Java ou dotNet: saiba como comparar e qual delas vale mais a pena!

O desenvolvimento de softwares é uma ciência que está em alta e que pode render um bom salário para quem investe nesse conhecimento, mas é preciso ficar atento, afinal de contas, se especializar em uma linguagem específica pode fazer a diferença no retorno obtido.

Com isso em mente, uma pergunta que pode surgir é: Java ou dotNet, qual é melhor e vale mais a pena? A resposta depende bastante do seu perfil e do caminho que deseja seguir, mas é muito importante entender cada uma para fazer a escolha certa.

Então vamos lá, nesse post você verá o que é java, o que é dotNet, o que um desenvolvedor precisa aprender para criar códigos em cada uma dessas linguagens e como elas se comparam em relação à  demanda e ao retorno financeiro que encontramos no mercado. 

Continue lendo!

O que são linguagens de programação?

De modo geral, uma linguagem de programação é um conjunto de ordens, diretrizes, regras, dados e algoritmos utilizados para desenvolvimento de softwares, servindo para controlar o funcionamento desses sistemas e o caminho lógico que ele utiliza para operar.

Podemos considerar o código como um manual de instruções que descreve as regras, funções e operações de um software. Já a linguagem de programação seria como o idioma que define a forma como ele deve ser escrito e depois lido pelo dispositivo ou hardware. 

Enquanto isso, o código criado é a forma como o sistema foi escrito e projetado para funcionar, a linguagem é a forma como ele pode ser lido pelo hardware que o utiliza, exigindo que haja algum nível de compatibilidade entre ela e a plataforma utilizada.

Antes de falar sobre Java e dotNet, é preciso entender que a primeira é uma linguagem utilizada em múltiplas plataformas diferentes, o que confere uma grande variedade de aplicações, enquanto a segunda é um framework ou plataforma de desenvolvimento, criada pela Microsoft, que, por sua vez,utiliza um leque diversificado de linguagens de programação, como a C#, por exemplo.

Vamos entender melhor cada uma delas a seguir.

O que é Java?

Java é uma linguagem de programação muito flexível e popular. É muito utilizada para o desenvolvimento de códigos de aplicações web, jogos, computação em nuvem, Internet das Coisas (IoT ou Internet of Things), Big Data e Inteligência Artificial.

Projetada para ser fácil de usar e permitir a aplicação em múltiplas plataformas, a Java possibilita um aprendizado autodidata, com uma comunidade ativa para dar total suporte, além de funções e bibliotecas serem amplamente integradas às soluções disponíveis.

Quem escolhe esse caminho pode atuar em praticamente qualquer sistema operacional ou plataforma, desse modo, o código escrito é replicado com mais facilidade e o seu alcance tende a ser maior.

Com esse conhecimento, é possível trabalhar com desenvolvimento de aplicações web, mobile e muitos outros tipos de software.

O que um desenvolvedor Java precisa saber?

A linguagem de programação Java é uma das mais amigáveis para o desenvolvedor, ao mesmo tempo que é uma das mais buscadas por empresas que precisam de soluções na área de programação de softwares.

Porém, é preciso destacar que ela já passou por muitas mudanças e atualizações, desde que foi criada em 1995. Por isso, é preciso se manter atualizado, gostar de aprender e ter facilidade para buscar soluções por conta própria. 

Dentro do ecossistema Java, existem muitos caminhos a se seguir, o que abre muitas portas para quem investe nessa carreira. O ponto forte desses profissionais é a capacidade de atuar como desenvolvedor back-end.

< Confira: 10 linguagens de back-end mais usadas />

O que é dotNET?

Como mencionado, o dotNet é um framework de desenvolvimento, criado pela Microsoft originalmente com código fechado e, posteriormente, sendo transformado em uma plataforma de código aberto, o que impulsionou bastante sua relevância no mercado.

Se você imaginou que essa plataforma é mais forte para dispositivos que usam o Windows como sistema operacional, acertou. Foi uma estratégia da Microsoft para oferecer uma plataforma otimizada para o desenvolvimento de softwares no seu SO, competindo diretamente com o Java.

Como plataforma, a dotNet usa diferentes linguagens de programação, sendo que a C#, Visual Basic e C++ são as mais destacadas. Assim como o Java, pode ser utilizada para muitas atividades diferentes, de computação em nuvem a jogos, IoT e muito mais.

O que um desenvolvedor DotNET precisa saber?

Para ser um bom desenvolvedor dotNet, é importante buscar uma formação em engenharia de software, ciência da computação ou similares. Entre as habilidades mais requisitadas, temos o conhecimento sobre desenvolvimento front-end, linguagens de programação e framework dotNet. 

< Leia também: Desenvolvimento Web: TUDO que precisa saber />

Java e DotNET: qual aprender?

A escolha de uma empresa para investir em uma ou mais plataformas depende de diversos fatores baseados em conhecimentos e oportunidades, no entanto, profissionalmente, muitas vezes temos que decidir entre um ou outro ponto que desejamos seguir.

O que podemos destacar em relação a salário, é que em ambas as plataformas Java e dotNet tiveram aumento nos últimos anos. A média mensal fica em torno de R$ 5.250,00 para quem atua como desenvolvedor dotNet, enquanto programadores Java recebem em torno de R$ 4.697,00 em média.

Analisando além dos números, se o objetivo é maximizar as possibilidades de contratação, a linguagem Java é uma ótima opção em comparação a dotNet, já que possui praticamente o dobro de vagas disponibilizadas no período, além das possibilidades do mercado de mobile que está em amplo crescimento para Android.

No entanto, Java exige um perfil de aprendizagem muito mais autodidata do que .NET, em especial para atingir altos níveis de salário e conhecimento de boas práticas da plataforma. Na outra ponta, a facilidade e o investimento por parte da Microsoft na plataforma .NET trazem recursos e atrativos mais claros e acessíveis do que os encontrados na plataforma Java.

Vale a pena avaliar o mercado e as empresas presentes na sua região, oportunidades nas duas plataformas estão presentes em diversos lugares do Brasil, mas vale a pena considerar se na sua região elas não estão muito desbalanceadas no sentido oposto a sua escolha. 

No mais, vale lembrar que as duas plataformas tem mais em comum do que de diferente, afinal buscam resolver os mesmos problemas, ou seja, aprender uma plataforma não te impede de seguir em outra no futuro , e, no mercado o que vale é a sua capacidade de adaptação às oportunidades, e não o seu conhecimento adquirido de fábrica.

Nesse caso, uma boa alternativa é buscar uma carreira como desenvolvedor full stack, que possui conhecimento em múltiplas linguagens, tanto no front-end quanto no back-end, o que abre muito mais possibilidades para o seu futuro.

Quer mais? Então confira a MBA em Desenvolvimento Full Stack na Faculdade XP Educação, uma pós-graduação de alto nível e totalmente online, ideal para investir na sua carreira tecnológica com um método ágil e pragmático.

Faça já sua matrícula e vá mais longe!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img