Conheça as características do perfil investidor da Geração Z

Nascidos e criados em meio às diversas tecnologias, saiba como o grupo da geração Z lida com o dinheiro

Cuidar das finanças pessoais ficou mais fácil com o advento da tecnologia, que proporcionou informações disponíveis em vários canais. E isso acontece também com os mais jovens. Por isso, você precisa saber as características do perfil investidor da Geração Z.

De acordo com a Bolsa de Valores do Brasil (B3), pessoas entre 25 e 39 anos estão investindo mais, cerca de 48% dos investidores que entraram no mercado de ações possui a faixa etária.

Ainda conforme os dados, somente no segundo trimestre de 2022, foram indicados que 50% dos acionistas brasileiros têm entre 25 e 39 anos, e 11% possuem até 24 anos. O levantamento completo pode ser consultado aqui. Um marco!

Para entender melhor sobre como a geração Z faz e cuida do dinheiro, confira o texto na íntegra. Boa leitura!

Quem é a Geração Z no Brasil e no mundo?

A Geração Z, também conhecida como Geração iGen (ou simplesmente pós-millennials), é a geração que vem logo após a Geração Y. Os nascidos entre 1995 e 2012 fazem parte desse grupo.

No Brasil, ela é caracterizada por serem jovens criativos, independentes e com tendência a buscar o sucesso profissional cedo. Estão cada vez mais conectados ao mundo digital, tendo grande influência na forma como se comunicam e consomem produtos e serviços.

Já no mundo, ela é conhecida por sua forte conexão com a tecnologia, sendo os primeiros a usar dispositivos móveis e internet. Apreciam a diversidade e discutem questões ambientais e sociais, além de mostrarem interesse por negócios.

A Geração Z está mais atenta aos investimentos

Os nascidos nesse período têm um grande foco no cuidado com o dinheiro, isso porque ela é a mais jovem a crescer com acesso à tecnologia. Logo, entende como usar a tecnologia a seu favor para economizar, gerenciar e ganhar mais.

Eles também têm uma mentalidade de investimento ao pesquisar produtos e serviços para obter o melhor valor para o seu dinheiro. A geração Z é mais consciente sobre os custos dos serviços e está disposta a pagar o preço de mercado pelo serviço desejado, desde que saibam que estão obtendo um bom valor. Isso vale também para investimentos em ativos financeiros!

Além disso, alguns aplicativos também permitem aos usuários fazer investimentos de baixo risco com um montante mínimo.

Você precisa entender que a geração Z tem uma mentalidade única quando se trata de finanças. Eles estão usando a tecnologia para ajudar a controlar seus gastos, economizar dinheiro, guardar e ganhar cada vez mais dinheiro.

(Fonte: Getty Images)

Conheça o tipo de investimentos que a Geração Z mais gosta

Veja logo abaixo os ativos financeiros que o grupo mais investe:

  • Criptomoedas,
  • NFTs,
  • Bolsa de Valores,
  • Startups e outros.

Criptomoedas

Os jovens investem em criptomoedas por diversas razões. O mercado das criptomoedas é altamente volátil e isso oferece aos investidores a oportunidade de obter ganhos potenciais em um curto espaço de tempo, valor de entrada acessível. Contudo, todo cuidado é pouco. Um dia o valor pode estar em alta, noutro, baixo.

Para adentrar no assunto, leia depois os artigos abaixo:

NFTs

Em relação aos NFTs (non-fungible tokens), a geração Z está interessada nesse “investimento”

Esses tokens são usados para criar e vender arte digital, música, jogos e outros conteúdos digitais. Os tokens permitem que os artistas e criadores de conteúdo vendam para compradores interessados em arte digital exclusiva.

Os jovens podem ter acesso a muitos mercados de NFTs diferentes, onde eles podem comprar e vender arte digital, jogos e outros conteúdos. Uma das vantagens é a porta de entrada baixa, ou seja, taxas de transação menores.

Bolsa de valores

Os brasileiros estão cada vez mais conscientes dos benefícios de investir na bolsa de valores para alcançar suas metas financeiras. Segundo a Bolsa de Valores do Brasil (B3), pessoas dessa geração entraram no mercado acionário e assim teve um aumento de investidores de 47,5% de janeiro de 2020 até março de 2021.

Uau, uma mudança significativa!

Os jovens brasileiros têm acesso a mais informação, sites, corretoras e melhores serviços de corretagem, facilitando o acesso e fazer investimentos.

<Você pode gostar: saiba como fazer investimentos na Bolsa de Valores />

Startups

Nos últimos anos, os jovens brasileiros estão cada vez mais interessados em investir em startups no Brasil. Com o crescimento econômico e a modernização da economia brasileira, muitos jovens estão enxergando potencial na criação de novos negócios e estão buscando parcerias para financiar esses projetos.

Ademais, as startups oferecem aos jovens a oportunidade de se tornarem empreendedores e criarem seus próprios negócios, o que é muito atrativo financeiramente falando.

<Leia depois: o que é como funciona uma carteira de investimentos />

Qual a importância de entender o mercado de investimentos?

Entender o mercado de investimentos é fundamental. A base e o conhecimento permitem que o investidor tome decisões informadas e aproveite as oportunidades de investimento de forma mais eficaz.

Também serve porque é importante compreender os riscos envolvidos nos diferentes tipos de investimento e conhecer as estratégias de diversificação que podem ajudar a minimizar esses riscos.

Além disso, é importante estar ciente das últimas tendências do mercado, pois isso ajuda a prever quais setores e investimentos podem ter mais rentabilidade no futuro.

(Fonte: Getty Images)

Preparação para investir da geração Z

Entenda como é o perfil desse grupo e como ele aprende sobre educação financeira, principalmente com foco em investimentos:

  • Realiza negociações com mais frequência;
  • Assume mais riscos;
  • Preocupado em obter ganhos rápidos;
  • Monitora o portfólio mais de perto;
  • Objetivos de curto e médio prazo;
  • Aprende por meio de influenciadores nas redes sociais ou YouTube.

<Para ver depois: você sabe identificar seu perfil de investidor? Confira />

Geração Z: confira dicas para investir sem errar

Confira logo abaixo 7 dicas para qualquer pessoa nunca errar ao fazer um investimento financeiro. Bora lá?

  1. Faça uma pesquisa aprofundada antes de decidir.
  2. Diversifique sua carteira de investimentos para reduzir o risco.
  3. Estabeleça metas de investimento realistas.
  4. Não se deixe levar por conselhos de investimento de pessoas desconhecidas.
  5. Seja disciplinado e mantenha um plano de investimento de longo prazo.
  6. Acompanhe as notícias econômicas para entender o mercado.
  7. Seja paciente e não ceda às pressões e às emoções.

Que tal se especializar com a melhor preparação? 🎓

Faculdade XP recebe inscrições para o MBA em Assessoria de Investimentos. As vagas estão abertas para candidatos de qualquer lugar do Brasil.

Se você tiver uma graduação completa e muito interesse em atuar no mercado financeiro, agarre essa oportunidade única!

O curso com profissionais de renome possui apenas oito meses de duração e as aulas acontecem de forma online. Um BÔNUS na qualificação é que você sairá preparado para garantir aprovação e obter o certificado ANCORD.

Conheça também a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato aos cursos e bootcamps oferecidos! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Continue Aprendendo

spot_img