Gestão de carreira: como ela pode contribuir para o seu crescimento profissional

Entenda como realizar a gestão de carreira pode contribuir para que você alcance o sucesso profissional.

A maioria das pessoas busca por ter posições melhores no mercado de trabalho. Porém, o que pouca gente sabe é que a gestão de carreira pode contribuir (e muito) para que esse objetivo seja alcançado. 

Afinal, mais do que se esforçar no dia a dia, o crescimento profissional exige que sejam adquiridas habilidades de acordo com as metas que deseja alcançar. Quer entender melhor sobre o tema e descobrir como fazer a gestão da sua carreira? Vem com a gente!

O que é gestão de carreira?

É chamada de gestão de carreira  o processo de planejar a vida profissional de acordo com objetivos pré-determinados. Está relacionada ao que o profissional deseja fazer, as habilidades que precisa adquirir, as especializações que pretende investir e até onde deseja trabalhar (empresa, país, negócio local, multinacional, etc.) ou se deseja ser um empreendedor.

Gestão de carreira x plano de carreira

Algumas empresas contam com o plano de carreira, que é um programa que planeja o caminho que cada colaborador percorrerá dentro da organização. São conceitos similares, mas a gestão de carreira tem como diferencial, o fato de que cada profissional pode planejar a sua e até mesmo inserir objetivos diferentes do que a empresa determina no plano de carreira.

Já o plano de carreira, era pré-determinado pela empresa e, por já ser estabelecido sem considerar as particularidades de cada colaborador, não contemplava a todos.

Importância da gestão de carreira

Ter uma gestão de carreira é essencial para tomar decisões mais estratégicas. Quem não planeja o futuro profissional tende a esperar por oportunidades de forma mais passiva ou a aceitar diversos desafios, sem pensar se eles, de fato, trarão algum retorno.

Já com a gestão de carreira, você consegue compreender quais os próximos passos necessários para chegar onde deseja. Assim, pode aceitar novas oportunidades ou até mesmo recusá-las se elas não fizerem sentido com o que procura. 

Planejar os próximos passos e conquistar os objetivos também ajuda a trazer uma realização pessoal, pois é possível medir e contemplar em que ponto das conquistas você está. Tomar para si o protagonismo da vida profissional traz muito mais chances de conquistar o sucesso.

Por outro lado, deixar de fazer a gestão de carreira pode significar se tornar um profissional desatualizado e com menos chances de crescimento, podendo ser engolido pelo mercado.

Lembrando sempre que, com tantas mudanças no mercado de trabalho, é comum que nem sempre tudo saia como planejado e podem surgir até mesmo oportunidades melhores do que as previstas. 

Gestão de carreira não é sobre controle, mas sim sobre impulsionar a evolução e o desenvolvimento, ao invés de apenas esperar que a vaga dos sonhos surja ou a promoção aconteça. 

banner do ebook "educação financeira: primeiros passos"

Vantagens da gestão de carreira 

Se você pensa que o único benefício de realizar a gestão de carreira é conquistar uma remuneração maior, saiba que isso é um equívoco muito comum. Na verdade, existem diversas vantagens, como você confere abaixo.

Autoconhecimento

Antes de traçar qualquer estratégia, você precisa conhecer a si mesmo. Os seus pontos fortes, fracos, além de habilidades e pontos que precisam de ajustes a curto, médio e longo prazo. Essas características também podem ajudar a determinar que rumo profissional seguir, visualizando, por exemplo, se você se sai melhor como uma pessoa empreendedora, líder ou especialista em uma área. Portanto, comece com a sua análise SWOT pessoal.

Conhecimento sobre o mercado

Para planejar a sua carreira, você precisará observar o mercado constantemente. Afinal, surgem novas profissões, ferramentas e oportunidades com uma frequência impressionante e você pode aproveitá-las. Como consequência, tem mais informações sobre o mercado e se torna mais preparado e aberto às novidades.

Caminho profissional próprio

Cada ser humano vive uma história e se torna uma pessoa diferente, com objetivos, sonhos e capacidades distintas. Então, porque seguir apenas um caminho ou tentar replicar a trajetória de alguém? A gestão de carreira ajuda o profissional a ter uma consciência maior do que deseja para si, independentemente da trajetória de outras pessoas, seguindo os seus próprios sonhos. 

Crescimento eficiente

A gestão de carreira também ajuda a não perder tempo com atividades e situações que não agregam para a vida profissional. Ou seja, você consegue determinar os passos que precisa seguir para chegar onde deseja, facilitando o crescimento e até fazendo com que ele seja mais sólido e mais rápido também.

Networking facilitado

Os profissionais que estão mais engajados em atingir os seus objetivos tendem a selecionar melhor a sua rede de contatos profissionais. Mesmo porque, a tendência é que se conectem a pessoas com os mesmos objetivos, construindo relações benéficas para ambos os lados, facilitando o fortalecimento desses relacionamentos.

Realização profissional 

Não adianta ter muitos sonhos para a carreira, pensar em crescimento profissional e apenas esperar que ele aconteça. As chances de que eles não saiam da imaginação são muito grandes e, com isso, vem o sentimento de frustração e infelicidade. A gestão de carreira, por outro lado, faz com que o profissional perceba que está em constante mudança e crescimento, trazendo o sentimento de realização profissional.

Análise de currículo na gestão de carreira
Fazer a gestão de carreira é importante para obter sucesso profissional.

Planejamento e gestão de carreira: como fazer?

Você se interessou pelo tema e não vê a hora de começar o seu planejamento e gestão de carreira? Então temos uma boa notícia: não é necessário nada de muito extraordinário, apenas bastante força de vontade, foco e conhecer os passos que vamos indicar agora mesmo.

Comece com uma autoavaliação

Neste ponto, você precisa refletir a respeito de si mesmo. Quais tarefas você consegue desenvolver com mais facilidade? O que você gosta de fazer? Como se vê daqui a alguns anos? Qual a sua missão de vida e os seus valores pessoais? 

Essas são algumas questões muito importantes que podem ajudar a definir as áreas para as quais você tem mais aptidão e que também te trariam mais felicidade.

Faça uma análise de carreira

Agora que já tem mais informações sobre si mesmo, pode começar a analisar em que estágio da carreira você está, onde pretende chegar e uma média de quanto tempo precisaria. Aqui também entram os planos quando é uma questão de recolocação profissional, pois é possível pensar sobre como a carreira atual pode contribuir para a que deseja chegar.

Estabeleça objetivos

Após refletir sobre você e o mercado em que pretende atuar, é o momento de estabelecer os seus objetivos. Eles precisam ser expressivos para sua vida profissional, por exemplo:

  • Me tornar referência na área de atuação;
  • Conquistar um cargo de liderança;
  • Equilibrar a vida profissional e pessoal;
  • Abrir o meu próprio negócio.

Crie um plano de ação

Como chegar onde pretende? É preciso iniciar uma graduação, uma pós-graduação ou um curso livre? Adquirir mais experiência? Melhorar alguma habilidade específica? Essas são só algumas das questões que podem surgir na hora de criar o seu plano de ação. Depois, você precisará ser firme e ter disciplina para segui-lo, de olho nos objetivos.

Esteja aberto para mudanças

Lembre-se de que o plano pode mudar. Você pode alterar a sua forma de pensar, situações podem fazer você mudar de ideia e até reconsiderar os seus objetivos. Afinal, a carreira, assim como a nossa vida, não costuma ser linear.

Busque sempre o aprimoramento

É importante compreender que todos estamos em constante aprendizado, de uma forma ou de outra. Por isso, conhecer os nossos pontos fracos para poder aperfeiçoá-los é tão importante. Se você trabalha em uma organização, peça feedbacks para os líderes. Se presta serviços, fale com os seus clientes. Tente sempre não levar para o pessoal e transformar as críticas em oportunidades de aprendizagem.

Quais ferramentas podem ajudar na gestão de carreira?

Agora que você já conhece as vantagens de fazer a gestão de carreira e também sabe quais são os passos para começar o seu planejamento, que tal conhecer algumas ferramentas que podem auxiliar nessas etapas? Veja as dicas abaixo:

  • Perfis comportamentais – existem diversos tipos de testes comportamentais que podem te ajudar a compreender melhor o seu perfil. Eles não são uma sentença: você pode mudar ao longo dos anos, seja sem querer ou por vontade própria;
  • Análise SWOT também conhecida como análise FOFA no Brasil, o seu nome é um acrônimo para strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Consiste em analisar cada um desses pontos para obter um grau mais alto de autoconhecimento;
  • Metas SMART – é uma metodologia que define objetivos e metas baseado em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal);
  • Ciclo PDCAé um método usado para ajudar na execução de estratégias. Ele é baseado em ações: Plan (planejar), Do (fazer), Check (verificar), Act (agir). É considerado interativo por toda vez poder chegar em um resultado diferente.

Ao fazer a gestão de carreira, você pode chegar a conclusões diferentes do que esperava, como também pode ter insights de novos direcionamentos e encontrar oportunidades mais atrativas

E, se precisar de ajuda para conquistar os seus objetivos, você pode contar com a XP Educação, a faculdade que nasceu dentro da XP e que hoje oferece graduações, MBAs em TI e negócios, além de dezenas de cursos e bootcamps, incluindo metodologias Ágeis, que podem ajudar na gestão de carreira. 

Por falar nisso, você já conhece o Multi+? Com ele, você pode acessar diversos cursos e bootcamps e pagar uma única assinatura mensal. Sem dúvidas, pode ajudar a conquistar objetivos profissionais. Invista na sua formação!

Continue Aprendendo

spot_img