Principais índices da bolsa de valores: o que são e para que servem?

Você conhece os principais índices da bolsa de valores? Se acompanha o Ibovespa, que é o indicador mais importante da bolsa brasileira, já está à frente de muitos investidores. Mas, você sabia que, além deste, existem muitos outros, inclusive mundiais, que podem impactar diretamente suas aplicações?

Acompanhar tais indicadores é fundamental para qualquer investidor que queira se manter informado e deseje ir além com seus investimentos. Afinal, em um mercado totalmente globalizado, o que acontece nas bolsas do outro lado do mundo pode repercutir no Brasil também.

Como sempre, estamos aqui para te ajudar. Portanto, neste post, explicamos o que são e para que servem esses indicadores, além de apresentar alguns dos principais índices das bolsas de valores do Brasil e do mundo. Aproveite a leitura!

O que é um índice de bolsa de valores?

Um índice de bolsa de valores é uma pontuação atribuída a uma carteira teórica de ações negociadas em uma bolsa específica. Essa pontuação reflete o desempenho geral das ações das companhias que compõem o índice. Logo, ele oscila de acordo com a cotação dessas ações.

O Ibovespa, por exemplo, é o índice da bolsa de valores brasileira, que é composto pelas principais companhias do mercado nacional, correspondendo a cerca de 80% do volume total das negociações realizadas na B3.

>>> Quer entender melhor o funcionamento de uma bolsa de valores? Então, leia: Bolsa de Valores: o que é, como funciona, vantagens e como investir?

Para que servem os índices de bolsa de valores?

Se você acompanha os noticiários sobre economia, certamente já ouviu nomes como: Ibovespa, Nasdaq e Dow Jones, não é mesmo? Pois saiba que estes são alguns dos índices das bolsas de valores mais importantes do mundo. 

Mas, você sabe como eles podem afetar seus investimentos?

Os índices funcionam como indicadores de desempenho para a performance das ações presentes nessas carteiras teóricas. Logo, atuam como termômetro para a economia, revelando os ânimos do mercado mundial. Por exemplo, tempos de crise tendem a levar a uma queda das ações, que é acompanhada pelos índices.

Sendo assim, se você está pensando em investir em empresas estrangeiras, faz todo sentido acompanhar os índices das bolsas de valores em que suas ações são negociadas, concorda? No entanto, sua importância ainda vai além disso.

Países emergentes, como é o caso do Brasil, dependem da injeção de dinheiro estrangeiro para que sua economia se desenvolva de forma satisfatória. Assim, quando o mercado nacional está aquecido, ele atrai a atenção de investidores de fora, que colocam seu dinheiro em empresas brasileiras, valorizando suas ações.

Para entender melhor o que significa e como funciona essa tal “economia emergente”, confira o vídeo abaixo que é super didático e vai te ajudar a se situar melhor no tema:

Por isso, mesmo para quem só investe no Brasil, acompanhar ao menos os índices das principais bolsas de valores estrangeiras ainda é muito importante, afinal, a economia lá fora também repercute em nosso país, e esses indicadores podem revelar possíveis momentos de alta da nossa economia

>>> Leia este post para saber mais sobre como isso influencia seus rendimentos: O que é macroeconomia? Cenários que afetam os investimentos

Quais são os principais índices das bolsas de valores mundiais?

Agora que você já sabe o que são os índices da bolsa de valores e para que eles servem, chegou o momento de conhecer alguns dos mais importantes, capazes de influenciar a economia do mundo todo.

Mesmo que você não invista em outros países, acompanhar índices de bolsas estrangeiras pode ser interessante para ficar por dentro das tendências do mercado mundial que, como vimos, podem impactar seus investimentos aqui no Brasil.

Pensando nisso, selecionamos uma lista com os principais índices da bolsa de valores brasileira e também dos países mais importantes para a economia global. Confira:

1. Ibovespa

Iniciamos a lista dos principais índices de bolsas de valores com o Ibovespa, o indicador mais importante do mercado de ações brasileiro, que serve como parâmetro para a situação econômica do país e base para as decisões de investidores.

Conforme mencionamos anteriormente, ele é composto pelas maiores empresas nacionais, responsáveis por cerca de 80% das negociações realizadas na B3.

2. Índice Brasil (IBrX-100 e IBrX-50)

Ainda falando do mercado brasileiro, temos o Índice Brasil, que é dividido em dois:

  • IBrX-100 – composto pelas 100 principais ações do mercado brasileiro em relação ao número de negociações e volume financeiro;
  • IBrX-50 – composto pelas 50 ações mais negociadas na B3, considerando a relação entre seu valor de mercado e liquidez.

3. MSCI World

Desenvolvido pela empresa americana Morgan Stanley Capital International é, certamente, o mais abrangente dentre os índices. Composto por mais de 1.500 ações do mundo todo, mede o desempenho de companhias globais de médio e grande porte, especificamente em países desenvolvidos.

4. NASDAQ Composite

Um dos mais importantes índices dos Estados Unidos, inclui a maioria das ações das empresas listadas na bolsa de NASDAQ, majoritariamente focadas no mercado de tecnologia.

5. NASDAQ-100

Semelhante ao Ibovespa, reúne ações das 100 maiores organizações não financeiras listadas na Bolsa de NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations).

6. Dow Jones

Um dos principais índices da bolsa de valores norte-americana, o Dow Jones Industrial Average, também chamado de DJIA ou Dow 30 é mais focado na indústria e é composto pelas 30 maiores e mais importantes empresas dos Estados Unidos.

7. S&P Global 100

Administrado pela Standard & Poor’s, o S&P Global 100 reúne 100 companhias blue chips que estão entre as multinacionais de maior relevância para o mercado mundial.

8. S&P 500

Considerado um dos principais índices do mercado acionário norte-americano, o Standard & Poor’s 500, ou simplesmente S&P 500, é composto pelas 500 ações de maior destaque listadas nas bolsas de NASDAQ e NYSE (New York Stock Exchange).

9. Nikkei 225

Também chamado de Nikkei Stock Average, o Nikkei 225 é o mais importante índice da Bolsa de Valores de Tóquio, uma das maiores bolsas do mundo. Ele representa as 225 maiores empresas do mercado japonês.

10. DAX

Focado no mercado alemão, o DAX representa as 40 maiores empresas listadas e negociadas na Bolsa de Valores de Frankfurt.

11. SSE Composite Index

Também chamado de Shanghai Composite, é o principal índice da bolsa de valores chinesa, envolvendo todas as ações negociadas na Bolsa de Shanghai. Pode ser bem interessante acompanhar este índice, dado o peso que a China possui no mercado mundial.

12. FTSE 100

Calculado pela FTSE The Index Company, o FTSE 100 é o principal índice da Inglaterra, representando as 100 maiores empresas negociadas na Bolsa de Valores de Londres.

Como os principais índices da bolsa de valores podem te ajudar a lucrar mais?

A esta altura, você já deve ter entendido que o mercado funciona de forma orgânica, respondendo tanto a crises quanto ao aquecimento das economias ao redor do mundo.

Isso significa que os investidores irão aplicar seu dinheiro onde lhes parecer mais lucrativo, seja em mercados de alta performance, como o dos Estados Unidos, ou em economias emergentes, como a do Brasil.

Tendo isso em mente, é fácil perceber que acompanhar os principais índices das bolsas de valores é fundamental para entender os ânimos deste mercado. Se você aprender a fazer isso direitinho, será capaz de enxergar os sinais e estar sempre um passo à frente, aproveitando as melhores oportunidades para lucrar.

Para complementar, se você deseja aprimorar sua forma de analisar empresas para investir, precisa conhecer o curso: Introdução ao Universo de Trading. Nele, você aprenderá diferentes análises para montar estratégias assertivas. Inscreva-se hoje mesmo!

Continue Aprendendo

spot_img