A área de tecnologia só cresce no Brasil (e no exterior) e você precisa conhecer sobre o que é MERN stack – uma abreviação para MongoDB, Express, React, e Node.js. O profissional dessa carreira domina um conjunto de tecnologias usadas para desenvolver aplicações web.
Entenda melhor cada uma delas:
- MongoDB é um banco de dados NoSQL, que armazena os dados da aplicação em um formato não relacional.
- Express é um framework web para Node.js que fornece uma estrutura para a aplicação web.
- React é uma biblioteca de componentes de interface do usuário para a criação de aplicativos web.
- Node.js é um interpretador JavaScript que permite a execução de código JS no lado do servidor.
O profissional de MERN Stack no Brasil pode encontrar trabalho em diversas áreas, desde o desenvolvimento web até o desenvolvimento de aplicativos.
A demanda por especialistas na área vem crescendo nos últimos anos, principalmente por conta da popularidade do React, sendo uma das tecnologias mais utilizadas na stack. Como a stack é relativamente nova, ainda há muito espaço para crescimento e inovação, tornando o mercado de trabalho no Brasil muito promissor.
Ao longo desse conteúdo você vai entender mais sobre as tecnologias e saberá o que é MERN, composição e carreira de MERN Stack. Boa leitura!
O que é MERN?
MERN é uma stack JavaScript que permite o desenvolvimento de aplicações web full-stack utilizando a linguagem JavaScript.
Para desenvolver aplicações utilizando a stack MERN, os desenvolvedores precisam ter conhecimento de todas as tecnologias da stack.
O que compõe o MERN?
Para entender melhor, saiba que MERN é uma pilha de tecnologias usadas para desenvolver aplicativos da web. Ele é composto de quatro componentes diferentes: MongoDB, Express.js, React.js e Node.js.
Veja abaixo as tecnologias:
- MongoDB: um banco de dados NoSQL orientado a documentos;
- Express: um framework web Node.js para criar aplicações web e API;
- React: uma biblioteca JavaScript para criar interfaces de usuário;
- Node.js: um runtime JavaScript para executar aplicações JavaScript no lado do servidor.
Com essas quatro tecnologias, é possível desenvolver aplicações web e API’s completas, do banco de dados à interface do usuário.
MongoDB
MongoDB é um banco de dados NoSQL de documentos, ou seja, um banco de dados não relacional. A principal vantagem é a flexibilidade, pois os documentos não precisam seguir um esquema rígido.
Além disso, o MongoDB é escalável, permitindo que o banco de dados seja dividido em vários servidores.
Saiba mais detalhes abaixo:
- BD multiplataforma orientado a documentos;
- Documento: bloco de dados JSON;
- JavaScript como linguagem de consulta;
- JSON como linguagem de modelagem de dados.
Express
O Express é um framework de aplicações web Node.js mínimo e flexível que fornece um conjunto robusto de recursos para diversas aplicabilidades.
Ele ainda fornece uma estrutura de diretórios robusta e um conjunto de opções para o desenvolvimento de aplicativos e sites. Além disso, ele é compatível com vários frameworks e bibliotecas.
React ou ReactJS
React é uma biblioteca JavaScript para criar ‘interfaces’ de usuário. É mantido pelo Facebook, Instagram, outras empresas e uma comunidade de desenvolvedores individuais.
Ela permite a criação de componentes que possuem estado e um conjunto de comportamentos. Ainda, podem ser reutilizados para construir a área de interação do usuário, ou seja, o reuso de componentes (tags customizadas).
A principal vantagem do React é que ele torna a criação de ‘interfaces’ de usuário mais eficiente e fácil de manter do que as abordagens tradicionais.
Node.js
Node.js é um interpretador de JavaScript assíncrono com código aberto orientado a eventos. Ele foi criado em 2009 pelo pesquisador Ryan Dahl, quando ele percebeu as falhas de processamento nos navegadores, aliadas à sua baixa performance, muitas vezes ocasionada pela sobrecarga de requisições.
É utilizado como um backend para aplicações web, como um servidor Proxy e fornece suporte a realização de chamadas E/S de sistema de forma assíncrona.
Ainda, é baseado na ideia de programação orientada a eventos, em que a execução de um programa é dividida em pequenos blocos de código executados de forma independente e assíncrona. Isso torna o Node.js mais eficiente e escalável do que aplicações tradicionais.
Saiba mais detalhes abaixo:
- Permite JavaScript do lado servidor;
- Multiplataforma;
- Implementado sobre o V8, a engine de JavaScript do browser Chrome;
- permite implementação de apps web escaláveis.
Como funciona o MERN?
O MERN é um framework JavaScript full-stack que simplifica o desenvolvimento de aplicações web modernas. Ele combina o React, o Node.js, o Express e o MongoDB em um único pacote, fornecendo aos desenvolvedores um conjunto de ferramentas completo para criar aplicações web de alto desempenho.
A principal vantagem é que ele é fácil de aprender e usar. Algumas empresas que usam são:
- Airbnb,
- Amazon,
- Ebay,
- Facebook,
- Google,
- Netflix e
- Uber.
E MERN Stack, o que é?
O MERN, MEAN ou MEVN stack, são “ocupações” que surgiram na carreira de desenvolvimento fullstack (front e backend). O que difere as stacks é o framework utilizado para o front, podendo ser MERN(React.js), MEAN(Angular.js) e MEVN (Vue.js).
Por que se torna um MERN Stack?
Os benefícios de trabalhar com MERN stack incluem a velocidade e a eficiência do desenvolvimento, a flexibilidade do código, a escalabilidade do aplicativo e a compatibilidade com a maioria dos sistemas operacionais.
Além disso, é compatível com a maioria das bibliotecas e frameworks JavaScript, o que a torna uma opção ideal para a criação de aplicativos web modernos.
Podemos concluir que o Dev Full Stack MERN é necessário quando existe a demanda de um profissional versátil que desenvolve todas as etapas de aplicação (Front, Back e acesso ao DB), com uma produtividade um pouco baixa em comparação aos outros tipos de Stack’s, mas, que compensa isso na gama de plataformas de desenvolvimento (Web e Mobile). Por usar softwares baseados em JS possui um domínio destacável na linguagem, inclusive suas bibliotecas, implementações, frameworks e API’s.
O mercado de trabalho para desenvolvedores no Brasil está aquecido e existem muitas oportunidades para quem está qualificado. A demanda por profissionais de Tecnologia da Informação cresceu nos últimos anos e isso se deve à crescente necessidade das empresas em se modernizarem e adotarem as novas tecnologias.
No entanto, a concorrência é acirrada e para conquistar uma vaga em uma empresa de tecnologia é preciso estar preparado. Além de ter um bom currículo, é importante estar sempre atualizado com as novidades do mercado e ter conhecimento em diversas linguagens de programação.
Quer se destacar na carreira? Faça parte da Trilha de Especialização em Desenvolvimento Full Stack. Um curso de aprendizado ágil e de curta duração com profissionais renomados!