O que é GitHub: para que serve e como usar

A rede social e profissional contribui para que os profissionais de Tecnologia da Informação compartilhem os seus projetos, experiências e troquem conhecimentos acerca do desenvolvimento web.

Você já ouviu falar em GitHub e ficou se perguntando: “afinal, o que é GitHub?”. O GitHub é uma espécie de rede social muito popular entre desenvolvedores, apesar de não ser uma rede social feita exclusivamente para eles. 

Conforme a plataforma popularizou-se pela possibilidade de compartilhamento de códigos, ela tornou-se cada vez mais, além de rede social, uma rede profissional. Para quem trabalha com desenvolvimento web e programação de softwares, o GitHub é uma forma de trocar experiências e apresentar os seus projetos para outros colegas da área.  

Neste artigo vamos esclarecer todas as dúvidas sobre a rede social dos desenvolvedores. Entenda o que é, para que serve o GitHub, qual a sua importância e como usar essa plataforma colaborativa. 

O que é Github?

O GitHub é um aplicativo para Windows e OS X onde é possível hospedar códigos-fonte e os projetos para desenvolvimento desses códigos, e compartilhá-los com o mundo todo. Milhares de desenvolvedores e empresas de softwares utilizam a rede social para compartilhar os seus códigos ou procurar por códigos, já testados, que possam acelerar o seu trabalho.  

Segundo o site oficial do GitHub, eles são “a maior e mais avançada plataforma de desenvolvimento do mundo”. Com mais  73 milhões de desenvolvedores, 3 milhões de empresas cadastradas e 200 milhões de repositórios criados, é impossível negar a popularidade da plataforma.  

Git no Github

Antes de tudo, você precisa saber que, apesar dos nomes e da lógica de funcionamento parecidas, Git e GitHub não são a mesma coisa. O GitHub, inclusive, foi inspirado no pioneiro Git. 

Criado em 2005 por Linus Torvalds, engenheiro de software e criador do Linux, o Git é um software aberto disponível para Windows e Mac, além do Linux. Nele é possível armazenar, controlar, organizar e revisar projetos.

O Git pode ser utilizado por qualquer pessoa, não apenas por desenvolvedores. Entretanto, tornou-se popular entre o universo do TI por ter um recurso que possibilita alterações no projeto sem que a versão que está sendo trabalhada seja alterada.

Ou seja, cada vez que o projeto for modificado, o Git automaticamente cria uma nova versão para o projeto, onde todas as alterações são salvas automaticamente. 

Além disso, o Git salva todas as versões do seu projeto diretamente no repositório – espaço onde todos os arquivos de um determinado projeto são armazenados. Assim, você pode guardá-lo apenas no computador ou também em um sistema online, como o GitHub.

Dessa forma, com as ferramentas do Git, você não corre risco de perder nenhuma informação. Também não corre o risco de ter que começar o projeto do zero, caso seja encontrado um erro no processo de codificação. 

Hub no Github

O Hub, também conhecido como concentrador, é um aparelho utilizado na área de informática que permite a conexão de diferentes computadores a uma mesma rede. A partir dessa conexão, é possível fazer transferência de arquivos e informações entre uma máquina e outra.

Este foi um dos primeiros equipamentos com essa funcionalidade. Ele possui um endereço de IP para permitir a troca de informação através das redes LAN, MAN, WAN e TAN. 

Para que serve o Github?

O GitHub é uma plataforma para a publicação de projetos de desenvolvimento e arquitetura de software, onde você também tem acesso a projetos publicados por outros profissionais de devs. 

Nele, você pode colocar todos os seus projetos. Desde os feitos como trabalhos de curso até códigos que você criou espontaneamente apenas para aprimorar os seus conhecimentos. Não deixe de publicar. Afinal, o seu GitHub é o seu portfólio! 

Github também é uma rede social?

Com certeza a resposta é sim! O GitHub é uma rede social. Aliás, é uma rede profissional, assim como o LinkedIn, ideal para que desenvolvedores criem um networking com outros colegas de profissão. 

No GitHub, assim como qualquer rede social, o usuário tem um perfil onde ele pode apresentar os seus projetos, sejam os individuais ou os trabalhos em equipe. Além disso, o espaço também serve para a troca de informações entre os profissionais, assim como em um fórum. 

Ter um perfil ativo e atualizado no GitHub é um diferencial que chama bastante atenção dos recrutadores. 

Como funciona e como usar o Github?

Que o GitHub funciona como um repositório de códigos e que ele serve para você divulgar o seu trabalho, você já sabe. 

Agora, caso você ainda não tenha um perfil e queira começar a utilizar o GitHub, é bem simples. Basta acessar o site do GitHub, em seguida ir em “Sign in”, preencher os seus dados e confirmar a opção “Create account”. 

Pronto, feito isso você já pode criar repositórios e publicar os seus projetos para todo o mundo. 

É gratuito?

O GitHub possui 3 planos de assinatura, sendo 1 gratuito e 2 pagos. Atualmente os planos, denominados “Free”, “Team” e “Enterprise”, estão com valores entre $0 e $21 dólares.

Cada plano possui vantagens equivalentes ao valor pago. Conheça abaixo cada um deles:

  • Free ($0): repositório público e privado ilimitado, 2.000 minutos por mês de automação, 500 MB de armazenamento de pacotes; 
  • Team ($4): além dos acessos do plano free com limites maiores para automação e armazenamento de pacote, você também pode adicionar revisores ao seu projeto, tem acesso aos codespaces do GitHub e a páginas wikis;
  • Enterprise ($21): todos os benefícios anteriores, mais GitHub Connect, API de registro de auditoria e relatórios AICPA System and Organization Controls (SOC) 1 Tipo 2 e SOC 2 Tipo 2.      

Repositórios Github

Primeiramente, você precisa relembrar que um repositório é o local onde todos os arquivos de um determinado projeto estão armazenados. Em cada repositório está disponível o histórico de revisão de arquivo, facilitando assim o seu processo de busca. 

No GitHub, cada projeto tem um repositório que pode ser acessado por uma URL exclusiva. Abaixo, ensinamos como criar, excluir ou clonar um repositório na rede social dos programadores:

Como criar

Para publicar um código, você precisa criar um repositório no GitHub. Assim, você pode compartilhar o código desenvolvido com outras pessoas. 

Já com a conta criada no GitHub, você precisa fazer os seguintes passos:

  • Use o menu suspenso, no canto superior direito, e selecione “Novo repositório”;
  • Coloque nome, descrição e escolha a visibilidade (público, interno ou privado) do repositório;
  • Clique em Create Repository.

Feito isso, o seu repositório está criado. Entretanto, o repositório estará vazio e você precisa adicionar, manualmente, os seus códigos.

Como excluir

Se você deseja excluir um projeto do seu perfil, você pode desde que seja o autor ou um dos administradores do repositório. A exclusão de um repositório pode ser uma ação irreversível, caso o prazo de 90 dias para recuperação seja ultrapassado.

Para excluir um repositório, o processo é bem simples:

  • Abra a página principal do repositório;
  • Vá em “Configurações”;
  • Selecione “Danger Zone”, em seguida aperte o botão em “Delete this repository”;
  • Digite o nome do repositório que deseja excluir;
  • Marque a caixa “I understand the consequences, delete this repository”.

Como clonar

Se você deseja conseguir alterar, de forma sincronizada, o seu projeto através do GitHub e do armazenamento local do seu computador, isso é possível por meio da clonagem do repositório. 

A clonagem do repositório é uma cópia de todos os dados que o GitHub tem do seu repositório até o momento, incluindo todas as pastas e versões do projeto. Assim, você facilita a correção de bugs, remoção de arquivos ou inclusão de melhorias no seu código. 

Para clonar um repositório, você deve fazer o seguinte:

  • Acesse a página principal do repositório;
  • Acima da lista de arquivos, clique em ↓ para fazer o download do código;
  • Copie a URL do repositório;
  • Abra Git Bash;
  • Mude o diretório de trabalho para o local em que deseja que o diretório seja clonado;
  • Digite git clone (clonar git) e cole a URL que você copiou anteriormente;
  • Pressione Enter.

Por que utilizar o Github?

Agora que já sabe o que é GitHub, saiba que ele é um grande aliado dos desenvolvedores e das empresas de softwares, visto que dá aos envolvidos em um projeto a chance de trabalhar nele em parceria com outros devs da equipe, de qualquer lugar do mundo. 

Para além disso, o GitHub apresenta outras vantagens para quem o utiliza na sua rotina de trabalho:

  • Gestão de equipe: ajuda membros da equipe a trabalharem em sintonia, de forma que dê para ver o trabalho de toda equipe;
  • Código aprimorado: é possível desenvolver, debater melhorias, organizar, revisar e alterar o código-fonte;
  • Segurança nos pacotes: permite que projetos sejam publicados de forma privada onde apenas pessoas autorizadas têm acesso;
  • Gerenciamento de projetos: pensado para facilitar a gestão de processos, o GitHub permite que devs e gerentes consigam acompanhar o andamento do projeto de forma eficaz;  
  • Hospedagem fácil: os códigos são facilmente hospedados, salvos e compartilhados;
  • Maior segurança do código: com ferramentas avançadas, o GitHub identifica fraquezas no código para que as equipes possam solucionar as vulnerabilidades.  

Importância do Github para a programação

Apesar de não ser uma rede exclusiva para programadores, o GitHub tornou-se popular entre eles por todas as vantagens que oferece. Afinal, o GitHub automatiza os fluxos de trabalho, facilita o desenvolvimento de software em equipe e garante segurança ao banco de dados – algo super importante quando se fala do meio digital. 

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img