Indicadores financeiros: conheça os 10 mais importantes para investir na bolsa de valores!

Os indicadores financeiros ajudam a analisar a receita e os lucros dos investimentos, assim como contribui para identificar oportunidades de rendimento.

Não há dúvida de que o sucesso de uma empresa depende dos seus resultados, uma vez que servem como base para que o empresário trace um novo plano estratégico e continue gerando sucesso. Para isso, os indicadores financeiros são ótimos aliados, pois eles facilitam o entendimento dos dados de um negócio. 

Porém, os indicadores financeiros não são apenas úteis para a contabilidade de uma empresa, eles são essenciais também o para quem comprar ações de uma determinada empresa, uma vez que demonstram a sua saúde financeira. 

Quer saber mais sobre o tema? Então continue lendo para aprender a usar cada um desses indicadores financeiros e, assim, conseguir traçar um plano de ação correto para os seus objetivos. Vamos lá?

O que são indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros, ou índices econômicos, são métricas utilizadas para armazenar informações sobre o aspecto de uma empresa ou de um serviço.

Basicamente, eles fornecem dados para o gestor e investidor, principalmente acerca da saúde financeira da organização, mostrando o quão ela será ou não rentável.

<Leia também: Entenda o que macroeconomia, do que se trata, a política dos indicadores e mais/>

Para que servem os indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros visam monitorar o desempenho de uma companhia, tornando-se de grande valia para o investidor que deseja descobrir o lucro ou o seu nível de endividamento. Esses dados fazem toda a diferença antes de investir.

Além disso, os indicadores financeiros são medidas quantitativas que ajudam na revelação a situação financeira de uma empresa com base nos seus resultados contábeis.

Como funcionam os indicadores financeiros?

Em suma, eles coletam e geram dados sobre determinados aspectos dos demonstrativos financeiros de um negócio.

Assim, os indicadores conseguem fornecer mais dados relevantes tanto para os gestores, quanto para os investidores, envolvendo assuntos como saúde financeira da organização e a sua rentabilidade.

Por isso que os indicadores financeiros não servem apenas para os investidores, mas também para os gestores do negócio, já que eles têm uma visão ampla para identificar os pontos frágeis do próprio estabelecimento, como o potencial de crescimento.

Como analisar os indicadores financeiros?

Avaliar com cautela os índices econômicos proporcionam o maior poder de escolha dos ativos financeiros para uma carteira, já que os critérios usados nessa decisão são pautados a partir dos objetivos, e não das suposições.

Nesse sentido, comparar a relevância de cada um dos indicadores financeiros deve ser a primeira medida de um investidor, já que ajuda a entender o histórico da empresa, e compreender a evolução de um ativo.

Mas antes de utilizá-los, não entenda que os resultados negativos sejam ruins.

Pelo contrário, a diminuição na margem líquida de uma companhia pode estar alinhada à estratégia de crescimento dos investimentos

Tenha em mente que tudo tem o seu tempo, então se o investidor negociar um ativo em um período não favorável, talvez futuramente ele consiga vendê-lo acima da média a longo prazo.

Principais indicadores financeiros

Cada indicador financeiro tem a sua característica específica, o importante é que eles cumpram as suas funções de mensurar e apresentar informações contundentes sobre a empresa e os produtos.

Confira agora os que geram maior visibilidade dentro de uma organização.

1. Margem Bruta

A Margem Bruta é um dos indicadores financeiros mais utilizados pelas empresas. Ele mostra de forma simplificada e direta os lucros da venda de um produto ou serviço após descontar as despesas para produção e venda.

A fórmula da margem bruta consiste na subtração da receita, das deduções e dos custos diretos variáveis, e multiplicar o resultado por 100. Logo:

Margem Bruta = (Receita  – Deduções – Custos Diretos Variáveis) x 100

2. Margem EBITDA

A Margem EBITDA, ou Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda (termo do inglês Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization), corresponde aos lucros ou prejuízos de uma empresa apenas nas suas atividades operacionais, sem avaliar tributações, impostos e efeitos financeiros.

Em suma, a margem EBITDA oferece os dados sobre o valor e o impacto das vendas. Para obter este índice financeiro, é preciso fazer o seguinte cálculo:

EBITDA = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização

3. Margem Líquida

A margem líquida é o indicador que aponta o restante do valor de uma ou várias vendas após a dedução das despesas, incluindo o imposto de renda.

O cálculo é feito a partir do lucro líquido por venda da empresa. Portanto, quanto maior a margem líquida, maior será a sobra da empresa. Sendo assim, a fórmula é:

Margem Líquida = (Lucro Líquido / Vendas) x 100

Gráfico com indicadores financeiros
Aprender a calcular os indicadores financeiros vai ajudar a ter mais assertividade na hora de investir.

4. Margem de contribuição

Em suma, é um indicador que aparece em porcentagem e é a receita de vendas de uma empresa menos os seus custos variáveis.

Margem de contribuição = valor de suas vendas – (custos + despesas variáveis)

5. Liquidez corrente

Esse indicador mostra a capacidade da empresa em honrar os seus compromissos. 

Ele é a divisão do valor monetário que uma empresa deve receber e quanto precisa pagar no mesmo período. No sentido figurado, é quando o funcionário recebe o salário, mas retira parte logo em seguida para o pagamento de contas.   

Calcula-se a liquidez corrente pela divisão do ativo circulante e passivo circulante:

Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

Após o término da conta, faça uma análise conforme os seguintes critérios:

  • Maior que 1: a empresa teria capital para liquidar as suas obrigações;
  • Igual a 1: os direitos e obrigações a curto prazo são equivalentes;
  • Menor que 1: a empresa não possuiria capital suficiente para quitar as obrigações a curto prazo.

6. ROI

O ROI (Return over Investment), ou Retorno sobre Investimento, representa quanto dinheiro a companhia arrecada a cada investimento realizado. A equação é:

ROI = Ganho – Investimentos/Investimento aportado x 100

7. ROE

Return on Equity, em inglês, é o significado da sigla ROE que, nada mais é, que um indicador financeiro que tem a capacidade de medir o quão uma empresa é capaz de gerar valor através dos recursos que possui.

Quer entender a diferença entre ROA e ROE?

<Leia mais: ROA e ROE: o que são, diferença, como calcular e analisar/>

8. Lucro por ação

Lucro Por Ação, também conhecido pela sigla LPA, é uma parte da análise fundamentalista que permite entender a lucratividade da empresa por meio de um cálculo, que é:

LPA = Lucro Líquido ÷ Número de ações emitidas

9. VPA

VPA, ou Valor Patrimonial por Ação, é um indicador fundamentalista muito popular por, em suma, dar uma noção ao investidor de quanto o mercado está aberto a pagar pelos títulos da empresa.

VPA = Valor Patrimonial ÷ Número de ações

10. Dividend Yield

Também conhecido por DY, o Dividend Yield significa rendimento do dividendo e é um índice que auxilia na mensuração da rentabilidade dos dividendos de uma companhia em relação ao preço das suas ações.

DY = (total em proventos em dinheiro [últimos 12 meses] ÷ preço atual da ação) x 100.

Como os indicadores financeiros podem ser úteis para seus investimentos?

Muitos investidores se preocupam com a saúde financeira, como a qualidade da empresa, mas é essencial criar estratégias para escolher bons ativos. Sem um planejamento e o uso correto dos indicadores, todo objetivo se torna apenas ilusão, baseado em achismos.

Por isso, conhecer mais detalhadamente os indicadores financeiros propiciam detectar as empresas caras ou baratas no mercado, além de identificar possíveis oportunidades de rendimento!

Conclusão

Gostou do que leu, quer ser referência em investimentos e ainda entrar nessa profissão? Nós sabemos exatamente como!

Com a Escola de Assessoria de Investimentos da XP Educação você entenderá o que é atuar no mercado financeiro com a expertise XP. Nós te garantimos: é sucesso!

Continue Aprendendo

spot_img