5 opções de investimentos de liquidez diária para você conhecer

Se você tem o perfil conservador ou quer montar um fundo de emergência, considerar esses investimentos pode ser uma boa opção

Ter uma carteira rentável é o objetivo de qualquer investidor. Entretanto, essa não deve ser a única característica a ser avaliada na hora da aplicação. A liquidez, por exemplo, é outro item fundamental, afinal, nunca se sabe quando imprevistos podem surgir.

É por isso que os investimentos de liquidez diária devem ser considerados tanto pelos conservadores como pelos mais arrojados.

Com esse tipo de investimento, é possível garantir uma reserva de emergência sem que o dinheiro precise ficar parado. É uma solução para que rentabilidade e segurança caminhem juntas. No artigo abaixo reunimos cinco opções que você deve conhecer para diversificar a carteira sem medo.

Relembrando: o que são investimentos de liquidez diária?

Certamente você já leu ou ouviu falar sobre investimentos com liquidez alta ou baixa. Essa definição é muito comum em análises e indicações de aplicações, mas você lembra o que isso significa?

O conceito de liquidez está relacionado à capacidade de transformar um ativo em dinheiro. Ou seja, a quanto pode ser fácil ou difícil vender ou resgatar uma quantia depois de aplicada.

Falando especificamente em liquidez diária, estamos nos referindo aos investimentos que podem ser transformados novamente em dinheiro no mesmo dia útil da solicitação.

Imagine, por exemplo, que você aplicou R$ 1.500 que sobrou no mês. No dia seguinte, porém, você bateu o carro e a franquia cobrada pela seguradora é justamente de R$1.500. Se a aplicação foi feita em investimentos de liquidez diária, será possível resgatar o valor.

< Se você tem o estilo conservador na hora de investir e preza pela segurança do seu patrimônio, confira 4 passos para sair da poupança e investir na renda fixa />

Para quem são destinados os investimentos de liquidez diária?

Assim como a maior parte dos investimentos, as opções de liquidez diária não são direcionadas a um público específico. Essa resposta, na verdade, varia conforme o objetivo financeiro de cada investidor.

É comum que os mais arrojados não tenham esse tipo de ativo na carteira. A justificativa está relacionada, principalmente, à baixa rentabilidade que ele oferece. Do outro lado, os mais conservadores costumam buscar por ele, já que tendem a ser opções mais seguras. Mas a liquidez diária não está relacionada somente a essas questões.

Imprevistos acontecem e é preciso estar preparado para eles. Nesse caso, ter uma reserva de emergência é essencial. O erro comum, porém, é achar que esse dinheiro precisa estar guardado na poupança para ser resgatado a qualquer momento.

Hoje existem dezenas de opções que oferecem a mesma possibilidade de resgate que a poupança, mas com opções mais rentáveis.

Os investimentos de liquidez diária também são destinados para quem tem objetivos de curto prazo. Neste caso, a quantia é investida e rende por pouco tempo até que seja necessário resgatá-la.

5 investimentos de liquidez diária para você investir

Agora que você relembrou o conceito da liquidez diária e entendeu que esse tipo de investimento pode contribuir com a diversificação e estabilidade da sua carteira, confira cinco opções bastante populares para você aplicar:

Títulos públicos

Quem é que nunca ouviu um familiar dizer que título público é a opção mais segura de investimento? E pode confiar: essa afirmação é verdadeira.

Basicamente, esses ativos são emitidos pelo Governo Federal e garantidos pelo Tesouro Nacional. O objetivo é levantar fundos para o financiamento da dívida pública e de atividades governamentais, como a saúde.

O que garante a segurança desses títulos é justamente o fato de estarem atrelados a um órgão nacional. E a liquidez diária é decorrente das recompras do governo, que devem ser feitas diariamente.

Na hora de escolher por essa opção de investimento, só é preciso lembrar que ele possui três tipos: prefixado, pós-fixado e híbrido. Na primeira opção, o pagamento de taxa é negociado no momento da aplicação. No segundo tipo, o pagamento está atrelado à taxa Selic. Por fim, a opção híbrida está ligada à inflação e o pagamento é baseado em uma taxa prefixada + a variação do IPCA.

Fundos DI

Por terem um desempenho bastante previsível, os fundos DI também são boas opções de investimentos com liquidez diária. Eles se assemelham aos títulos, principalmente porque podem ser compostos por eles. O que isso significa?

Os fundos DI não são um investimento único, mas sim, como o nome sugere, um fundo de investimento. Neste caso, ele é composto por mais de um ativo, entre eles, os títulos pós-fixados, por exemplo.

Antes de procurar por um assessor, entretanto, saiba que esse investimento possui taxa de administração, cobrança de Imposto de Renda e come-cotas. Os valores variam de acordo com o total a ser aplicado e o tempo de investimento.

CDB

CDB é a sigla para Certificados de Depósito Bancário. Eles são emitidos por instituições financeiras privadas onde, basicamente, você ‘empresta’ dinheiro ao banco e recebe a quantia de volta com juros.

A rentabilidade de um CDB está atrelada a um indexador, normalmente sendo ele o CDI. As porcentagens relacionadas superam 100% e, a depender da taxa no momento do resgate, é possível ter acesso a boas quantias.  

Assim como no caso dos títulos públicos, os CDBs podem ser prefixados, pós-fixados ou híbridos. Mas é preciso ficar atento ao seu objetivo financeiro, já que nem todas as opções oferecem liquidez diária.

Ações

Até aqui nós demos exemplos de opções de renda fixa que oferecem liquidez diária. Entretanto, se você quer arriscar um pouco mais em prol da rentabilidade, pode apostar no mercado de ações.

Neste caso, você compra frações do capital de uma empresa e, a qualquer momento, pode optar por vender papéis da carteira. Porém, como a operação ocorre em dias úteis e há um período de liquidação, o dinheiro não é disponibilizado instantaneamente.

Fundos Imobiliários

Assim como as ações, os fundos imobiliários também são negociados na Bolsa de Valores. Se você optar por eles, irá investir em empreendimentos imobiliários através de cotas.

Caso deseje resgatar a quantia, é preciso estar atento às condições do fundo escolhido e considerar o prazo de liquidação para o recebimento do valor.

Riscos da liquidez diária

O risco de liquidez não está relacionado ao fato dela ser diária ou não, mas sim à própria liquidez. Nós explicamos.

Já dissemos que a liquidez é a dificuldade ou facilidade de recuperar um dinheiro investido. O risco ocorre quando essa retirada precisa ser feita em um período anterior ao projetado na hora do investimento. Neste caso, os prejuízos financeiros podem ser consideráveis.

No caso de um investimento com liquidez diária, não existe esse tipo de risco. Isso porque a recuperação da quantia pode ser feita quase que instantaneamente.

E as vantagens?

Sem dúvidas, a liberdade que os investimentos de liquidez diária oferecem são sua grande vantagem. Afinal, você pode recuperar o dinheiro investido a qualquer momento sem que sofra prejuízos por isso.

Outra vantagem é o fato de que essas são opções com maior rentabilidade comparadas à poupança. Em alguns casos, inclusive, com a mesma segurança.

Conclusão

Se você tem o perfil conservador ou ainda está montando sua reserva de emergência, incluir investimentos de liquidez diária em sua carteira pode ser uma boa opção. Assim, garante rentabilidade para o seu dinheiro ao mesmo tempo em que o mantém à sua disposição para eventuais necessidades.

Se você quer saber mais sobre o mercado financeiro, inscreva-se no combo de cursos da Xpeed. Neles, terá acesso a temas como inflação, taxa Selic e até mesmo crenças relacionadas ao dinheiro. Clique aqui para ver mais informações.

Continue Aprendendo

spot_img