O que é Azure? Descubra para que ele serve e como funciona

Conheça o Microsoft Azure, a ferramenta da Microsoft que opera em nuvem e é concorrente do Google Cloud e do Amazon Web Services.

Se você chegou até aqui, provavelmente está ansioso por descobrir o que é Azure. De cara, podemos já dizer que é um serviço da Microsoft que disponibiliza estruturas e ferramentas em nuvem, sendo um dos mais utilizados entre as opções do mercado.

A computação em nuvem chegou para facilitar a vida de quem precisa criar ou gerenciar aplicações, desde sites até redes. Se antes era preciso contar com uma infraestrutura e manter profissionais especializados para trabalhar nos servidores, hoje, já é possível realizar os processos com custos menores e maior segurança.  Quer entender mais sobre o Azure e conhecer suas funcionalidades? Continue a leitura!

Microsoft Azure, o que é?

O Azure é uma plataforma de nuvem que oferece diversos produtos. Além da hospedagem de sites, apps e banco de dados, ele fornece redes virtuais, armazenamento de dados, segurança e até máquinas virtuais. Além disso, você também pode ter a sua rede privada parte em rede local e parte na nuvem.

Para que serve o Azure?

Antigamente, para poder informatizar os processos de uma empresa ou para desenvolver sites e aplicativos, era preciso ter uma infraestrutura de computadores, investir em servidores físicos para realizar autenticação de usuários, registros de compras, disparo de processos de faturamento e envio da mercadoria, entre outras tarefas. 

Também era preciso ter máquinas para backup, para intranet da empresa e para o servidor de e-mails. Isso tudo era muito caro e demandava pessoas para cuidar desses equipamentos, além de estarem propensos a falhas e estimativas erradas.

Com o uso da nuvem, as empresas ou usuários só precisam pagar as mensalidades e terão acesso às ferramentas, sem necessidade de preservar backups, fazer upgrades, manutenção e ainda dispensando o espaço onde seriam localizados os servidores.

Além de ser mais simples, o custo é muito menor, não é preciso contratar tantos funcionários especializados, nem comprar servidores e é possível adquirir somente as ferramentas necessárias. 

Pode-se dizer, portanto, que o Azure serve para facilitar diversos processos e gerar mais escalabilidade em alguns serviços, além de automatizar tarefas repetitivas, proporcionando mais agilidade e eficiência.

Como funciona o Azure?

Quando falamos do aspecto técnico, a plataforma pode funcionar em dois modelos conceituais: Platform as a Service (PaaS) e Infrastructure as Service (IaaS).

PassS (Plataforma como Serviço)

Neste modelo, o ambiente é fornecido sob demanda para desenvolvimento, fornecimento, teste e gerenciamento de aplicativos de software. Eles facilitam a criação aplicativos móveis e Web, pois os desenvolvedores não precisam se preocupar com a configuração e gerenciamento de servidores, bancos de dados e rede.

IaaS (Infraestrutura como Serviço)

Nessa categoria, é possível alugar a infraestrutura de TI, como os servidores e as máquinas virtuais, além do armazenamento, rede e sistemas operacionais. É um provedor de nuvem pago conforme o uso. Normalmente, é usado quando uma empresa quer iniciar ou migrar um servidor na nuvem do zero.

SaaS (Software como Serviço)

Esse tipo de serviço tem como objetivo a distribuição de aplicativos de software pela Internet sob demanda e costumam ser baseados em assinaturas. Os provedores hospedam, gerenciam o aplicativo e a infraestrutura, além de realizar manutenções. Os usuários apenas acessam e utilizam o serviço.  São exemplos as ferramentas do Office, o calendário e o e-mail.

Banco de dados da Microsoft Azure.
O Microsoft Azure apresenta diversas funcionalidades para Tecnologia da Informação.

Funcionalidades do Azure

Existem mais de 200 produtos no Microsoft Azure e eles vão de máquinas virtuais até a infraestrutura da rede, fornecendo, basicamente, tudo que uma empresa precisa para funcionar. Algumas das funcionalidades são mais utilizadas e abaixo você confere mais sobre elas.

  • WebApps: a plataforma permite a disponibilização de aplicativos Web usando .NET, Java, Node.js, PHP e Python no Windows ou .NET Core, Node.js, PHP ou Ruby no Linux.
  • Banco de Dados SQL: é um serviço de banco de dados relacional gerenciado e sempre atualizado, criado especificamente para a cloud computing.
  • Inteligência Artificial: o Azure oferece práticas de IA responsivas e flexíveis, com modelos de fala, visão e linguagem de alta tecnologia. 
  • Análise de dados: a Inteligência Artificial e Machine Learning podem ser aplicadas para gerar relatórios e inferir dados sobre o desempenho do negócio, sugerindo novos e melhores modelos de desenvolvimento.
  • Máquinas virtuais: é possível ter acesso a diversos PC’s virtualizados, sem ser necessário alugar desktops para colaboradores. Eles podem ser usados para ambientes de teste e desenvolvimento de TI.
  • Desenvolvimento de aplicativos: permite a criação de apps de forma mais simples e rápida, proporcionando uma escalabilidade maior.
  • Governança e segurança: a plataforma conta com soluções personalizadas para serviços como criação de hierarquias, aplicação de políticas, gerenciamento do estoque, entre outros.
  • Armazenamento e backup: o Azure tem o backup automatizado e permite que sejam guardados programas de armazenamento híbrido, combinando alta performance e cibersegurança.
  • Data Box: é uma solução que permite a transferência de grandes quantidades de dados com segurança e rapidez. 

Custos operacionais do Microsoft Azure

Os custos dependem das necessidades de cada negócio. Como você só paga pelas ferramentas que utilizar, o valor da assinatura será compatível com os recursos contratados. 

Na página de preços da Microsoft, você pode verificar o preço de cada produto individualmente, mas você também pode usar a calculadora de preços disponível para ter uma ideia de quanto custaria uma assinatura conforme os produtos escolhidos.

Você pode começar usando os serviços gratuitos, explorando as opções e verificando quais, de fato, serão úteis. Existem dois tipos de serviços gratuitos atualmente: os que são sempre gratuitos para todas as pessoas que têm uma conta Azure e outros que são gratuitos por tempo limitado.

Opções de implantação do serviço de nuvem

Existem três formas diferentes de implementar serviços de nuvem. A escolha do método depende da necessidade dos negócios. Veja:

  • Nuvem pública: qualquer pessoa pode comprar ou usar os serviços. São as mais comuns e pertencem a um provedor de serviço terceirizado. Geralmente são usadas para armazenamento e ambientes de desenvolvimento e teste, fornecer email baseado na Web e aplicativos de escritório online;
  • Nuvem privada (corporativa): os serviços são usados por uma única empresa ou organização. Ela pode estar localizada em um datacenter local ou hospedada em um provedor de serviços terceirizado, com o diferencial de ter a infraestrutura na rede privada e o hardware e o software dedicados a apenas uma organização;
  • Nuvem híbrida: essa estrutura combina a infraestrutura local ou nuvem privada com uma nuvem pública, o que permite que os aplicativos e dados se movam entre os ambientes.

No site oficial do Microsoft Azure, ele é definido como uma nuvem pública. 

Vantagens e desvantagens do Azure

Cada vez mais empresas têm implementado as soluções em nuvem, inclusive do Microsoft Azure. Isso acontece por conta de todas as facilidades que a plataforma pode proporcionar, como por exemplo:

  • Redução de custos: são somente pagos os serviços usados, inclusive quando se trata do uso de capacidade dos apps em datas sazonais;
  • Disponibilidade: toda vez que uma aplicação sobe, ela é replicada para outros dois servidores. Caso um deles caia, ainda existem outros dois funcionando e garantindo um SLA de mais de 99,95% ao ano;
  • Escalabilidade quase ilimitada: é possível definir regras de escala e ter mais máquinas e mais processamento de forma automática conforme a necessidade;
  • Segurança: diversas redes de servidores podem assegurar contra falhas. 

Além disso, o Azure se diferencia dos concorrentes por ter um alto nível de integração com outros produtos Windows, como o Windows Server. Como desvantagem, a plataforma tem um custo um pouco alto, o que pode acabar espantando usuários individuais e empresas menores. 

Além disso, a computação em nuvem não deve ser usada para tudo. Ela gera benefícios quando o negócio tem a capacidade de consumir e pagar o que é necessário quando necessário. Nem todos os aplicativos e cargas de trabalho se encaixam nessa necessidade. 

Qual a importância de aprender sobre o Microsoft Azure?

A computação na nuvem é uma realidade que chegou para ficar. Com isso, saber sobre cloud computing não é mais um diferencial, as empresas já estão migrando e precisam de profissionais que conheçam esse tipo de solução.

É muito comum, portanto, que as vagas para desenvolvedores peçam conhecimentos em AWS, Microsoft Azure ou Google Cloud. Algumas até pedem conhecimentos em ferramentas executadas em serviços de nuvem.

A demanda por esses profissionais é bem alta e as oportunidades, bem como as remunerações, são muito atrativas. Para se tornar um especialista em sistemas de nuvem, é preciso ter conhecimento em computação, programação e segurança de dados. 

Quer se especializar em Cloud Computing? No nosso MBA em Cloud Computing você pode aprender sobre Microsoft Azure, Amazon Web Services, além de soluções multicloud, modelo SaaS, IaaS e PaaS. 

Você também pode optar pela assinatura do Multi+, a plataforma da XP Educação. Ao assinar, você tem acesso a mais de 40 opções de cursos, incluindo Profissional Azure Cloud Computing, Profissional AWS Cloud Computing e Arquiteto(a) Cloud Computing

São aulas ao vivo e online, com cursos de curta duração e formação prática para o mercado de trabalho. Ao final de cada curso, você recebe certificados de conclusão e pode impulsionar a sua carreira.

Continue Aprendendo

spot_img