O que é Node.js e quais as suas vantagens?

Saiba todas as vantagens de se utilizar o interpretador de código aberto do JavaScript, o Node.Js

Se você gosta da área de Tecnologia da Informação fique de olho em Node.js, isso porque a solução está entre as 10 principais tendências de desenvolvimento de software.

Mas o que é NodeJS? Tecnicamente falando, trata-se de um ambiente de execução JavaScript em código aberto que consegue desenvolver aplicativos web escalonáveis, sendo uma ferramenta excepcional, graças a rapidez dos seus processos.

Ele também possui o gerenciador de pacotes npm e é importante pontuar que o Node.Js não é um framework JavaScript e nem uma linguagem de programação.

Você sabia que com o Node.js você pode criar desde um servidor Web com HTTP para servir páginas (especialmente com a ajuda da infraestrutura que o Express.js nos oferece), até soluções que usam Websockets para desenvolver comunicação bidirecional em tempo real (por exemplo com Socket.io)? Muitas funcionalidades!

No Brasil, o mercado de trabalho para profissionais que entendem de Node.js está em crescimento, pois a plataforma tem se mostrado muito eficiente para a criação de aplicações web. Além disso, por ele ser uma tecnologia open source, há muitas oportunidades de participar de projetos interessantes e colaborar com a comunidade de desenvolvimento.

Entenda aqui no conteúdo o que é Node.js, quando ocorreu o surgimento, características e os principais benefícios para pessoas ou empresas que utilizam a solução. Boa leitura!

O que é Node.js?

O que é Node.js? Nada mais é do que um interpretador de JavaScript assíncrono com código aberto orientado a eventos, criado por Ryan Dahl em 2009.

É utilizado principalmente como um runtime para aplicações server-side e network applications, ou seja, fora do navegador. Como um interpretador de JS, o Node.js tem acesso à API do V8, um motor JavaScript criado pelo Google (uma ferramenta desenvolvida na linguagem C++).

Um dos muitos benefícios é que ele é utilizado para E/S de modo a orientar eventos e sem bloqueio (non blocking) por conta de aplicativos usados simultaneamente. Isso torna-o leve e eficiente.

Quando surgiu?

Os primeiros registros do uso de Node.js foi em 2009 — ano seguinte ao lançamento do Google Chrome — quando houve a implementação de aplicações server-side no uso de JavaScript. Logo, é bem novo.

Para te contextualizar, entenda que a Javascript é uma linguagem de programação que foi criada em 1995, visando tornar a web mais interativa e dinâmica.

Com Javascript, é possível criar diversos tipos de aplicações web, como por exemplo, sites, jogos e aplicativos. Além disso, a linguagem é bastante versátil e pode ser usada em diversos ambientes, desde navegadores até dispositivos móveis.

Node.js é uma linguagem de programação?

Não mesmo. O sufixo “.js” significa que a linguagem de programação utilizada é JavaScript (ou qualquer coisa que possa transpilar para ele, como TypeScript, Haxe ou CoffeeScript.)

O ato de transpilar é quando há uma junção e tradução. O resultado disso é a geração de uma nova versão de um dado código.

Quais as diferenças entre Server-side e Client-side?

Em síntese, o Server-side é o lado do servidor da aplicação, onde o código é executado e os dados são armazenados. Já o Client-side é o lado do cliente, onde o código é executado e os dados são exibidos para o usuário.

Client-side

  • Frontend;
  • Coleta a entrada do usuário;
  • Os scripts do lado do cliente lidam principalmente com aspectos visuais e de entrada do usuário;
  • scripts podem ser restritos para execução em um ambiente isolado para testes.

Server-side

  • Backend;
  • Processa a entrada do usuário;
  • Os scripts do lado do servidor lidam principalmente com transações e cálculos complexos;
  • Os processos são transparentes para os usuários.

<Saiba mais: Entenda o que faz um profissional desenvolvedor full stack />

aplicação de Node.Js no computador
O Node.Js é uma das aplicações mais práticas de JavaScript, por se tratar de um código aberto

 Para que serve o Node.js?

Sua função essencial é a de rodar scripts server-side, produzidos na linguagem JavaScript, com velocidade e eficiência. Ele tem sido utilizado em diversos ambientes, desde pequenos dispositivos até grandes sistemas distribuídos. Desde web sites até APIs e microsserviços.

O servidor nativo do Node.Js traz um benefício a pessoas que desejam aprender desenvolvimento Web, pois ele trabalha com poucas linhas de código e não requer configuração de software externo.

Entenda mais sobre APIs

API é a sigla para Application Programming Interface. Em português, API pode ser traduzido como “Interface de Programação de Aplicações”.

Ela é um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo ou sistema, ou seja, ela especifica como um software deve interagir com outros.

As APIs são importantes porque permitem que os aplicativos se comuniquem entre si. Elas também facilitam a criação de novos aplicativos que utilizam as funcionalidades de outros aplicativos já existentes.

< Leia também: saiba o que é e como funciona Programação Funcional />

Quais as características do Node.js?

As principais atribuições são:

Multiplataforma: permite a criação desde aplicativos desktop, aplicativos móveis e até sites SaaS;

Multi-paradigma: tem a possibilidade se programar em diferentes paradigmas, como: Orientado a Objetos, funcional, imperativo e dirigido à eventos;

Open Source: é uma plataforma de código aberto, isso nada mais é do que ter acesso ao código fonte do Node.JS e realizar suas próprias customizações;

Senso de troca: por ser de código aberto e possuir fóruns, você pode contribuir com a comunidade ou aprender com as dicas deixadas por lá;

Escalável: ele foi criado para construir aplicações web escaláveis, como podemos ver na sua documentação oficial;

Rapidez: Node.js é reconhecido por ser leve e eficiente na entrega;

Flexibilidade: pode usar usado para a construção de soluções por meio de produtos digitais;

Aprendizagem: o interpretador tem uma curva de aprendizado relativamente menor quando se faz comparações com outras linguagens com foco em Back-End.

Open Source: saiba o que é e como funciona

Open source é um termo que se refere a software cujo código-fonte está disponível para ser usado, modificado e redistribuído conforme os termos da licença do software.

Inclusive, ele pode ser gratuito ou de baixo custo, dependendo da licença. Algumas das vantagens do software open source são que ele pode ser personalizado segundo as necessidades do usuário, é fácil de obter e de usar, e pode ser melhorado pelos usuários.

Alguns exemplos de software open source são o Linux, o Apache, o MySQL e o PHP.

Como usar Node.js no seu site?

Por conta da sua versatilidade, o Node.js pode ser utilizado em APIS Rest, web scrapping, chatbots, IoT, web servers e aplicações Desktop.

Quem usa Node.js?

Confira grandes empresas do mercado que utilizam Node.js:

  • Netflix;
  • IBM;
  • LinkedIn;
  • Uber;
  • NASA;
  • Paypal;
  • Groupon;
  • Medium;
  • Trello e outros.

No Brasil, o NodeJS tem sido usado para criar aplicações web em empresas como a Natura, a Globo.com e a Vivo.

Quais as vantagens e desvantagens do Node.js?

Um dos principais benefícios é o suporte das principais empresas de produtos e serviços em cloud, como a AWS, Google Cloud e Microsoft Azure, que oferecem suporte nativo ao Node.js.

Também há vantagens como por ser robusto e flexível, tornando todo o ciclo de desenvolvimento mais consistente, produtivo e menos custos tanto para o time de desenvolvedores quanto para empresas/players do mercado.

O Node.js tem o grande viés de economia de tempo, energia e recursos, além de exigir menos horas de trabalho. E como dito anteriormente, há uma biblioteca disponível com todas as informações sobre o uso e aplicações. Além da prática colaborativa dos envolvidos na área.

Tudo está disponível no link oficial da Node.Js.

Além disso, a solução suporta vários sistemas operacionais: Linux, iOS, Windows, SmartOS, IBM e muito mais.

Não há desvantagens em relação ao ambiente de execução JavaScript de código aberto.

Quer aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento de Back-End de aplicações? Participe do Bootcamp Desenvolver NODE.JS, um curso completo para você ingressar no mercado de trabalho!

São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser! Confira!

Conheça a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato a TODOS os cursos e bootcamps oferecidos pela XP educação!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img