Google Data Studio agora é Looker Studio: o que esperar das novas mudanças?

Veja como a compra do programa pela gigante Google pode ser vantajosa

Entender com profundidade o seu cliente pode ser um grande diferencial para o seu negócio. E nos dias de hoje, existem muitos dados à disposição das empresas. Mas como fazer a gestão de tudo isso? Alguns softwares podem ajudar a realizar esse trabalho. E uma das ferramentas mais utilizadas atualmente é o Looker Studio. Capaz de colher e traduzir boa parte das informações, ele é referência entre os profissionais do mercado. 

Por trás desse programa está uma das maiores empresas de tecnologia do mundo: o Google. A companhia, inclusive, comprou o Looker Studio e decidiu unificá-lo ao seu principal software de dados, conhecido como Google Data Studio. Com isso, o Looker Studio passou a ser a principal ferramenta de dados da empresa.  

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre essa unificação, separamos neste texto as principais informações a respeito. Aqui você vai encontrar uma breve linha do tempo do Google Data Studio, quando e porque a empresa fez a aquisição do Looker Studio, além de uma análise sobre as vantagens dessa fusão. Aproveite o artigo e boa leitura!

Google Data Studio: uma breve linha do tempo

Percebendo uma necessidade do mercado, o Google lançou, em 2016, o Data Studio, um programa gratuito capaz de criar e produzir relatórios com base em uma fonte específica de dados. Um dos principais diferenciais dessa plataforma era a sua fácil integração com softwares da própria companhia, como Google Ads, Google Analytics, Google Cloud Platform, entre outros. 

Além disso, a ferramenta permitia a integração de outras fontes de dados, como uma simples planilha do Excel, por exemplo. Esse tipo de trabalho surgiu com mais intensidade com a explosão do big data, com o avanço de novas tecnologias e com a evolução da comunicação por meio das redes sociais. 

Apesar do Goggle Data Studio ter sido um sucesso entre os profissionais de Business Intelligence, em 2022 a empresa decidiu encerrar o projeto e focar apenas em uma única plataforma. Essa decisão ocorreu por conta da compra do Looker Studio por parte do Google. Mais para frente abordaremos como foi essa aquisição.

Looker: um substituto para o Google Data Studio?

Mas, afinal, qual a razão do Google ter feito do Looker Studio a sua principal ferramenta de dados? Apesar de ser uma plataforma diferente, muitas características do antigo Data Studio estão presentes no Looker. Além disso, os dois softwares têm o mesmo objetivo: conectar fontes de dados, traduzir em relatórios e criar dashboards de fácil visualização. Portanto, não existem muitas mudanças no Looker Studio.   

Google e a aquisição do Looker

O Google anunciou a compra do Looker em 2019, em uma transação que chegou a US$ 2,6 bilhões. A compra ocorreu como parte de uma estratégia de mercado da companhia. Isso porque, com a queda no investimento em publicidade, a empresa precisou focar em novos negócios. E o mercado de cloud computing tem ganhado cada vez mais espaço entre grandes empresas do setor, como Amazon e Microsoft.  

Embora essa tenha sido a primeira grande aquisição da empresa focada neste segmento, os esforços do Google em armazenamento em nuvem ocorrem desde 2014, quando executivos da companhia perceberam a tendência dessa tecnologia.

Fusão Looker + produtos de BI do Google

Como dissemos, ao tornar o Looker Studio a sua principal plataforma de dados, o Google passou também a integrar vários de seus serviços na ferramenta. A fusão permitiu que soluções como Google Big Query Monitoring, Google Ads, Google Analytics, entre outros, ficassem disponíveis para os usuários. E o melhor: tudo de forma gratuita.  

O que se espera do Looker?

Um dos diferenciais do Looker é que o usuário consegue navegar de forma mais fácil e tranquila, pois a plataforma possui uma interface leve e intuitiva. Com ele é possível criar relatórios e dashboards personalizados sem dificuldade. Há uma série de widgets à disposição, onde você monta e faz as conexões necessárias ao arrastar e soltar.

Com isso, podemos esperar do Looker uma plataforma robusta que, em simultâneo, traga soluções práticas para a montagem de relatórios e dashboards a partir de dados introduzidos na ferramenta. A seguir listamos alguns outros benefícios em utilizar a plataforma no seu dia a dia. 

Looker Studio e seus benefícios

Para ilustrar um pouco mais os benefícios do Looker Studio, separamos 3 benefícios que fazem a diferença para quem usa a plataforma. Veja quais são:

Centenas de Fontes de Dados

A plataforma permite fazer a integração com mais de 800 tipos de fontes de dados. Isso possibilita cruzar milhares de informações, deixando os seus relatórios e os seus dashboards muito mais ricos. 

Gráficos Diferenciados

A fácil integração dos dados também reflete nos gráficos gerados pela plataforma. Com diversas opções de formatação, o cruzamento das informações se transforma em imagens claras e precisas dentro dos seus relatórios. Além disso, eles podem ser compartilhados em apenas alguns cliques, tudo de forma online. 

Relatórios interativos

O Looker permite que os relatórios sejam interativos, ou seja, você pode adicionar algumas ações dentro dele. Com isso, quem estiver navegando por ele, pode escolher ver ou esconder determinada informação. É possível até mesmo configurar os gráficos para serem complementares uns aos outros.

A fusão Looker e Google será realmente vantajosa para todos?

A fusão entre as duas plataformas promete trazer muitos benefícios, principalmente, para os profissionais que trabalham com Business Intelligence. De acordo com o CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, os dados terão um peso ainda maior nas decisões de trabalho. “Isso ajudará todos os analistas independentes a introduzir a inteligência necessária para tomar decisões orientadas por dados em seus fluxos de trabalho e aplicativos”, disse ao mercado. 

Essa visão também é reflexo de novas tecnologias implementadas na ferramenta, bem como a inclusão de inteligência artificial e machine learning dentro da plataforma. Isso torna o Looker Studio uma das ferramentas mais potentes quando falamos em cruzamento e gerenciamento de dados.  

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Looker Studio, que tal se aprofundar no universo dos dados? Aqui na XPE você encontra cursos especializados, como a pós-graduação em Data Analytics. Domine as tecnologias e os modelos necessários de uma cultura orientada por dados. Torne-se um especialista e atue nas tomadas de decisão a partir da análise de dados.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img