Aprenda a diferença entre assessor e consultor de investimentos

Quais são as diferenças entre assessor e consultor de investimentos? Conheça atuação, qualificação necessária e remunerações dos profissionais

Dinheiro, aportes, negociações, transações são termos que fazem parte do mundo desses dois profissionais. Mas qual será a diferença entre assessor e consultor de investimentos no mercado financeiro? Vamos explicar.

O modelo de atuação e os serviços são distintos, isso porque enquanto o assessor tem vínculo com uma instituição financeira, o consultor não possui. Além disso, há variações em relação às qualificações e remunerações obtidas.

De qualquer forma, tem um deles por perto faz total diferença ao fazer investimentos se você não tiver domínio sobre o assunto.

Você sabia que a Bolsa de Valores do Brasil atingiu em 2022 a marca de 4,2 milhões de investidores? É o maior número desde os últimos anos e isso se deve à ampla divulgação de temas como esse!

Entenda mais sobre as profissões, atuação, qualificações e mais. Boa leitura!

O que é um assessor de investimentos?

O assessor de investimentos, também chamado de agente autônomo de investimentos (AAI), atua na prospecção de clientes e distribuição de produtos financeiros. Contudo, fique atento, a profissão não permite a recomendação de investimentos, somente prestar auxílio na escolha.

Como funciona o tal apoio? A orientação aos investidores sobre ativos de renda fixa e variável ocorre por meio de uma corretora, como a XP Investimentos.

Para ingressar na carreira, você deve obter aprovação no Exame de Qualificação da Associação Nacional das Corretoras de Valores (Ancord) e ter cadastro na CVM.

Tem um perfil comercial? Essa é a profissão para você.

<Recomendação de leitura: fatos sobre a assessoria de investimentos />

O que faz e onde atua o assessor de investimentos?

Geralmente, o assessor de investimento tem vínculo com uma corretora ou distribuidora de valores mobiliários. Logo, o profissional somente pode indicar produtos daquela instituição financeira de acordo com o perfil, rentabilidade e riscos do cliente.

A ocupação é regulamentada pela Instrução 497 da Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

Confira abaixo as funções conforme o dispositivo legal:

  • Prospecção e captação de clientes;
  • Recepção e registro de ordens e transmissão dessas ordens para os sistemas de negociação ou de registro cabíveis, na forma da regulamentação em vigor; e
  • Prestação de informações sobre os produtos oferecidos e sobre os serviços prestados pela instituição integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários pela qual tenha sido contratado.

Quanto ganha um assessor de investimentos?

A remuneração do assessor de investimentos tem variações segundo as diretrizes estipuladas em contrato com o escritório. Mas, os valores ganhos são referentes às comissões sobre os produtos que o assessor oferta que podem ser ilimitados.

Quanto mais clientes, mais ganhos você terá! 💰

<Leia também: conheça razões para você fazer um MBA em assessoria de investimentos />

O que é um consultor de investimentos?

O consultor de investimento trabalha de forma independente, isso porque ele não tem vínculo algum com nenhuma empresa ou instituição.

Já nesse caso, o profissional pode fazer recomendações de produtos para os clientes realizarem investimentos, seja em renda fixa ou variável, de forma personalizada e individual, conforme expectativas alinhadas entre ambos.

A ocupação também é regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM, inicialmente na Instrução 592, revogada pela Resolução n.º 19 de 2021.

Confira abaixo as atribuições conforme o dispositivo legal:

“A prestação dos serviços de orientação, recomendação e aconselhamento, de forma profissional, independente e individualizada, sobre investimentos no mercado de valores mobiliários, cuja adoção e implementação sejam exclusivas do cliente.”

Para adentrar na área, você deve ter registro na CVM e comprovar conhecimento através de alguma das certificações abaixo:

  • módulo CGA do programa de Certificação de Gestores da ANBIMA;
  • certificação de especialista em investimentos ANBIMA – CEA;
  • certificação nacional do profissional de investimento da APIMEC – CNPI;
  • level III do programa de certificação chartered financial analyst – CFA;
  • exam 1 e exam 2 do final level do programa de certificação internacional para profissionais de investimentos, organizado por quaisquer dos membros da ACIIA – Association of Certified International Investment Analysts;
  • Certified financial planner – CFP.

O que faz e onde atua o consultor de investimentos?

Tecnicamente, o profissional faz aconselhamento, indicações, recomendações e suporte às carteiras de investidores dos melhores produtos disponíveis na atualidade.

Quanto ganha um consultor de investimentos?

Como o consultor financeiro não possui ligação direta com alguma corretora ou instituição financeira, diferentemente do assessor, ele não recebe valores comissionados. 😕

A remuneração é obtida quando os clientes o pagam. A cobrança é estipulada conforme acordo contratual entre as partes envolvidas. Os valores podem ser sobre:

  • Desempenho da carteira do investidor;
  • Porcentagem anual sobre o patrimônio;
  • Valor fixado mensal;
  • Pelos encontros individuais e enfim.

Quais são as diferenças entre consultor e assessor de investimentos?

Embora, ambos dominem o mercado financeiro, eles possuem fluxos diferentes. Conheça abaixo algumas diferenças entre consultor CVM e assessor de investimentos na tabela:

ASSESSORCONSULTOR
Faz captação de clientesRealiza recomendações e aconselhamento
É remunerado pela corretora ou distribuidoraÉ remunerado pelo cliente
Distribuição? SempreDistribuição? Nunca
Tem vínculo com alguma instituição financeiraNão tem vínculo com alguma instituição financeira

Conseguiu entender melhor? Bem fácil!

Assista ao vídeo abaixo sobre como ter sucesso nos investimentos.

É melhor ser um consultor ou um assessor de investimentos?

Dos dois lados há as vantagens e desvantagens. Logo, a escolha por uma ou outra ocupação depende muito do seu entendimento sobre o mercado financeiro e perfil de trabalho.

O espaço para assessor de investimento é bem mais amplo do que para consultores, por exemplo. Além disso, é uma profissão mais desenvolvida e com número crescente de escritórios para credenciação por todo o Brasil. Também há o suporte diferenciado em relação aos produtos.

Já para consultores, não há um suporte por uma corretora. Também, o profissional deve ser multitarefa, atuando na prospecção e acompanhamento de todas as carteiras dos clientes que possui.

Entende que ser um assessor de investimentos é muito mais vantajoso para você?


Que tal se especializar com a melhor preparação? 🎓

A Faculdade XP recebe inscrições para o MBA em Assessoria de Investimentos até o dia 10 de novembro de 2022.

São 300 vagas para candidatos de qualquer lugar do Brasil. Se você tiver uma graduação completa e muito interesse em atuar no mercado financeiro, agarre essa oportunidade única!

O curso com profissionais de renome possui apenas oito meses de duração e as aulas acontecem de forma online. Um BÔNUS na qualificação é que você sairá preparado para garantir aprovação e obter o certificado ANCORD.

🟢 FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO 🟢

Tire suas dúvidas com os consultores da XP Educação, neste link.

Continue Aprendendo

spot_img