Hoje, a importância dos dados está não apenas na coleta e no armazenamento deles, mas principalmente em suas interpretações e entendimento do que eles podem dizer. A cada dia que passa, mais empresas se dão conta desse fato e investem em ações para isso, daí que entra a solução prática do Qlik Sense.
Você já conhece essa ferramenta?
Acompanhar os dados e as informações dentro de uma empresa é um fator que precisa sempre ser priorizado, pois são eles que vão dar a resposta de possíveis soluções de problemas em seus processos de trabalho.
Usar o Qlik vai lhe ajudar a alcançar isso, através de um método prático, intuitivo e simples de se utilizar.
Confira no artigo o que ele significa, quais são suas vantagens e as comparações com o Power BI e o Tableau.
O que é Qlik sense?
O Qlik Sense é uma ferramenta de dashboard, ou seja, de visualização de informação de um negócio, de forma que sirva para tomar decisões.
Em outras palavras, é uma página que explora profundamente todos os dados de suas ações que estão rodando na internet e mostra resultados de modo simples e instantâneo, contribuindo para o conhecimento sobre as oportunidades do negócio.
Por exemplo, você tem uma campanha rodando na internet e precisa entender o resultado que ela está tendo para realizar os próximos passos. Com o Qlik sense você conecta o que deseja e tem uma visão geral de tudo que foi feito com métricas relevantes.
Portanto, ele é uma espécie de integração de analytics avançado com troca de dados em tempo real, que permite um olhar profundo acerca dos dados para entender a real situação do negócio e tudo o que acontece no mercado.
E o melhor: é um aplicativo que qualquer um pode usar, revolucionando o mercado de business intelligence e análise de dados para melhorar tomadas de decisão.
Quais as vantagens dessa ferramenta?
O Qlik sense é uma plataforma bem simples e intuitiva. Não possui muitos mistérios e nem precisa de especialização em programação para utilizá-la.
Caso tenha certa dificuldade, dentro da própria ferramenta há o Qlik Help, que é uma parte de orientação detalhada de como começar e fazer seus primeiros passos.
Entretanto, é um método que traz muitas vantagens aos profissionais e as empresas, como:
#1 Vínculo de dados de qualquer fonte
Sua utilização permite a coleta de dados para transcrição e relatório de qualquer canal.
#2 Possibilidade de compartilhamento
Com seu fácil vínculo com qualquer fonte, outra vantagem é a possibilidade de criar visualizações únicas dos dados de acordo com a base de informação e compartilhá-las com outros interessados. O que contribui para a fácil acessibilidade e administração.
#3 Geração de relatórios simplificada
Consegue criar uma série de relatórios com o uso de vários filtros diferentes, facilitando a visualização de todas as relações entre os dados coletados por sua empresa.
#4 Exploração associativa e busca inteligente
A busca inteligente é uma forma de permitir que você consiga analisar seus dados e criar verificações sem a necessidade de conhecer sobre programação.
#5 Economiza Horas de trabalho Repetitivo
Como tem uma função de consolidação de arquivos em massa, torna todo o processo mais organizado e permite otimização do tempo e de recursos.
Qlik sense vs Power BI
Conforme dito anteriormente, o Qlik sense pode ser aplicado em qualquer tipo de organização que mantenha uma base de dados para análise e uma demanda de informação relevante para desenvolver o seu negócio. Além disso, funciona com diversas fontes e softwares.
No entanto, uma dúvida comum é qual a relevância e diferenças em relação a uma ferramenta de Power BI.
Enquanto o Power BI é um mecanismo SQL que lhe força seguir caminhos específicos e dados limitados, ou seja, para cada consulta, apenas uma fatia de seus dados é analisada, de modo que padrões e conexões não são descobertos, ele tem uma abordagem descentralizada.
Já o Qlik sense permite explorar todos os dados em um conjunto completo de visualizações interativas, além de compactar conjuntos de dados e identificar discrepâncias e ajuda de IA para criar gráficos ou preparar dados.
Qlik sense vs Tableau
Outra dúvida de ferramentas é o Tableau e o Qlik sense. Como saber qual o mais indicado?
O Tableau e o Microsoft Power BI são considerados superiores em design intuitivo e facilidade de uso. Sua inteligência em análise e desenvolvimento de aplicativos são evidentes e avançadas
Quando comparado com o Qlik sense, ambos são soluções de análise de autoatendimento que permitem que você analise os dados e responda a perguntas instantaneamente.
No entanto, enquanto o Qlik é reconhecido por seus recursos empresariais, como acesso a dados, gerenciamento, relatórios repetíveis e escalabilidade, o Tableau é conhecido por suas visualizações poderosas e facilidade de uso por qualquer tipo de usuário. Suas principais características incluem:
- Compartilhar painéis;
- Comentários no painel;
- String insights em histórias guiadas;
- Atualizações automáticas;
- Gerenciamento de metadados;
Cuide dos seus dados com o Qlik Sense
É uma ferramenta reconhecida no mercado pela sua facilidade e por mais intuitiva que as outras que necessitam algum conhecimento específico para utilização.
Ela traz muitas vantagens e pode melhorar os processos de tomada de decisão de qualquer empresa.
Pronto para usar no seu cotidiano? Saiba mais informações sobre essas ferramentas de gerenciamento para o seu trabalho em nossos conteúdos de Data Science.