Para que serve o Google Cloud Platform? Confira!

Principais informações sobre essa ferramenta queridinha dos desenvolvedores e programadores

Se você trabalha ou tem interesse em tecnologia, provavelmente já teve curiosidade em saber para o que serve o Google Cloud Platform.

Proveniente do conceito de computação em nuvem, esse é um software que engloba diversas funções e traz praticidade aos desenvolvedores e programadores.

Como vivemos em uma sociedade totalmente conectada, a plataforma se alinha a essa evolução tecnológica de tal forma ao ser capaz de compartilhar informações sem a necessidade de um sistema de armazenamento de dados instalado ou comprado.

Continue a leitura para conhecer os principais detalhes desta ferramenta do Google e como usá-la no seu dia a dia. Vamos lá?

O que é o Google Cloud Platform?

Imagina a situação de você conseguir fazer qualquer processo de forma online, sem precisar da instalação de diversos sistemas ou aplicativos, ou integrar ferramentas?

Essa é a ideia do Google Cloud Platform. Ele nada mais é que um provedor focado na computação em nuvem que proporciona uma infraestrutura com diversas funcionalidades e ferramentas para que você e seu time façam um gerenciamento mais eficiente e seguro

Pode ser considerado o software em nuvem mais completo e personalizável do mercado, com mais de 100 opções de soluções. Conheça algumas das principais:

  • Compartilhamento e processamento de dados;
  • Armazenamento de arquivos;
  • Ferramentas de gestão;
  • Análise de dados;
  • Hospedagem de sites;
  • Criação de aplicativos;
  • Entre outras.

Para que serve o Google Cloud Platform?

O Google Cloud Platform atende as mais diversas demandas da empresa. Assim é algo bem útil para o funcionamento de toda a equipe. Sendo que suas funções principais estão relacionadas a:

Aplicativos e sites web

A sociedade hoje busca pela melhor experiência na hora de navegar e buscar conteúdos online sobre determinada marca. E com o Google Cloud Platform, isso se torna possível, seja nas aplicações de sites web ou nos seus aplicativos. 

Assim, ele trabalha como um fornecedor de informações em tempo real para o seu público, como o tempo de espera para algum serviço ser concluído, por exemplo.

O melhor de tudo é que ele garante a melhor satisfação do usuário.

Networking

Ele também é uma ferramenta criada para estreitar o relacionamento entre os profissionais. Sua grande agilidade permite melhores resultados ao negócio, bem como maior conexão de alta qualidade com pessoas e locais ao redor do mundo, ao mesmo tempo. 

Com o Google Cloud Platform se reduz a latência dos processos, garantindo que o seu conteúdo seja entregue da melhor forma possível. Isso vale para qualquer tipo de empresa e setor do mercado. 

Redução de custos

Ao usar o melhor do Machine Learning e do Big Data, o Google Cloud é uma ferramenta que possibilita a redução de custos e flexibilidade. Sua estrutura de alta performance é de bom custo-benefício, uma vez que substitui processos antes demorados e caros, com apenas uma inteligência pela computação em nuvem. 

Como usar o Google Cloud Platform?

Com tantas funções, a ferramenta permite diversas formas de uso. Confira cinco delas:

1. Análise de dados de mídia

Uma das características mais marcantes é a possibilidade de analisar os dados das criações que subir na plataforma. Assim, torna mais fácil o engajamento do público, além de melhorar as produções para trazer mais resultados, pois identifica principais problemas encontrados para reverter. 

2. Otimização de logística e fornecimento

Muito recomendada para operações digitais de vendas de produtos e serviços do setor de e-commerce, pois permite a utilização da inteligência de dados para analisar se o processo de logística é sustentável. 

Além disso, consegue reunir os feedbacks para melhorar a experiência do cliente, automatizar os processos comerciais, e outros assuntos de cunho operacional que gere resultados.

3. Melhorar serviços financeiros

Com o Google Cloud Platform você consegue criar ferramentas na nuvem que fazem o gerenciamento de dados financeiros de um negócio.

O open banking é um exemplo de serviço da área de Finanças que funciona 100% na nuvem.

4. Recursos educacionais

Também serve como ação estratégica no desenvolvimento de atividades escolares, otimizando a gestão escolar e criando práticas dinâmicas e inovadores para o conhecimento dos alunos. 

5. Estruturação de processos industriais

Grande potencial no ramo industrial, já que é um setor que necessita de constante otimização, agilidade e evitar erros ou desperdícios. 

Com o Google Cloud Platform essas empresas conseguem migrar seus processos para nuvem, analisando dados de produção como defeitos, atrasos, entre outras melhorias.

Benefícios do Google Cloud Platform

Conforme citado no tópico anterior, o Google Cloud Platform possui diversas funcionalidades. São elas que tornam a ferramenta tão útil para as empresas e para os profissionais. 

Ao utilizar essa tecnologia, você consegue facilitar a comunicação vertical e horizontal do seu time, assim como diminuir as lacunas na interpretação de dados e ter mais clareza e agilidade nas tomadas de decisões

Outro fator importante é o estímulo ao trabalho remoto, uma vez que os colaboradores têm autonomia para atuar com a utilização da ferramenta de qualquer lugar e ainda integrado a todos os outros do time. 

Além disso, possui altos níveis de segurança, com sistema criptografado, que impede a invasão no sistema, roubo de dados e queda dos sistemas. E também tem uma infraestrutura para simplificar processos, fazendo mais que automatização.

Principais recursos disponíveis

Dentros dos melhores recursos, três deles são considerados destaques:

Google Container Engine

Funciona como um container mesmo, onde permite a criação e execução de aplicativos na infraestrutura do Google.

Google App Engine

É função de desenvolver e hospedar aplicações web na infraestrutura do Google. É uma das principais opções de PaaS disponíveis para empresas atualmente, pois facilita o gerenciamento de forma mais acessível dos aplicativos integrados.

Google Cloud Storage

É um serviço de armazenamento para grandes volumes de dados. Nessa ferramenta, os arquivos são salvos em contêineres chamados buckets. Cada bucket é associado a um projeto, que pode ser agrupado para uma organização.

Como aprender a usar o Google Cloud Platform?

Agora que você já sabe a definição, as funcionalidades e a importância do Google Cloud Platform, é a hora de colocar em prática.

A principal recomendação é aprender a usar a ferramenta profundamente para entender quais são seus objetivos e recursos ideais de execução.
Você pode começar estudando em nossa trilha de especialização em cloud computing. Saiba mais sobre ela.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img