O que é Jitter, como solucionar e principais causas

Descubra como entender essa questão pode te ajudar no dia a dia e melhorar a sua navegação

A velocidade e o bom funcionamento da rede de internet é essencial para o dia a dia de milhares de pessoas ao redor do mundo. Afinal, a web permeia a vida social e a profissional de muitos, e é o meio mais utilizado para a comunicação nos dias de hoje.

Quem nunca se frustrou com a internet lenta, uma videoconferência importante travando ou um e-mail que não sai da caixa de entrada? 😵‍💫 Problemas técnicos, como o Jitter, podem explicar esses incômodos.

Confira a seguir mais detalhes sobre esse empecilho, seu impacto no dia a dia, suas causas e o mais importante: como evitá-lo.

O que significa Jitter? 🧐

Jitter é um indicador utilizado para medir a velocidade da entrega de dados. Quando a velocidade na entrega nos dados está baixa, pode ocorrer problemas em videoconferências, por exemplo.

Portanto, é importante ter em mente que o seu computador, ou qualquer outro dispositivo que acessa a internet, é basicamente um receptor e entregador de dados.

Dessa forma, os e-mails que saem da sua caixa, as chamadas de vídeo que você faz e recebe, ou os sites que você clica: tudo isso funciona devido a um fluxo constante de informações.

O tempo que um pacote de dados leva para ir e voltar até o dispositivo em que você está conectado é chamado de latência. Esse período, que é medido em milissegundos, pode variar conforme a distância física entre você e o destinatário.

Por fim, o Jitter é nada mais do que o atraso nesse processo de envio de dados entre dispositivos e servidores. Esse atraso é capaz de causar diversas instabilidades.

Jitter alto: quais os impactos?

O Jitter alto pode causar instabilidade em algumas atividades importantes. 😥 Dessa forma, ele é notado em algumas situações muito frequentes para pessoas que utilizam o computador todos os dias. Confira abaixo quais são elas:

Atrasos em chamadas ou transmissões

No caso das chamadas ou transmissões, o Jitter alto é muito evidente. Os atrasos nas entregas de pacotes de dados resultam em falhas ou cortes na fala e na imagem. Também é possível que cause um som reverberado.

Distorção de vídeo e/ou áudio

Outro ponto notável é que a imagem do vídeo e o áudio passam a ficar distorcidos. Dessa forma, eles perdem a qualidade original.

Entretanto, é mais comum reparar essas alterações em vídeos. Os programas que oferecem videochamadas tendem a priorizar a qualidade do áudio.

Principais causas do Jitter

O Jitter ocorre devido a uma inconsistência no tempo de latência dos pacotes de informações. Dessa forma, os fatores mais prováveis são:

Rede sem fio

O motivo mais provável é que o problema esteja relacionado à rede sem fio. Na prática, isso significa alguma disfunção na recepção do próprio roteador ou modem utilizado na sua casa/escritório. Por isso, é bom investir em aparelhos de qualidade.

Congestionamento de rede

Uma rede sobrecarregada também pode ser motivo para Jitter alto. Algumas redes não suportam muitos dispositivos conectados simultaneamente e, por isso, acabam causando lentidão.

Um alto tráfego de usuários em uma mesma página da web também pode causar o Jitter. Caso o servidor de um site não esteja preparado para receber muitos acessos, é possível que haja falhas no carregamento da página ou até mesmo uma queda. Portanto, quando isso ocorre, o problema não se encontra na internet e, sim, no servidor.

Tipos de Jitter

👉 Existem três cenários diferentes de Jitter e cada um deles causa um efeito que pode ser notado em alguma das atividades de vídeo e áudio. Confira abaixo quais são eles:

Jitter Constante

Conforme indica a própria nomenclatura, o Jitter constante possui, literalmente, uma variação constante de atraso nos pacotes de dados. Isso significa que é possível perceber um padrão na distorção tanto do vídeo, quanto do áudio.

Jitter Transiente

Nesse caso, somente um pacote de dados sofre atraso por um período mais longo. O Jitter Transiente pode ser notado quando ocorrem distorções mais randômicas e agudas.

Jitter Parcial

Já o Jitter Parcial é causado por um atraso mais longo e que afeta vários pacotes. Esse tipo de Jitter está normalmente relacionado a congestionamentos e alterações de rotas dos dados.

Como evitar esse problema?

Portanto, a maneira mais eficaz de evitar o Jitter é ter um provedor de serviço de acesso a internet que ofereça uma conexão de alta qualidade, adequada para videoconferências e streamings. Isso significa contratar uma internet de alta velocidade e investir em bons roteadores e modens. 👍

Dessa forma, instalar um buffer de Jitter também pode atenuar os efeitos deste atraso. Em linhas gerais, ele assegura que o dispositivo receptor possa armazenar um determinado número de pacotes e os reorganiza na ordem correta, de modo a minimizar distorções sonoras.

Outra solução que pode parecer um pouco antiquada é usar um cabo de internet. Ele evita esse tipo de problema e oferece uma conexão mais potente. As ligações sem fio são práticas e revolucionárias. Porém, estão mais propensas a problemas como o Jitter.

Por fim, ainda existem outras coisas que podem te ajudar a melhorar a velocidade da sua internet, como instalar um bom antivírus. Além disso, também é importante se certificar de que o roteador está bem posicionado na sua casa ou escritório. 🙂

Qual o Jitter ideal?

O Jitter é medido em milissegundos (ms). Portanto, o ideal é que essa taxa permaneça abaixo dos 30 ms. Dessa maneira, se o número ficar superior a isso, pode começar a ter problemas na qualidade de áudio ou vídeo.

Em termos técnicos, isso também significa que a perda de pacotes deve permanecer abaixo de 1%, e a Latência da rede não deve exceder os 150 ms.

Conclusão

Não há dúvidas de que o Jitter pode atrapalhar, e muito, a sua vida. Esse problema é um empecilho e cria obstáculos na comunicação clara e pode afetar o dia a dia no trabalho, por exemplo.

Você com certeza já foi impactado pelo Jitter durante alguma videoconferência. Entretanto, a boa notícia é que agora já sabe como identificar esse problema e como lidar com a situação! 🤩

Se você se interessou pelo tema, é curioso pelo universo dos softwares e busca uma especialização em Tecnologia, a XP Educação pode te ajudar. Adquira competências técnicas demandadas pelo mercado e se torne um especialista através dos nossos cursos de curta duração com modelo de ensino não linear!

Vale conferir o curso de Arquitetura de Softwares e Soluções, que ensina sobre o desenvolvimento dos requisitos arquiteturais necessários à construção de softwares. Clique e confira!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img