O que é engenharia de software? Tudo sobre a carreira

A trajetória profissional na engenharia de software é ampla e cheia de oportunidades para cada tipo de carreira, graças à grande demanda por projetos de desenvolvimento no mercado

Há várias opções para o profissional de tecnologia. Logo, saber o que é engenharia de software pode ser um passo importante para se localizar no segmento. 

Isso porque esta é a área responsável pela capacitação dos profissionais no que tange às teorias, técnicas e ferramentas aplicadas à Ciência da Computação.

A engenharia de software é uma área dinâmica e em constante mudança. Por isso mesmo, as habilidades técnicas não são suficientes para quem trabalha em uma empresa que utilize metodologias ágeis. É preciso ser flexível e adaptável, por isso, o comportamento conta muito. 

Além disso, trabalhar em equipe não é simples, pois quando colocamos várias pessoas com personalidades distintas para trabalhar juntas, é necessário gerir os conflitos e convergir as atividades para um objetivo comum.

Neste artigo, explicamos com detalhes o que é engenharia de software, passando pelas áreas de especialização e construindo um panorama da área e das habilidades necessárias. 

É importante lembrar que é praticamente impossível que um profissional seja especialista em todas as áreas da engenharia de software. Entretanto, é essencial ter uma visão geral para conseguir trabalhar e gerir projetos de desenvolvimento de software.

Boa leitura! 

O que é engenharia de software? 

Engenharia de software é a área profissional responsável pela criação, manutenção e desenvolvimento de sistemas. Os profissionais da área atuam na realização de análises, coletas e processamento de dados, identificando falhas e desvios na operação destes produtos, para, a partir daí, otimizar sua performance. 

Diferença entre um desenvolvedor e um engenheiro de software

Enquanto o desenvolvedor de sistemas é um profissional “mão na massa”, cujo foco  está na operacionalização dos programas e softwares, o engenheiro atua no campo “estratégico” da construção destas ferramentas. 

Cabe ao engenheiro planejar e projetar as bases para o funcionamento de uma ferramenta, enquanto fica a cargo do desenvolvedor colocar as diretrizes em prática.

Diferença entre um arquiteto e um engenheiro de software

Pode parecer difícil dissociar as atuações de um arquiteto e um engenheiro de software, afinal, ambos trabalham com a atenção voltada para os “alicerces” das soluções tecnológicas.

Entretanto, enquanto o arquiteto de soluções tem, como foco, o modelo e o projeto do software, o engenheiro se concentra em seus processos, ou seja, na maneira como aquele sistema funcionará, desde seu protótipo até a conclusão. 

Principais desafios do profissional de engenharia de software

Atualmente, há muita demanda por projetos de desenvolvimento de software, sejam eles internos ou externos. A trajetória profissional na engenharia de software é ampla e cheia de oportunidades para cada tipo de carreira

Entretanto, muitas pessoas acham que software se resume à  codificação, mas construir um  é uma atividade extremamente complexa e exige profissionais de diversas especialidades. 

Neste artigo publicado pelo GitHub, por exemplo, é possível ver os diversos caminhos tecnológicos para um desenvolvedor web.

Logo, o profissional de engenharia de software se depara diariamente com questões técnicas e comportamentais. Sendo assim, ele deve estar atento aos desafios tecnológicos, e também ao grande desafio de trabalhar com outras pessoas para construir um sistema.

Se, após descobrir o que é engenharia de software, você decidiu seguir carreira na área, prepare-se para superar estes desafios. 

1- Ambiente tecnológico em constante mudança

Novas tecnologias estão surgindo e as antigas estão se atualizando o tempo todo. 

A evolução tecnológica é notada por qualquer pessoa, basta imaginar o ambiente tecnológico de cinco anos atrás para percebermos a grande diferença. Dessa forma, o profissional precisa estar sempre aprendendo para não ficar para trás.

2- Muitas áreas de conhecimento e atuação na engenharia de software

Para lidar com a construção de um sistema, há várias áreas de conhecimento, com as mais variadas características. 

Os generalistas precisam aprender um pouco de tudo e os especialistas precisam ter uma visão geral. Uma equipe ou empresa precisa ter habilidades em todas as áreas para garantir o sucesso de um produto de software.

< Leia mais sobre Gestão de produtos e Web Design, algumas das áreas da engenharia de software. />

3- Abstração e complexidade do software

Todo software tem uma natureza abstrata e complexa, e lidar com isso exige muita habilidade dos engenheiros de software. 

Na medida que um sistema cresce de tamanho, ele também se expande em complexidade. Dessa forma, sem esforços de qualidade, é impossível manter ou evoluir o sistema.  

Por isso, é preciso gerenciar o crescimento para garantir que a complexidade não saia do controle da equipe.

4- O software transforma a maneira de trabalhar e de viver

Todos nós estamos rodeados de sistemas, ou softwares, em nossas vidas pessoais e profissionais. 

O software transformou e transforma a maneira como vivemos e trabalhamos, e isso faz com que os requisitos para operá-los estejam em constante mudança. 

É necessário muito esforço e atenção aos requisitos para garantir que os esforços de desenvolvimento estejam gerando valor para o cliente.

5- É fundamental trabalhar em equipe para produzir softwares de qualidade

Cada profissional tem sua personalidade e sua maneira de trabalhar. Em um ambiente de transformação ágil, é essencial trabalhar em equipe para garantir o sucesso de um projeto. 

Dessa forma, quando várias pessoas diferentes trabalham juntas em uma atividade tão complexa como o desenvolvimento de software, esforços de gestão de equipes são essenciais para mediar os conflitos e garantir a coesão dos esforços a um objetivo comum.

equipe de engenharia de software
O software transformou e transforma a maneira como vivemos e trabalhamos, e isso faz com que os requisitos para operá-los estejam em constante mudança.

Áreas de conhecimento da engenharia de software

Além de saber o que é engenharia de software, é importante ter em mente que se trata de uma área ampla, que pode ser dividida em subáreas de conhecimento. 

O SWEBOK (Software Engineering Body of Knowledge) faz uma segmentação que ajuda a compreender os conhecimentos necessários ao engenheiro de software. A seguir, você conhece cada um dos segmentos propostos. 

1- Requisitos – Entender as necessidades dos usuários

O ponto de partida para o desenvolvimento de software são os requisitos, pois todo software surge a partir de uma necessidade.

A Engenharia de Requisitos é dividida em quatro etapas que englobam todo o ciclo de vida dos requisitos de um sistema.

  • Elicitação – Descobrir os requisitos do sistema;
  • Análise – Classificar, organizar e priorizar os requisitos de acordo com os objetivos do projeto;
  • Especificação – Detalhar os requisitos para que a equipe técnica seja capaz de transformá-los em software. Em metodologias ágeis, é comum trabalhar com Histórias de Usuários para especificar os requisitos;
  • Validação – Garantir que os requisitos estejam alinhados às demandas dos usuários e que satisfaçam as suas necessidades da melhor maneira possível.

2- Arquitetura – Tomar as melhores decisões para um produto de qualidade

A arquitetura de um software pode ser definida como o conjunto de decisões que são tomadas ao longo do projeto. 

Para tomar as melhores decisões, os líderes técnicos utilizam modelos, que propiciam um bom ambiente para discutir as decisões, uma vez que abstraem os fatores irrelevantes e focam nas questões mais importantes.

Em alto nível, a arquitetura mostra como o sistema está organizado e como seus elementos interagem para atender os requisitos.

3- Implementação – Lidar com a complexidade e construir o sistema

Muitos profissionais da área de software resumem o desenvolvimento de software apenas à codificação. 

Esse é um erro comum e muito grave, pois a implementação é apenas uma das áreas de conhecimento da engenharia de software. Ainda assim, é uma área muito importante e, bem como as outras, exige grande capacidade técnica para ser realizada.

O objetivo da etapa de implementação é produzir o código que se tornará o software. 

Dessa forma, as atividades de implementação devem estar em grande sintonia com as outras atividades para garantir a produção de um software de qualidade. Os principais desafios da etapa de implementação são:

  • redução da complexidade do código;
  • preparo do código para futuras alterações;
  • construção para verificação e testes;
  • reuso de código;
  • uso de padrões de desenvolvimento.

4- Testes – Encontrar os defeitos o mais rapidamente possível

O objetivo das atividades de testes é encontrar defeitos. Simples assim. 

Nesse contexto, o desafio do engenheiro de software é encontrar esses defeitos o mais rápido possível. 

Os testes podem ser manuais ou automatizados. Para cada tipo de teste, há várias estratégias possíveis, e é importante ter conhecimento para escolher a melhor estratégia para atingir os objetivos do projeto, sem ultrapassar os limites do orçamento.

5- Manutenção – Trabalhar com software em produção garantindo sua integridade

A manutenção de um sistema começa quando ele é entregue e passa a funcionar no ambiente de produção. 

A partir desse momento, é necessário ter mais atenção às alterações realizadas, pois é preciso otimizar o sistema sem que ele pare de funcionar.

6- DevOps – Garantir o ambiente certo para o sistema funcionar

DevOps é um termo novo que remete a Desenvolvimento + Operação (do inglês: Development and Operation). O profissional de DevOps entende de desenvolvimento de software e de gestão de infraestrutura, garantindo o processo de entrega (deploy) do sistema.

O grande objetivo do profissional de DevOps é a automação de todo o processo de integração (build), testes, entrega e mudanças nos ambientes de infraestrutura. 

Ele atinge seu objetivo ao disseminar a cultura de que a integração, os testes e a entrega podem acontecer rapidamente e constantemente.

7- Gestão da engenharia de software

A gestão da engenharia de software consiste na aplicação de atividades de gestão para garantir que o software seja entregue de maneira eficiente e efetiva, gerando valor para as partes interessadas. 

Diferentemente de outras áreas de gestão, o desenvolvimento de software tem características peculiares que demandam um conhecimento de gestão específico para projetos de software. 

Neste caso, o gestor deve conhecer as diversas áreas da engenharia de software para conseguir gerenciar um projeto de desenvolvimento de sistemas.

8- Processos – As melhores práticas para produzir software

Há várias formas diferentes de conduzir um projeto de desenvolvimento de software.

O engenheiro de software deve conhecer processos e boas práticas que sejam melhores para o contexto da equipe e do projeto. 

As várias atividades da engenharia de software devem estar devidamente orquestradas para garantir que o produto final satisfaça as demandas do cliente.

Processos bem definidos e executados facilitam:

  • entendimento das pessoas;
  • comunicação e coordenação;
  • gestão do projeto;
  • medição;
  • garantia da qualidade do projeto.

Competências comportamentais

Mais do que saber o que é engenharia de software, é preciso dominar as habilidades comportamentais do profissional, também chamadas de soft skills. Afinal, a habilidade técnica é essencial, mas não é suficiente para assegurar a produtividade. 

Nesse sentido, as competências comportamentais são extremamente importantes para trabalhar em equipes ágeis e convergir os esforços para o que realmente gera valor no projeto.

Aqui estão algumas características-chave do engenheiro de software: 

1- Capacidade de aprender com os mais experientes. Nem tudo está nos livros

Há muito conteúdo técnico por aí. No entanto, mesmo com grande carga teórica, é importante ter humildade para aprender com os mais experientes, pois reconhecer os problemas e entender onde podemos melhorar como profissionais agiliza o crescimento de carreira.

2- Saber trabalhar em equipe muitas vezes é mais importante do que a produtividade

Muitos profissionais tentam ser mais produtivos para se destacarem, mas, em uma equipe de desenvolvimento ágil, o trabalho coletivo é mais importante do que a produtividade. 

Funcionários de alto desempenho são mais valorizados pela sua capacidade de resolver problemas complexos, e não pela velocidade com que os resolvem.

3- O usuário, cliente e empresa são importantes. É preciso equilibrar as demandas de cada um deles

Todas as atividades da engenharia de software estão envolvidas por demandas das diversas partes interessadas do projeto. 

Nesse cenário, a habilidade de negociação é importante para conseguir equilibrar as necessidades de cada um. Não devemos negligenciar nenhuma das partes, pois isso pode prejudicar muito o projeto e o produto.

4- Inteligência emocional faz a diferença para o profissional que trabalha com um time

Quando trabalhamos em equipes, convivemos com pessoas com diferentes personalidades e diferentes necessidades. 

Assim, o profissional que consegue reconhecer e avaliar os próprios sentimentos e os dos outros certamente se destaca no trabalho em equipe. Essa é uma característica essencial para um líder.

5- Entender as necessidades do projeto e trabalhar para melhorar o que não estiver bom

O engenheiro de software deve ter proatividade para tomar iniciativas importantes para o projeto mesmo que ninguém as tenha solicitado. 

Além disso, ele deve identificar os pontos fracos do projeto, equipe e produto e trabalhar para melhorá-los. Afinal, o profissional que fica esperando instruções para tudo dificilmente se destaca em uma empresa.

O perfil profissional do engenheiro de software

O perfil do engenheiro de software não segue um padrão fixo.  Isso porque  há várias áreas de atuação e várias especialidades possíveis. Logo, alguém que se define como engenheiro de software deve ter noções técnicas em todas as áreas de conhecimento.

Muitos profissionais da área são especialistas em determinado segmento, mas não têm visão do todo. 

Eles entendem como programar, mas não são capazes de liderar uma iniciativa de desenvolvimento de software, por não conseguirem enxergar o projeto de maneira global. 

Visão global 

A visão global é fundamental para o engenheiro de software, que consegue ter uma visão mais analítica e global do projeto. 

Por isso, é capaz de relacionar várias informações para atacar o problema de maneira efetiva.

Dinamismo

Além disso, o engenheiro de software deve estar preparado para trabalhar em um ambiente mais dinâmico com mudanças constantes. 

Por isso, ele deve ser capaz de se manter atualizado e estudar por conta própria, pois todas as áreas evoluem constantemente.

Criatividade

O desenvolvimento de software é um processo mais criativo do que operacional. 

Assim, o engenheiro de software deve ser criativo o suficiente para resolver os problemas mais complexos, e técnico o suficiente para construir tais soluções.

Atenção às necessidades do cliente

Não pode faltar atenção à satisfação do cliente. O desenvolvimento de software altera a maneira de viver e trabalhar, e um produto que não se atenta às necessidades dos usuários e clientes tem grandes chances de fracassar. 

O engenheiro de software deve ter a habilidade de relacionar suas atividades às necessidades das partes interessadas do projeto.

Pronto para se tornar um engenheiro de software?

Agora você já sabe o que é engenharia de software, quais as habilidades técnicas e comportamentais essenciais para o profissional e os principais desafios do setor. 

É hora de dar o primeiro passo para se tornar um profissional da área! 

Invista na sua capacitação profissional, com um curso da Faculdade XP Educação!

Você pode investir na sua carreira profissional com o Bootcamp para Engenheiros de Software Ágil, que promove o aprendizado sobre as metodologias ágeis, como Scrum, XP e Kanban, ideal para gerenciar projetos de forma mais moderna e efetiva.

<Comece agora mesmo a preparar o seu futuro! Faça a sua matrícula: Bootcamp para Engenheiro(a) de Software Ágil />

Professor autor: Augusto Farnese

Créditos da imagem de capa: ThisisEngineering RAEng em Unsplash

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img