Linguagens back-end: qual é a melhor opção para o seu projeto?

As linguagens de back-end estão presentes em tudo que realizamos no meio digital e os profissionais que dominam essas linguagens são altamente requisitados em todo o mundo.

As linguagens back-end estão presentes em tudo que realizamos no meio digital e os profissionais que dominam essas linguagens são altamente requisitados em todo o mundo.

As linguagens back-end são responsáveis por fazer um site funcionar. Elas trabalham em conjunto com outros recursos e tecnologias, como bancos de dados, estruturas, servidores da web. 

Imagine, por exemplo, o aplicativo de delivery que você costuma pedir uma pizza ou qualquer outro tipo de comida. Ali, grande parte dos dados que o usuário envia e recebe é  administrada  pelo back-end do sistema. Porém, as funções não ficam visíveis para os clientes.

Quando você escolhe a tecnologia de back-end correta, é possível adquirir vários benefícios para o projeto.

  • Aprimorar as operações de aplicativos sem complicações;
  • Melhorar a velocidade;
  • Otimizar a escalabilidade;
  • Potencializar a capacidade de resposta do aplicativo. 

Porém, escolher quais são as melhores linguagens back-end é um verdadeiro desafio. Para ajudá-lo nessa etapa, simplificamos as 10 principais opções. 

Leia até o final e tire todas as suas dúvidas. Confira!

O que são as linguagens back-end?

A linguagem back-end faz a ponte entre a aplicação e o servidor onde ela está hospedada, proporcionando a comunicação com o banco de dados.

Quando você usa um aplicativo de uma instituição financeira, o sistema se comunica com um banco de dados e envia notificações. Isso é feito graças à combinação entre front-end e back-end (lado usuário e do servidor).

Qual é a importância das linguagens back-end para a tecnologia? 

As linguagens back-end são importantes porque permitem a comunicação cliente-servidor por meio de aplicações desenvolvidas apenas com linguagens front-end.

Essa implementação ocorreu com a criação das API’s, que foram desenvolvidas completamente com linguagens back-end. 

Elas permitem que aplicativo mobile e qualquer outro tipo de aplicação se comuniquem com uma outra aplicação por meio de requisições síncronas ou assíncronas.

Quais são as diferenças entre as linguagens back-end e front-end? 

Essa dúvida se tornou mais frequente desde que o JavaScript, uma linguagem nativamente front-end, pôde ser utilizada ao lado do servidor como uma linguagem back-end. Isso só foi possível com a criação do NodeJS, um runtime que atua como um interpretador de código JavaScript do lado do servidor.

  • Linguagem front-end: atua na comunicação entre o usuário e o navegador, 
  • Linguagem back-end: atua na comunicação entre a aplicação e o servidor. 

De forma prática, a linguagem front-end é aquela que está visível na aplicação, enquanto a back-end está por trás dos códigos. 

< Leia mais também em: front-end e back-end: entenda a diferença e tudo que precisa saber sobre o assunto />

Linguagens de programação back-end: quais são?

Existem várias linguagens de programação back-end. Cada uma tem as suas próprias características e linha de aplicação.

Por isso, é importante conhecê-las para descobrir qual atende melhor os seus objetivos e necessidades. 

Linguagem de programação de alto nível

Elas estão mais próximas da linguagem humana, mas não são executadas de forma direta pela máquina. Veja abaixo alguns exemplos. 

  • Python;
  • JavaScript;
  • PHP.

Linguagem de programação de nível intermediário

Esse tipo de linguagem tem uma representação direta do código de máquina e símbolos complexos convertidos por um compilador. 

Linguagem de programação de baixo nível

Nessas linguagens, os símbolos têm uma representatividade direta do código de máquina. Elas tratam diretamente com o hardware, praticamente incompreensíveis em termos de linguagem humana, como assembly.

< Leia mais também em: desenvolvedor full stack: o que faz e por que ter este profissional no time? />

Linguagens back-end mais usadas: quais são as principais? 

Na tecnologia, os cenários mudam com frequência. Algumas linguagens se perderam pelo caminho e já não são mais importantes. 

Por outro lado, existem algumas linguagens back-end que se mantêm firmes entre as empresas e desenvolvedores. Confira abaixo as queridinhas da área. 

1- Python

Python é uma das linguagens de programação mais fáceis de aprender. Ela oferece aplicações com ótimo desempenho. É indicada para quem deseja aprender back-end, mas não tem experiência com programação. Além disso, é uma das mais usadas para o trabalho de análise de dados.

2- JavaScript

JavaScript só pode ser considerada linguagem de back-end se for usada com o NodeJS. Ela é uma boa alternativa para o desenvolvimento web, além de trabalhar com aplicações dinâmicas e interativas.

3- TypeScript

A próxima linguagem da nossa lista é orientada a objetos. O principal objetivo é potencializar a linguagem JavaScript, proporcionando um conjunto a mais de ferramentas que ajudam a definir tipagem estática, parâmetros e retornos em funções.

4- Java

Uma das linguagens de programação mais antigas é a Java. Ela incorporou características de outras linguagens e é uma das mais utilizadas no mundo. Com essa alternativa, você pode desenvolver aplicações de vários portes.

5- C

Sem dúvidas, essa é uma das linguagens de programação mais complicadas de aprender da nossa lista. Ela permite programar uma variedade de sistemas, mas tem recursos limitados. 

6- C++

Uma versão turbinada da linguagem C. Com mais recursos e possibilidades, ela permite a programação tanto orientada a objetos quanto procedural.

7- C# .NET

Com C#, é possível aplicar desenvolvimento de plataforma cruzada, onde os aplicativos rodam em vários sistemas operacionais. Por ser orientada a objetos, permite que trechos de código sejam reutilizados e a solução de problemas se torne mais rápida.

8- Go

Criada pelo Google em 2009, a linguagem Go, ou Goland, oferece uma incrível capacidade de mostrar soluções para problemas complexos.

9- Ruby

Uma das linguagens preferidas de quem trabalha com prototipagem é a Ruby. Isso porque, ele tem recursos flexíveis e escaláveis. 

Com uma sintaxe simples e fácil de ser compreendida, você garante até 40% mais de rapidez no desenvolvimento do projeto, em comparação com outras linguagens.

11- PHP

Por fim, e não menos importante, temos a PHP. Ela é compatível com boa parte dos sistemas operacionais. 

Essa linguagem tem código-fonte aberto, é robusta, fácil de ser aprendida e se integra muito bem com outras linguagens tanto back-end quanto front-end. 

Onde as linguagens back-end são aplicadas?

Agora que você já sabe quais são as melhores linguagens back-end, provavelmente, está se perguntando: onde é possível utilizá-las no dia a dia? 

Bem, as linguagens back-end são trabalhadas, principalmente, em aplicações que precisam se comunicar com bancos de dados. 

É possível fazer essa comunicação com linguagens front-end, mas por meio de APIs, desenvolvidas com linguagem back-end.

Antes da internet, as aplicações quase não usavam os recursos de servidores. Os dados eram armazenados na máquina em que o sistema estava instalado ou, em casos menos recorrentes, em um servidor interno.

Com a transformação digital e o aumento dos sistemas online, o uso de linguagens back-end se tornou maior e mais constante, principalmente, pela necessidade de permitir que as aplicações pudessem ser acessadas de diferentes pontos, por usuários simultâneos. 

Então, onde houver a necessidade de comunicação com um banco de dados e acesso online à aplicação, com compartilhamento dos dados armazenados na base, ali haverá uma linguagem back-end, mesmo que a comunicação seja em forma de API.

Vale a pena aprender linguagens back-end?

Não basta apenas descobrir apenas quais são as linguagens de programação back-end. Você também deve entender se elas são essenciais para a sua carreira.

Atualmente, o mercado para profissionais com conhecimentos e habilidades em linguagens back-end está aberto. 

As oportunidades estão disponíveis em vários setores. A expectativa  é que elas aumentem cada vez mais, conforme o avanço da tecnologia e o uso da internet.

Seja você é um desenvolvedor front-end ou um iniciante na área de tecnologia, aprender uma linguagem back-end agregará muito, tanto para uma promoção no trabalho quanto nas possibilidades de conseguir uma boa colocação no mercado.

Agora, se você já trabalha com programação utilizando alguma linguagem back-end, não se acomode. Busque aprender uma nova alternativa, pois garantirá um diferencial competitivo no mercado. 

Como aprender linguagens de programação back-end?

Para trabalhar com as linguagens back-end mais usadas do mercado de tecnologia é fundamental aprender com desafios reais e de empresas reais. 

Você também deve contar com a interação de outros profissionais da área e alunos que estão no mesmo ritmo do seu processo de conhecimento. 

Isso é importante porque, quanto mais próximo da realidade da rotina de trabalho de um desenvolvedor, mais fácil será o seu aprendizado. 

Uma dica interessante é optar por cursos como desenvolvedor(a) NODE.JS

Aprenda a trabalhar com o desenvolvimento do Back-End de aplicações utilizando uma das principais linguagens de programação da atualidade, o JavaScript, e uma das principais ferramentas do mercado, o NODE.js.

Você descobre esse universo na prática, com profissionais experientes. Atue e desenvolva sua carreira em uma das áreas que mais cresce no mercado de trabalho.

Garanta o acesso às melhores oportunidades de carreira. Faça a sua inscrição no processo seletivo, gratuitamente, e conquiste um diferencial competitivo no mercado de trabalho. 

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img