Status HTTP: confira a lista completa dos códigos de resposta

Entenda, teoria e prática, sobre status HTTP e como identificar páginas com erros pelo Google Search Console

Se você trabalha com desenvolvimento, em algum momento você irá utilizar algum status HTTP. Mas, afinal, o que é isso e como utilizar? O HTTP Status é usado para indicar a situação da requisição de um usuário ao usar a internet.

Por exemplo, se alguém tentar acessar uma página, o servidor retornará um código de status HTTP que indicará se a página foi encontrada ou não. Se a página foi encontrada, o código de status HTTP será 200; se a página não foi encontrada, será 404.

Igualmente, ele também pode ser utilizado para indicação de outros status, como autenticação de usuários, redirecionamentos e erros diversos.

Confira nesse conteúdo, o manual completo sobre o assunto. Aliás, recomendamos fortemente que deixe essa página em favoritos para consulta posterior. Boa leitura!

O que é HTTP?

O HTTP (em inglês, Hypertext Transfer Protocol) é o protocolo de comunicação básico para a World Wide Web. Ele permite que usuários (com navegadores) e servidores troquem informações (como páginas HTML, imagens, vídeos, etc.).

Os desenvolvedores web utilizam-no para criar e publicar conteúdo na web. Usando o HTTP, o profissional pode enviar dados ao servidor, receber informações e acessar recursos disponíveis.

Além disso, ele também é usado para estabelecer conexões seguras usando o protocolo HTTPS, realizar gerenciamento de cookies, executar autenticações e enfim.

<Leia também: HTTPS e HTTP são diferentes, afinal? Veja aqui />

2 – O que são códigos de Status HTTP?

Toda vez que você acessa a internet por meio de um navegador, seja pelo smartphone ou pelo computador, a página com o endereço eletrônico HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é mostrada. Em português, chamado de Protocolo de Transferência de Hipertexto, a funcionalidade é um protocolo responsável pela comunicação entre o servidor e o usuário.

Desse modo, a cada “solicitação”, o HTTP responde se você obteve êxito ou não. Quando não há sucesso, é porque consta algum erro na página. Nisso, é exibida mensagem de erro que são os status HTTP.

(Fonte: Getty Images)

Classes de códigos de Status HTTP

São códigos de resposta que o servidor HTTP envia para o navegador para indicar o resultado da solicitação feita. Esses códigos são usados para informar ao cliente se a solicitação foi:

  • Bem-sucedida ou, ✅
  • Se houve algum erro. ❌

Por curiosidade, você deve saber que as classes de códigos de status HTTP são divididas em cinco classes, que incluem 1xx (informativo), 2xx (sucesso), 3xx (redirecionamento), 4xx (erro do cliente) e 5xx (erro do servidor).

Essas classes têm vários códigos de status que indicam o resultado de uma solicitação. Veja abaixo cada uma delas!

1xx – Informativa

Nesse caso, a solicitação foi bem-sucedida e o servidor está pronto para continuar o processo. Os códigos mais comuns são: 100 Continuar e 101 Mudando protocolos.

2xxs – Sucesso

A classe determina que a solicitação foi recebida, compreendida e que será processada com sucesso pelo servidor. Logo, um sucesso e tudo correu bem, sem erros.

Os códigos mais comuns são 200 OK, 202 Aceito, 207 Status Multi, 204 Nenhum conteúdo e outros diversos.

3xxs – Redirecionamento

Essa classe mostra que você será redirecionado para outra página. Geralmente, isso ocorre quando o URL que você digitou ou clicou foi alterada. Contudo, o administrador do site indica um redirecionamento para a página atualizada.

Os códigos mais comuns são 305 Use Proxy, 301 Movido Permanentemente, 304 Não modificado e outros.

4xxs – Erro do cliente

O status determina que o servidor não conseguiu, infelizmente, processar a solicitação. Isso acontece porque o usuário fez de forma errônea ou que não depende dele.

Os códigos mais comuns são 403 Proibido, 404 Não encontrado, 401 Não autorizado, 400 Requisição inválida, 407 Autenticação de proxy necessária.

5xxs – Erro do servidor

Já nesse caso, a classe mostra a solicitação não pode ser atendida por conta de erro de servidor. Normalmente é devido às permissões dos arquivos ou pastas de software.

Os códigos mais comuns dessa classe são 500 Erro interno do servidor, 502 Bad Gateway, 503 Serviços Indisponíveis e outros.

<Confira também: O que é Cross Browser e como o teste é feito? />

Status HTTPs mais comuns no navegador

Vamos aos detalhes de cada um deles!

Erro 401

O erro 401 é um código em que é devolvido pelo servidor para indicar que a solicitação não foi autorizada. Isso significa que o usuário não está autorizado a acessar a página, recurso ou diretório solicitado.

Normalmente, isso ocorre quando o usuário não tem as permissões necessárias ou não está conectado ao servidor. O erro 401 é muito comum em sites que requerem autenticação ou autorização, como áreas administrativas ou áreas protegidas por senha.

Erro 404

O erro 404 é um dos erros de HTTP mais comuns e significa “Página não encontrada“. Isso ocorre quando um usuário tenta acessar uma página que não existe no site.

Isso pode ocorrer por diversas razões, desde um URL digitado incorretamente por um usuário até mudanças no servidor que removeram ou renomearam a página. O erro 404 também pode ocorrer quando o servidor não consegue encontrar o caminho correto para a página solicitada. Por isso, a importância de criar codificações corretas.

Erro 405

O erro 405 é um erro de protocolo HTTP que ocorre quando alguém tenta acessar um recurso de um site que não é suportado. Isso significa que o servidor web não pode ou não permite acessar o recurso solicitado.

Ele geralmente acontece quando o método HTTP, como GET ou POST, usado para acessar o recurso não é suportado pelo servidor web. Por exemplo, se um usuário tentar acessar uma página de um site usando um método POST, mas o servidor web não suporta esse método, então aparecerá o código de erro 405.

Erro 429

O erro HTTP 429 é um código de resposta que significa “Muitas Requisições“. Isso significa que o servidor foi inundado com solicitações de um único cliente e não pode processá-las. Isso pode acontecer por várias razões, como um cliente que envia solicitações repetidas ou um ataque de força bruta.

Geralmente, o servidor tentará bloquear temporariamente o endereço IP do cliente em questão para evitar que ele realize mais solicitações, o que resultará na exibição deste erro.

Erro 500

O Erro 500 acontece quando um servidor web não consegue processar uma solicitação. Geralmente, ele é causado por um erro no código do site, por exemplo, scripts incorretos ou configurações incorretas. Ele também pode ser causado por problemas de memória ou processamento no servidor.

Normalmente, o usuário não pode fazer nada para corrigir o erro 500, pois é necessário que o administrador do site corrija o código ou faça ajustes no servidor.

Erro 503

O erro 503 é um código que indica que o servidor não consegue processar a solicitação do usuário devido a um problema temporário. Geralmente, ele é causado por problemas no servidor, como sobrecarga, manutenção ou falha mesmo. Ele também pode ser devido a um erro de configuração interna.

Muitas vezes, o erro 503 sinaliza que o site está temporariamente indisponível devido a uma atualização ou manutenção programada. Se o erro persistir por um longo período, é possível que o site esteja com problemas e você deve entrar em contato com o proprietário para obter mais informações.

403 Forbidden

O erro 403 é um erro de servidor HTTP que significa que o servidor não pode fornecer acesso a uma página ou recurso solicitado. Isso geralmente acontece quando um usuário tenta acessar um recurso no servidor sem autorização adequada.

Por exemplo, um usuário pode tentar acessar uma página que requer autenticação ou está protegida por senha, mas não forneceu a senha correta. Em outras palavras, o erro 403 significa que o servidor está recusando o acesso para a página específica, mesmo que a pessoa esteja autorizada a acessar outras partes.

502 Bad Gateway

Ele é um erro que surge quando um servidor intermediário, geralmente um servidor proxy ou um servidor de aplicação, não consegue obter uma resposta válida do servidor de destino. Ele é muitas vezes causado por problemas de conectividade, problemas de configuração ou problemas com os servidores envolvidos.

Ainda, a sinalização pode ser exibida em qualquer navegador na forma de uma mensagem de erro HTTP 502 Bad Gateway, e pode afetar diferentes tipos de serviços, como APIs, sites web, etc.

HTTP 304

O erro HTTP 304 indica que a solicitação do cliente foi atendida com sucesso, mas não houve alteração nos dados desde a última vez que foram recuperados.

Isso geralmente ocorre quando o cliente (um navegador, por exemplo) solicita um recurso da Web que já foi armazenado localmente em cache.

Ao receber um código de status de resposta HTTP 304, o cliente sabe que aquele recurso foi recuperado do cache e que não houve alterações nos dados desde a última vez que foi solicitado. Isso economiza tempo, pois o servidor não precisa enviar o recurso novamente ao navegador.

Outros códigos Status HTTP que é bom conhecer

  • 204 – Nenhum conteúdo;
  • 205 – Reset;
  • 301 – Movido Permanentemente;
  • 408  – Tempo de requisição esgotou;
  • 409 – Conflito;
  • 501 – Não implementado.

<Curiosidade: saiba quantas linguagens de programação existem />

Como identificar um código Status HTTP de resposta?

Para bater o olho e saber que é isso, basta perceber se começa com um número de 1 a 5, sendo indicado: 1XX, 2XX, 3XX, 4XX e 5XX.

Entenda que cada conjunto de número pertence uma categoria e resposta do servidor. Veja:

  • Inicia com 1: são referentes ao processamento;
  • Inicia com 2: são sobre operações com sucesso;
  • Inicia com 3: São redirecionamentos;
  • Inicia com 4: são referentes a algum erro do cliente;
  • Inicia com 5: são sobre erros do servidor.

Como os códigos de Status HTTP interferem no SEO das páginas?

Os códigos de status HTTP (status code http, em inglês) são usados ​​para indicar ao mecanismo de pesquisa como lidar com uma página. Por exemplo, se uma página retornar um código de status 200 – OK, o mecanismo de pesquisa pode indexar a página e mostrá-la nos resultados de pesquisa.

Por outro lado, se uma página retornar um código de status 404 – Not Found, o mecanismo de pesquisa entenderá que a página não está disponível e não a indexará.

Além disso, os códigos de status HTTP também são usados ​​para mostrar ao mecanismo de pesquisa que tipo de conteúdo está sendo exibido em uma página. Por exemplo, se uma página retornar um código de status 301 – Redirecionamento Permanente, o mecanismo de pesquisa entenderá que a página foi movida permanentemente e indexará a nova localização.

Os códigos desempenham um papel importante no SEO das páginas. 📈😮

Os códigos de status também sinalizam ao mecanismo de pesquisa se uma página é segura para indexar. Ao garantir que seu site retorne os códigos de status corretos, você pode aumentar as chances de obter melhores resultados de SEO. Ou seja, ser encontrado pelos internautas!

(Fonte: Getty Images)

Como encontrar status HTTP no Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que permite aos proprietários de sites e desenvolvedores web acompanhar o desempenho de seus sites no mecanismo de pesquisa do Google.

Além disso, também fornece informações sobre erros de rastreamento, indexação, associação de conteúdo e outras questões relacionadas ao SEO.

Um dos recursos mais importantes do Google Search Console é a capacidade de rastrear os códigos de status HTTP de seu site. Esses códigos de status são ​​para informar aos mecanismos de pesquisa quais URLs estão sendo rastreadas corretamente e quais estão retornando erros.

Para ver os códigos de status HTTP de seu site, siga o passo a passo:

  1. Acesse o Google Search Console e faça login com sua conta do Google.
  2. Na barra de navegação à esquerda, selecione ‘Relatórios’.
  3. Clique em ‘Crawler‘ no menu drop-down.
  4. Clique no botão ‘Códigos de status do rastreador’ no lado direito da página.
  5. Selecione a opção ‘Todas as URLs’.
  6. O relatório de códigos de status HTTP mostrará todas as URLs rastreadas pelo Google mais as situações.

Causas e soluções para corrigir erros e melhorar o SEO

Se for dono do site ou desenvolvedor, basta ver qual status indica por meio da análise de dados e fazer a correção no código-fonte. Além disso, é importante que todos os envolvidos dominem boas práticas de SEO.

Como aprender mais sobre códigos de Status HTTP?

Você deve buscar por cursos que garantem uma boa formação e um start na carreira.


Faça o MBA em Arquitetura de Software e Soluções. Um conteúdo completo que vai te ensinar tudo, de forma imersiva, sobre soluções e padrões arquiteturais que farão você se destacar profissionalmente.

São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Conheça a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato a TODOS os cursos e bootcamps oferecidos pela XP Educação!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img