Principais indicadores para day trade: quais são? Como utilizá-los?

Conhecer os melhores indicadores para day trade é fundamental para quem deseja ser bem-sucedido nessa estratégia de investimento. Afinal, por meio deles, é possível avaliar as oportunidades e pontos de entrada ideais no trading.

Isso porque o trader deve conhecer o mercado em que atua e estar atento aos seus movimentos, por meio de análises técnicas, com o objetivo de montar estratégias de sucesso e, consequentemente, conseguir uma boa margem de lucro.

Mas, afinal, qual o melhor indicador para day trade que ajuda a identificar os movimentos dos preços no futuro? Como fazer um bom acompanhamento de toda essa estratégia? Continue a leitura!

Qual a importância dos indicadores para day trade?

O day trade é uma modalidade de operação com negociações de curto prazo, o que significa que as compras e vendas de ativos são feitas no mesmo dia. 

Como a rapidez é a maior aliada neste tipo de investimento, é essencial conhecer os indicadores que podem ajudar o trader a tomar as melhores decisões.

Basicamente, podemos definir os indicadores para day trade como representações gráficas de fórmulas que realizam o cálculo de algumas condições (preço, volume, padrões nas negociações e outros dados), apontando para um possível cenário do mercado.

Mais do que entender como os indicadores para day trade funcionam, é vital saber interpretar os resultados para uma decisão mais assertiva. 

Isso porque como são operações rápidas, ter vários indicadores pode atrapalhar, já que não há tempo de analisar cada um deles. 

Então, o ideal é definir os principais, que devem ser escolhidos atentamente (preocupando-se também em não utilizar indicadores que tenham o mesmo propósito).

Como falamos, as negociações do day trade representam reflexos das movimentações do mercado de renda variável, que podem ter oscilações em questão de horas ou até mesmo minutos. 

Por conta disso, contar com as métricas certas para realizar uma análise técnica apurada, facilitando a tomada de decisões é primordial.

>>> Veja também: Análise técnica: significado, para que serve e indicadores

Quer saber mais sobre como investir em day trade? Construímos este material com as principais dicas para o Trader operar de maneira segura e consciente, além de alertar dos riscos nas operações. Baixe gratuitamente!

Banner com CTA para e-book Guia de boa práticas para Day Trade

Quais os melhores indicadores para day trade?

Um trader precisa de agilidade para definir as próximas ações, já que o mercado está em constante mudança. Então, ter as métricas certas ao seu lado pode fazer toda a diferença no momento de tomar as decisões. Agora, vamos conhecer os cinco melhores indicadores para day trade.

1. Médias móveis

As médias móveis são utilizadas para analisar as movimentações do mercado financeiro. Como o próprio nome sugere, funciona por meio de uma média dos preços de um ativo durante um determinado período. 

Dessa forma, ao colocar em um gráfico de candlestick, as médias móveis aparecem como linhas que evoluem junto à cotação do ativo.

2. MACD

MACD (Moving Average Convergence/Divergence) representa a convergência e divergência de médias móveis. Isso significa que o indicador avalia as disparidades entre duas médias exponenciais, que pode ser percebida pela discordância dos preços. 

Esse é um dos principais indicadores para day trade, muito eficiente para acompanhar tendências e, com isso, ajudar a tomar decisões de compras e vendas.

3. VWAP

Volume Weighted Average Price ou preço médio ponderado pelo volume é uma métrica que ajuda o trader a avaliar o nível dos preços em relação à média que foi negociada. Ou seja, o quão relevante é determinada ação, considerando a quantidade de operações realizadas. 

Diferente de outras médias móveis, essa métrica não dá tanto peso ao tempo, mas sim ao volume financeiro das transações. Com isso, consegue avaliar melhor como está o mercado de compras e vendas de determinada instituição.

4. Bandas de Bollinger

São indicadores estatísticos de volatilidade complementares às médias móveis, mostrando a dispersão dos preços de um ativo, sendo uma opção comum para observar operações mais recentes. 

Basicamente, serve para analisar se o preço atual está próximo ou não do desvio-padrão. Com essas informações, é possível entender o comportamento do ativo e tomar as melhores decisões.

>>> Leia também: Análise gráfica day trade: principais tipos e dicas

5. IFR

Por fim, temos o índice de força relativa, um dos melhores indicadores para day trade. Ele permite fazer o acompanhamento da velocidade das variações do valor de determinado ativo. 

O cálculo é feito por meio da média das máximas e das mínimas em um determinado período. Dessa forma, consegue indicar possíveis momentos de saturação do mercado.

Como fazer um bom acompanhamento?

Entender e saber interpretar como funcionam os principais indicadores para day trade é algo que não acontece de um dia para o outro. Assim como qualquer outro conhecimento em investimentos, é preciso ter paciência e dedicação.

Além disso, é sempre importante avaliar a usabilidade de um indicador para a sua necessidade. Isso significa que não é porque foi útil uma vez, ou porque outros investidores usam, que ele é o melhor para você. Entretanto, para tomar essas decisões, é necessário conhecer bem o assunto.

O mundo dos investimentos é um universo próprio e, a partir do momento que começamos a estudar, não paramos mais. Afinal, sempre existem novos tipos de investimentos, modalidades e ações para conhecer. Com os indicadores para day trade, isso não é diferente.

O fundamental é não parar de aprofundar esses conhecimentos. Por isso, aqui na Xpeed School, nos preocupamos em trazer os mais variados artigos, vídeos e cursos sobre o mercado financeiro, para que você sinta-se preparado para realizar novos investimentos. 

Em Tudo que aprendi em 12 anos de day trade, os professores ressaltam as principais estratégias e técnicas para quem quer começar a investir nessa modalidade. Neste curso, você vai ver:

  • O que são as operações de Day Trade;
  • Psicologia do mercado;
  • Aspectos operacionais;
  • Análise técnica;
  • Gerenciamento de risco e muito mais!

Não deixe essa oportunidade de aprendizado para depois. Afinal, para investir e ter sucesso no longo prazo, é necessário adquirir conhecimento! Conheça mais sobre o curso.

Banner com CTA para Trial do Multi+

Continue Aprendendo

spot_img