O que é o Mindset Ágil e como você pode aplicá-lo em seu trabalho?

Desenvolver uma mentalidade ágil de uma equipe pode ser vantajosa para otimizar tempo e processos internos e externos.

Influenciado pelo Manifesto Agile e os princípios dessa abordagem, o mindset ágil é um conceito que visa melhorar a forma como enfrentamos os desafios e demandas do nosso dia a dia. Como é possível imaginar, essa mudança de mentalidade pode ser aplicada em diversas situações com resultados promissores.

Se em questões pessoais ele já representa uma série de benefícios, o grande potencial da experiência do mindset ágil está na aplicação de seus conceitos para a vida profissional, transformando o indivíduo em um funcionário mais dedicado, produtivo e empenhado.

Vale destacar que esse ideal pode partir de iniciativas dentro de cada um, mas é interessante entender que essa mentalidade pode ser estimulada por líderes da gestão de projetos, plantando sua semente em suas equipes, colhendo os frutos na forma de melhores resultados.

Para entender, de forma profunda, o conceito e conferir dicas de como desenvolver um mindset  ágil, continue lendo! 

O que é Mindset Ágil?

Mindset ágil representa uma nova forma de pensar e agir. As pessoas com uma mentalidade ágil buscam sempre se adaptar rapidamente às mudanças, acelerando e otimizando processos nos ambientes onde estão inseridas, principalmente no local de trabalho.

Assim, elas também são profissionais interessadas em agregar valor aos clientes e, consequentemente, para a empresa que as contrata. Por isso se tornou uma das soft skills mais procuradas no mercado de trabalho. 

O principal objetivo do mindset ágil é propor uma mudança comportamental nas pessoas. Assim, elas, no seu dia a dia, conseguem realizar mudanças estruturais no seu ambiente de trabalho. 

Como surgiu o Mindset Ágil?

O mindset surgiu com base no Manifesto Ágil, um documento criado em 2001 por 17 desenvolvedores com princípios e valores que têm como objetivo facilitar a execução de projetos. 

A partir daí deu-se início a transformação ágil, que busca implementar metodologias ágeis para agilizar processos, diminuir riscos e aumentar a satisfação dos clientes frente aos serviços prestados pela empresa. 

Mesmo que o conceito inicial tenha partido do desenvolvimento de softwares, é interessante notar que sua aplicação superou essas barreiras e atualmente pode ser aplicado e percebido em outros ramos, como marketing, investimentos, empreendedorismo e muitas outras áreas.

Mindset ágil e métodos tradicionais: como eles interagem?

Um ponto que podemos destacar envolve a interação entre o mindset ágil e métodos tradicionais de gestão, principalmente pautados por líderes com perfil mais conservador e valores convencionais. 

A princípio, essas duas abordagens não batem de frente, afinal o mindset ágil pode aproveitar estruturas e pontos positivos de métodos tradicionais para facilitar sua integração em ambientes corporativos.

No entanto, a mentalidade pautada pela agilidade também deve ser flexível, o que precisa ser assimilado pelas lideranças empresariais a fim de aproveitar ao máximo os ganhos desse tipo de abordagem.

Mentalidade Ágil x Mentalidade Burocrática

A mentalidade ágil vem transformando pessoas e ambientes de trabalho. Entretanto, muitas empresas ainda são resistentes quanto ao mindset ágil, isso porque a maioria das pessoas ainda têm uma mentalidade burocrática, especialmente diretores e gestores de projetos

Abaixo, listamos algumas diferenças entre a mentalidade ágil e a mentalidade burocrática:

Mentalidade ágilMentalidade burocrática
Tem como objetivo entregar constantemente valor para o cliente.Tem como objetivo ganhar dinheiros e aumentar os lucros da empresa.
O trabalho é dividido em pequenas equipes autogerenciáveis que operam em pequenos ciclos de entrega.O trabalho é definido pelos chefes, a quem a equipe precisa se reportar o tempo inteiro para mostrar a sua performance no trabalho.
Toda empresa trabalha como um só time, interagindo e trocando entre ideias entre os times.A empresa funciona de forma burocrática, com ordens vindo de cima para baixo e com diversas divisões.

Os pilares do Mindset Ágil

É essencial entender o que sustenta essa mentalidade para desenvolver o mindset ágil na sua vida pessoal ou profissional. 

Com isso em mente, podemos listar os pilares do mindset ágil, como o conjunto de informações que serão utilizadas para estimular a inteligência emocional de cada um, permitindo utilizar suas principais forças para superar eventuais fraquezas e assim obter uma nova forma de enxergar o mundo ao redor.

Os pilares do mindset ágil podem ser descritos da seguinte forma:

  • Adaptação às mudanças: a equipe é preparada e está pronta para atender as solicitações de mudanças dos clientes; 
  • Ciclo de aprendizagem: permite que as pessoas se arrisquem e que possam errar sem medos de represálias. Afinal, tudo serve como aprendizado e é um caminho para o acerto em uma próxima atividade; 
  • Entrega de valor: o objetivo principal de uma equipe ágil é entregar valor para o cliente. Dessa forma, a equipe se concentra no que é de maior valor, que no caso é atender as expectativas do cliente; enquanto isso os gerentes/líderes trabalham para que nenhum problema afete o desempenho da equipe; 
  • Respeito: para manter um ambiente de trabalho agradável, é preciso respeitar os colegas, o cliente e também o projeto que está sendo desenvolvido; 
  • Times auto-organizados: as pessoas organizam as demandas do projeto conforme as suas habilidades e preferências. Além disso, elas mantêm o contato entre si para, se necessário, fazerem ajustes a fim de melhorar a execução do trabalho.    

Benefícios do mindset ágil para empresas e profissionais

Uma empresa que aplica as metodologias ágeis na sua rotina, é uma empresa mais prática e mais eficiente, que consegue reduzir o tempo de entrega dos projetos ao mesmo tempo que aumenta a qualidade do produto.

Ela é capaz de estimular o engajamento e o senso de autonomia das equipes internas, gerando mais produtividade e identificação dos colaboradores com os valores da organização onde trabalham.

Uma outra melhoria, que interessa aos diretores e CEO das empresas, é a redução de custos, já que com o mindset ágil é mais fácil da equipe identificar e corrigir erros.

De modo geral, os benefícios do mindset ágil para empresas podem ser incentivados ao formar uma cultura pautada por essas metodologias, capacitando os colaboradores para adotarem essa nova mentalidade.

Investir no desenvolvimento profissional dos seus funcionários é uma forma de estimular a identificação entre suas equipes e os valores da organização, desenvolvendo tanto o mindset ágil quanto os ideais de employer branding.

Também vale citar que um profissional dedicado e atualizado pode desenvolver o mindset ágil e levar esse tipo de abordagem para a empresa onde ele trabalha, tornando-se ainda mais valioso no mercado.

Como desenvolver um mindset ágil? 

Ninguém desenvolve uma mentalidade ágil da noite para o dia, mas existem algumas práticas que contribuem para essa mudança.

Mude a sua mentalidade

É difícil mudar quando você cresceu e foi ensinada pelo mundo ao seu redor a ter uma mentalidade tradicional, não é mesmo? Por isso, comece mudando o seu pensamento. Livre-se do medo de arriscar, aceite as mudanças como uma oportunidade de novos desafios e estimule a equipe a pensar da mesma forma.   

Identifique as dores da sua equipe

Mapeie as principais dificuldades da sua equipe, entenda quais pontos precisam ser melhorados e monte estratégias que melhorem o desempenho de cada um e contribuam para o crescimento da instituição. 

Defina as metodologias ágeis

Após conhecer as dores da sua equipe, é hora de conhecer as metodologias ágeis, identificar qual funciona melhor na rotina de trabalho da sua equipe e começar a aplicá-la no dia a dia. Uma metodologia bem definida faz com que a empresa consiga estabelecer resultados a curto, médio e longo prazo.  

<Conheça também a metodologia Waterfall e as suas diferenças com as metodologias ágeis />

Defina as ferramentas Agile

Mesmo com as metodologias ágeis definidas, às vezes uma metodologia é muito eficaz para um projeto e nem tanto para outro. Por isso, é essencial fazer uma avaliação do projeto, de qual método e quais ferramentas serão melhores utilizadas naquele trabalho em específico. 

Organize as prioridades

Para conseguir de fato mudar o mindset da empresa, é preciso focar no assunto. Por isso, priorize o assunto em debates e conversas com a equipe. Dê autonomia, liberdade para equipe arriscar e faça com que eles entendam na prática as vantagens de serem uma equipe ágil. 

Gestão de projetos e o mindset ágil

Se ter um mindset ágil já era importante antes, com a transformação digital, s, ele é cada vez mais necessário! Afinal, hoje recebemos mais informações do que conseguimos processar e tudo se modifica em questão de segundo

Simultaneamente, podemos destacar a relação entre a gestão de projetos e o mindset ágil, que ressaltam valores de grande importância para uma operação otimizada e capaz de entregar os melhores resultados.

A partir desse ponto de vista o grande desafio das empresas é conseguir proporcionar aos seus profissionais um ambiente em que eles consigam trabalhar bem em conjunto com a tecnologia, sem se perderem na enxurrada de informações diárias. 

Por isso, treinamento e capacitação dos profissionais para eles entenderem como o bom uso da tecnologia é uma ferramenta aliada do trabalho é algo imprescindível. 

Para investir no seu desenvolvimento profissional e aprender tudo sobre o mindset ágil, conte com a Faculdade XP. Aqui você encontra cursos rápidos e especializações certificadas que fazem toda a diferença.

Conheça o MBA em Inovação e Gestão Ágil, ideal para quem deseja se tornar uma liderança na transformação ágil. Nessa pós-graduação você aprende e desenvolve domínio prático sobre tecnologias emergentes, processos e soluções, tudo para alavancar sua carreira profissional.< Faça já sua matrícula: MBA em Inovação e Gestão Ágil />

Continue Aprendendo

spot_img