Mercado financeiro: saiba o que é e como atuar

Entenda tudo sobre o mercado financeiro, os principais tipos e as profissões em alta da carreira

Você gosta de economia e assuntos relacionados a finanças? Então esse é o local certo para aprender mais sobre o mercado financeiro.

Entender e atuar com essas negociações significa estar sempre atendo às mudanças constantes desse mercado. Por isso, é fundamental analisar riscos e tendências para tomar as melhores decisões de investimento.

O mercado financeiro é totalmente seguro, pois há instituições envolvidas que regulam e fiscalizam as transações efetuadas. Em síntese, é uma imersão em um ambiente de comercialização de mercadorias, câmbio e valores imobiliários.

Nesse mercado, seu papel será de investir, ou seja, multiplicar dinheiro!

Se interessou? Confira ao longo do conteúdo o que é mercado financeiro, como funciona, instituições brasileiras envolvidas e muito mais. Boa leitura!

O que é mercado financeiro?

O mercado financeiro é um espaço onde são negociados produtos financeiros, tais como ações, títulos, derivativos, etc.

Trata-se de um importante mecanismo de alocação de recursos, onde as pessoas e as empresas podem obter os fundos necessários para financiar seus projetos. Logo, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem realizar as ações.

O mercado financeiro pode ser geral ou especializado. Além disso, ele pode ser dividido em:

  • Mercado de capitais;
  • Mercado de câmbio;
  • Mercado de crédito;
  • Mercado monetário.

Mercado de Capitais

O mercado de capitais envolve transações na Bolsa de Valores, corretoras e afins. É a principal maneira de realizar a compra e venda de ações, títulos e demais derivativos.

Mercado de Câmbio

No mercado de câmbio é onde são realizadas as trocas de moeda entre países. Sabe quando você viaja para o exterior? Lá você precisará fazer a substituição do real (R$) pela moeda utilizada localmente, como, por exemplo, euro ou dólar.

Mercado de Crédito

É no mercado de crédito que são feitas as transações de curto, médio e longo prazo para pessoas físicas e jurídicas. Nesse mercado que o dinheiro é negociado e pode se transformar em capital de giro ou consumo.

Mercado Monetário

O mercado monetário é o espaço de empréstimo de curto e curtíssimo prazo, com vencimentos de até um ano ou menos, sendo esse mercado o principal responsável pela liquidez monetária.

É no mercado monetário em que são negociados os títulos de tesouro, papéis comerciais e certificados de depósitos.

<Leia depois: o que é liquidez no mercado financeiro? Saiba aqui />

Como o mercado financeiro funciona?

O mercado financeiro funciona com lados: um, onde há investidores e o outro, os tomadores de recursos.

Os investidores podem ser você, um colega, ou qualquer outra pessoa. Já os tomadores de recursos são as instituições ou empresas que captam os recursos para fins diversos: pagamento de dívidas, lançamento de serviços/produtos e outros.

Em suma, o principal objetivo do mercado financeiro é impulsionar o fluxo da economia de forma democrática para todos os lados.

Que horas abre o mercado financeiro?

O mercado financeiro funciona das 10h às 17h. Entre 17h e 18h acontece o chamado after-maker, um breve “momento depois do mercado”, onde os investidores conseguem realizar algumas operações, mas esse é assunto para outro conteúdo.

Clique aqui e veja todos os horários de abertura e fechamento da B3

Principais instituições do mercado financeiro brasileiro?

A estrutura é composta pelo Sistema Financeiro Nacional (SFN) com:

<Confira: entenda o crescimento do mercado financeiro />

Principais mercados financeiros

Conheça abaixo os principais mercados financeiros existentes.

Mercado de ações

Engloba o financiamento de investimentos e de capital de giro das empresas. Geralmente, há expectativa de retorno no médio e longo prazo.

É composto pelas bolsas de valores, corretoras e demais instituições financeiras. Por conta das atividades, não é considerado um mercado bancário.

Mercado de obrigações

É o espaço onde os investidores negociam títulos de dívidas de empresas, ou títulos do Tesouro Direto. Nesse mercado, as organizações podem capitalizar e conseguir capital de giro.

Ele também é chamado de mercado de dívidas, e as principais operações do mercado de obrigações são: financiamento, empréstimo e arrendamento e outros.

Mercado de derivativos

São as aplicações financeiras originadas por instrumentos derivadas de outros ativos financeiros.

Como funciona na prática? O mercado de derivativos envolve as operações realizadas sobre expectativas de um valor futuro sobre determinado instrumento.

Existem diversos tipos de operações, porém, as mais conhecidas são: mercado a termo, mercado futuro e de opções.

Mercado de balcão

Também conhecido como venda no balcão, esse mercado é o espaço de negociação de ativos e operações que não são registradas na bolsa de valores.

Atualmente, o mercado de balcão funciona totalmente pela internet, e suas operações ocorrem por telefone ou via sistema digital da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), que funciona como uma organização da principal bolsa de valores e mercado de balcão do Brasil.

Mercado de renda variável

No mercado de renda variável os investimentos costumam ter retorno de forma imprevisível, variando conforme as condições do mercado, bem diferente do que acontece com a renda fixa.

Para quem não sabe, as ações são um tipo de investimento que representam uma parcela de propriedade de uma empresa. Sendo assim, ao comprar uma ação, você se torna um sócio do negócio, e passa a receber os lucros — ou perdas — da companhia. Além disso, as ações também podem ser vendidas a qualquer momento, o que as torna um investimento líquido.

No entanto, ao contrário de outros tipos de investimentos, as ações têm um risco mais alto. Isto significa que os preços delas podem flutuar bastante e, em alguns casos, as ações podem até mesmo perder todo o seu valor.

Dito isto, é importante que você aprenda mais antes de investir em renda variável, por isso, confira a explicação que a Clara Sodré, especialista em investimentos, preparou, no vídeo a seguir.

Mercado futuro

Como o próprio nome já diz, o mercado futuro é um ambiente financeiro onde são realizadas negociações de bens, que serão comprados ou vendidos em uma data adiante, e por um preço pré-definido.

Esse mercado possui particularidades em relação aos demais mercado, pois os negócios acontecem na bolsa de valores. Os contratos precisam seguir um padrão para garantir que os investidores estejam negociando o mesmo produto, e nas mesmas condições. Além disso, o mercado futuro consegue atender muitos investidores.

Os principais produtos negociados são: commodities, moedas estrangeiras e índices, como o IBOVESPA.

Como atuar no mercado financeiro?

As pessoas que atuam no mercado financeiro podem desempenhar diversas funções, dentre essas, podemos citar: analistas de investimentos, traders e gestores de fundos.

Para ter sucesso nessa área, é importante estar sempre atento às mudanças do mercado, timing e ter bom senso de interpretação de dados.

Existem algumas certificações essências para quem deseja atuar no mercado financeiro, dentre elas, podemos citar:

CPA-10 e CPA-20

As duas certificações mais básicas, voltadas para quem deseja trabalhar no sistema bancário.

No caso da CPA-10, ela é pré-requisito para todos os agentes bancários. Por outro lado, a CPA-20 é necessária para quem quer ser gerente ou do segmento de alta renda.

CEA

É a certificação que permitirá que você se torne um especialista em investimentos e trabalhe assessorando os gerentes de contas de investidores.

Ademais, com a certificação você fica qualificado para exercer as funções de CPA-10 e CPA-20.

CFP

É a certificação dos planejadores financeiros, uma das mais conceituadas do mercado! Aliás, ela engloba atividades de um CEA, pois, quem é certificado em CFP consegue realizar planejamento financeiro completo de um cliente.

Porém, diferente das três anteriores, para tirar essa certificação é preciso ter ensino superior e pelo menos três anos de atuação no mercado financeiro.

Ancord (AAI)

Quer ser um Agente Autônomo de Investimentos? É a certificação ideal! Você irá ganhar conforme o tamanho da sua cartela de clientes e dos investimentos realizados.

CNPI

Quer se tornar um analista de investimentos? Essa é a certificação ideal! Você conseguirá fazer análises e emitir relatórios sobre os ativos e os setores do mercado financeiro.

A CNPI também exige ensino superior, mas não é necessário comprovar experiência na área.

Dica extra: livros sobre mercado financeiro para ler e se especializar

Estudar sobre investimento é importante para quem quer ter sucesso financeiro. Com os conhecimentos adquiridos, as pessoas podem escolher melhor onde investir seu dinheiro, e ter chances maiores de obter bons resultados.

Além disso, quem estuda investimentos está sempre atualizado sobre as novidades do mercado financeiro e consegue identificar oportunidades com mais facilidade. Pensando nisso, nós queremos te indicar alguns livros. Confira.

  • O Investidor Inteligente de Benjamin Graham;
  • Os Axiomas de Zurique de Max Gunther;
  • O Jeito de Warren Buffett de Investir de Robert G. Hagstrom;
  • Faça fortuna com ações antes que seja tarde de Décio Bazin.
Livros sobre mercado financeiro e investimentos.

Quer aprofundar seus conhecimentos em finanças? Participe do curso In the money: Como começar a lucrar com Opções. Um conteúdo completo para você aprender sobre os conceitos básicos do mercado de Opções, entendendo com facilidade o universo das Opções de Índice Bovespa e Opções de Dólar.

São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Conheça também a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato aos cursos e bootcamps oferecidos pela XP educação!

Continue Aprendendo

spot_img