O que é e quais as vantagens da gestão por competências?

A gestão por competências é ideal para o crescimento e desenvolvimento profissional do funcionário.

Você sabe o que é gestão por competências e como esse modelo funciona?

Atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente. Por isso, os profissionais de Recursos Humanos constantemente buscam novas formas de se relacionar com os colaboradores, engajar a equipe e potencializar os resultados das entregas de cada um.

Um dos modelos que mais atende às atuais necessidades das empresas é justamente o de gestão de pessoas por competências que vamos falar neste artigo.

Aqui, você vai entender a gestão por competências, quais competências são consideradas nesse modelo de gestão, como aplicar na sua empresa e muito mais.     

O que é gestão por competências?

A gestão por competências é um modelo de gestão do RH que leva em consideração as habilidades dos colaboradores

O principal objetivo da gestão por competências é fazer com que a equipe de RH consiga identificar quais são os pontos fortes e os pontos que precisam ser trabalhados em cada colaborador.   

A partir disso, o setor de Recursos Humanos desenvolve um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) a fim de melhorar o desenvolvimento daquele funcionário.  

Como funciona a gestão por competências?

Para desenvolver as competências de um colaborador, o RH utiliza de uma técnica conhecida como CHA. A sigla tem esse nome porque a técnica se refere a Conhecimentos, Habilidade e Atitude – os três pilares da gestão por competências. 

Na prática, a CHA fala sobre:

  • Conhecimento: saber teórico;
  • Habilidades: saber prático;
  • Atitude: ação, vontade de querer fazer. 

A gestão por competências utiliza dessa técnica para identificar e analisar de forma mais assertiva as competências individuais de cada colaborador. Assim, a gestão por competências consegue desenvolver e estimular o crescimento de cada um.

Além disso, também aproxima os líderes dos seus colaboradores, auxilia na gerenciamento de projetos, e orienta as equipes nas atividades e no cumprimento das metas organizacionais.

Tipos de competências

Existem diversos tipos de competências, mas as principais são: técnicas, comportamentais e funcionais. Abaixo, falamos um pouco sobre cada uma delas: 

Competências técnicas

Também conhecidas como hard skills, as competências técnicas são os conhecimentos técnicos e as habilidades que vamos adquirindo no decorrer da formação acadêmica e profissional. Ou seja, as competências técnicas são adquiridas na graduação, através de cursos de idiomas, cursos complementares, capacitação, etc.  

Por exemplo, se você trabalha como Analista de Recursos Humanos, o ideal é que você tenha conhecimentos em Gestão de RH, Psicologia Organizacional, Recrutamento e Seleção, entre outras questões relacionadas à área.  

Competências comportamentais

Chamadas também de soft skills, as competências comportamentais estão diretamente relacionadas à personalidade do funcionário. 

Aqui, estamos falando sobre características do colaborador que nos ajudam a entender o seu comportamento. Por exemplo, por meio delas é possível entender como se relaciona com os colegas de trabalho e como ele lida com as suas emoções nas diversas situações que acontecem no ambiente de trabalho. 

Algumas competências comportamentais bem procuradas por recrutadores são:

  • Adaptabilidade;
  • Boa comunicação;
  • Criatividade;
  • Organização;
  • Trabalho em equipe. 

Competências funcionais

As competências funcionais ou organizacionais são aquelas habilidades relacionadas a cada cargo que diz respeito ao que é necessário para exercer a função. Ou seja, os famosos pré-requisitos da vaga. Nesse caso, essas competências variam de acordo com o cargo e com o nível exigido. 

Por exemplo, ainda usando o profissional Analista de RH. Para trabalhar na área é preciso se comunicar bem e ter noção de gestão de pessoas.      

5 passos para aplicar a gestão por competências na sua empresa

Implementar a gestão por competência dentro de uma empresa é um processo que exige muito conhecimento sobre a empresa. Tanto da parte de gestão de pessoas, quanto da parte de gestão empresarial.

Mas, apesar do trabalho, a aplicação da gestão por competências não é algo impossível em um negócio. Por isso, preparamos um passo a passo que facilitará a implementação no seu local de trabalho:  

Diagnóstico

Em primeiro lugar é preciso mapear as competências necessárias para o sucesso do negócio e as competências que você tem dentro da sua empresa de acordo com as atividades executadas por cada colaborador.

Dessa forma é possível analisar o modelo de trabalho da empresa, quais competências os colaboradores já têm e quais precisam ser desenvolvidas dentro da empresa. 

Identificação dos GAPs

Em seguida, com o levantamento das competências finalizado, é hora de identificar quais são os GAPs (distanciamento entre o estado desejado e o estado atual) dentro das equipes. É importante descobrir esses GAPs para trabalhar em busca de soluções a fim de fazer com que toda a empresa atue em alta performance e tenha níveis elevados de entrega. 

Por exemplo, imagine que você trabalha em uma loja de móveis personalizados que não tem uma equipe de suporte ou de pós-vendas. Isso é um GAP que precisa ser solucionado com a criação de um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Profissional de RH em uma das etapas da gestão por competências
Cumprir as etapas da gestão por competências pode identificar GAPs e contribuir para solucionar problemas

Para isso, a empresa precisa mapear quais são as competências para a criação do setor, como experiência em atendimento ao cliente e bom relacionamento interpessoal, e analisar se essas competências existem ou não dentro da empresa.     

Treinamento

Uma etapa super importante é a de treinamento e desenvolvimento da equipe. Ele serve para diminuir os GAPs, qualificar os funcionários, descobrir novas habilidades dentro da equipe ou identificar pontos que precisam ser solucionados com a contratação de novos profissionais.  

Por exemplo, alguns treinamentos são focados em capacitar tal profissional para desenvolver as competências necessárias para assumir um novo cargo. Já em outros casos, nos próprios treinamentos os profissionais de RH identificam potenciais e fazem um remanejamento nas equipes.    

Recrutamento

A seleção e o recrutamento de novos talentos é comum e necessária em qualquer empresa. Na gestão por competências, o recrutamento acontece quando a empresa identifica um déficit em competências que precisam ser supridas para a melhor execução do trabalho.

Ao contrário do processo de seleção tradicional onde é levado em consideração apenas o currículo, na gestão por competência a equipe de RH busca alinhar as habilidades do candidato com o modelo de negócio da empresa.    

Avaliação

Por fim, a avaliação. Basicamente, essa etapa consiste em mensurar os resultados das ações anteriores para ver se as mudanças feitas estão sendo positivas para o ambiente de trabalho. 

Nessa fase é normal encontrar pontos de melhorias que precisam ser reajustados no processo de gestão. 

Indicadores de desempenho da gestão por competências

Para conseguir analisar se o modelo de gestão aplicado está sendo realmente eficaz existem diversos indicadores de desempenho. Esses indicadores servem para analisar os níveis de sucesso e de satisfação dos colaboradores com as organizações.  

Primeiramente temos o absenteísmo que mensura os atrasos e as ausências do colaborador. Se este índice estiver grande, é bom ficar atento às razões para que isso esteja acontecendo.

Por exemplo, pode ser problemas de saúde ou falta de motivação e má relação com os colegas de trabalho. 

Em seguida, um outro indicador é o turnover. Ele é um indicador que mostra o fluxo de entrada e de saída de colaboradores da empresa. 

Aqui, caso haja uma grande rotatividade, é bom ficar atento pois isso pode ser sinal de falha organizacional ou problemas na gestão das pessoas. 

Competências x Desempenho

A gestão por competências está diretamente relacionada às habilidades, tanto técnicas quanto comportamentais, e no quanto o acompanhamento das competências influenciam as entregas do colaborador.

Ao contrário da gestão por competências, a gestão de desempenho é extremamente focada em bater metas, alcançar os números planejados e mensurar os resultados obtidos. No geral, a gestão de desempenho foca muito na entrega e negligencia o desenvolvimento pessoal e profissional do funcionário.  

Benefícios da gestão por competências nas empresas

O modelo de gestão por competências quando bem aplicado traz diversos benefícios tanto para os profissionais de RH quanto para o time de funcionários.

Abaixo, listamos os principais benefícios da gestão de pessoas por competências:

  • Aumento da produtividade;
  • Desenvolvimento profissional;
  • Melhores resultados;
  • Recrutamento mais eficiente;
  • Valorização dos colaboradores. 

Desafios da gestão por competências

Apesar da gestão por competências ser extremamente benéfica para toda a empresa, quem deseja implementar a gestão por competências encontra alguns desafios durante o caminho. 

Segundo a Laci Loew & Company, uma empresa de consultoria em RH, um dos principais desafios da implementação da gestão por competências é que ela é vista apenas como um processo do RH e não como uma cultura organizacional para todo o negócio.

Logo em seguida, um outro desafio é conseguir identificar as competências críticas da organização. Afinal, se é difícil você conseguir fazer uma auto análise sincera dos seus principais pontos a melhorar, imagina como não é a logística para fazer com que centenas de pessoas façam isso ao mesmo tempo?

Por fim, um outro desafio citado pela Laci Loew & Company é conseguir fazer o alinhamento do desenvolvimento das competências com os objetivos do negócio. Muitas vezes isso acontece porque a organização não conseguiu definir muito bem quais são as competências críticas do trabalho e quais são os critérios de sucesso medidos por eles.

Mas, para que você não enfrente nenhum desses desafios quando for adotar a gestão de pessoas por competências em sua empresa, a XP Educação tem o MBA em Gestão Exponencial. Com duração de até 12 meses, o curso é indicado para quem deseja se tornar um grande líder e se destacar como gestor em qualquer modelo de negócio.

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