Free float: qual a importância desse conceito para acionistas minoritários?

Entenda como o Free Float pode impactar nos seus investimentos em ações e saiba como calculá-lo.

O free float (FF) é um termo que deve ser amplamente conhecido por investidores que desejam colocar os seus investimentos em empresas de capital aberto.

Quando se planeja investir em empresas como as citadas acima, principalmente a longo prazo, é preciso estar altamente atento a tópicos como governança corporativa, liquidez e como as relações de poder e controle se dão na organização. E o free float nos ajuda a entender isso, já que ele é um indicador de governança essencial para acionistas.

Ou seja, se você acredita que só olhar o valor e algumas questões populares acerca das ações da Bolsa, nós precisamos te dizer que você precisa começar a analisar o FF e aprender como colocá-lo em prática, visto que só assim você conseguirá alcançar bons investimentos.

Vamos aprender juntos? Siga a leitura!

O que é o free float?

Em suma, o free float (FF) é o indicador responsável por informar a percentagem de ações de determinada empresa que está livre para negociação no mercado.

Ele é importantíssimo para o que chamamos de análise fundamentalista que, por sua vez, nada mais é que o conjunto de estratégias que permitem avaliar a saúde financeira de uma empresa.

Qual o objetivo do free float no mercado financeiro?

O termo free float, em português, significa livre circulação e é um jargão do mercado financeiro responsável por dizer qual o número percentual das ações de uma empresa está em livre circulação e negociação na Bolsa de Valores.

Ele é importante porque auxilia aos futuros acionistas a compreender como se dá as relações de poder em uma determinada companhia.

Ou seja, se o FF é baixo, isso significa que haverão menos ações em negociação, menos liquidez e, também, haverá uma maior concentração de poder e, dessa forma, a decisão dos maiores acionistas, podem afetar a volatilidade com maior intensidade.

Por que é importante analisar o free float antes de investir?

Seguindo o raciocínio do tópico acima, quanto maior o free float, maior a liquidez da ação. Mas, se a liquidez estiver baixa, muito provavelmente você terá problemas na hora de vender a sua participação na empresa.

Análise do free float
Aprenda a calcular o free float de uma empresa antes de investir nas ações da mesma.

A importância de verificar o free float da empresa é exatamente essa: compreender como será o seu futuro em relação às ações que irá adquirir.

Mas lembre-se de que liquidez é um componente essencial nas suas análises, mas não o único. Por isso, certifique-se de investigar mais itens durante o seu processo de escolha.

Como saber o free float de uma empresa?

Fazendo um cálculo que, por sua vez, é super simples. Você precisará, apenas, dividir o número de ações me circulação pelo total de ações da companhia e multiplicar o resultado por 100, assim você terá o percentual.

Free float = Total de ações em circulação / Total de ações disponíveis da empresa x 100

É importante ressaltar que, quanto mais próximo de 100 = maior abertura de mercado da empresa.

Além disso, é relevante fazer a comparação do free float entre companhias que sejam do mesmo segmento, dessa forma, você será capaz de considerar qual o melhor investimento a ser feito, considerando a sua estratégia ao investir.

Existe um free float ideal?

Normalmente, o free float é utilizado na hora de tomar decisões quando existe alguma referência para comparação. O percentual mínimo é 25%, ou seja, se você encontrar empresas com free float próximo a esse número, o capital delas é mais concentrado.

Em suma, é melhor dar preferências aquelas ações com o free float mais alto, visto que isso protege o investidor de maiores riscos relacionados a menor liquidez e maior volatilidade.

Pensando nisso, muitos especialistas no mercado financeiro afirmam que o free float ideal é o free float total, ou seja, 100%, o que significa que todas as ações estão em circulação no mercado e, por isso, não conta com um controlador central para retê-las.

Como analisar o FF de uma empresa?

Na hora de analisar uma ação, você precisa considerar a diferença entre o free float de uma ação preferencial ou ordinária.

Por quê? Simples: de nada adianta uma empresa ter um alto percentual de free float se ele estiver limitado a ações preferenciais.

O FF precisa ser considerado separadamente, porque, por exemplo, se tivermos uma empresa familiar, é bem provável que o free float para ações preferenciais seja alto, mas o free float para ações ordinárias seja baixo.

Ação Ordinária e Ação Preferencial

Se você não sabe o que são ações ordinárias e preferenciais, o conceito de ambas é bem simples:

  • Ações ordinárias: concedem aos acionistas um número apreciável de papéis, o direito de participar de assembleias e das decisões da empresa;
  • Ações preferenciais: dão aos portadores preferência na distribuição de dividendos das ações, mas eles não terão direito a voto.

Outros parâmetros para analisar além do free float

Como já citamos no decorrer deste artigo, o free float é apenas um item a ser analisado (dos muitos) quando você, investidor, for fazer a sua análise de compra de ações.

Mas por quê? Porque uma empresa ter esse indicador elevado, por exemplo, não quer dizer que ela tem um ótimo índice de governança corporativa, visto que se o free float estiver direcionado para ações preferenciais, o acionista único pode existir.

Portanto, considere alguns aspectos importantíssimos da análise fundamentalista quando for escolher as suas ações. Alguns deles são:

  • Geração de fluxo de caixa;
  • Endividamento e perspectivas de retorno;
  • Ebitda (LAJIDA);
  • Dividend Yield;
  • ROE (Return On Equity);
  • Entre outros.

Além disso, é preciso que você também considere o seu perfil investidor, as suas estratégias para investimentos e os seus objetivos.

Se precisar de ajuda, considere contar com o auxílio de uma assessoria de investimentos, elas contam com assessores que, além de certificados, poderão te ajudar no entendimento de cada indicador, além de tirar dúvidas na hora das análises.

Conclusão

Você compreendeu, ao longo deste artigo, que o free float é um indicador que mostra, aos investidores, o quão aberta (ou fechada) uma empresa é. Além disso, aprendeu que ele pode não ser um indicador definitivo na hora da compra de ações na Bolsa de Valores, mas é um fundamental critério excludente.

Gostou do que leu e quer adentrar no mundo do mercado financeiro, mas não exatamente como assessor de investimentos? Que tal com tecnologia?

Conheça o MBA em Ciência de Dados para o Mercado Financeiro da XP Educação! Com ele você aprenderá com quem realmente sabe o que faz e revolucionou o mundo dos investimentos!

Continue Aprendendo

spot_img