Saas: o que é Software as a Service?

Conheça mais sobre Saas (Software as a Service) e sua importância para empresas

A sigla, a princípio, pode causar estranheza. Mas é bem provável que você utilize algum tipo de SaaS mais de uma vez no seu dia a dia e nem se dê conta do que se trata.

Netflix, Spotify e LinkedIn são alguns dos exemplos mais comuns, assim como Microsoft Azure, Amazon Web Services (AWS) e Google Cloud Platform, provedores de serviços relacionados à computação em nuvem (cloud computing).

Se no passado era preciso gastar fortunas com a compra de softwares e licenças, hoje nunca foi tão fácil contratar serviços. Existem diversas empresas que fornecem as mais variadas aplicações de forma remota.

Mas, afinal, do que se trata o termo SaaS, quais as vantagens, desvantagens e como aplicar na minha empresa? Confira a resposta para estas e outras perguntas abaixo.

O que é SaaS?

SaaS é derivado do inglês e quer dizer Software as a Service. Mas também pode ser chamado de software baseado em nuvem, software sob demanda ou software hospedados.

Esse tipo de negócio surgiu a partir da necessidade de se obter respostas cada vez mais imediatas e acabou revolucionando o consumo dos usuários e o jeito com que as marcas disponibilizam suas soluções.

O SaaS nada mais é do que uma forma de ofertar softwares e aplicações de tecnologia como um serviço por meio da internet e licenciado por um modelo de assinatura.

Hoje, a maioria das empresas SaaS dependem da cloud computing para ofertar seus serviços no mercado, a partir da nuvem.

Dados da Gartner, empresa de consultoria, indicam que 48% dos entrevistados que estão investindo em dados e análises selecionaram o software baseado em nuvem como uma das três principais áreas de investimento, conforme a pesquisa de líderes de produtos de tecnologia emergente de 2021.

Por ser virtual e eletrônico, podendo utilizar ou não uma rede, o SaaS não requer de um grande espaço físico para que o negócio possa se estruturar.

Como funciona o Software as a Service?

No passado, era preciso pagar caro por um CD para ouvir poucas músicas. Hoje é possível ter acesso a milhares de álbuns, por um preço mais acessível, através da assinatura de um serviço de streaming, como o Spotify.

Essa é a lógica do Software as a Service. Ou seja, não é mais necessária a compra de licenças ou a instalação e atualização de softwares.

É o provedor que concede, gratuitamente ou não, acesso ao seu serviço, que está baseado na nuvem e, por isso, pode ser utilizado de qualquer lugar e a qualquer momento.

As empresas SaaS é que gerenciam esse acesso e mantém a estrutura de segurança de dados, conectividade e servidores necessários para o serviço.

Atualmente, o Software as a Service é considerado a forma mais difundida da tecnologia de cloud computing. Muitos sistemas corporativos, como CRMs e ERPs, operam dessa maneira, bem como os webmails, considerados um dos primeiros serviços em nuvem.

Benefícios

Os Softwares as a Service podem ser muito vantajosos tanto para quem decide contratá-los quanto para as empresas que prestam esse tipo de serviço. Entre os benefícios do SaaS, estão:

  • Investimento inicial baixo: é possível ter acesso a todas as funções e sofisticações dos modelos tradicionais de software, porém, sem os encargos regulares de manutenção, taxas e custos iniciais de licença e de infraestrutura;
  • Facilidade de acesso e implantação: a utilização dos Softwares as a Service se dá por meio de qualquer computador ou dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar, normalmente via conexão com a internet e da computação na nuvem;
  • Comodidade: a empresa interessada na contratação de um SaaS não precisa instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares. As atualizações e manutenções dos serviços acontecem automaticamente, uma vez que estão na internet;
  • Customizações e integrações com outros sistemas: é possível comprar pacotes adicionais ou customizar o serviço para aumentar ainda mais a sua eficiência. Além disso, a maioria dos provedores oferece integração com outros sistemas;
  • Atualizações rápidas: a empresa SaaS é a responsável por gerenciar os upgrades e as atualizações, bem como a disponibilidade do serviço. Assim, não é preciso se preocupar em fazer download, instalar o aplicativo, nem mesmo adicionar hardware e software em caso de crescimento da base de usuários;
  • Segurança: outra vantagem do SaaS é a alta disponibilidade e a proteção contra perda de dados, já que tudo está sincronizado na nuvem e é facilmente atualizado entre dispositivos.

Desvantagens

Embora apresente diversas vantagens, o Software as a Service também tem suas desvantagens, as quais precisam ser consideradas na hora da contratação desse tipo de plataforma.

A questão da segurança é uma delas. Ao mesmo tempo em que é possível resgatar dados na nuvem, podem ocorrer problemas de gerenciamento de identidade e acesso se o SaaS não tiver uma boa proteção.

Outra desvantagem é a dificuldade de personalização, assim como acontece com outros tipos de softwares padrão. A adaptação, no entanto, vai depender da solução SaaS selecionada e suas opções de configuração fornecidas.

Normalmente, o SaaS é licenciado com base em uma assinatura, que costuma ser mensal ou anual, o que pode representar mais uma dificuldade.

Também há a necessidade de treinar os colaboradores que vão utilizar a ferramenta, o que demanda tempo e, não raro, recursos financeiros.

Por ser utilizado ao mesmo tempo por várias pessoas, muitas delas sem conhecimento aprofundado em TI, há um maior risco de falha humana, especialmente no início da implementação.

De acordo com um estudo da Gartner, 95% das falhas de segurança na nuvem são causadas justamente por comportamento inadequado daqueles que utilizam o provedor.

Empresas SaaS: o que são?

Cada vez mais, fornecedores de softwares têm migrado para o modelo de negócio SaaS, exatamente pelos benefícios citados acima, além do fato de que garante receitas mais previsíveis.

Uma pesquisa da Navis, publicada em 2020, estima que a adoção de SaaS pela indústria cresça 67% nos próximos cinco anos.

A empresa que fornece o SaaS gerencia toda a estrutura de middleware e hardware e tem a responsabilidade de garantir a disponibilidade e segurança de dados.

Basicamente, cinco fatores essenciais caracterizam as empresas SaaS:

  • Hospedagem de aplicativos na nuvem;
  • Produtos facilmente extensíveis, ou seja, um mercado online onde os clientes possam baixar as integrações que desejam;
  • Flexibilidade e escalabilidade: possibilidade de implantar o aplicativos de software em pequenas e grandes empresas;
  • Catálogo de preços, juntamente com recursos predeterminados, os quais variam de acordo com o número de usuários integrados;
  • Facilidade de implementação e a não necessidade de manutenção: a empresa fornece o suporte de treinamento ou até mesmo implantação gerenciada. As empresas SaaS simplificam a manutenção fornecendo atualizações over-the-air (OTA) por meio da nuvem.

Exemplos de empresas que usam SaaS

O mercado global de SaaS deve atingir US$ 99,99 bilhões entre 2021 e 2025, segundo estudo do ReportLinker e algumas empresas muito provavelmente estarão na vanguarda desse crescimento.

Confira abaixo exemplos de empresas internacionais e nacionais que usam SaaS.

Internacionais

Confira alguns exemplos de empresas SaaS internacionais:

  • Adobe
  • Dropbox
  • Gmail
  • MailChimp
  • Microsoft Office 365
  • Salesforce
  • ServiceNow
  • Slack
  • ZenDesk
  • Zoom

Nacionais

No Brasil, São Paulo é a capital SaaS, seguida por Santa Catarina e Minas Gerais, de acordo com o Brazil SaaS Landscape Research. Alguns exemplos são:

  • Resultados Digitais
  • VTEX
  • Pipefy
  • Contabilizei
  • Runrunit
  • Gympass
  • Rock Content
  • Conta Azul
  • Zero Paper (Quickbooks)

Quais as vantagens de apostar em SaaS na sua empresa?

A tendência é que a popularidade do SaaS, que já é o serviço mais usado no mercado de cloud computing, cresça ainda mais, por se tratar de um tipo de negócio que simplifica processos e reduz os custos para o cliente.

Esse modelo é muito indicado para empresas que necessitam de acesso remoto a serviços como e-mails e gestão de redes sociais.

O SaaS também pode fornecer dados e estatísticas sobre os clientes da empresa que o contratou, o que pode ser muito útil para a estratégia de negócio.

Nos próximos anos, a expectativa é que o mercado de computação em nuvem continue crescendo em dois dígitos. À medida que a nuvem se expanda, continuará a revolucionar a maneira como as empresas criam e operam aplicativos.

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