O que faz um programador? Principais competências e salário

Segundo a Microsoft, em 2025 teremos 9 milhões de vagas de TI no Brasil e os programadores estão entre os profissionais mais requisitados.

Atualmente, independente se você trabalha ou não na área de Tecnologia da Informação (TI), com certeza já ouviu falar na profissão de programador. Mas, afinal, você sabe o que faz um programador, porque essa profissão se tornou o xodó da galera do TI e é considerada uma das profissões do futuro?

Neste artigo, vamos falar tudo sobre a carreira de programador. O que faz, como trabalhar com programação, salários e o que é preciso para entrar na área de programação.

Vem com a gente!

O que faz um Programador?

Antes de qualquer coisa, é importante você saber que um programador também é chamado de desenvolvedor ou apenas dev. Por isso, é comum observarmos esses termos sendo utilizados quando se está falando de programadores. 

Agora, com essa informação em mente, vamos realmente falar sobre o que faz um programador. 

Programador é o profissional que, através do uso das linguagens de programação, escreve códigos simples ou complexos para transformá-los em comandos e resolver um problema. Dessa forma, o programador consegue desenvolver soluções para inúmeras questões nas mais diversas áreas. 

Além disso, o programador também é o responsável por testar os códigos para ver se eles estão funcionando de maneira correta. 

Tipos de programador

Um programador pode atuar em diversas áreas, dependendo do tipo de produto que ele desenvolve.

Por exemplo, se é um aplicativo para smartphone, o especialista é um programador mobile. Já se for um software para computador, o especialista é um programador de software.   

Abaixo, falamos um pouco sobre cada área de atuação do programador.  

1. Programador web

O desenvolvimento web consiste na criação e codificação de sistemas hospedados na rede mundial de computadores e que estão disponíveis na internet. Por exemplo, o internet banking ou o site de loja de roupas que você acessa são feitos por um programador web.  

A grande vantagem desse tipo de programação é que por ser hospedada na internet, ela sempre fica disponível e você pode acessar a qualquer momento. 

Aqui, devido à alta demanda desse tipo de programação, temos duas grandes carreiras de programadores: o desenvolvedor front-end e o desenvolvedor back-end. Além dessas duas, existe também o desenvolvedor full stack que trabalha as duas áreas simultaneamente. 

Para você entender cada uma delas, explicamos abaixo o que faz cada tipo de dev.

Front-end

O desenvolvedor front-end é o responsável por codificar toda a parte visível de uma aplicação. Ou seja, ele se envolve mais com a parte visual e é encarregado por tudo aquilo que fica disponível para o usuário ao acessar a página. 

Tudo que o usuário consegue interagir, como botões ou formulários, são criados pelo desenvolvedor front-end.

Normalmente, esse profissional precisa ter domínio em HTML (HyperText Markup Language), CSS (Cascading Style Sheets) e JavaScript — as linguagens de programação mais usadas pelos devs front-end. Além disso, é preciso também ter conhecimento de ferramentas como Angular e React

Back-end

Ao contrário do front-end, o trabalho do desenvolvedor back-end não interage diretamente com o usuário e é um trabalho mais de bastidores. 

Isso porque o back-end é o profissional responsável por toda a estrutura do site que o usuário não tem acesso, ou seja, é ele quem cuida do armazenamento dos dados, das integrações dos sistemas para que o site funcione sem problemas e quem atende as necessidades dos usuários. 

Aqui, as linguagens mais utilizadas são C#, Java, JavaScript e Python.  

Full stack

Em resumo, o desenvolvedor full stack é um verdadeiro faz-tudo. Este profissional consegue simplesmente atuar tanto no front quanto no back-end de forma simultânea. Por isso, é uma carreira bastante versátil e requisitada no mercada.

Para atuar como full stack é preciso ter conhecimento em diversas áreas e trabalhar bem em todas elas para trazer soluções nos dois campos de atuação. 

Esse tipo de profissional também é muito buscado para a gestão de TI, uma vez que domina ambas as áreas e consegue integrar a equipe e o trabalho da maneira mais eficiente.

2. Programador mobile

Com o crescimento no uso de smartphones e tablets, a demanda por produtos específicos para esse tipo de dispositivos cresceu bastante nos últimos anos. Para se ter uma ideia, apenas em 2021, no Brasil, foram feitos cerca de dez bilhões de downloads de aplicativos segundo o relatório State of Mobile 2022. 

Por isso, o desenvolvimento mobile, focado na criação de aplicativos para dispositivos móveis, está sendo cada vez mais requisitado. 

Programador mobile trabalha no desenvolvimento de aplicativos
O desenvolvimento de aplicativos é um dos trabalhos de um programador.

Esse é o profissional mais capacitado para desenvolver aplicativo Android ou iOS. Assim como no desenvolvimento web, as principais linguagens utilizadas no desenvolvimento mobile são HTML, CSS, Java e JavaScript. 

3. Programador de software

Conhecido também como arquiteto de software, o programador de software é o responsável pelo planejamento e desenvolvimento de uma aplicação web.

É quem define estratégia, seleciona ferramentas e linguagens que serão utilizadas e faz o teste para verificar se a aplicação está funcionando como deveria.

Qual o desenvolvedor mais desejado pelos recrutadores?

A demanda por programadores cresceu em todo mundo devido à revolução digital em que vivemos. Por esse motivo, todos os profissionais de TI são amplamente desejados pelos recrutadores desse ramo, chamados de tech recruiters.

A preferência por um desenvolvedor front-end ou back-end, por exemplo, se dá exclusivamente por quem tem mais aptidão para atender as necessidades de quem está contratando. 

Competências de um programador

Além do conhecimento e domínio das linguagens de programação, outras skills são necessárias para quem trabalha ou deseja trabalhar com programação.

Por exemplo, bom raciocínio lógico é importante porque a programação é feita por uma sequência de códigos que conversam entre si. 

Uma outra característica necessária é a boa comunicação. Isso porque para começar um trabalho, você precisa debater ideias com os seus colegas de equipe e também com os clientes do novo projeto.  

Além disso, a capacidade de adaptação faz toda a diferença. Afinal, muitas vezes um projeto pode mudar no meio do caminho, um erro pode ser encontrado e é preciso encontrar uma rápida solução para aquele problema.    

Por fim, saber inglês, mesmo que você não seja fluente no idioma, é importante porque boa parte das linguagens de programação são em inglês.   

Principais desafios do programador

Em primeiro lugar, aprender as linguagens de programação pode ser um grande desafio. Principalmente no início dos estudos, onde você ainda não entende muito bem a lógica de programação, não tem familiaridade com nenhuma linguagem e não sabe com qual se identifica mais. 

Em seguida, um outro desafio é ter uma visão ampla das tecnologias. Isso porque não basta você conhecer as linguagens de programação, é preciso também ter conhecimento de outras áreas. Por exemplo, banco de dados, sistema de testes e redes.   

Por fim, talvez o maior desafio de todos: se manter atualizado. Diante de tantas novidades no mundo tecnológico, é preciso estar constantemente estudando e acompanhando o que está acontecendo para não se tornar um profissional ultrapassado. 

Mercado de trabalho do programador

A área de Tecnologia da Informação está em crescimento em todo o mundo. Portanto, independente se deseja atuar no Brasil ou seguir carreira internacional mundo afora, as chances de ser bem-sucedido são grandes.  

Quais as empresas precisam de um programador?

Atualmente o programador encontra oportunidade em praticamente todos os segmentos, da área de saúde à área de comunicação. 

Da pequena à grande empresa, toda instituição que entende a importância da tecnologia e, principalmente, de estar mais próximo do seu usuário final investe em programação. Sendo assim, o programador tem a oportunidade de trabalhar de duas maneiras:

  1. Ele faz parte da equipe de TI de uma determinada organização e trabalha desenvolvendo soluções somente para ela, ou
  2. Prestando serviço a outras empresas seja como freelancer, seja como contratado de uma companhia terceirizada.

Falta mão de obra qualificada

Segundo dados de um estudo feito pela Microsoft, a previsão é que em 2025 tenhamos mais de 149 milhões de novas vagas na área de tecnologia em todo o mundo. Apenas no Brasil a expectativa é de 9 milhões.  

Entretanto, apesar das previsões de crescimento do mercado, a qualificação de profissionais não segue a mesma tendência. Por isso, esse déficit preocupa os profissionais que já atuam na área. 

Salário do programador

Segundo o portal Vagas, o salário de um programador júnior com cerca de 1 a 2 anos de profissão é em média de R$ 2.774,00

Já um profissional sênior pode alcançar salários acima de R$ 10 mil a depender da sua experiência de mercado e de quantas linguagens de programação ele tem domínio pleno. 

Como aprender a programar?

Se você deseja trabalhar com programação, mas não sabe como entrar na área, aqui vão algumas dicas. 

Primeiramente, é importante você saber que não existe uma graduação específica para programador. Geralmente, a maioria dos programadores são formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Ciência da Computação.

Entretanto, você também pode estudar por cursos livres, que são mais curtos do que uma graduação. Por exemplo, com os bootcamps da XP Educação em Desenvolvedor Front-End, Desenvolvedor Mobile, entre outros, disponíveis na plataforma Multi+

Independente da maneira que você vai começar a estudar, é importante pesquisar bem e conhecer as áreas de atuação de um programador. Isso é importante para que você comece o seu curso com noções da área que deseja seguir ou qual linguagem se identifica e tem maior facilidade. 

Por fim, não existe aprendizado sem prática. Portanto, treine bastante e não tenha medo de errar. 

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img