WBS (Work Breakdown Structure): como aplicar essa estrutura analítica em seus projetos

Entenda o conceito dessa técnica, como ela foi desenvolvida, para que serve, seus principais benefícios e muito mais. Confira aqui!

Fazer a gestão de projetos não é uma tarefa fácil. O fluxo de atividades muitas vezes é alto e organizá-lo é um grande desafio. Por isso, é preciso que o profissional responsável por ligar os pontos seja extremamente organizado. Além disso, ele precisa utilizar ferramentas e técnicas que possam ajudar ao longo do processo. E uma das mais usadas pelos profissionais é a Work Breakdown Structure, ou WBS. Mas você sabe o que é isso?

Neste artigo separamos as principais informações sobre o tema. Aqui você vai entender o conceito dessa técnica, como ela foi desenvolvida, para que serve, seus principais benefícios, desvantagens, além dos principais tipos e as diferenças para um cronograma. Se é isso que procura, então aproveite o texto e boa leitura!

O que é WBS?

Na tradução para o português, o termo Work Breakdown Structure significa Estrutura Analítica de Projeto. Entre os profissionais, também é chamada de EAP. Ela nada mais é do que uma ferramenta utilizada para facilitar o desenvolvimento de um projeto. O principal objetivo é ajudar na organização do trabalho, simplificando etapas e tarefas. Com isso, todas as áreas envolvidas conseguem absorver, de forma clara, o que devem executar.  

Como o WBS foi desenvolvido?

O WBS foi desenvolvido em árvore exaustiva, ou seja, com o intuito de facilitar a hierarquia dos processos. Dessa forma, os projetos ganham agilidade, com uma organização conjunta, envolvendo e interligando todas as áreas necessárias, sejam aquelas com especificações mais gerais ou aquelas mais específicas.   

Para que serve o work breakdown structure?

O WBS talvez seja uma das ferramentas mais importantes dentro das empresas. Ele é essencial para que o gerenciamento de projetos funcione de forma simples e clara. Afinal, ele facilita a comunicação entre os stakeholders da companhia e estabelece, de forma clara, o escopo de cada tarefa. 

Por conta disso, o WBS precisa ser o mais completo e detalhado possível. Mas vale ressaltar que, apesar disso, ele também não pode ser extenso. Isso porque uma quantidade grande de informações pode aumentar a complexidade e o entendimento do projeto. 

Principais benefícios do WBS

A implementação do work breakdown structure pode trazer uma série de benefícios aos projetos das empresas. É uma importante ferramenta na estratégia de metodologia ágil aplicada nas equipes. A seguir, separamos as principais vantagens do EAP: 

  • Facilita a comunicação entre o gestor de projetos e todos os stakeholders;
  • Esclarece detalhes e orienta as equipes para os objetivos de cada etapa;
  • Identifica e estabelece responsáveis em cada uma das fases do projeto;
  • Permite estimar o esforço, o custo e a duração de todo o programa;
  • Possibilita fazer a gestão de riscos em projetos;
  • Delimita claramente as tarefas esperadas e os responsáveis por cada uma;

E as desvantagens que uma estrutura analítica de projeto pode ter?

Há uma linha tênue que precisa ser levada em consideração ao implementar o WBS na empresa e que pode se tornar uma desvantagem no dia a dia. Como o objetivo dessa ferramenta é facilitar o trabalho de todas as áreas, caso ela não seja suficientemente clara, pode trazer, na verdade, mais burocracia para os times. 

Por isso, o ideal é entender com cada um das equipes como elas podem entregar suas tarefas de forma mais eficiente, sem que os detalhes dificultem a execução dos jobs. A conexão com outros times deve ser direta e todos os problemas encontrados ao longo do processo devem ser informados. Afinal, nem tudo pode sair conforme o planejado. 

Tipos de WBS 

Quem desenvolve um projeto de WBS precisa ficar de olho em três diferentes tipos de estrutura. Eles são essenciais na fase de planejamento e o profissional pode incluir esses steps na Declaração de Escopo, que precisa estar presente no desenvolvimento de todo o projeto. Confira a seguir quais são eles e para que servem: 

WBS por fases

Nessa etapa, o profissional deve considerar as fases do ciclo de vida de um projeto. Uma das principais vantagens dessa fase é que ela oferece uma visão cronológica do planejamento que você está pensando para o projeto. Além disso, é aqui que o entendimento de pessoas leigas é facilitado, bem como o gerenciamento das atividades.

WBS por entregas

Assim como o próprio nome diz, essa fase mostra de forma mais clara as entregas que compõem o projeto. Uma das vantagens é que ela facilita a discussão de caminhos alternativos, fazendo com que muitas áreas participem do processo de decisão dentro do projeto. Além disso, os riscos técnicos também são levados em consideração. A desvantagem, nesse caso, é que não oferece visão cronológica de todo o processo. 

WBS por equipes

Nesse tipo de projeto é possível visualizar o trabalho a partir das equipes envolvidas nas etapas. É uma ótima fase para fazer alinhamentos entre os times, definindo, assim, as diferentes responsabilidades que compõem a estratégia do projeto. Quando olhamos para os desafios, podemos citar que, nesta etapa, não é possível visualizar a cronologia, nem a organização das entregas. 

Qual a diferença entre um WBS e um cronograma?

Conforme falamos antes, um WBS é uma composição de trabalhos de um projeto e que facilita a visualização das entregas dos envolvidos. Porém, vale ressaltar que a WBS não mostra as atividades como um todo, somente pacotes de trabalho agrupados, sem individualizar a função de X ou Y. Para isso, existe o cronograma. Mas você sabe a diferença entre eles? E os prós e contras? Mostraremos tudo isso a seguir:  

Prós e contras

WBS

Uma das principais vantagens da WBS é que você consegue estabelecer regras e critérios específicos para cada etapa de um projeto, deixando claro para todas as áreas envolvidas o que se espera de cada uma delas. Porém, uma das desvantagens é que você mostra somente o projeto de forma geral, sem conseguir especificar algumas necessidades específicas de áreas que estão relacionadas. 

Cronograma

Um dos principais benefícios de um cronograma é que os envolvidos conseguem focar nas atividades, aumentando, assim, a produtividade das equipes. Além disso, os envolvidos conseguem prever gastos e antecipar falhas. Por fim, podemos dizer que o cronograma também tem como ponto positivo um mapeamento total das atividades. Assim, é possível saber o que está atrasado e o que está adiantado, ajustando o cronograma sempre que necessário. 

Importância da work breakdown structure para um projeto 

Uma das principais vantagens da WBS em um projeto é que ela ajuda a identificar riscos em um programa completo. Além disso, é possível ainda saber quais são os papéis esperados pelos stakeholders no plano estratégico e no de comunicação. 

A WBS também conta com importância fundamental na gestão do escopo projetado, bem como o controle das mudanças e a gestão de cronogramas. No final das contas, é uma parte fundamental no planejamento de qualquer projeto dentro das empresas. 

Como aplicar a WBS no dia a dia de uma empresa?

Se você deseja aplicar a WBS no seu dia a dia, precisa levar em conta os principais objetivos em questão. Separamos, a seguir, algumas dicas essenciais: 

Decomposição

Ao decompor o trabalho, é possível fazer com que o nível dos pacotes seja suficientemente complexo. Esse tipo de circunstância poderá fazer com que as atividades possam ser controladas. Aplicando, assim, 100% do planejamento definido no projeto. 

Ações x Entregas

As entregas do trabalho devem ser tangíveis, ou seja, que tenham execução prática e factíveis de serem realizadas. É preciso envolver todas as partes do projeto, sejam por meio de relatórios, reuniões, produtos, entre outros. 

Visualização

Os níveis de projeto precisam ser facilmente visualizados. É preciso garantir uma ordem fácil de visão, podendo agilizar a customização das necessidades de um determinado projeto. Aqui, a facilidade na hierarquização das informações é um dos principais objetivos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Work Breakdown Structure, que tal melhorar ainda mais os seus conhecimentos? Aqui na XP Educação você encontra cursos especiais, como essa pós-graduação em Gestão Ágil de Produto. Trabalhe com a estratégia organizacional, regendo estampas do ciclo de produto. Por meio de um estudo imersivo você poderá combinar metodologias ágeis práticas lean e técnicas relacionadas. Saiba mais aqui e faça já sua inscrição;   

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img