Investir em debêntures é seguro? Explicação detalhada!

Cobertura do FGC, risco de crédito da empresa emissora do título, tipos de garantias oferecidas e prazo de vencimento. Estes são alguns dos pontos a serem analisados para saber se investir em debêntures é seguro e se a aplicação combina com o seu perfil de investidor.

Neste artigo, mostraremos todos esses aspectos em detalhes para ajudá-lo a decidir se debênture é um bom investimento para você. 

Vamos lá? 

O que é investimento em debêntures?

Antes de saber se investir em debêntures é seguro, vamos relembrar rapidamente o que é investimento em debênture?

Quando uma empresa não possui recursos próprios para viabilizar um projeto, ela pode negociar títulos no mercado financeiro a fim de obter o capital que precisa.  

É desse modo que funciona o investimento em debêntures. Ou seja, o  investidor empresta o dinheiro que a companhia precisa ao comprar seus títulos negociados e, assim, recebe em troca, rentabilidades no formato de juros.

Basicamente, existem dois principais tipos de debêntures:

as incentivadas: que contribuem para  projetos e obras que beneficiam a infraestrutura do País, como aeroportos, portos etc. Por serem isentas da cobrança de Imposto de Renda (IR) e apresentarem uma rentabilidade atrativa, são ótimas alternativas para quem quer diversificar a carteira

e as comuns: que seguem a Tabela Regressiva do IR, funcionando da seguinte maneira:

  • de o a 180 dias você pagará uma alíquota de 22,5% sobre o rendimento;
  • de 181 a 360 dias, 20%;
  • de 361 a 720 dias 17,6%
  • e acima de 720 dias 15%.

Conheça mais detalhes sobre as debêntures assistindo ao vídeo abaixo:

Afinal, investir em debêntures é seguro?

Para entender se investir em debêntures é seguro, é imprescindível que você conheça alguns aspectos sobre seus riscos. 

Mas já afirmamos, de antemão, que as debêntures possuem alguns riscos a mais que outros tipos de investimentos em renda fixa. Contudo, também trazem melhores potenciais de rendimento

Portanto, cabe a você, investidor, colocar na balança o custo-risco-benefício, dentro do que você espera de um investimento. 

Para ajudá-lo, apontamos a seguir alguns pontos para os quais você deve estar atento. Vamos lá?

Debêntures não são cobertas pelo FGC

O principal risco das debêntures é de crédito, ou seja, da empresa emissora dos títulos não pagar o que deve ao investidor.

Isso se deve principalmente ao fato desse tipo de investimento não ser coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

O FGC cobre até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ e por instituição financeira em casos de inadimplência, em algumas aplicações de renda fixa

Porém, investir em debêntures é seguro, basta apenas um pouco mais de atenção na hora de escolher a empresa emissora dos títulos, antes de aplicar seu dinheiro.

Sempre prefira companhias  sólidas, fundamentadas e com bom histórico para, assim, ter mais segurança. 

Também é fundamental conferir o rating da companhia escolhida, nota atribuída por agências externas ao nível de risco de crédito de uma empresa. 

O mercado conta com diversas agências que avaliam esse risco, dentre algumas com maior credibilidade estão a S&P, Moody’s e Fitch.

Garantias oferecidas pelas debêntures

Outro aspecto com influência nos riscos das debêntures são os tipos de garantia que ela oferece. Veja quais são elas a seguir.

  • Garantia real (considerada uma garantia forte): quando bens da empresa emissora ou de terceiros são oferecidos como garantia de pagamento;
  • Garantia flutuante (considerada uma garantia fraca): em caso de falência da empresa emissora, o investidor tem prioridade no pagamento de dívidas;
  • Debênture sem garantia quirografária (sem preferência): já nesse tipo de garantia, o investidor não possui prioridade no pagamento das dívidas;
  • Debênture sem garantia subordinada (considerada a de menor garantia): oferece prioridade de pagamento de dívidas apenas em relação aos acionistas. 

Prazo de vencimento da debênture

Uma outra questão que você deve considerar, ao pensar se investir em debêntures é seguro ou não é o prazo de vencimento do título.

Esse prazo pode variar bastante, de alguns meses até 10 anos, e é bem importante ficar atento a prazos muito longos

Quem emite títulos de debêntures são empresas privadas, que contam com todo tipo de risco (financeiro, operacional, fiscal etc.).

No longo prazo é mais provável que algum desses fatores cause problemas na empresa, impactando a sua capacidade de pagar o que deve ao investidor. 

Ok, mas investir em debêntures é ou não é seguro?

Mostramos aqui alguns pontos de atenção necessários ao realizar esse tipo de investimento. Porém, isso não significa que investir em debêntures não é seguro, ok?

O que você deve fazer é estudar os títulos antes de aplicar. Lembre-se que, no mundo dos investimentos, conhecimento vale, literalmente, DINHEIRO! 

Por isso, pesquise bem antes de investir. Nesse caso, você pode, por exemplo, acessar o site “Debêntures”, mantido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro (ANBIMA). 

Lá, você tem acesso a detalhes de qualquer debênture e a muitas informações úteis a esse tipo de investimento como dados e documentos de mercado financeiro. 

A debênture é um bom investimento?

Se debênture é um bom investimento ou não vai depender do seu perfil de investidor e de seus objetivos. 

Como mencionamos, elas apresentam mais riscos que outras aplicações de renda fixa,como o CDB e o Tesouro Direto. Porém, são potencialmente mais lucrativas.

Por isso, costumam ser uma alternativa para aqueles investidores que não querem deixar a renda fixa de lado, mas que desejam incrementar seu portfólio e buscam por opções mais sofisticadas desses investimentos. 

Porém, cada debênture possui características específicas que variam muito de papel para papel, como mostramos nos tópicos anteriores. 

Com isso, o investidor precisa estar disposto a gastar algum tempo estudando esses detalhes para aplicar com mais confiança. 

Portanto, para minimizar riscos e maximizar lucros, antes de aplicar seu dinheiro avalie as debêntures disponíveis, dando preferência à:

  • debêntures com garantias reais;
  • debêntures incentivadas, com isenção fiscal;
  • debêntures de empresas consolidadas e com boas perspectivas de crescimento.

Uma última dica para ajudá-lo a avaliar se investir em debêntures é seguro e se vale a pena, ou não, é investir em conhecimento.

Neste cenário, é claro que você até pode contar com um gestor ou um especialista do mercado para orientá-lo. Entretanto, o conhecimento, inegavelmente, traz mais segurança e confiança, dois pontos essenciais para quem investe. 

Para te ajudar neste sentido, que tal dar o pontapé inicial  aprendendo sobre aplicações em renda fixa? É o que o curso “Renda fixa: Ganhos com Baixo Risco” vai te ensinar! 

Com ele, você aprenderá o bê-á-bá desse universo e muito mais! Tudo de forma prática e fácil! Ficou curioso? Então, clique no banner para saber mais! 

Imagem da campanha de um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

Fique de olho também nos conteúdos do blog Xpeed, com publicações diárias para facilitar sua vida de investidor!

Continue Aprendendo

spot_img