Mindset de Crescimento: o que é e como ter essa mentalidade

O profissional com mindset de crescimento potencializado se destaca e tem maiores chances de sucesso profissional.

Você já ouviu falar em mindset? De maneira resumida, mindset significa “mentalidade” e diz respeito à forma como o ser humano pensa e encara os desafios da vida. O mindset é dividido em dois tipos: mindset fixo e mindset de crescimento.  

Atualmente, o mercado de trabalho vem se mostrando cada vez mais dinâmico e os profissionais de RH passaram a priorizar os profissionais que vão além dos conhecimentos técnicos. Por exemplo, profissionais que são criativos, com grande capacidade de adaptação às situações do dia a dia e que estão sempre dispostos a aprender algo novo.

Ou seja,  profissionais que têm o mindset de crescimento como uma de suas habilidades são mais valorizados e têm mais chances de sucesso no mercado de trabalho.  

Se você quer saber como ter um mindset de crescimento, ou já tem e quer se aprofundar no assunto, este artigo é para você! Nele, falaremos sobre o que é mindset de crescimento, a diferença entre ele e o mindset fixo, e como desenvolver o seu mindset de crescimento. 

Boa leitura!      

O que é mindset de crescimento?

“Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Provavelmente, você já ouviu a música Metamorfose ambulante de Raul Seixas várias vezes. Essa é uma música que define bem a pessoa que tem o mindset de crescimento. 

O mindset de crescimento se refere a mentalidade de quem está sempre em busca de desenvolvimento pessoal ou profissional, que enxerga os desafios como uma oportunidade de aprender e crescer. 

Quem tem o mindset de crescimento vê a inteligência e outras habilidades como questões passíveis de desenvolvimento, desde que haja esforço por parte da pessoa. Por exemplo, nem todas as pessoas nascem com uma boa oratória, mas com cursos e treinamento elas podem desenvolver essa habilidade.    

Ou seja, o mindset de crescimento é dedicado e empenhado na sua evolução. Para ele, errar ou fracassar faz parte do processo de crescimento. 

Quem criou o conceito de mindset de crescimento?

O conceito foi publicado pela primeira vez por Carol Dweck, professora de psicologia da Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, no livro “Mindset: A nova psicologia do sucesso”. Nele, Dweck fala sobre como a mentalidade com que encaramos a vida e os desafios é fundamental para conquistar os nossos objetivos e ter sucesso. 

Diferença entre mindset fixo e de crescimento? 

Quem tem o mindset fixo acredita que se você não nascer com tal habilidade você não será capaz de desenvolvê-la ao longo do tempo. Normalmente, pessoas com o mindset fixo são aquelas que gostam de viver na zona de conforto, que não se desafiam porque têm medo de fracassar. 

Por exemplo, você não sabe desenhar bem, mas tem interesse em aprender. Para uma pessoa com o mindset fixo, se você não nasceu com essa capacidade, você nunca vai ser capaz de desenhar bem.

Já uma pessoa com mindset de crescimento acredita que se houver estudo e dedicação, ela é capaz de desenhar bem.   

Abaixo, uma tabela comparativa com as principais diferenças entre mindset fixo e mindset de crescimento:

Mindset fixoMindset de crescimento
Habilidades são traços fixos que não podem ser desenvolvidosHabilidades são traços adaptáveis e que podem ser desenvolvidos
Acredita que o esforço é inútil, que a inteligência é algo que já nasce com a pessoaAcredita que o esforço vale a pena, que qualquer pessoa pode se desenvolver desde que estude e se dedique para isso
Deseja apenas provar a sua capacidade para executar determinada tarefa Deseja aprender e desenvolver suas habilidades
Desiste no primeiro sinal de fracasso ou de que algo não vai dar certoPersiste mesmo quando as coisas não estão dando certo e tenta novamente até solucionar o problema
Comparativo mindset fixo e de crescimento

Além da tabela comparativa, trouxemos um infográfico que ilustra bem a diferença de comportamento entre uma pessoa que tem o mindset fixo e uma pessoa que tem o mindset de crescimento:

Diferença de pensamentos do mindset fixo X mindset de crescimento com base no livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”

Importância de desenvolver um mindset de crescimento

Ter uma mindset ágil, estar em constante processo de aprendizagem e busca por novos desafios traz uma série de vantagens, tanto para a sua vida pessoal quanto para a sua vida profissional.  

Abaixo, falamos um pouco sobre as vantagens de ter um mindset de crescimento com relação ao mercado de trabalho.   

Importância para profissionais

Para um profissional, ter o mindset de crescimento é sinônimo de sucesso profissional. Isso porque significa que aquele profissional é uma pessoa comprometida com o seu crescimento, que está sempre em busca de aprender algo novo para agregar na sua profissão.

Ser um profissional com mindset de crescimento tem diversos benefícios, tais como:

  • Adaptabilidade;
  • Aprendizado contínuo;
  • Inteligência emocional.

Além disso, ter um mindset de crescimento também significa que aquele profissional é capaz de avaliar seus pontos fracos, aprender com os próprios erros e se reinventar em meio às adversidades do trabalho. Todas as características citadas são importantes para um profissional que deseja ser bem sucedido.      

Importância para as empresas

Para as empresas, o mindset de crescimento é importante porque eles podem contar com profissionais dinâmicos, que lidam bem com as adversidades do dia a dia de trabalho.

Além disso, o profissional com mindset de crescimento colabora para a construção de um ambiente inovador, de aprendizado contínuo e maior motivação para os outros colaboradores.     

Um profissional com mindset de crescimento é um profissional que pode colaborar muito para a boa gestão empresarial do negócio. Afinal, a tendência é que ele esteja sempre se especializando, aperfeiçoando as suas habilidades e conheça cada vez mais o modelo de negócio em que trabalha. 

Como os recrutadores observam o mindset de crescimento?

Nos últimos anos, o mercado de trabalho mudou e o olhar da equipe de Recursos Humanos para os funcionários também vem se modificando. Atualmente, muitas empresas optam pelo modelo de gestão por competências.

Basicamente, a gestão por competências é um modelo de gestão de pessoas onde os profissionais são valorizados pelas suas habilidades e estimulados a desenvolver aquelas habilidades que eles ainda não têm tanto domínio.

Por isso, ter um mindset de crescimento é visto como algo muito positivo pelas equipes de RH. Isso porque a empresa sabe que pode contar com seus colaboradores para evoluir como profissional, trazer inovações e melhores resultados da empresa, transformando-a em uma organização exponencial.    

Como ter um mindset de crescimento?

É fato que nem todos têm o mindset de crescimento como um traço predominante de personalidade. Mas, é importante saber que, naturalmente, transitamos entre as duas mentalidades, apesar de ter um mindset mais desenvolvido do que o outro. 

Se você acredita que é uma pessoa com o mindset fixo, mas deseja desenvolver o seu mindset de crescimento, aqui estão cinco dicas úteis para você:    

Mude a sua mentalidade

Mudar de mindset requer uma virada de chave na sua forma de agir e pensar. Comece parando de se limitar e de colocar obstáculos naquilo que você deseja fazer. Acredite que você é capaz de tudo!  

Reflita e reconheça as falhas

Apesar de ser um grande desafio para o mindset fixo, a primeira coisa que você precisa fazer é uma auto reflexão. Por meio de uma análise SWOT pessoal, busque identificar quais são seus pontos fracos, em que aspectos você pode melhorar e como colocar essas melhorias em práticas no seu dia a dia.  

Inspire-se

Outro ponto importante é procurar pessoas que têm o mindset de crescimento mais aflorado e são referências no mercado de trabalho para se inspirar nelas. Lembre-se: não é copiar a pessoa, é inspirar no que ela faz e adaptar à sua realidade.

Por exemplo, assistir palestras, ted talks ou ler biografias dessas fontes de inspiração podem trazer novos insights para você.  

Busque desafios

Pessoas com o mindset de crescimento estão sempre buscando coisas que as tirem da zona de conforto. Portanto, se você deseja trabalhar o seu mindset, procure se desafiar, escolha uma atividade que você achava impossível e tente executá-la.

Mesmo que o resultado não seja o esperado, pense no desafio como algo positivo que de alguma forma trouxe experiência e vai contribuir para o seu crescimento.     

Invista em metodologias ágeis

Procure testar novas maneiras de desenvolver o seu trabalho. Por exemplo, as metodologias ágeis podem ser uma excelente alternativa para você.

De maneira resumida, as metodologias ágeis são ferramentas utilizadas na gestão de projetos que têm como objetivo descomplicar o processo de produção. 

Aposte em treinamento e desenvolvimento

Por último, mas não menos importante, invista em treinamento! Desenvolver uma mentalidade de crescimento não é algo que acontece da noite para o dia.

Por isso, uma boa dica para quem deseja alcançar o mindset de crescimento é se dedicar aos estudos. Investir em eventos, participação em palestras e cursos de qualificação. 

Aqui na XP Educação o MBA em Gestão de Processos de Negócios é excelente para você que quer, além de desenvolver a mentalidade de crescimento, aprender sobre metodologias ágeis e estratégias organizacionais.   

O processo de aprendizagem pode ser um processo longo, que requer muito empenho da sua própria parte. Afinal, você está trabalhando para mudar uma linha de raciocínio que lhe acompanhou por toda vida.   

O importante é você continuar dia após dia colocando em prática as dicas desse artigo e buscar sempre o seu crescimento, tanto pessoal quanto profissional. 

Continue Aprendendo

spot_img