Como começar a operar em swing trade? 5 dicas para ganhos de curto e médio prazo

Os principais detalhes sobre esse ativo que conquista as pessoas pela sua simplicidade e rapidez

Se tornar um trader do mercado financeiro é o sonho de muitas pessoas, uma vez que ele permite um grande retorno de dinheiro em pouco tempo. Se você quer se tornar um, é preciso muito mais do que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mas principalmente conhecimento sobre como operar em swing trade. 📈

Importante já ressaltar que essa compra e venda de ativos acontece em pregões diferentes, o que tende a levar alguns dias, embora tudo dependa da estratégia e, também, do objetivo de uso dos recursos. 

Neste artigo você vai entender como operar em swing trade para investir na bolsa de valores sem perder de vista suas outras atividades. Continue a leitura e descubra! 👇

O que é swing trade?

Originário da palavra “swing”, o mesmo que “balanço”, seu significado faz referência às oscilações do mercado financeiro.

O swing trading é uma estratégia de operação e negociação na Bolsa de Valores que age de forma especulativa nos mercados financeiros. Ou seja, em sua execução o investidor adquire um ativo com o intuito de vendê-lo em pouco tempo com lucro, onde ele é negociado por um ou mais dias em um esforço para lucrar com mudanças de preços ou ‘swings’. 🤝

Ele nada mais é do que identificar e investir em tendências de mercado, tirando proveito disso com lucro nas performances das ações.

Normalmente, ao se comparar às outras modalidades como o day trade, é uma estratégia de menor risco e com maior probabilidade de ganhos. No entanto, lembre-se que qualquer opção de investimento de renda variável é possível de risco, então vá preparado!

Como investir em swing trade na prática?

gráfico para trader
Como investir em swing trade. Fonte: Getty Images.

Se você quer descobrir como investir em swing trade, saiba que o primeiro passo você já deu, pois começou a buscar informações e se aprofundar a respeito. 🤓

Afinal, é importante analisar se esse método realmente corresponde às suas metas, e não apenas se basear apenas porque os outros também fazem, já que é uma das modalidades mais comuns da bolsa de valores.

Importante também que nunca deixe de considerar a relação risco-retorno da renda variável, conforme seus ativos escolhidos, e isso se encaixa na modalidade de operação swing trade.

<Leia também: Conheça cinco opções para aplicar em renda variável.>

Dito isso, listamos cinco conceitos que facilitam o entendimento de como investir em swing trade. Confira! 👇

1. O que é operar swing trade?

Conforme já dito, operar em swing trade significa traçar uma estratégia de investimento que se concretiza em poucos dias. Ou seja, as operações de compra e venda são efetuadas em datas diferentes, mas geralmente dentro de um intervalo de poucos dias. 

Sendo que essas transações possibilitam o retorno de curto a médio prazo, sem precisar se dedicar exclusivamente a isso. Aliás, essa modalidade não requer o acompanhamento das oscilações do pregão em tempo integral, visto que suas operações podem ser programadas, o que facilita e atrai muito os investidores.

2. Como funciona o swing trade?

Um ponto relevante é que aqueles que atuam na modalidade de operação swing trade podem manter outra atividade profissional, tranquilamente. 

Isso porque ele precisará acompanhar apenas a abertura e/ou o fechamento do pregão, que é o período em que os ativos são negociados na bolsa, e não ficar o dia todo observando e atualizando para identificar as oscilações.

Por falar em ativos, as ações são bastante negociadas no swing trade (e com ótimo custo-benefício). 

Para exemplificar, existem papéis que custam apenas R$ 1,00. Isto é, o mercado está cada vez mais acessível, independentemente do volume de recursos.

E, depois de escolher os ativos, é essencial automatizar algumas operações, a exemplo do stop de ações

Para evitar prejuízos, é possível definir o stop loss e encerrar a posição quando o papel atingir o valor limite de desvalorização predefinido. Por outro lado, o stop gain viabiliza a realização do lucro assim que a valorização chegar ao ponto que você desejar.

<Leia também: Por que investir na Bolsa de Valores. >

3. Como escolher ações para swing trade?

Para orientar a tomada de decisão, você pode optar por uma das escolas de análise: técnica ou fundamentalista. A primeira ajuda a observar o comportamento das ações no curto prazo, enquanto a segunda é mais focada nas aplicações de longo prazo.

Ao analisar os gráficos diários, por exemplo, o swing trader acompanhará a variação de preços no pregão. Diante disso, ele poderá observar o desempenho dos ativos, a fim de mitigar os riscos da carteira e, ao mesmo tempo, otimizar o potencial de ganhos.

Em média, o investidor que opera no swing trade faz de uma a cinco operações, semanalmente. E boa parte deles busca lucrar nas oscilações que superam 3% dos preços dos ativos, de acordo com as respectivas estratégias.

4. Quando posso vender swing trade?

No swing trade, os ativos são comprados em um dia e vendidos em outro

Por exemplo, a compra em 17 de novembro e a venda em 19 de novembro de 2022. No caso, o tempo de investimento pode se encerrar em um único dia ou passar para alguns dias. 

Além disso, se você quiser fazer operações de compra e venda no mesmo pregão, isso seria um day trade ou talvez um scalping. E, se as transações se estenderem por mais do que algumas semanas (e até meses), estamos falando do position trade.

<Leia mais sobre Day Trade.>

Vantagens e desvantagens de se operar no swing trade

Quando falamos de vantagens, a principal delas é em relação à duração da operação, uma vez que visa o curto a médio prazo

Além disso, há a questão das operações de swing trade exigirem menos dedicação, pois como o trader compra e vende no mesmo dia, o investidor precisa estar constantemente atento às negociações, sem contar que não é necessário ficar o tempo todo olhando o home broker.

No entanto, existem algumas desvantagens também, como a necessidade de pagar mais taxas de corretagem e emolumentos do que os investidores de longo prazo, e o risco de ter prejuízos por ser uma renda variável.

Como investir em swing trade de modo eficaz? 5 dicas infalíveis 

números swing trade
Investir em swing trade. Fonte: Getty Images.

A seguir, listamos cinco dicas para quem quer aprender a investir em ações swing trade assertivamente. E lembre-se: essa é uma estratégia que pode ser adotada por iniciantes, mas é fundamental se cercar de boas informações para tomar as melhores decisões.

1. Busque corretoras com custos acessíveis

Como já mencionamos, são aproximadamente cinco operações semanais no swing trade. Nesse sentido, cabe ressaltar que o volume de negociação está diretamente ligado ao custo operacional.

Sendo assim, a dica é buscar corretoras que tenham taxas mais acessíveis. Por exemplo, a swing trade aqui na XP Investimentos tem a compra e venda de ações com uma taxa de R$ 4,90 por operação.

2. Comece no mercado fracionário 

Se você está começando a aplicar na bolsa, uma boa pedida é o mercado fracionário de ações. Nele, você adquire os mesmos ativos que compraria das empresas de capital aberto (que negociam ações na bolsa de valores), porém, em quantidades menores. 

Em paralelo, é uma opção interessante para quem quer testar a estratégia ou tem pouco dinheiro para investir. Ao final, não será necessário adquirir o lote cheio (100 ações), podendo escolher entre 1 e 99 unidades no lote fracionário.

3. Invista no poder do conhecimento

Como qualquer coisa no mercado de investimentos, é essencial aprofundar seus conhecimentos. Dessa forma, você poderá identificar as oportunidades de investimento e, finalmente, rentabilizar seu patrimônio.

4. Aposte na diversificação

Quanto mais diversidade você tem para investir nas operações, mais fácil se torna mitigar riscos da renda variável e investir de forma cada vez mais eficaz.

<Leia mais sobre diversificação na sua carteira de investimentos.>

5. Atenção às margens ao definir as ordens de Stop

Por fim, nunca se esqueça das ordens de stop, pois elas servem para limitar os seus ganhos/perdas em uma operação e se divide em duas etapas: uma é o disparo/stop e a outra o preço. 

Aprenda sobre o universo de trading e seus conceitos básicos

Portanto, entender como operar no swing trade é essencial para ter resultados efetivos e assertivos nos seus investimentos. 💰

Com tantas características benéficas e o curto prazo de retorno, tem sido uma modalidade cada vez mais priorizada pelas pessoas.

Dessa forma, se você quer investir nesse ativo, uma dica é você conhecer mais sobre o universo de trading. 

👉 Aproveita que aqui na XP Educação temos um curso de Introdução ao Universo de Trading: conceitos básicos, clique e saiba mais.

Continue Aprendendo

spot_img