O que é um processo de desenvolvimento de software? Práticas e desafios da área

Conheça as 5 etapas do processo de desenvolvimento de software. Saiba também qual o papel de um gestor nesse projeto.

Processo de desenvolvimento de software é o nome dado às etapas necessárias para a construção de um sistema ou aplicação. Ou seja, são os passos que orientam a criação de um software, considerando as necessidades do cliente e/ou dos usuários a quem o programa se destina. 

Na teoria, tudo funciona muito bem. As fases são muito bem estruturadas, o que torna o processo prático e intuitivo. Porém, será que na prática é realmente assim que as coisas ocorrem?

Para falar um pouco mais sobre essa realidade e explorar o tema com profundidade, escrevemos este post.

Aqui, explicamos o que é um processo de desenvolvimento de software, como funciona, quais são suas etapas, como é o dia a dia dos profissionais da área e seus principais desafios.

Ao final, ainda apresentamos os pontos vitais para a melhoria do processo de software, além de dicas de formação para quem deseja atuar na área. Boa leitura!

O que é um processo de software?

Um processo de software é o nome dado ao conjunto de atividades estruturadas que orientam a construção e desenvolvimento de um software. Em outras palavras, são as etapas necessárias para desenvolver um sistema que atenda às necessidades do cliente.

O que é modelo de processo de software?

Um modelo de processo de software é uma representação abstrata e simplificada de um processo de software. Ou seja, basicamente descreve os passos envolvidos no desenvolvimento de um sistema, especificando cada uma das atividades e estabelecendo uma hierarquia entre as fases do projeto.

Para isso, este modelo pode ser apresentado em diferentes formatos. Dentre eles:

  • fluxo de dados;
  • workflow;
  • prototipação;
  • espiral;
  • cascata;
  • dentre outros.
ebook sobre "guia da carreira"

Quais são as cinco etapas do processo de desenvolvimento de um software?

Como vimos, o processo de desenvolvimento de software é organizado em etapas, são elas:

1. Fase de diagnóstico

É o primeiro contato que o time de desenvolvedores tem com o problema. Assim, trata-se de um processo investigativo, que visa compreender as necessidades do cliente, que serão a base das etapas seguintes.

2. Concepção

A partir dos dados coletados na fase de diagnóstico, busca-se desenvolver ideias viáveis para a resolução do problema. Essas ideias, então, devem ser validadas junto ao cliente e adaptadas de acordo com suas necessidades e restrições.

3. Levantamento e análise de requisitos

Nesta etapa, são definidas as funcionalidades que o sistema deverá ter, quem serão seus usuários, restrições e dependências. A partir disso, é criado um documento com as descrições gerais do produto, bem como suas definições.

4. Fase de desenvolvimento

Com todo o planejamento pronto, a quarta etapa se refere ao desenvolvimento em si. Ou seja, é neste momento que se inicia a programação do software para posterior implementação.

5. Etapa de manutenção

Com o sistema implementado, a quinta etapa do processo de desenvolvimento de software se refere à manutenção. Esta fase é responsável por pequenos ajustes e correção de bugs, visando refinar o desempenho da aplicação, otimizando a experiência dos usuários

Como está a área de desenvolvimento de software hoje?

A área de software, por ser um ramo relativamente recente em nossa economia, ainda engatinha quando o assunto é qualidade.

O campo de trabalho sofre constantemente com alguns paradigmas e frases prontas, que parecem nunca sair de nosso cotidiano. Alguns exemplos, são:

“Software nasceu para dar problema.”, “Pegar software legado é arrumar confusão.”, “Fazer customização de software só traz problema.”, e a mais famosa e incorreta de todas: “Se os bugs acabarem, acaba-se a carreira do desenvolvedor.”

Não precisamos ir muito longe. Quando é exigido do desenvolvedor, que ele documente as tarefas ou funções realizadas, é quase impossível não ver uma cara de decepção.

Inclusive, provavelmente você já fez ou já viu alguém torcer o nariz diante da palavra “testes”, não é mesmo?

Contudo, para atingir a qualidade desejada no processo de desenvolvimento de software, precisamos nos ater a esses pontos, querendo ou não.

Qual a importância da qualidade no processo de desenvolvimento de software?

Você já se perguntou como a falta de qualidade em linhas de código de software impacta no tempo de execução das atividades?

Profissionais que priorizam a qualidade de processos de desenvolvimento de software são, cada vez mais, rotulados como os “burocratizadores” de um processo que poderia acontecer de forma mais dinâmica.

Logo, é relativamente comum que equipes de desenvolvimento sejam compostas por pessoas que são ótimas em programação, mas péssimas em documentação.

Isso tende a prejudicar as ações futuras de manutenção e evolução do código, uma vez que o conhecimento fica restrito ao desenvolvedor responsável pelo projeto.

Dessa forma, nota-se que esse profissional é cada vez mais dinâmico para alguns aspectos e letárgico para outros.

Porém, o que muitos não se dão conta, é que priorizar a qualidade do processo de desenvolvimento de software tende a facilitar ações futuras.

Isso vale tanto para a aplicação de padrões de desenvolvimento orientados a objetos, quanto para a criação ou atualização da documentação, entre outras práticas.

O papel dos gestores no processo de desenvolvimento de software

Por outro lado, em alguns processos de software, a desorganização parte dos gestores, que sucumbem a prazos impossíveis de serem cumpridos.

Ou seja, priorizam o atendimento da demanda, a fim de aumentar seu capital de giro, ampliando sua capacidade de investimento e a captura de novos negócios.

É claro que esse fator deve ser levado em conta, afinal, sem dinheiro, não existe a continuidade das atividades. Porém, qualquer deslize pode colocar a imagem da empresa em risco, tornando-a uma referência negativa de prestação de serviços.

É por isso que os gestores devem saber ponderar e, principalmente, conhecer sua capacidade produtiva em relação a um software.

< Leia também: O que é refatoração de código? Por que essa prática deve fazer parte da rotina de desenvolvimento? />

Qualidade versus cumprimento de prazos

A fim de se adequar ao cronograma e às necessidades dos clientes, o elemento sacrificado costuma ser justamente a qualidade. Assim, o processo de teste de software, documentação e validações é descartado. Tudo para que o produto seja entregue no prazo.

Com isso, esses profissionais acabam deixando de lado uma importante tarefa: acompanhar a produtividade do time de desenvolvimento de software e a qualidade das linhas de código, a fim de garantir que os padrões recomendados — como GRASP e SOLID — sejam aplicados corretamente.

Por conta disso, um bom gestor deve conhecer todos os sistemas que tem sob sua responsabilidade.

Aliás, mais do que isso, deve conhecer a essência de seu funcionamento, permitindo assim, que soluções já desenvolvidas sejam aproveitadas por meio de reúso de software.

Os dilemas que afetam a rotina dos desenvolvedores

Dentro deste contexto, os desenvolvedores vivem um dilema: os que gostam de testes e documentação se sentem deslocados ao realizar tais ações, levando à queda de sua produtividade no desenvolvimento de software.

Ao mesmo tempo, os que não são tão adeptos dessas técnicas, desenvolvem soluções em um curto período e com alta produtividade, o que distorce algumas avaliações gerenciais.

Além disso, ainda existem os clientes que se aproveitam de um ambiente com baixo controle gerencial e de estimativas de trabalho, e solicitam demandas muito além do que foi acordado previamente.

Tais demandas, mudanças de fluxo de negócios e alterações de caso de uso, tendem a gerar retrabalhos e, consequentemente, a insatisfação por parte dos devs.

< Talvez você também se interesse por este post: O que faz um desenvolvedor full stack? salário, habilidades e atividades />

time em um processo de desenvolvimento de software
A qualidade final do sistema deve ser o principal objetivo de um time de software

6 exemplos de problemas comuns na rotina de desenvolvimento de software

A esta altura, você deve estar pensando: “Que exagero!”

Porém, existe uma grande probabilidade de você já ter se defrontado com alguma das seguintes situações:

  1. sistemas legados impossíveis de dar manutenção;
  2. sistemas que somente um desenvolvedor sabe todas as regras e funcionalidades do código;
  3. sistemas incompletos, que devem ser colocados em produção;
  4. correção excessiva de bugs;
  5. sistema com mais de 2 anos de desenvolvimento, que ainda não foi para produção;
  6. classes que não fazem nada ou fazem tudo.

Esses são apenas alguns, dentre os vários problemas ocasionados ao negligenciar a importância da qualidade no processo de desenvolvimento de software. É bem provável que você já tenha se deparado com outros em sua prática, não é mesmo?

4 pontos vitais para a melhoria do processo de software

De tudo o que vimos até aqui, tiramos a seguinte lição: não adianta conhecer os princípios de qualidade de códigos orientados a objetos, se a equipe de trabalho não desenvolve o código visando à qualidade na construção de sistemas.

Quando o prazo torna-se cada vez mais escasso para entregar uma versão, a qualidade do software é, intuitivamente, deixada de lado.

Portanto, para que o processo de desenvolvimento de software seja próximo ao ideal, e as empresas possam ser exigidas a nível de qualidade do serviço que estão entregando, quatro fatores são fundamentais:

  1. qualificação contínua da equipe (diretores, gestores e desenvolvedores);
  2. escopo de tarefas e tempos bem definidos;
  3. utilização de ferramentas de qualidade para acompanhamento do planejamento, execução e controle de produção do software;
  4. organização de processos, onde a qualidade seja evidenciada, e não descartada.

Ao seguir essas premissas e priorizar as técnicas de qualidade de software orientados a objetos, seu produto final terá menos falhas e poderá ser facilmente utilizado por outras soluções.

Para isso, é importante que empresas e desenvolvedores trabalhem em conjunto, buscando ferramentas, técnicas e metodologias que facilitem a construção de softwares e aumentem a produtividade, mantendo a qualidade como alicerce no processo de desenvolvimento de software.

< Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia este post: Desenvolvimento Ágil de Software: tudo o que você precisa saber sobre a metodologia />

Como se preparar para atuar na área de desenvolvimento de software?

Como você pode perceber, o processo de desenvolvimento de software segue uma lógica bem estruturada, que orienta a ação dos profissionais que atuam na área.

Entretanto, a prática diária nem sempre se dobra à teoria. Ou seja, diante de exigências de clientes e prazos apertados, muitos desenvolvedores abrem mão de etapas importantes do processo, o que pode gerar uma série de problemas à frente.

Diante dessa realidade, é importante seguir o protocolo, a fim de desenvolver softwares de maior qualidade e de fácil manutenção e documentação.

Além disso, uma formação sólida também tem muito a agregar nesta jornada. E nisso, a gente pode te ajudar! 

Chegou a hora de se tornar um profissional ainda mais disputado no mercado. Conheça nossas formações na área de desenvolvimento:

Que tal ter acesso a dezenas de cursos nas áreas de tecnologia, inovação, negócios e investimentos? Conheça o XPE Multi+, a plataforma de cursos da XP Educação que vai te ajudar a alavancar a sua carreira!

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com seus colegas de profissão. Dessa forma, todos ficarão  por dentro dos pormenores do processo de desenvolvimento de software e poderão tornar essa rotina mais produtiva e eficiente.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img