O que é React? Conheça a famosa biblioteca JavaScript e saiba como trabalhar com ela

Saiba mais sobre a biblioteca JS e descubra por que ela é tão prestigiada no mercado da tecnologia da informação.

Descobrir o que é React permite que você escreva códigos HTML no JavaScript (JS). Sim, isso é possível!

A biblioteca JS é uma das mais populares e prestigiadas entre os desenvolvedores de todo o mundo – e a sua fama não é à toa. Isso porque o React é capaz de oferecer uma excelente experiência ao usuário e, ao mesmo tempo, ótimos recursos para o desenvolvimento Front-end. 

Quer saber mais sobre a biblioteca e como ela pode ser importante para sua carreira como desenvolvedor? 

Então leia o conteúdo até o final e descubra o que é react js, suas principais características e como você pode aprender mais sobre ele.

O que é React na programação?

O React JS é uma biblioteca do JavaScript que tem como função criar, de maneira simples, interfaces de usuário – ou User Interface (UI). De forma resumida, podemos dizer que ele transforma uma mesma tela em partes individuais. Assim, a biblioteca simplifica o trabalho do desenvolvedor sobre cada uma delas.

Criada em 2011 pelo Facebook, a biblioteca se tornou uma ferramenta de código aberto em 2013. Isto é, após virar open-source, qualquer pessoa pode baixar, alterar e distribuir alterações no seu código-fonte.

Na empresa de Mark Zuckerberg, o Facebook, a biblioteca foi desenvolvida a fim de facilitar a conexão entre atividades simultâneas operadas na rede social. Logo, o React servia para otimizar a atualização de tarefas como status, chat e outras operações online.

De lá para cá, ele se tornou uma das bibliotecas JavaScript mais utilizadas em todo o mundo. Entre as organizações que usam a ferramenta estão Netflix, Airbnb, American Express, WhatsApp e eBay. 

<Leia também: Flutter: o que é, para que serve e se vale a pena aprender>

Como o react funciona?

Agora que você já sabe o que é React, vamos entender melhor como ele funciona? 

Quando falamos em JavaScript, podemos pensar em bibliotecas e frameworks.

As bibliotecas são, de forma simplificada, uma série de funções com as quais é possível construir uma aplicação.

O framework, por outro lado, é uma espécie de estrutura padronizada na qual os desenvolvedores trabalham.

Nesse sentido, a biblioteca React oferece mais possibilidades para que o desenvolvimento Front-end possa acontecer. Sem ela, os estados – atividades de atualização e sincronização do JavaScript – eram bastante complexos. 

A partir do seu desenvolvimento, a descrição dos estados foi simplificada, favorecendo o trabalho dos desenvolvedores. 

Falando grosso modo, podemos dizer que o React funciona “dividindo” a tela em diversas partes e facilitando a comunicação entre elas. Dessa maneira, fica mais simples trabalhar em cada um dos componentes de forma particular.

Além disso, a biblioteca simplifica a conexão entre o JavaScript e linguagens como o HTML e CSS. Assim, os componentes tornam-se reutilizáveis em páginas da web e em aplicações de dispositivos móveis – o que veremos com mais detalhes à frente.

Quais são as melhores ferramentas auxiliares para o react? 

Em complemento às suas funcionalidades, existem ferramentas que podem auxiliar as atividades dessa famosa biblioteca do JavaScript. Veja as mais conhecidas delas:

React DevTools

A Rect DevTools é uma extensão para o Google Chrome e Firefox que tem como função inspecionar o código durante a execução da página. Ele adiciona ferramentas de depuração React às Ferramentas de Desenvolvedor do Chrome e, dessa forma, permite o debug da aplicação.

Com essa ferramenta, é possível  fazer a verificação de adereços, estados e ganchos, por exemplo.

Styled-components

Como vimos, o React permite a manipulação individual dos componentes de uma página ou aplicação, certo? Mas, com o Styled-components, será possível usar a biblioteca JS estilizando todas as partes de maneira automática. 

Assim, ao utilizar esta ferramenta auxiliar, os componentes manterão seu estilo em todo o desenvolvimento. De acordo com o próprio Styled-components: “usar componentes como uma construção de estilo de baixo nível não poderia ser mais fácil!”.

Redux

A biblioteca open-source Redux é uma ferramenta auxiliar do React que resolve o problema de compartilhamento de estados entre componentes. Isto é, ela o torna unidirecional e centralizado, retirando a responsabilidade de cada parte de guardar o estado.

Além do React, o Redux também pode ser usado em outras bibliotecas e frameworks – como Angular e Vue.

React e JavaScript

O JavaScript é uma linguagem de programação bastante utilizada em Front-end development. Ao lado do HTML e CSS, ele figura entre as 3 principais tecnologias da internet atual.

Entre as suas funcionalidades, está a inserção de itens complexos em páginas da web e aplicações. Nesse sentido, o React surge como uma maneira de facilitar a adição de elementos ao JavaScript.

Além disso, a biblioteca permite o reaproveitamento de código e facilita a manutenção de componentes Front-End.

O que é React Native? 

É um framework baseado no React. Criado pelo time do Facebook, ele permite o desenvolvimento de aplicações mobile para Android e iOS, usando somente o Javascript

Para que serve o React Native? 

Quem teve contato com o mundo tecnológico antes do surgimento do React Native sabe o quanto era complicado desenvolver Android e iOS. Isso porque era necessário aprender as linguagens Objective-C (iOS) e Java (Android). Além disso, o desenvolvedor não utilizava quase nada do código de um sistema para o outro. 

Dessa forma, as empresas tinham que contratar uma equipe de desenvolvimento para cada sistema operacional, o que tornava o projeto caro e lento para ser produzido. 

Agora, com o React Native, a história é diferente. Você pode reaproveitar o código em até 100% entre as plataformas. Assim, o custo e conclusão caem pela metade, garantindo mais eficiência para a empresa.

Como usar o React Native? 

Para começar a usar o React Native no Windows e criar um aplicativo multiplataforma que funcionará em dispositivos Android, você deve instalar as ferramentas corretas.

  • Visual Studio Code;
  • Android Studio para Windows;
  • NodeJS para Windows.

Já para criar um projeto com o React Native, você deve usar o npx, a ferramenta de executor de pacote que é instalada com o npm. A Microsoft desenvolveu um passo a passo completo para auxiliá-lo em todas as etapas. 

Quais são as diferenças entre React e React Native?

Você se lembra que o React pode ser utilizado tanto no desenvolvimento de páginas da web quanto em aplicações para dispositivos móveis? Isso é possível graças ao React Native.

O React Native é a biblioteca JS direcionada ao desenvolvimento Front-End para aplicações de smartphones. Assim, enquanto o React é usado na construção de páginas para desktop, mobile ou outros dispositivos, o React Native é voltado para Android e iOS.

Quais são as características da biblioteca?

Após aprofundar nas características do React, podemos falar sobre outros detalhes a respeito desta biblioteca JavaScript. Confira!

JSX

Antes de se aprofundar em qualquer área do React, é necessário entender a sua sintaxe – chamada de JSX. Isto é, você precisa conhecer a estrutura do código.

O JSX, que significa JavaScript Syntax Extension, é uma extensão que descreve os componentes de uma página/aplicação. Uma das suas grandes vantagens é que ela é bastante similar ao HTML e, ao mesmo tempo, tem os elementos de JavaScript.

O JSX permite todas as possibilidades do JS de forma familiarizada ao HTML, facilitando o seu aprendizado e uso. 

Então, a extensão do React possibilita que o desenvolvedor Front-end mescle a escrita, de maneira simples, do JavaScript e HTML no mesmo código.

Virtual DOM

Outra característica importante do React é chamada de Virtual DOM. 

De modo simplificado, podemos dizer que o Document Object Model (DOM) é a representação dos objetos que constroem a estrutura e o conteúdo de uma página.

Assim, podemos dizer que o Modelo de Objeto de Documento é a estrutura visual de um documento web.

Nesse sentido, o Virtual DOM é – ou VDOM – é uma espécie de cópia do DOM.

Ou seja, o VDOM é uma representação virtual do DOM real. 

Durante o desenvolvimento Front-End, é muito comum fazer atualizações de DOMs. Mas, com o Virtual DOM, a tarefa é simplificada e agilizada. Isso acontece porque o React salva as mudanças feitas no VDOM em uma cópia virtual. Só em seguida, ele as leva para o DOM real.

Esse processo, chamado de reconciliação, faz com as alterações na programação Front-end sejam traduzidas com o mínimo possível de processos.

Props (properties)

Além da JSX e do Virtual DOM, é importante conhecer as properties do React – ou, simplesmente, props.

As props são objetos ou informações que o desenvolvedor Front-end deve informar ao JSX. Isto é, são entradas fornecidas à sintaxe do React.

Diferentes informações estão contidas nas properties – como uma função, um número ou string. É importante dizer que os componentes só podem ler as props, sem alterá-las.

State (estado)

Os states são bem semelhantes às props. Mas, ao contrário delas, os estados são mutáveis e devem ser criados dentro dos componentes.

Para que serve o React?

Um dos grandes trunfos que o React apresenta para os desenvolvedores é, sem dúvida, a sua facilidade de uso.

A biblioteca JavaScript simplifica a resolução de problemas da camada visual, tornando mais fácil o trabalho com os componentes interativos e reutilizáveis em páginas web e aplicações.

Em resumo, podemos dizer que o React é uma ótima maneira para organizar e otimizar o conteúdo que será mostrado na interface de usuário. Mas, as vantagens de usar a biblioteca JS não param por aí. 

Confira abaixo 5 motivos pelos quais você deve usar o React no desenvolvimento Front-end:

  1. Amigável a SEO: isto quer dizer que ele cria interfaces facilmente localizadas por buscadores, como o Google;
  2. Escrita simplificada: a sintaxe JSX permite a combinação de HTML com JavaScript, facilitando a codificação;
  3. Fácil de usar: desenvolvedores JavaScript encontrarão familiaridade com a biblioteca;
  4. Reusabilidade: o React possibilita que componentes desenvolvidos em outras aplicações possam ser usadas no JS com a mesma função;
  5. Melhor desempenho: o Virtual DOM torna o processo de atualização do DOM mais eficiente.

Como aprender a usar o React?

Como você pôde perceber até aqui, o React é uma biblioteca para JavaScript que simplifica o trabalho de desenvolvimento Front-end.

Ele divide as páginas/aplicações em componentes que podem, então, ser alterados, manipulados e atualizados de maneira individualizada. Com isso, a sua sintaxe JSX facilita o trabalho de mesclagem entre JavaScript e HTML, trazendo excelentes resultados para quem está codificando.

Sendo utilizado por grandes empresas, o React é uma solução simples e prática para desenvolvedores em todo o mundo. Portanto, se você pensa em utilizar o development Front-end e ter sucesso em sua carreira na área de Tecnologia precisa conhecer o Bootcamp Online Desenvolvedor(a) React.

Aprenda a trabalhar com o desenvolvimento do Front-End de aplicações, utilizando uma das principais linguagens de programação da atualidade, o JavaScript, e uma das principais ferramentas do mercado, o React.

Desenvolva seu raciocínio lógico/matemático e resolva problemas com agilidade. Inicie sua atuação em uma promissora carreira de desenvolvimento de software e outras áreas da Tecnologia da Informação.

Agora que você já sabe o que é React, chegou a hora de potencializar os seus estudos. Estude de forma imersiva, prática e interativa, assinando a plataforma de aprendizado contínuo XPE Multi+.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img