O que faz um corretor da Bolsa de Valores? Função, importância e qualificações

Você sabe o que faz um corretor da Bolsa de Valores? Ele é o profissional responsável por auxiliar seus clientes na busca por aplicações mais vantajosas, considerando seus objetivos e perfis de risco. Para isso, deve estar sempre muito bem informado sobre tudo o que acontece no mercado financeiro e no mundo.

Diante do baixo rendimento de aplicações tradicionais, como a caderneta de poupança, somado ao aumento recorde da inflação, os brasileiros veem seu poder de compra ser reduzido a cada dia. Para superar a crise, é necessário recorrer a investimentos mais rentáveis, e é aí que entra ele: o corretor de valores.

Quer saber como ele pode te ajudar? A gente te conta! Neste post explicamos o que faz um corretor da Bolsa de Valores e como ele pode te auxiliar no gerenciamento da sua carteira de investimentos, encontrando as aplicações mais lucrativas para o seu perfil. Boa leitura!

O que é um corretor da Bolsa de Valores?

Também conhecido como corretor financeiro ou agente de investimentos, o corretor da Bolsa de Valores é o profissional responsável pela venda de investimentos como: títulos, ações, debêntures, contratos, etc.

Porém, mais do que um vendedor, ele atua como um consultor, utilizando seu vasto conhecimento acerca do mercado financeiro para orientar seus clientes em busca da maior rentabilidade possível. Em outras palavras, o corretor financeiro é o profissional que irá te ajudar a investir melhor.

Este profissional pode trabalhar tanto como agente autônomo de investimentos, afiliado a uma corretora, como contratado por empresas para encontrar compradores para suas ações.

Agora que você sabe o que é um corretor de valores, deve estar se perguntando: “o que ele faz?” ou “qual é a função deste profissional?” Vamos em frente!

O que faz um corretor da Bolsa de Valores?

corretor financeiro observando gráfico de ações

A principal função de um corretor da Bolsa de Valores é auxiliar seus clientes na busca pelas melhores oportunidades de investimento, sempre levando em conta o perfil de cada investidor, bem como seus objetivos financeiros.

Ou seja, o que um corretor de valores faz é te ajudar a alocar seu patrimônio em aplicações mais rentáveis, a fim de gerar mais lucro.

Quais são as atribuições de um corretor financeiro?

Além de prospectar novos investidores e vender aplicações, o corretor de valores tem a importante função de educar seus clientes em relação ao mercado financeiro, orientando-os e tirando suas dúvidas, de modo a auxiliá-los em seus investimentos.

Também cabe a este profissional, analisar e acompanhar periodicamente o desempenho das carteiras de investimento de seus clientes, sempre buscando otimizar a alocação de recursos, de modo a maximizar seus ganhos.

Por que o trabalho do corretor de valores é tão importante?

Investidores iniciantes costumam ter dificuldades para entender o mercado financeiro, afinal, possuem pouco conhecimento a respeito de seu funcionamento. Logo, as chances de fazerem escolhas erradas é maior e, como você pode imaginar, neste meio, um passo em falso resulta em prejuízo certo.

Aliás, se você está começando no mundo dos investimentos e não quer cometer esses erros, assista ao vídeo abaixo, onde a Clara Sodré, especialista em investimento na XP e professora na Xpeed School, lista o 5 maiores erros cometidos pelo investidor iniciante:

É aqui que entra a figura do corretor financeiro, transmitindo conhecimento e orientando suas escolhas de modo a maximizar seus ganhos.

Além de atuar como consultor, o corretor da Bolsa de Valores também é responsável pela gestão da documentação envolvida na compra e venda de ativos financeiros.

Quer iniciar sua jornada de aprendizado ou aprimorar seus conhecimentos? Baixe nosso e-book gratuito: Guia da Bolsa para Investidores. Neste material você encontra os conceitos essenciais que precisa saber para investir na Bolsa de Valores. Clique no banner e baixe agora mesmo!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Que tipo de qualificação um corretor financeiro precisa ter?

Em teoria, atuar como corretor da Bolsa de Valores não requer nenhuma formação específica além do diploma de ensino médio. Mas é claro que um grau superior em áreas como administração, economia, contabilidade ou direito podem fazer muita diferença na atuação deste profissional.

De modo geral, o perfil de um agente de investimentos requer visão analítica, uma vez que a profissão exige um olhar atento para tudo o que acontece no mundo que pode impactar no mercado financeiro. Por isso, quanto mais bem informado, maiores as chances de acertar em suas análises e recomendações.

“Mas então qualquer pessoa com ensino médio completo e sede de conhecimento pode se tornar um corretor da Bolsa de Valores?”

Sim e não. Para poder atuar como corretor financeiro é necessário ter registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e para isso, é necessário ser aprovado no exame de qualificação da Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias).

Essa prova tem como objetivo certificar que o profissional em questão realmente possui os conhecimentos técnicos e a qualificação necessária para atuar como agente de investimentos, intermediando negociações entre investidores e a Bolsa.

Assim, ao buscar uma corretora de valores, os investidores podem se sentir seguros, sabendo que estão sendo orientados por uma pessoa capacitada para desempenhar tal função.

>>> Saiba mais em: Trabalhar no mercado financeiro: o que é necessário?

Inicie a sua jornada de sucesso nos investimentos

O que um corretor da Bolsa de Valores faz é te auxiliar nas suas escolhas de investimento, tirando suas dúvidas e recomendando as melhores aplicações para o seu perfil, sempre considerando seus objetivos.

Ou seja, mesmo que você não saiba nada sobre o mercado financeiro, é possível começar a investir desde já, contando com o auxílio de um profissional qualificado e comprometido com o seu sucesso financeiro, afinal, quanto mais você investe e lucra, mais ele tende a ganhar também. É uma troca justa, concorda?

E para que você possa começar com o pé direito e com segurança, temos uma ótima oportunidade, o curso: Primeiros Passos no Mundo dos Investimentos. Nele você irá aprender desde os pontos mais básicos até como começar a investir na prática. Clique no banner abaixo e se inscreva agora mesmo!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img