já o relatório sobre Impacto Econômico e Social do Android no Brasil, desenvolvido pela da Bain & Company, aponta que 97% dos brasileiros acessam a internet por smartphones. 

Jogos, entretenimento, transporte pessoal, alimentação, compras, saúde/fitness, segurança pessoal, serviços públicos e até trabalho e renda estão entre as atividades com maior frequência de uso quinzenal pelos usuários. 

Já as aplicações de finanças e bancos, navegação e mapas, fotos e editores de imagem, informações e notícias, educação e estudo, lazer estão entre as atividades com maior frequência de uso semanal. E claro, como uso diário, as redes sociais e aplicativos de mensagem. 

Concluindo, os números e as categorias de frequência de uso só confirmam a boa perspectiva e as oportunidades do mercado de desenvolvimento de aplicativos para mobile.

Vale a pena ser desenvolvedor mobile?

Antes de explicar os motivos e as estatísticas do mercado, já podemos responder se realmente desenvolver mobile vale a pena. E a resposta é sim!

Para entender melhor os motivos, veja abaixo o resultado de algumas pesquisas sobre o mercado e a média salarial de um desenvolvedor mobile.

Perfil dos desenvolvedores mobile

Outro dado importante do relatório da Bain & Company é com relação ao perfil dos desenvolvedores mobile, o que ajuda a entender onde há carência de profissionais e nível de empregabilidade no país.

A maior parte dos desenvolvedores mobile estão concentrados na região Sudeste (65%), seguida do Nordeste (12%), Sul (11%), Centro-Oeste (11%) e Norte (1%). 

Dentre eles, 80% trabalham com Android, 78% iniciaram a jornada com o Android, 73% consideram o Android como o principal sistema operacional e 66% do tempo total de programação é dedicado ao Android.

Sobre o conhecimento na área, 52% possuem formação superior completa, 35% superior incompleto, 11% tem nível médio completo e 1% formação menor que nível médio completo. 

Sobre a empregabilidade, 35% estão em regime CLT, 23% atuam como profissional autônomo, 19% ainda são estudantes, 9% são sócios ou donos de uma empresa, 7% são estagiários, 5% estão desempregados e 2% estão aposentados. 

Qual o perfil ideal do desenvolvedor mobile?

Nunca devemos ficar presos somente às tecnologias nativas das principais plataformas móveis, como iOS e Android. É preciso saber quando escolher um desenvolvimento híbrido, multiplataforma ou nativo, prós e contras de cada abordagem.

Às vezes temos um cenário mais simples de negócio e precisamos de mais agilidade para validar uma ideia, o que pode nos fazer tender para um desenvolvimento híbrido ou multiplataforma. 

Por outro lado, podemos precisar de ter um total refinamento de performance e soluções sofisticadas que possam justificar o custo de um desenvolvimento nativo, porém sem limitações. Mas não para por aí.

Tentar ser um full stack mobile, dominando não apenas desenvolvimento, mas também outras tecnologias envolvidas em um sistema, é fundamental. É preciso saber o que é necessário para uma solução completa. Escalar o potencial das aplicações móveis com back-end baseado em Cloud é um exemplo importante de como é necessário pensar além da caixa e sair do básico e habitual.

Áreas de conhecimento técnico necessárias

O pré-requisito para se tornar um projetista mobile é conhecer de desenvolvimento de sistemas e sistemas distribuídos. 

Usamos praticamente as mesmas linguagens utilizadas em desenvolvimento de sistemas desktop porém com alguns recursos adicionais. Além disso, é praticamente impossível fazer um sistema robusto utilizando somente recursos dos devices. 

Desenvolver uma camada de serviços e comunicação distribuída é imprescindível para fazer sistemas completos e que se comunicam.

Conhecer orientação a objetos e estar preparado para evoluir em linguagens de desenvolvimento distintas é só o começo. 

Como tirar o proveito de cada tecnologia envolvida e saber escolher um conjunto específico de tecnologias para compor uma solução arquitetural móvel voltada para o negócio. 

Como exemplo de desenvolvimento iOS com Objective C ou Swift e Android com Java, tudo orientação a objetos mas com recursos mais novos. Conhecer as tecnologias Cloud que são as mais usadas para escalar soluções mobile em nível global.

Lembre-se: nunca escolha tecnologia por tecnologia, o fim deve ser sempre focado no negócio.

Competências

Dada uma necessidade de negócio, você sabe como elaborar um projeto de software sob medida? 

Para responder esta pergunta você precisa saber quais tecnologias utilizar para atingir os objetivos com o máximo de performance e menor esforço possível. Cada caso pode resultar em uma arquitetura completamente diferente.

Para projetar boas aplicações você também precisa pensar na tecnologia voltada para o negócio. Depois disso é necessário saber como validar esta aplicação no mundo real, acompanhando sua evolução e ajustando de acordo com as observações realizadas.

Além disso, mais voltado para a parte tecnológica, saber projetar soluções que suportem grandes volumes de acesso e de processamento com soluções que podem variar de milhares para milhões de acessos em poucas horas.

Média salarial de um desenvolvedor mobile

O relatório Bain & Company traz ainda informações da média salarial bem como alguns depoimentos de quem trabalha como mobile developer. Entre 1 a 10 anos de carreira, o salário pode variar de R$2.750 a R$11.750. 

Motivos para você querer aprender a programar para dispositivos móveis não faltam, mas aqui estão dez para provar que esta é uma área que você não pode ficar de fora.

9 motivos para se tornar um desenvolvedor mobile

Quer mais? Então confira nove motivos imperdíveis para aprender a programar em dispositivos móveis:

  1. A carreira de desenvolvedor para dispositivos móveis está em plena expansão e está sobrando vaga no mercado por falta de gente qualificada. Pesquisas apontam que a procura por esses profissionais aumentou em 600% no último ano;
  2. Com muita demanda e pouca oferta, os salários oferecidos para desenvolvedores mobile aumentou de 10 a 20% no mesmo período;
  3. Mobile é tendência. No Brasil, 58% das população acessa a internet exclusivamente por meio de dispositivos móveis;
  4. Grandes potências mundiais como o Meta (Facebook) e o Google já viram a mobilidade como o futuro e estão se preparando. O Google, por exemplo, já se adiantou ao projetar recursos para se aproveitar dos benefícios da integração com o Android, seu sistema operacional;
  5. Para facilitar a inclusão digital da população, existem projetos governamentais para criação de redes gratuitas de internet móvel, abrindo espaço para desenvolvedores até mesmo no setor público;
  6. As empresas varejistas estão investindo cada vez mais em mobile e este número só tende a crescer. Em 2020, mais da metade das vendas do e-commerce foram feitas por meio de dispositivos móveis, com 55,1%.
  7. O Brasil é o quinto país no mundo que mais usa smartphones, abrindo diversas possibilidades para empresas investirem em mobile marketing;
  8. 92% dos brasileiros fazem compras pelo celular, número que aumentou 30% nos dois primeiros anos da pandemia;
  9. Mobile cresce absurdamente. Os aplicativos para iOS e Android já superaram a audiência relativa fora do horário nobre de meios de comunicação como a TV e a Internet.

Conclusão

Desenvolver sistemas móveis, pela velocidade do mercado, é bem diferente de todo outro tipo de desenvolvimento, como Java e .Net, por exemplo. 

Na maioria das vezes não é a maior ou melhor solução técnica que gera lucro. Na verdade, é até impressionante dizer que muitas vezes tecnologia é o de menos. 

O Time to Market é um dos itens que podem ser fundamentais. Ter a ideia, saber concretizá-la em um sistema móvel aderente às necessidades e validá-la no mercado é uma premissa fundamental para obter sucesso. 

Então os projetistas devem sempre estar atualizados com o mercado tecnológico e suas tendências. 

Um aplicativo mobile precisa ser funcional e vantajoso para todo tipo de dispositivo, independentemente de suas limitações e características. Desse modo, o desenvolvedor precisa criar um software moderno e eficaz, mas que seja compatível com a tecnologia disponível ao usuário..

O conhecimento para projetar sistemas móveis pode garantir que o profissional se destaque no mercado de trabalho, pois ele pode entender melhor as necessidades de empresas, clientes e usuários, fazendo a ponte com a melhor solução tecnológica para cada situação.

Mas a realização pessoal é muito maior pois você tem em mãos o poder de fazer a sua própria ideia ou o seu próprio negócio atingir proporções mundiais. 

Nunca foi tão fácil mudar o mundo sentado no sofá de sua casa. Sendo um empreendedor individual de grandes empresas, startups ou em uma pequena empresa, você consegue rapidamente concretizar uma ideia e deixá-la ao alcance de cada indivíduo que possui um dispositivo móvel no planeta. 

Assim é possível validar na prática o seu negócio e acompanhar em tempo real o seu sucesso. 

Como atuar com desenvolvimento de app mobile?

Agora que já sabe tudo sobre desenvolvimento mobile e deseja iniciar na área, o primeiro passo para começar é iniciar uma formação na área, seja ela superior ou técnica. O mercado é bem crescente e os profissionais são cada vez mais requisitados e os salários tendem a ser cada vez mais atrativos. 

A XP Educação oferece diversos cursos na área, de pós-graduação a cursos técnicos com duração de 7 meses e bootcamps de 10 semanas. É possível ainda assinar a plataforma e ter acesso a dezenas de cursos e aulas interativas, como de Desenvolvedor Mobile e Desenvolvedor Mobile Android. Conheça a XPE Multi+!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img