Google Grasshopper: aprenda a programar de forma simples

Quer iniciar na carreira de programação? Conheça o Google Grasshopper e comece o quanto antes!

Aprender a programar para mudar de profissão ou até mesmo se aprofundar e crescer na carreira tem se tornado um objetivo cada vez mais comum entre pessoas de diversas áreas.

Foi pensando nisso que, em 2018, um time de profissionais que trabalhava em uma incubadora de projetos da gigante Google pensou em desenvolver o Google Grasshopper, um aplicativo para facilitar a aprendizagem. 🖥️

Continue a leitura para saber mais sobre a plataforma e descobrir o que é preciso para começar a aprender a programar!

O que é o Google Grasshopper?

O Google Grasshopper é um aplicativo voltado para o ensino de programação para iniciantes. Ele foi desenvolvido pela Google e é oferecido de forma gratuita em português, inglês e espanhol.

Dessa forma, o foco do aplicativo é o ensino da linguagem Javascript, já que ela é usada por mais de 70% dos programadores.

Com a plataforma, os usuários podem aprender desde as diversas funcionalidades básicas de codificação até conhecimentos aprofundados. Aqui incluem aspectos como linguagens, animações, métodos de matriz e desenvolvimento de sites e softwares.

Como surgiu o aplicativo?

Em 2018, uma equipe de programadores da Area 120 (uma incubadora de produtos e projetos experimentais da Google) criou o Grasshopper.

O objetivo era remover todas as barreiras que até então limitavam o acesso à educação na programação.

Já a missão da ferramenta é ainda mais nobre: educar jovens e adultos e inseri-los no universo do mercado de tecnologia da informação.

👍 Portanto, desde o lançamento do Grasshopper, em 2018, cerca de um milhão de pessoas passaram ao menos uma hora aprendendo a codificar por meio do aplicativo!

Como funciona o Google Grasshopper?

O Grasshopper trabalha a partir de uma didática gradual. Cada estudante passa a receber desafios e exercícios com maior grau de dificuldade à medida que assiste e progride nas aulas.

Alguns conteúdos são até mesmo bloqueados. Inicialmente, só podem ser liberados após o usuário mostrar que está pronto para aprendê-los e que já assimilou as aulas anteriores.🔒

Ao primeiro contato com o Grasshopper, por exemplo, os alunos devem concluir todo o conteúdo referente aos ‘Fundamentos’.

Só depois de acompanhar os ensinamentos sobre o básico da programação é que o aprendiz pode seguir para a área ‘Primeiros Passos’ da plataforma e escolher qual tema verá posteriormente.

O objetivo do Grasshopper é ajudar os seus usuários a crescerem nas carreiras. Por isso, os conteúdos não se limitam aos termos e conceitos técnicos da programação.

Em uma determinada sessão, por exemplo, o aluno é guiado a responder uma simulação de entrevista de emprego. Ele recebe até mesmo uma das perguntas usadas pela própria Google em seus processos de contratação!

Em outra área, chamada ‘Snippets’, existe uma galeria de projetos em que os usuários podem enviar as suas próprias criações, estimulando o desenvolvimento da técnica e a troca de saber entre os participantes.

Apresentação da tela inicial do Google Grasshopper.

Quais os benefícios do Google Grasshopper?

Muito se fala sobre a programação ser a carreira do futuro. Os estudos acadêmicos sobre a eficácia do Grasshopper mostram que, com apenas duas semanas de uso, já é possível perceber o aumento da motivação dos alunos a aprender a programar. 😊

Isso porque o Google, ao desenvolver a plataforma, se concentrou em três barreiras principais que dificultam o aprendizado dos adultos a codificar: tempo, acesso e dinheiro. Estes são, inclusive, os principais benefícios do Grasshopper.

De acordo com Laura Holmes, fundadora da plataforma, quando o Google perguntou a milhares de adultos norte-americanos por que eles haviam desistido de estudar codificação, a principal resposta foi que eles ficaram sem tempo.

Por esse motivo, segundo Holmes, em entrevista à revista Time, surgiu a ideia de transformar as aulas de codificação em algo mais parecido com um jogo de smartphone, gratuito e que facilitaria o encaixe em uma agenda lotada.

Muitos usuários aproveitam os momentos livres ou de relaxamento para ‘jogar’ e aprender. Para isso, contam com a ajuda de um gafanhoto amigável chamado Grace – em homenagem à pioneira da indústria de computadores Grace Hopper – que incentiva os jogadores ao longo do caminho.

Ao fim do game, o aluno está familiarizado com os conceitos básicos de programação, inclusive, à vontade para resolver problemas com código, e ainda é capaz de criar uma página da Web simples.

Em suma, o Grasshopper fornece as habilidades básicas necessárias para você continuar a jornada de aprendizado de código, o que pode levar muitas rotas diferentes.

Há usuários que buscam bootcamps de codificação em tempo integral, cursos on-line de meio período, diplomas em universidades de quatro anos ou faculdades comunitárias e muito mais.

Confira como acessar o app Grasshopper

O Google Grasshopper é bem fácil de usar. Os mais familiarizados com a linguagem de programação conseguem operá-lo de forma intuitiva.

Abaixo, você vai ver o passo a passo de como acessar o aplicativo. Acompanhe!

Passo 1

O primeiro passo para utilizar o Google Grasshopper é acessar a plataforma no computador ou no seu celular.

Passo 2

Logo em seguida, é preciso fazer login no aplicativo com uma conta de e-mail da Google. Se você não possui uma, é preciso criar para acessar o programa.

Passo 3

Ao efetuar o login, a própria plataforma irá te guiar para um passo a passo. Não pule! Já nesse momento o aplicativo começa a trabalhar questões importantes de forma lúdica e didática.

Passo 4

Pronto! Já é hora de começar a aprender pouco a pouco os princípios da programação.

Você vai perceber que não terá acesso a todos os conteúdos do Google Grasshopper imediatamente. Isso acontece porque é preciso avançar nas aulas e nos exercícios para visualizar o processo completo. Todo o programa é bem intuitivo, tornando o aprendizado leve e divertido.

O Grasshopper é uma maneira fácil e eficaz para iniciantes aprenderem a codificar. Vídeo: Google for Education/YouTube.

Afinal, como se tornar um programador?

O mercado está cada vez mais favorável para os profissionais de programação.

O momento não acontece apenas porque a demanda de vagas cresce exponencialmente, mas porque também o número de profissionais qualificados não consegue acompanhar as necessidades do setor.

Com salários mais atrativos, cresce também o interesse de jovens e adultos em saber como e por onde iniciar a carreira.

Boa parte das dúvidas acontece porque a carreira não pede uma formação específica ou uma graduação superior. Na prática, cada profissional é responsável por moldar a sua qualificação, por meio de cursos e ferramentas confiáveis.

Pensando nisso, a XP Educação oferece um bootcamp online para a formação de programador de software iniciante. Conheça os pilares e os conceitos fundamentais da área e aprenda na prática as grandes linguagens de programação em aplicação.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img