Saiba tudo sobre diversidade cultural nas empresas

Veja como promover essa pauta nas empresas e sua importância

2243
Na imagem, pessoas de diferentes raças e culturas reunidas

Um dos temas mais quentes entre os profissionais de RH atualmente, é o de diversidade cultural nas empresas. Ao longo das últimas décadas, a sociedade foi quebrando alguns paradigmas que refletiram diretamente em nosso dia a dia. E tudo isso, claro, também teve um reflexo importante na rotina profissional de muitas companhias. 

E para ajudar a entender um pouco mais sobre esse assunto, separamos neste artigo informações importantes. Aqui você vai encontrar o conceito de diversidade, como ela pode ajudar as empresas, os principais benefícios de uma política bem estruturada, além de esclarecer a relação entre diversidade e discriminação. Se é isso que você procura, aproveite o texto e boa leitura!

O que é diversidade?

Diversidade: nada mais é do que a representação das diferenças que a sociedade sempre apresentou. Ela traduz, sobretudo, a convivência das pessoas em um mesmo espaço, independente de raça, cor, gênero, orientação sexual, etnia, religião, locais de nascimento, entre outros.  

E diversidade cultural nas empresas, o que é?

A diversidade nas empresas acontece quando o seu quadro de funcionários é composto por um conjunto de pessoas de diversos grupos. Como falamos no tópico anterior, ele poderá contar com profissionais de diferentes raças, idade, classes sociais, religiões, orientação sexual, identidade de gênero, entre outros. 

Como a diversidade cultural pode ajudar as empresas?

A diversidade cultural é extremamente importante para a inclusão de todos, especialmente quando olhamos para as minorias. Entretanto, não é somente o benefício social que ela traz consigo, mas também uma série de resultados positivos para o negócio. Portanto, se você é gestor de uma empresa e está buscando implementar práticas de diversidade, confira a seguir alguns dados interessantes. 

banner

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Harvard Business Review, companhias que fomentam a diversidade cultural tem uma possibilidade 14% maior de superar os seus concorrentes. O motivo? Essa mescla faz com que os times fiquem mais criativos. 

O levantamento também mostra que a probabilidade de uma empresa que pratica a diversidade cultural ter um retorno financeiro maior é de 93% em relação aos concorrentes. Apesar disso, quando falamos de diversidade cultural nas empresas brasileiras, apenas 21% dos profissionais do país consideram as companhias nacionais inclusivas.

Como promover a diversidade nas empresas?

Se você quer saber como promover a diversidade cultural nas empresas, saiba que é necessário olhar para vários aspectos organizacionais. Separamos a seguir alguns pontos importantes para começar a implementação. São dicas essenciais que qualquer gestor precisa saber e, mais do que isso: que ajudam a mudar o mindset dos colaboradores.

Avalie e mensure os funcionários

Em qual estágio está a sua empresa com relação à diversidade cultural? Se você não sabe, então o primeiro passo é fazer essa avaliação. Ao mensurar o nível de diversidade, você conseguirá ter uma ideia clara do que precisa ser construído internamente. Com isso, fica mais fácil para fazer um plano de ação e aprimorar esse aspecto dentro da empresa. 

Uma dica interessante é fazer uma pesquisa sobre os seus colaboradores, ou seja, uma espécie de Censo. Faça um levantamento e chame os profissionais para participarem desse momento. Com esses dados é possível saber a quantidade de pessoas por raça, etnia, orientação sexual, idade, entre outros. Assim, você terá mais firmeza para tomar decisões.

Trabalhe a cultura organizacional

Para que uma empresa seja inclusiva e diversa, ela precisa trabalhar isso na prática, enfatizando esse aspecto na sua cultura organizacional. Por isso, promover a diversidade entre os funcionários é primordial. E em todos os níveis na hierarquia: dos estagiários até as lideranças.  

Além disso, a companhia precisa ter programas e políticas de diversidade bem claras. Uma boa dica, por exemplo, é criar comitês específicos que possam trazer para discussão temas que promovam a conscientização dos colaboradores.  

Conte com diversidade no processo seletivo

Um dos pontos mais importantes para que uma empresa amplie a sua diversidade cultural está na hora de contratar os colaboradores. Por isso, é fundamental que o processo seletivo corresponda a essa estratégia da companhia. Tente elaborar estratégias que deixem o recrutamento mais inclusivo. 

Um dos principais exemplos é o que fez, recentemente, a varejista Magazine Luiza. A companhia iniciou um processo seletivo de trainees exclusivo para pessoas autodeclaradas pretas ou pardas. A ideia por trás disso é aumentar o leque de oportunidades para todos e, consequentemente, ampliar a diversidade dentro da empresa.

Invista em comunicação interna

Uma boa forma de mostrar a seus colaboradores como lidar com a diversidade cultural é investindo em comunicações assertivas. E hoje em dia há uma série de canais que podem ser utilizados para mostrar tudo relacionado ao tema. Que tal investir em uma régua de comunicação por e-mail? 

Além disso, uma ótima dica é aproveitar datas que simbolizam a diversidade para investir em ativações de endomarketing que fomentem a conscientização. Um bom exemplo é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. 

Acompanhe os KPIs

Uma boa dica para a implementação das estratégias de diversidade nas empresas é colocar KPIs para acompanhamento e evolução do processo. Adicionar dados como esse no plano de metas faz com que as ações sejam realmente colocadas em prática, aumentando a efetividade da estratégia na empresa.

Essa prática tem sido cada vez mais comum. O Nubank, uma das principais fintechs da atualidade, informou ao mercado que os executivos da empresa teriam metas de diversidade para cumprir a partir de 2021. 

Qual a relação da diversidade e a discriminação?

Ações de diversidade dentro das empresas trazem uma série de benefícios para os colaboradores. Porém, um dos principais é com relação à discriminação. Ao implementar a diversidade cultural internamente, as companhias começam a perceber uma mudança na própria cultura organizacional. Para se ter uma ideia dos benefícios, equipes que são diversamente raciais têm um desempenho 35% maior daquelas que não são.

O trabalho de comunicação e de ativações realizado pelo time de RH pode ajudar a desconstruir estereótipos, diminuir o viés inconsciente e aumentar a conscientização de todos os colaboradores.

Como os profissionais podem lidar melhor com as diferenças?

Mais do que as ações da empresa, os profissionais também precisam ter consciência coletiva e saber lidar com a diversidade. Várias atitudes podem ajudar os colaboradores a respeitarem as diferenças. Uma boa dica é tentar olhar o próximo de um jeito mais humano, com as fraquezas e as inseguranças que você também possui. 

Além disso, é importante ressaltar que todo mundo tem pensamento e opiniões diferentes. O respeito, contudo, precisa ser a principal fortaleza nas relações. Saber ouvir é uma virtude muito valorizada em qualquer profissional, independente da posição. Essas são apenas algumas das atitudes que ajudam os profissionais a lidarem melhor com as diferenças.

Principais benefícios da diversidade nas empresas

Um dos principais benefícios de uma empresa que pratica a diversidade cultural é com relação ao ambiente de trabalho. Com ela, os colaboradores respeitam muito mais as diferenças, fazendo com que os times sejam mais entrosados, impactando diretamente nos resultados esperados pela companhia.

A produtividade também é outro aspecto que beneficia a empresa. Inclusive, estudos mostram que uma equipe diversa é mais criativa, tem melhor relacionamento e solucionam problemas de forma mais efetiva. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre diversidade cultural nas empresas, que tal investir no conhecimento dos seus colaboradores? O XPE Multi é a plataforma perfeita para elevar o nível profissional da sua equipe. Com ela é possível ter acesso ilimitado a bootcamps, cursos rápidos e imersões internacionais da XP Educação. Saiba mais aqui e assine hoje mesmo!