Não sabe o que é um investidor arrojado? Descubra suas características + principais investimentos

Ao abrir uma conta em uma corretora de valores para começar a investir suas economias, é comum ser convidado a preencher um questionário para identificar o perfil de investidor. Atualmente, o mercado trabalha com três grandes grupos:

  • Investidor com perfil conservador;
  • Investidor com perfil moderado;
  • Investidor com perfil arrojado;

Mas o que é um investidor arrojado? Como ele se difere de uma pessoa conservadora? E um moderado? Entender qual é o seu perfil é fundamental para direcionar melhor sua estratégia de investimento e determinar os títulos mais interessantes para alcançar seus objetivos.

Se você quer saber o que é um investidor arrojado e qual a estratégia ideal para aprimorar sua carteira de ativos, continue a leitura e aprenda com a Xpeed.

O que é um investidor arrojado?

Apesar de grande parte dos produtos estar disponível para todos os investidores, cada pessoa realiza escolhas diferentes de acordo com seus objetivos. Para os investidores com o perfil arrojado, isso significa:

  • alta tolerância a riscos a fim de alcançar grandes rentabilidades;
  • baixa necessidade de liquidez no curto prazo;
  • possui um conhecimento aprofundado do mercado financeiro e já sabe quais os caminhos podem gerar o maior retorno ao seu capital;
  • sua carteira de investimentos é de alto risco, com títulos de renda fixa, ações, fundos imobiliários e Exchange Traded Funds (ETF).

Ou seja, podemos dizer que o investidor arrojado é o que preza pelo retorno. Mas não se esqueça de que os investimentos são mais que apenas rentabilidade. Liquidez e segurança também fazem parte desse tripé. Quer saber sobre esse conceito?

Como saber se eu sou um investidor arrojado?

Saber o perfil de investidor de uma pessoa é algo que requer autoconhecimento. Afinal, apenas você mesmo sabe qual é  seu apetite  a risco. Mas o exemplo abaixo pode  ajudá-lo a compreender o que é um investidor arrojado.

Imagine que Cleide tem 35 anos, é gerente financeira e sonha em se aposentar em até 10 anos. Para conseguir alcançar seu sonho, ela assume riscos a fim de maximizar seu patrimônio, como investir em uma ação em queda.

Ao encontrar seu amigo João, ela conta sobre suas “aventuras financeiras” e, assim, desperta o seu interesse. Iniciante no mundo dos investimentos, ele está frustrado com seus baixos rendimentos de seus ativos e segue as dicas de Cleide.

Mas após ver sua aplicação inicial negativar em um Fundo de Ações, ele liga, desesperado, para a amiga em busca de orientações. Para ele, a melhor solução é tirar o dinheiro o quanto antes para evitar mais perdas e não ver seu patrimônio diminuir. 

Já Cleide, que possui um maior apetite ao risco, entende que o importante em uma aplicação não é a visão micro do dia a dia. A atenção deve estar na visão macro, que é o rendimento do título no longo prazo. Cleide é uma investidora arrojada, João não.

Após explicar a João a importância da visão macro em títulos como Fundos de Ações, Cleide conseguiu acalmar o amigo e convencê-lo a seguir com o investimento. 

A conversa valeu a pena: em menos de um ano ele recuperou seu investimento inicial e ainda lucrou 2%, abrindo seus olhos para novas possibilidades de aplicações e aumentando seu apetite ao risco.

O perfil do investidor pode mudar com o tempo?

Você se identificou com o João, mas queria ser uma Cleide? Fique tranquilo, pois é possível que seu perfil de investimentos mude ao longo dos anos.

Afinal, os seres humanos são adaptáveis, habituados a constantes mudanças. E são essas vivências que podem mudar a maneira que vemos o nosso futuro – assim como nosso patrimônio. Mas, além disso, para se tornar um investidor de perfil arrojado, é importante:

  • buscar conhecimento sobre finanças pessoais e os diferentes tipos de investimentos;
  • se atentar às mudanças de indicadores macroeconômicos, como a Taxa Selic e o IPCA;
  • entender a dinâmica dos ativos de renda variável;
  • aliar os seus investimentos aos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Ou seja, o conhecimento o ajudará a enxergar novas oportunidades e evoluir como investidor.

Quais são os melhores títulos para investidores com perfil arrojado?

Independentemente do perfil de risco, vale lembrar da importância em ter uma carteira de investimentos diversificada para maximizar os ganhos e garantir a segurança do patrimônio. Por isso, é sugerido ter títulos de renda fixa e variável no portfólio, como os listados abaixo.

Títulos de renda fixa

Nos títulos de renda fixa, vamos olhar para uma classe de investimento que oferece uma rentabilidade previsível, além de maior liquidez e flexibilidade no resgate. Entre os exemplos mais populares nesta categoria, vale citar:

  • Tesouro Direto;
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • Letras de Crédito, como LCI e LCA, entre outros.

Vale lembrar que a maioria desses ativos possui a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para aportes de até R$ 250.000, o que leva ainda mais segurança para os títulos.

Títulos de renda variável

Para a maior parte dos investidores arrojados, os títulos de renda variável são os mais atrativos por causa das suas possibilidades de maximizar o lucro. Dentre as categorias de renda variável, é sugerido olhar para títulos como:

Ações

Vamos começar com esse investimento de renda variável que já abordamos acima. Ao comprar uma ação, você se torna um sócio dessa corporação e pode lucrar de duas maneiras:

  • Distribuição de dividendos: o lucro da empresa é dividido pelos acionistas;
  • Valorização do papel: dependendo das decisões corporativas e seus resultados, os papéis da companhia podem sofrer um aumento ou queda de valor.

Fundos de Investimento

Enquanto nas ações você é responsável pela administração dos papéis, nos fundos de investimento essa responsabilidade ficará nas mãos de um gestor profissional. Esse profissional decidirá quais papéis comprar ou vender para garantir o maior lucro possível aos investidores com a cobrança de uma taxa de administração.

Mas atenção na hora de escolher esse tipo de investimento: além da taxa de administração, alguns fundos também cobram uma taxa de performance. Ela é um bônus dado à equipe do Fundo caso os resultados sejam melhores que seu índice de referência.

Fundos Imobiliários (FIIs)

Se em um fundo de investimentos estão reunidas pessoas interessadas em aplicar seu dinheiro em títulos específicos, no FII o interesse do grupo é no mercado imobiliário. 

Nesse tipo de Fundo, é comum que o dinheiro seja destinado à construção ou compra de imóveis, cujo lucro será dividido entre os participantes após a sua locação ou venda. Ele também possui a coordenação de um gestor, que decidirá onde os recursos serão investidos.

Vale saber que os investidores compram cotas, ou seja, partes nas quais a divisão do patrimônio (soma dos recursos) é feita. Ou seja, os cotistas dos FIIs não possuem direitos sobre os empreendimentos.

O estudo e a informação são os motores da rentabilidade

Ficou claro o que é perfil arrojado e quais são as características dos ativos mais indicados para esse grupo? Esperamos ter ajudado nesse processo de aprendizado! Afinal, em qualquer área do conhecimento, manter-se informado é sempre o melhor caminho. E no caso do mercado financeiro, não seria diferente.

A busca constante por conhecimento e educação é a principal ferramenta que qualquer investidor — seja moderado, conservador ou arrojado —  precisa ter para alcançar seus objetivos financeiros.

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

E nós podemos lhe ajudar com isso! Conheça a Escola de Investimentos da Xpeed para entender como ela pode ajudá-lo a entender a dinâmica do mundo dos investimentos, assim como identificar oportunidades e riscos para você superar esses desafios!

Continue Aprendendo

spot_img