Array em JavaScript: entenda o que é, como criar e aplicar

Entenda como funciona array em JavaScript e aplicabilidades na programação

Gosta de desenvolvimento? Está no lugar certo para aprender sobre Array em JavaScript. Talvez você já saiba que JavaScript é uma linguagem de programação amplamente utilizada na web. É uma linguagem fácil de aprender e possui diversas bibliotecas e recursos que a torna-a poderosa.

Um array é uma estrutura de dados que permite armazenar múltiplos valores em uma única variável. Arrays são muito úteis em programação, pois permitem que você trabalhe com múltiplos valores de forma eficiente. Cada valor na array é chamado de elemento, e cada elemento tem um índice, que é o seu número de ordem.

O array em JavaScript é indexado a partir do zero, o que significa que o primeiro elemento de um array é o índice zero, o segundo elemento é o índice um e assim por diante.

Quer se aprofundar no assunto? Você saberá o que é um Array, o funcionamento, como acessar, realizar inserções ou remoções e quais são as diferenças entre array e objeto. Boa leitura!

O que é um Array?

Array nada mais é do que uma estrutura de dados simples que está presente na maioria das linguagens de programação. Tem como intuito ser um espaço contínuo na memória para organizar e armazenar uma coleção de elementos.

Isso irá facilitar para quem irá precisar das informações, pois poderão ser acessadas rapidamente via indicação do índice da posição pretendida. Como complemento, um array é uma variável especial que pode ter mais de um valor por vez.

<Leia também: como iniciar no mundo da programação (passo a passo) />

Diferencial de uso

Um array tem, ao lado de seus elementos, uma propriedade especial chamada lengthe uma coleção generosa de métodos para manipular os elementos. Eles representam o verdadeiro poder dos arrays. Você pode pesquisar, classificar, excluir, inserir e até simular o comportamento de outros tipos de dados de coleta, como fila e pilha.

Comportamento LIFO (pilha)

LIFO significa Last-In-First-Out, em português “último a entrar primeiro a sair”, e representa uma pilha. Imagine uma pilha de livros. O último livro que você adicionou é o que está no topo da pilha e é o único que você pode pegar de volta. Em uma pilha, existem 2 operações possíveis: adicionar no topo da pilha e remover o último elemento adicionado da pilha.

(Fonte: Freepik)

Comportamento FIFO (fila)

FiFo significa First-In-First-Out, em português “primeiro a entrar, primeiro a sair”. Imagine uma fila de pessoas em uma clínica. A pessoa que chegar primeiro será a atendida. A última pessoa que entrar na fila terá que esperar que todas as outras pessoas saiam antes de ser atendida.

Uma fila na programação de computadores é semelhante: a operação de adição coloca um elemento no final da fila e a operação de remoção exclui elementos do início da fila.

(Fonte: Freepik)

<Veja depois: o que é, importância e a relação da Inovação nas empresas />

Como funciona e para que serve um Array?

Como dito anteriormente, um array é uma estrutura de dados que permite armazenar uma coleção de elementos do mesmo tipo. Os arrays são usados ​​em muitos algoritmos, como pesquisas e ordenações, úteis na implementação de tabelas hash.

Tabelas Hash? Sim, elas são usadas para armazenar dados de forma eficiente e rápida. Tecnicamente é uma tabela de mapeamento que usa uma função hash para transformar os valores de chave em valores de índice.

Esses valores de índice são usados para acessar os dados já armazenados. O uso delas são muito eficientes para acessar dados e podem ser usadas para implementar várias estruturas de dados, como mapas e conjuntos.

Exemplos de programações que usam array javascript:

  • Um programa que cria um array de números inteiros e imprime o array na tela;
  • Um programa que cria um array de nomes de pessoas e imprime o array na tela;
  • Um programa que cria um array de objetos, cada um contendo dados de uma pessoa (nome, idade, endereço, etc) e imprime o array na tela.

Como funciona um Array em JavaScript?

Para entender na totalidade, você deve saber que JavaScript é uma linguagem de programação usada para criar e manipular conteúdo dinâmico na página web, ou seja, em navegadores. Ele também pode ser usado para criar aplicativos web e serviços.

Um array é uma coleção de valores em JavaScript. Esses valores podem ser números, strings, objetos, etc. Aliás, um array pode ser criado de várias maneiras diferentes. Para acessar cada item nessa estrutura temos um índice numérico, que é consultado de formas distintas, como indicado abaixo.

Exemplo:

var cores = [ “azul”, “amarelo”, “rosa” ]

Espaços e quebras de linha não são importantes. Uma declaração pode abranger várias linhas:
var cores = [

“azul”,

“amarelo”,

“rosa”];

Como declarar um Array no JavaScript?

Como dito anteriormente, um array é uma estrutura de dados que consiste em um conjunto de elementos. Cada elemento tem um índice que determina a sua posição no array. No JavaScript, arrays são objetos especiais e possuem várias propriedades e métodos próprios. Para declarar um array, utiliza-se a sintaxe:

var nome_do_array = new Array [elemento1, elemento2, ..., elementoN];

Onde “nome_do_array” é o identificador do array e “elemento1”, “elemento2”, …, “elementoN” são os elementos do array.

Como acessar e adicionar elementos de Array em JavaScript?

Há algumas formas de fazer a inserção de novos itens, digamos. Para adicionar elementos a um array, usamos o método push(). Ele, no caso, adiciona itens ao final de um array e altera o array original.

Veja abaixo:

array_nome.push(elemento1);

array_nome.push(elemento2);

Você também pode usar o operador de atribuição (+=) para adicionar um novo elemento a um array.

Outro método é o unshift(), que insere um ou mais elementos no início do array:

frutas.unshift('morango');

// frutas = ['morango', 'maçã', 'banana', 'laranja']

Também é possível adicionar elementos em qualquer posição do array usando o splice():

frutas.splice(2, 0, 'manga');

// frutas = ['morango', 'maçã', 'manga', 'banana', 'laranja']

Como acessar e remover elementos de Array em JavaScript?

Há diferentes formas de exclusão de itens de um array, isso porque elas dependem conforme a posição do elemento. Caso queira excluir o primeiro item array é utilizado o método shift (), ele irá remover o elemento e posteriormente retornará ao item removido (caso, seja um valor relacionado a uma variável ou constante).

var removePrimeiroItemArray = ["Alexandre","Marina", "Paulino", "Pedro"];
var itemRemovido = removePrimeiroItemArray.shift();
console.log(removePrimeiroItemArray);
console.log("Item excluído: " + itemRemovido);
/* saída:
[ 'Marina', 'Paulino', 'Pedro' ]
Item excluído: Alexandre
*/

Também há a possibilidade de remover um elemento em alguma posição específica do array. O método usado é o splice (). Para isso, indique o índice do item a ser excluído e a quantidade de elementos que serão retirados. Aliás, esse método também pode ser usado para inserção de novos elementos em array Javascript.

A retirada de um elemento também pode ser realizada no final do array. Nesse caso, o método que deverá ser abordado é o pop (), ele irá realizar a exclusão do último elemento e retorna o item excluído.

var arrayExcluirUltimo = ["Joana", "Marina", "Paulina", "Patrícia"];
var itemExcluido = arrayExcluirUltimo.pop();
console.log(arrayExcluirUltimo);
console.log("Item excluído: " + itemExcluido);
/* saída:
[ 'Joana', 'Marina', 'Paulina' ]
Item excluído: Patrícia
*/

Como acessar um objeto dentro de um Array no JavaScript?

Para acessar um objeto dentro de um Array no JavaScript, você pode usar o método Array.prototype.find(). Este método retornará o primeiro objeto do Array que satisfizer a função de callback especificada.

Há ainda uma outra forma. O acesso a um objeto dentro de um Array no JavaScript pode ser feito utilizando a sintaxe de colchetes. Por exemplo, suponha que você tenha um Array chamado “myArray” que contém três objetos. Para acessar o primeiro objeto, você pode utilizar a sintaxe myArray[0].

E se ainda tiver dificuldades tente consultar um objeto com o método indexOf() para encontrar o índice do objeto no Array, e então acessar o objeto com base nesse índice. Você também pode usar o método forEach() para percorrer todos os elementos do Array e encontrar o objeto que você está procurando.

Qual a diferença entre Arrays e objetos?

Os arrays são estruturas de dados lineares em que os elementos são indexados a partir de um único número inteiro. Já os objetos são estruturas de dados não lineares em que os elementos são indexados a partir de uma chave, que pode ser qualquer tipo de valor.

Aliás, ambos englobam as mesmas informações. Todavia, a forma de acesso ao conteúdo é diferente entre os dois formatos. Ao passo que no array é preciso informar o índice de cada elemento, já no objeto basta consultar a propriedade desejada.

Quando usar Arrays ou objetos?

A tomada de decisão deve ser feita conforme a utilidade almejada.

  • Array: usar quando uma lista de dados se repete (nomes e números, por exemplo) e quando quiser que os nomes dos elementos sejam números.
  • Objetos: usar quando quer armazenar um elemento com propriedades variadas e quando quiser que os nomes dos elementos sejam strings (em texto).

Ademais, também há a possibilidade de uso das duas opções e utilizar um JavaScript Array Of Objects que servirá como um array para enumerar uma série de objetos.

Veja os exemplos abaixo:

var pessoas = [ {nome: "João", idade: 20},
 {nome: "Pedro", idade: 18},
 {nome: "Maria", idade: 30}, 
{nome: "José", idade: 25},];
var carros =
[ { model: " Gol ", year: "2015" },
 { model: "Siena", year: "2013" },
 { model: "Camaro", year: "2012" }, 
{ model: "Celta", year: "2011" } ];

<Saiba: o que é Metaverso, conceito, NFTs e exemplos />

O JavaScript é atualmente a linguagem de programação mais utilizada na web e sua aplicabilidade vai muito além de só “site”. Ele pode ser usado para criar aplicativos para celular, desktop e server-side.

Desenvolvedores de JavaScript no Brasil têm acesso a uma variedade de ferramentas e bibliotecas para ajudar no desenvolvimento de softwares e afins. Algumas das mais populares são o AngularJS, o ReactJS e o Vue.js. Também é possível encontrar profissionais que utilizam o Node.js para criar aplicações backend e API’s.

O mercado de trabalho para quem entende JavaScript é amplo e diversificado. O profissional poderá trabalhar como desenvolvedor web front-end, back-end, ou full-stack. Além disso, também pode atuar como desenvolvedor de aplicativos, criador de jogos, ou ainda como analista de dados. Há muitas possibilidades de atuação na área de desenvolvimento.

Quer se tornar um especialista? Participe do Bootcamp online sobre Arquitetura de Software e seja requisitado no mercado de trabalho! A formação que cabe no seu bolso e no seu tempo.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img